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Painel
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titleSumário

Âncora
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1 Conceito
2 Requisitos
3 Configurações
3.1 Permissões de Acesso
4 Funcionalidades
4.1 Clientes
4.1.1 Dados Cadastrais
4.1.1.1 Principal

4.1.1.1.1 Consulta de CEP
4.1.1.2 Dados Adicionais
4.1.1.3 Endereço de Cobrança
4.1.2 Referências
4.1.2.1 Pessoal / Comercial
4.1.2.2 Bancárias
4.1.2.3 Profissionais
4.1.2.4 Sócios
4.1.3 Mensagens
4.1.3.1 Observações
4.1.3.2 Recados
4.1.3.3 Instruções Operacionais
4.1.4 Política Comercial
4.1.4.1 Venda
4.1.4.2 Nota Fiscal
4.1.4.3 Contas
4.1.4.4 Regras de Preço
4.1.4.5 Regras Preço Grupo
4.1.4.6 Crédito
4.1.4.7 Entrega Futura
4.1.4.8 Banco
4.1.5 Frota
4.1.5.1 Veículos
4.1.5.2 Motoristas
4.1.5.3 Grupos
4.1.6 Conveniados
4.1.7 Identificações
4.1.8 Fidelidade
4.1.9 WEB
4.1.10 Anexo
4.1.11 Consultas
4.1.11.1 Vendas
4.1.11.2 Contas a Receber
4.1.11.3 Consumo
4.1.11.4 Entrega Futura
4.2 Fornecedores
4.2.1 Principal
4.2.2 Produto
4.2.3 Referências Bancárias
4.3 Funcionários
4.3.1 Dados Principais
4.3.2 Informações Adicionais
4.4 Grupos de pessoas
4.4.1 Venda
4.4.2 Vencimentos
4.4.3 Pessoas
4.4.4 Políticas de Preço
4.5 Produtos
4.5.1 Principal
4.5.2 Fiscal
4.5.2.1 Tributação
4.5.2.2 CFOP
4.5.2.3 CST Pis/Cofins
4.5.2.4 IPI
4.5.3 Empresa
4.5.4 Estoque
4.5.4.1 Depósito
4.5.4.2 Lote
4.5.4.3 Fatores de Conversão
4.5.5 Fornecedor
4.5.6 Informações
4.5.7 Composição
4.5.7.1 Matéria-Prima
4.5.7.2 Complementos
4.5.7.3 Obs. Preparo
4.5.8 Pontos
4.5.9 Opções
4.5.10 Consultas
4.5.10.1 Movimentação
4.5.10.2 Entradas
4.6 Kit de produtos
4.6.1 Principal
4.6.2 Empresa
4.6.3 Estoque
4.6.4 Produtos
4.6.5 Pontos
4.7 Grupos de produtos
4.7.1 Subgrupos
4.7.2 Fiscal
4.7.3 Estoque
4.7.4 Produtos
4.7.5 Pontos
4.7.6 Comanda Eletrônica
4.7.7 Opções
4.8 Tabelas de preço
4.8.1 Regras da Tabela de Preço
4.8.2 Condição Especial
4.9 Depósitos e tanques
4.10 Bombas
4.11 Bicos de combustível
4.12 Plano de contas
4.12.1 Opções
4.12.2 Limite
4.12.3 Conta RFB
4.13 Centros de custo
4.14 Motivos de Movimentação
4.14.1 Forma Pagamento
4.14.2 Troco
4.14.3 Campos
4.14.4 Informações
4.14.5 Vínculos
4.14.6 Documentos
4.14.7 ECF / TEF
4.14.7 Políticas de Preço
4.14.8 Empresas
4.14.8.1 Movimentação
4.14.8.2 Contador automático
4.14.9 Instruções
4.14.10 Centros de Custo
4.15 Mensagens

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Âncora
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3.1 Permissão de Acesso

Image RemovedAs permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de acesso, acessar Gerencial > Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, conforme imagem a seguir:


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Nesta aba, poderão ser configuradas as permissões de Incluir, Alterar, Excluir e Visualizar no registro dos Cadastros.

Na rotina: Gerencial > Configurações > Usuários > Grupo de usuários, foi criada a permissão “Consulta de CEP”:

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Âncora
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Âncora
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4 Funcionalidades

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O cadastro de Clientes fornecerá uma maior organização, possibilitando o controle de seus vencimentos, contas a pagar, consumo, vendas realizadas, faturamento via banco e e-mail. Image Removed

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Para cadastrar um Cliente, acessar Gerencial > Cadastros > Clientes, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

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  • Logradouro: informar o logradouro da residência/estabelecimento do cliente;
  • Número: informar o número da residência/estabelecimento;
  • Complemento: informar o complemento da residência/estabelecimento;
  • Bairro: selecionar, ou informar manualmente, o bairro do cliente. Bairros poderão ser cadastrados em Cadastros > Tabelas;
  • Município: selecionar o município onde o cliente possui residência/estabelecimento;
  • UF: será preenchido automaticamente, com a unidade federativa, ao selecionar um município;
  • País: será preenchido automaticamente ao abrir o cadastro de clientes;
  • CEP: informar o CEP da residência/estabelecimento do cliente ou usar o botão 'Consultar CEP' conforme descrito em 4.1.1.1.1 Consulta de CEP;

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  • CNAE: selecionar o código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) do cliente. Os códigos CNAE estão disponíveis para consulta no website do IBGE;
  • FAX: informar o número de FAX do cliente;
  • Celular: informar o número do celular do cliente;
  • Telefone: informar o número do telefone do cliente. Este campo possui o botão:
  • Adicionar: clicar neste botão caso queira adicionar mais de um telefone.
  • Inscr. Estadual: informar o número da inscrição estadual do registro do cliente. Ao deixar este campo em branco, este será preenchido automaticamente como ISENTO;
  • Inscr. Municipal: informar o número da inscrição municipal do registro do cliente;
  • Código de Restituição: informar o código de restituição;
  • RG: informar o número de RG do cliente;
  • Órgão Exp.: informar o órgão expedidor do RG;
  • Data Exp.: informar a data de expedição do RG;
  • Data nasc.: informar a data de nascimento do cliente. Este campo será exibido apenas quando a opção Pessoa Física estiver marcada;
  • Data fundação: informar a data de fundação do estabelecimento do cliente. Este campo será exibido apenas quando a opção Pessoa Jurídica estiver marcada;
  • Sexo: selecionar o sexo do cliente;
  • Cliente Desde: informar a data em que o cliente se tornou cliente do posto. Este campo será preenchido automaticamente ao abrir o cadastro de cliente e permitirá alteração;
  • Data Abert Conta: informar a data em que o cliente passou a adquirir produtos a prazo no estabelecimento;
  • E-mail: informar o endereço de e-mail do cliente;
  • Contato: informar o nome de contato do cliente.
  • Constar em: permitirá marcar as seguintes opções:
  • Fornecedores: marcar esta opção para incluir o cliente no cadastro de fornecedores. Fornecedores poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.2;
  • Funcionários: marcar esta opção para incluir o cliente no cadastro de funcionários. Funcionários poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.3;
  • Entregadores: marcar esta opção para incluir o cliente no cadastro de entregadores. Entregadores poderão ser cadastrados em Cadastros > Tabelas;
  • Entidades: marcar esta opção para incluir o cliente no cadastro de entidades. Entidades poderão ser cadastradas em Cadastros > Tabelas;


Ao marcar a opção Órgão Público o cliente passa a ser considerado um órgão público.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
consultacep
consultacep
4.1.1.1.1 Consulta de CEP

A consulta de CEP é uma nova funcionalidade disponível a partir da versão 3.3.1.88.

Essa consulta presente em diversas rotinas, irá facilitar o cadastro e/ou atualização de usuários, podendo ser feita de duas formas:

Cenário 1: Possui o CEP e não possui o endereço.

Neste cenário, ao informar o número do CEP no campo e clicar no botão “Consultar CEP”, irá trazer e preencher os campos cidade, UF, logradouro e bairro.

Cenário 2: Possui o endereço mas não possui o CEP

Quando os campos bairro, logradouro e cidade, com pelo menos três caracteres, estiverem preenchidos e ao clicar em “Consultar CEP”, o sistema retorna  o restante dos dados e preenche o CEP conforme as informações inseridas nesses campos, ou apresentará uma lista com os possíveis CEP para a escolha do operador.

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Âncora
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4.1.1.2 Dados Adicionais

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Com as informações dos fornecedores cadastradas será possível, ainda, realizar o controle de contas a pagar por fornecedor, assim como as notas que já foram faturadas e pagas a ele.
Para cadastrar um Fornecedor, acessar Gerencial > Cadastros > Fornecedores, conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


Esta tela possui os botões:

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  • Logradouro: informar o logradouro do estabelecimento do fornecedor;
  • Número: informar o número do estabelecimento;
  • Complemento: informar o complemento;
  • Bairro: informar o bairro do endereço informado;
  • Município: selecionar um dos municípios já cadastrados;
  • Estado: será exibido automaticamente ao selecionar um município;
  • País: será exibido automaticamente ao abrir a tela;CEP: informar o CEP do logradouro informadoa tela;
  • CEP: informar o CEP do logradouro informado ou usar o botão 'Consultar CEP' conforme descrito em 4.1.1.1.1 Consulta de CEP;
  • CNAE: selecionar o código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) do cliente. Os códigos CNAE estão disponíveis para consulta no website do IBGE;
  • Telefones: informar até dois números de telefone;
  • FAX: informar um número de FAX;
  • RG: informar o número do RG do fornecedor;
  • Órgão exp: informar o órgão expedidor do RG informado;
  • Data exp: informar a data de expedição do RG informado;
  • Inscr. Est.: informar o número da inscrição estadual do registro do cliente. Ao deixar este campo em branco, este será preenchido automaticamente como ISENTO;
  • Fornec. desde: a data em que este se torna fornecedor do posto será exibida automaticamente ao abrir a tela ou ao clicar no botão Novo. Este campo permitirá alteração;
  • Regime Tributário: selecionar o Regimes Tributário que o fornecedor aderiu;
  • E-mail: informar o endereço de e-mail do fornecedor;
  • Contato: informar o nome de um contato do fornecedor;
  • www: informar o website do fornecedor;
  • Obs: informar quaisquer observações gerais relacionadas ao fornecedor;
  • Opções: este campo possui as opções:
  • Constar na relação de clientes: marcar esta opção incluirá o fornecedor na relação de clientes do posto;
  • Produtor Rural: marcar esta opção indicará que o fornecedor é um produtor rural.

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O cadastro de Funcionários fornecerá uma maior organização, possibilitando cadastrar dados importantes referentes ao funcionário. Este cadastro permitirá cadastrar informações pessoais, profissionais e bancárias. Image Removed


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Para cadastrar um Funcionário, acessar Gerencial > Cadastros > Funcionários, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

...

  • Logradouro: informar o logradouro da residência do funcionário;
  • Número: informar o número da residência do funcionário;
  • Complemento: informar o complemento;
  • Bairro: informar o bairro do endereço informado;
  • Município: informar o município do endereço informado;
  • UF: informar o estado do endereço informado;
  • Sexo: informar o sexo do funcionário;
  • País: informar o país do endereço informado;
  • CEP: informar o CEP do endereço informadoinformado ou usar o botão 'Consultar CEP' conforme descrito em 4.1.1.1.1 Consulta de CEP;
  • Telefone: informar o número de telefone do funcionário;
  • Celular: informar o número do celular do funcionário;
  • Data nasc.: informar a data de nascimento do funcionário;
  • RG: informar o número do RG do funcionário;
  • Órgão exp.: informar o órgão expedidor do RG informado;
  • Data exp.: informar a data de expedição do RG informado;
  • E-mail: informar o e-mail do funcionário;
  • Data cad.: informar a data do cadastro do funcionário;
  • Cargo: informar o cargo do funcionário;
  • Data adm.: informar a data de admissão do funcionário;
  • Constar em: marcar a opção Clientes para incluir o funcionário na relação de Clientes e/ou Entregadores para incluir o funcionário na relação de Entregadores;
  • Observação: permitirá informar uma observação referente ao funcionário.

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Âncora
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4.5.7.1 Matéria-Prima

O sistema oferece uma característica específica para produtos que são feitos dentro do próprio estabelecimento. A aba Matéria-Prima

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O sistema oferece uma característica específica para produtos que são feitos dentro do próprio estabelecimento. A aba Matéria-Prima permitirá cadastrar as matérias-primas que farão parte do produto principal, conforme imagem abaixo:

Image RemovedEsta aba possui o campo permitirá cadastrar as matérias-primas que farão parte do produto principal, conforme imagem abaixo:

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O cadastro de matéria prima do produto composto poderá ser diferenciado por empresa, quando necessário, mas não perdendo a característica original de um cadastro único para todas as empresas.

A partir das versões 3.3.1.55 e 3.2.6.124, será possível cadastrar uma composição única para todas as empresas e, caso exista a necessidade de diferenciação em uma unidade, o usuário poderá selecionar aquela unidade buscando no campo Empresa e fazer o ajuste necessário, seja removendo itens, alterando quantidade ou até mesmo adicionando novos itens que serão aplicados apenas para a empresa selecionada.

Esta guia possui os campos:

  • Empresa: selecionar a empresa que oferecerá este produto.
  • Dias Validade: informar a quantidade de dias de validade que o produto terá antes de expirar;
  • Custo total: exibirá o custo total de todas as matérias-primas vinculadas ao produto.


Aviso
titleAtenção

Caso sejam feitas composições próprias para filiais específicas, ao alterar a composição geral, esta alteração não será aplicada àquela filial específica que já possuía composição.



A guia Produtos para composição possui os botões:

  • Image Removed Image Added Adicionar: permitirá adicionar uma matéria-prima ao produto. Matérias-Primas poderão ser cadastradas em Cadastros > Tabelas > Geral > Matérias-Primas;
  • Image Removed Image Added Excluir: permitirá excluir a matéria-prima selecionada;
  • Image Removed Image Added Agrupar: permitirá agrupar as matérias-primas selecionadas, colocando uma delas como padrão para a composição;
  • Image Removed Image Added Desagrupar: permitirá desagrupar as matérias-primas.
  • Image Added Visualizar vínculo das Empresas x Composições: mostra as matérias primas vinculadas a cada empresa que esteja com composição diferente da composição compartilhada.


Image Added


Após clicar no botão Adicionar e selecionar a matéria-prima desejada, será possível configurar o campo:

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Após incluir as matérias-primas desejadas, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Aviso
titleImportante

Sempre que for feita qualquer alteração na composição, seja na geral ou específica de alguma filial, deve-se pressionar o botão Image AddedSalvar, para que as alterações sejam gravadas. 


Âncora
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4.5.7.2 Complementos

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Marcar a opção Vendedor Obrigatório obrigará o usuário a informar o vendedor no fechamento da venda.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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4.6.2 Empresa



A aba Empresa será exibida apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada. Esta aba tem como objetivo diferenciar os preços de cada estabelecimento, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui o campo:

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  • Código: informar o código para o depósito ou tanque. Quando houver mais de uma empresa cadastrada, é recomendado informar o código da empresa antes do código do depósito ou tanque, ficando da seguinte forma: 101 (101 – empresa 1 depósito 01);
  • Nome: informar um nome para o depósito ou tanque;
  • Empresa: informar a empresa responsável pela movimentação do depósito ou tanque. Este campo será exibido apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada. Empresas poderão ser cadastradas em Configurações > Parâmetros;
  • Departamento: informar o departamento. Departamentos poderão ser cadastrados em Configurações > Parâmetros > Empresas;
  • Combustível: informar o combustível do tanque. Este campo deverá permanecer em branco ao cadastrar um depósito. Combustíveis poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.5;
  • Modelo tanque: informar o modelo do tanque. Este campo será exibido apenas se um combustível for selecionado. Modelos de Tanques poderão ser cadastrados em Cadastros > Tabelas;
  • Cód. medidor: informar o código do medidor de tanque;
  • Opção: marcar a opção Permitir estoque negativo caso o depósito ou tanque permita estoque negativo.

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O campo Empresa permitirá filtrar, por empresa, as bombas cadastradas. Empresas poderão ser cadastradas em Configurações > Parâmetros.


Ao clicar no botão Novo a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

  • Número: será gerado automaticamente ao abrir a tela;
  • Empresa: selecionar a empresa que onde a bomba será instalada. Este campo será exibido apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada. Empresas poderão ser cadastradas em Configurações > Parâmetros;
  • Fabricante: selecionar o fornecedor da bomba. Fornecedores poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.2;
  • Nr. série: informar o número de série da bomba;
  • Modelo: informar o modelo da bomba;
  • Tipo: selecionar o tipo da bomba, Analógica ou Digital.

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O campo Empresa permitirá filtrar, por empresa, os bicos de combustível cadastrados. Empresas poderão ser cadastradas em Configurações > Parâmetros.


Ao clicar no botão Adicionar a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

  • Empresa: selecionar a empresa onde a bomba será instalada. Este campo será exibido apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada. Empresas poderão ser cadastradas em Configurações > Parâmetros;
  • Tanque: informar tanque em que o bico realizará a movimentação de combustível. Ao informar o tanque, será preenchido o nome do combustível que o bico movimentará. Tanques poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.9;
  • Número: informar o número do bico de combustível. Este número será apresentado no módulo Caixa representando o bico vinculado;
  • Bomba: selecionar a bomba do bico em questão. Bombas poderão ser cadastradas conforme capítulo 4.10;
  • Ilha: informar em qual ilha o bico será instalado;
  • Desconto: informar o desconto padrão que o bico terá, em reais;
  • Tipo preço: determinar se o bico terá preço à vista ou a prazo (o preço será referente ao cadastro de produtos).

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Para cadastrar um Motivo de movimentação, acessar Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

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  •  Introduza aqui a sua tarefa, utilizando "@" para atribuí-la a um utilizador e "//" para selecionar uma data de conclusão
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