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Painel
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Índice
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Esse documento visa especificar as funcionalidades do Ticket Log no EMSys3.

A recolha de notas fiscais é um serviço automatizado disponibilizado pela Ticket Log de recolhimento e validação das notas fiscais dos abastecimentos. Visando facilitar o processo de emissão de notas fiscais para os clientes optantes pelo serviço, foi implementado uma integração via API do Ticket Log com o EMSys3.

Requisitos

  • É preciso solicitar a liberação do módulo para seu estabelecimento na licença do EMSys.
  • Ter o código do estabelecimento, usuário e senha junto a Ticket Log para realizar as configurações no sistema EMSys.

  • É obrigatório ter a versão atualizada do EMSys. "Versão mínima 3.5.21.940"

Configuração

Para comunicação com o WebService do Ticket Log, é necessário configurar os dados de conexão por empresa nomenu: Sistema →  Parâmetros Empresa →  Ticket Log

Dica

Informe os Campos corretamente de acordo com informações encaminhadas pela Ticket Log URL Base, Usuário, Senha, Cód. Estabelecimento Ticket Log e Cód. Estabelecimento Expers.

Importante:

As informações são fornecidas somente pela Ticket Log.

Ao selecionar a opção "Consultar e atualizar/cadastrar favorecido no cupom fiscal", irá permitir atualização das transações do Ticket Log, o sistema fará a consulta da transação e atualizar o cliente do cupom fiscal.

Parâmetro Âncora12341234

Para obter o acesso a opção "Preço por cliente/Condição" no cadastro de item, onde o usuário precisa vincular a forma de pagamento acesse o Parâmetros Empresa para ativar a funcionalidade no sistema.

Parâmetros Empresa.

Selecione a opção "Utiliza nova estrutura de tabela de preços no TACGas3".

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Clique em Confirmar.

Empresa

Caminho: Automação → TACGas Advanced

Selecionar a opção Modelo de preço por Item, empresa, Condição de Pagamento e Cliente, Clique na opção Image Removed para salvar o registro alterado.

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Aviso

Este parâmetro pode ser alterado a qualquer momento.

Estes parâmetros é necessário para liberar o acesso a opção de vincular as formas de pagamento no cadastro de item.

Após liberação de uso na licença e configurado os dados de conexão nos parâmetros da empresa, o sistema estará apto a fazer a comunicação com o WebService Ticket Log. Na consulta com o WebService será retornado para o EMSys3 as autorizações da transação apenas de clientes que optaram pelo pacote de serviços ofertados pela Ticket Log, e somente desse serão emitido as notas fiscais.

Procedimento

Menu: Gerencial →  Vendas →  Ticket Log

  1. Selecionar a Forma de pagamento.
  2. Informe o Período das movimentações.
  3. Selecione o Modelo Documento Fiscal.

As opções 4,5,6 e 7, serão apresentadas abaixo.

Forma de Pagamento 

É necessário selecionar a forma de pagamento, o sistema disponibiliza a opção de buscar todas que estão cadastrada no Emsys.

Para fazer o cadastro ou alterar a forma de pagamento acesse o menu: Gerencial → Gerencial → PDV → Forma de Pagamento → Cadastro Forma de Pagamento


Aviso
Observação “Forma de Pagamento”: Só será apresentado na tela de comunicação com a API da Ticket Log as formas de pagamento que estiverem com informação de Cartão combustível “TicketLog” no cadastro de forma de pagamento PDV.

Vinculo da Forma de Pagamento no Item

Para obter acesso para está função é necessário ativar a opção nos Parâmetros da Empresa, conforme a orientação Parâmetros.

Após o cadastro da forma de pagamento e os parâmetros estiverem configurados faça o vinculo no cadastro de item, acesse o caminho: Gerencial → Estoque → I Item: Preços

Dica
  • Negociação de preço no Item.
  • Para que o sistema apresente os itens no menu ticket Log.

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Selecione as opções corretamente e clique na opção Image Removed para incluir os registros
.


Período de Venda

Informar a Data conforme a necessidade da busca que o usuário precisa realizar.

Nota

Para continuar com os próximos passo é preciso clicar em Buscar Cupons.


Modelo Documento Fiscal

O modelo de Documento deve ser informado no momento em que for gerar a nota.

Para Cadastro ou alteração; 

Menu: Gerencial → Gerencial → Fiscal → Modelo Documento Fiscal

Upload API Preços

Possibilita o upload do preço base praticado pelo Posto dos itens combustíveis ao portal da Ticket Log via API.

O processo de upload ocorre de forma automática, criando um serviço que verifique se há registro novo na tabela e automaticamente faça o upload no portal;


Aviso
titleATENÇÃO

Importante fazer a conferência.


Enviar Preço Base
Âncora
1
1

Para atualizar os preços na Base de dados do Ticket Log, status no sistema podendo ser Pendente ou Enviado.

O normal é deixar todos itens com o Status Enviado para não ter nenhum problema durante o processo de gerar as notas.

Selecionar o Item e clicar em Pesquisar.

Depois selecionar todos itens que encontram com o Status Pendente, e clicar em Enviar.


Visualização de cadastro de preços base no portal:

 Enviar Preço Negociado


Possibilita o upload de negociação de preços por cliente no portal da Ticket Log via API.

Preciso informar a Data, Forma de Pagamento, Cliente, item e clicar em Pesquisar.

Depois de fazer a seleção basta Enviar as informações.

Visualização de negociação de clientes no portal:

Parâmetros Combustível

Parâmetro que irá conciliar as informações do sistema Emsys com o Ticket Log.

Código → Informações do ticket

Descrição → Informação do item

EMSys → O Código do item na base de dados do sistema Emsys

Aviso
titleATENÇÃO

Muito importante manter as informações atualizada.


Consultar Venda API

Após realizar a pesquisa de todas as vendas que foram efetuadas no sistema e selecionar, preciso clicar nesta consulta para as vendas retornar com o Núm. Autorização, com isso o cliente consegue gerar as Nota de Cupom.

Quando for consultado autorizações para emissão da NF-e via “Consulta venda API”, na tabela a data e hora de consulta e o status retornado pela consulta na Ticket Log serão gravadas:

Gerar Nota(s) de Cupom

Depois de realizar a consulta da venda, é preciso clicar nesta opção para o sistema fazer a geração da Nota Fiscal.

Uploade API NF

Possibilitar o upload no portal da Ticket Log das notas emitidas através da tela Ticket Log (Gerencial > Vendas > Ticket Log).

Ao selecionar a opção “Gerar Nota(s) de Cupom”, a NF-e será transmitida e o sistema apresentará uma mensagem questionando se será realizado o upload das notas fiscais no portal da Ticket Log:


Yes > Direciona para a tela “Upload NF-e”:
Não > encerra o processo e grava os dados da NF-e para posterior Upload;