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No cenário econômico atual, manter um bom relacionamento com os clientes é algo essencial e muito importante, isso trará frutos excelentes para a empresa. O SetaERP disponibiliza diferentes ferramentas para trabalhar o CRM de sua empresa. Neste treinamento, aprenderemos a utilizar a ferramenta Motor de Relacionamento, uma das mais importantes para garantir um CRM elevado. 


1.Mas o que é CRM?

 Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente é um conjunto de ferramentas com o objetivo de estreitar o relacionamento com os clientes, sendo a base de estratégias do marketing de relacionamento desenvolvido pelas empresas (CASTRO, 2015).

A finalidade do CRM é melhorar o relacionamento com os clientes, onde a empresa realiza ações focadas nas necessidades de seus clientes.

 

2.Quais ferramentas o SetaERP disponibiliza para realizar essas ações?

 Além do Motor de Relacionamento, que é o foco deste treinamento, o SetaERP possui as seguintes ferramentas que auxiliam nas ações com seu cliente:

  • Central de Mensagens;
  • CRM Bônus;
  • Cupom de Desconto
  • Programa Fidelidade;
  • Relatórios;
  • Seta IMC e Seta Web.

 

3.Pré-requisitos

 Antes de iniciar o uso da ferramenta Motor de Relacionamento, é extremamente necessário destacar a importância de manter o cadastro dos clientes completo e atualizado.

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As ferramentas que o sistema disponibiliza, se baseiam neste cadastro, sendo assim, caso existam informações erradas ou incompletas, poderão prejudicar o bom andamento das ações que serão realizadas pela loja.

 

4.Utilizando o Motor de Relacionamento

 A partir de agora, iremos conhecer mais sobre o Motor de Relacionamento e aprenderemos como utilizar esta funcionalidade.

 

5.Campos disponíveis na tela de Motor de Relacionamento

 Com o intuito de realizar uma consulta mais eficaz, com as informações realmente necessárias, o SetaERP disponibiliza diversos campos para elaborar um filtro mais aprofundado. Tais campos serão explicados a seguir.


6.Clientes:

  • Cliente: irá filtrar conforme o nome constante no cadastro do cliente;
  • Status do Cliente: trará essa informação do cadastro do cliente (ativo, simplificado, especial, etc.);
  • Status SCPC: também trará essa informação do cadastro do cliente, guia SCPC (nada consta, reabilitado, seprocado, etc.);
  • Vendedor Responsável: informe um vendedor para filtrar os clientes que possuem ele como responsável, irá puxar essa informação do cadastro de cliente;
  • Atividade: irá filtrar pela profissão informada no cadastro do cliente;
  • Time: irá filtrar pelo time que o cliente torce, conforme informado em seu cadastro;
  • Tamanho que calça: filtrará pelo tamanho de calçado que o cliente utiliza;
  • Sexo: possibilitará realizar o filtro informando o sexo do cliente, também puxará o que estiver em seu cadastro;
  • Bairro: irá puxar a informação que está no cadastro do cliente;
  • Cidade: irá puxar a informação que está no cadastro do cliente;
  • UF: irá puxar a informação que está no cadastro do cliente;
  • Complemento: irá puxar a informação do complemento de endereço que está no cadastro do cliente;
  • Data do Aniversário: permitirá que o filtro seja realizado por aniversariantes, trazendo as informações que estão no cadastro do cliente;
  • Idade: serão filtrados os clientes que possuem a idade informada;
  • Aniversário Cônjuge: caso este campo esteja preenchido no cadastro do cliente, o filtro poderá ser realizado conforme o aniversário de seu cônjuge;
  • Celular 1/Operadora: filtrará com base no número de telefone constante no cadastro do cliente;
  • Celular 2/Operadora: filtrará com base no número de telefone constante no cadastro do cliente;
  • Telefone: filtrará com base no número de telefone constante no cadastro do cliente;
  • Telefone que contenha: irá pesquisar pelos telefones que contenham um determinado número;
  • E-mail: poderá ser pesquisado pelos clientes que possuem ou não e-mail informado em seu cadastro;
  • Convênio: caso a loja forneça convênio com algum estabelecimento, poderá ser informado neste campo, sendo que o filtro irá se basear com a informação de convênio informado no cadastro do cliente;
  • Complemento Crediário: puxará a informação cadastrada para o cliente na guia Crediário;
  • Crédito Rotativo: filtrará com base no limite de crédito disponível para cliente comprar em Crediário na loja, também irá puxar conforme informado em seu cadastro.

 

7.Cliente autorizou enviar:

  • Marcando os campos abaixo, o sistema irá filtrar com base na permissão concedida pelo cliente para enviar (puxará a informação do cadastro do cliente):
    1. SMS/WhatsApp;
    2. Envio de e-mails;
    3. Ligações telefônicas;
    4. Envio de Cartas.

 

8.Comportamento de compra:

  • Empresas analisadas: será possível filtrar pela loja desejada (deixando em branco irá trazer todas as compras);
  • Período de Compra: poderá ser filtrado por um período mais longo de compras realizadas;
  • Última Compra: poderá ser filtrado pelas últimas compras realizadas, como por exemplo os clientes que compraram no último ano;
  • Nº de Compras: o sistema irá filtrar com base na quantidade de compras realizadas pelo cliente;
  • Total Comprado: o sistema irá filtrar com base no valor total de compras realizadas pelo cliente;
  • Maior Compra: o sistema irá filtrar com base no valor da maior compra realizada pelo cliente;
  • Vendedor: informando um vendedor, o sistema irá apresentar os clientes atendidos pelo referido vendedor (vendedor da venda);
  • Grupo: filtrará conforme o grupo dos produtos que o cliente comprou;
  • Marca: filtrará conforme a marca dos produtos que o cliente comprou;
  • Linha: filtrará conforme a linha dos produtos que o cliente comprou;
  • Empresas com Vendas: informando uma ou mais empresas neste campo, será possível filtrar pelos clientes que compraram apenas na(s) loja(s) selecionada(s);
  • Empresas sem Vendas: informando uma ou mais empresas neste campo, será possível filtrar pelos clientes que não realizaram compras apenas na(s) loja(s) selecionada(s);

 

9.Comportamento financeiro:

  • Limite Crédito Disponível: informando um valor neste campo, será possível filtrar pelos clientes que possuem um limite de crédito disponível dentro do valor informado;
  • Dias de Atraso: informando um valor neste campo, não serão apresentados os clientes que possuam atraso nas parcelas;
  • Média Atraso: possui a mesma ideia do campo acima, porém, ao invés de dias, irá realizar uma média;
  • Última Ligação: apresentará a relação de clientes que foram contactados no período informado.

 

10.Cartão Fidelidade:

  • Pontos Expirados e a Expirar: irá apresentar as informações de pontuação constante na tela de Fidelidade (ctrl + i).


11.Remover do Resultado Filtrado:

  • Operação: selecionar neste campo qual operação deseja remover da listagem;
  • Data Ocorrência: informar o período referente a operação selecionada acima.


12.Registros:

  • Nº de clientes na Pesquisa: irá limitar a quantidade de clientes que aparecerão na listagem.


Importante: como posso filtrar os clientes que não realizaram compra há algum tempo? Para isso, basta deixar o primeiro campo de Última Compra em branco e no segundo campo informar o período desejado. Por exemplo, pode-se informar no segundo campo uma data anterior há um ano, assim, mostrará os clientes que não compraram na loja neste período.


13.Ocorrências de Telemarketing (F9 - Ver Detalhes)

 

  1. Após informar todos os filtros desejados e clicar no botão Filtrar, o sistema abrirá a tela de Clientes Encontrados
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      2. Antes de visualizar os detalhes das ações realizadas nesta tela, é necessário selecionar uma uma Operação.

      3. Isso é necessário pois, toda ação realizada na tela de de Motor de Relacionamento, fica registada, sendo gravada uma ocorrência, um registro do que aconteceu.

      4. Por exemplo, a loja está trabalhando com uma ação de envio de mensagem pelo pelo WhatsApp, assim, é necessário selecionar a referida opção no campo de Operação e, em seguida, clicar no botão Ver Detalhes (ou dê dois cliques sobre o cliente).

      5. Com isso, abrirá a tela Ocorrências de Telemarketing, aguardando a informação a ser digitada no campo Registro das Ocorrências do Cliente.

       6. Após clicar no botão botão Salvar, o sistema irá adicionar o registro, sendo o mesmo gerado com as seguintes informações:

  • Data
  • Hora
  • Usuário responsável
  • Operação
  • Ocorrência
  • Mensagem

 

      7. Nesta tela estarão disponíveis os seguintes atalhos:

  • F4-Cadastro: abrirá a tela de Cadastro de Cliente;
  • F5-Financeiro: abrirá a tela Histórico Financeiro;
  • F6-Venda: abrirá a tela Vendas do Cliente, exibindo o histórico de vendas do cliente;
  • F7-Comportamento: Abrirá a tela Comportamento do cliente.


      8. Para cadastrar uma nova nova Ocorrência, siga os passos abaixo:

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8.1 Acesse o Menu Cadastros e, em seguida, clique em Operações de Ocorrência;

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8.2. No campo Selecione o Tipo da Operação, escolha Telemarketing;


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8.3 Clique no botão Novo, informe a descrição desejada e clique no botão Salvar.



14. Enviar mensagem pelo WhatsApp (F5 – Enviar WhatsApp)

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http://suporte.setadigital.com.br/pt-BR/support/solutions/articles/11000085066-como-utilizar-o-whatsapp-pelo-setaerp

 

15. Impressões na tela de Clientes Encontrados (Imprimir Listagem e Imprimir Etiquetas)

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Nesta tela será possível imprimir a listagem dos clientes ou então salvar como PDF.

 


Além da impressão da listagem, o sistema permite também realizar a impressão de etiquetas.

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Confirmando esta mensagem, o sistema irá registrar automaticamente uma ocorrência, conforme a operação que foi selecionada.

 

16.Gerar Mensagem

 

Está disponível na tela de Motor de Relacionamento, a opção Gerar Mensagem.

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Para realizar o envio, basta selecionar os clientes, informar o Assunto, o Remetente e a Mensagem e clicar no botão Enviar E-mail.

 

17. Exportações

 

O sistema SetaEPR disponibiliza algumas opções para exportar as informações, sendo elas: Exportar ExcelExportar Celular e Exportar E-mail.



17.1 . Exportar Excel

 

Ao clicar neste botão, o sistema irá abrir uma nota tela para salvar o arquivo, sendo necessário escolher o local para salvar e informar o nome para o arquivo.


17.2 . Exportar Celular

 

Antes de clicar neste botão, é necessário selecionar a Operação e a Opção de Envio. Após selecionar um ou mais clientes e clicar neste botão, o sistema abrirá a mesma tela mencionada acima, solicitando um local para salvar o arquivo.

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Esta opção de exportação também irá gerar um arquivo .XLS, porém apenas com a informação do número de telefone.

 

17.3 . Exportar E-mail

 

Antes de clicar neste botão, também é necessário selecionar a Operação e a Opção de Envio. Após selecionar um ou mais clientes e clicar neste botão, o sistema apresentará a seguinte tela:

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Para colar os e-mails coletados, basta abrir o programa de envio de e-mails ou então outro aplicativo de texto (bloco de notas, word, wordpad, entre outros) e pressionar as teclas de atalho Ctrl + V.

 

18.Relatórios para análise das ações realizadas

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Serão apresentadas a quantidade de clientes que foram contactados e quantos foram faturados, ou seja, quantas vendas para o referido cliente foram realizadas após o contato realizado.


 

Dicas Úteis

  • Na tela Clientes Encontrados, há uma coluna chamada Último Contato. O sistema irá trazer essa informação de acordo com a data que a ocorrência foi registrada;
  • Na mesma tela, o sistema apresenta uma coluna chamada Dias Atraso. Essa coluna apresenta os dias que o cliente atrasou seu pagamento, deixando em vermelho, dando um destaque para essa informação. Tal registro é de extrema importância para levar em consideração se aquele cliente deve ser contactado para falar de promoções;
  • Também nesta tela, o sistema apresenta a coluna Pontos, resgatando a informação do Programa de Fidelidade (ctrl+i);
  • Ainda nesta tela, é possível fazer ordenações clicando no título das colunas;
  • Para marcar o box da coluna Ok, basta selecionar a linha e pressionar a barra de espaço em seu teclado.