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Chave

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1 Conceito
2 Requisitos
3 Configurações
3.1 Permissões de Acesso
4 Funcionalidades
4.1 Clientes
4.1.1 Dados Cadastrais
4.1.1.1 Principal4.1.1.1.1 Consulta de CEP
4.1.1.2 Dados Adicionais
4.1.1.3 Endereço de Cobrança
4.1.2 Referências
4.1.2.1 Pessoal / Comercial
4.1.2.2 Bancárias
4.1.2.3 Profissionais
4.1.2.4 Sócios
4.1.3 Mensagens
4.1.3.1 Observações
4.1.3.2 Recados
4.1.3.3 Instruções Operacionais
4.1.4 Política Comercial
4.1.4.1 Venda
4.1.4.2 Nota Fiscal
4.1.4.3 Contas
4.1.4.4 Regras de Preço
4.1.4.5 Regras Preço Grupo
4.1.4.6 Crédito
4.1.4.7 Entrega Futura
4.1.4.8 Banco
4.1.5 Frota
4.1.5.1 Veículos
4.1.5.2 Motoristas
4.1.5.3 Grupos
4.1.6 Conveniados
4.1.7 Identificações
4.1.8 Fidelidade
4.1.9 WEB
4.1.10 Anexo
4.1.11 Consultas
4.1.11.1 Vendas
4.1.11.2 Contas a Receber
4.1.11.3 Consumo
4.1.11.4 Entrega Futura
4.2 Fornecedores
4.2.1 Principal
4.2.2 Produto
4.2.3 Referências Bancárias
4.3 Funcionários
4.3.1 Dados Principais
4.3.2 Informações Adicionais
4.4 Grupos de pessoas
4.4.1 Venda
4.4.2 Vencimentos
4.4.3 Pessoas
4.4.4 Políticas de Preço
4.5 Produtos
4.5.1 Principal
4.5.2 Fiscal
4.5.2.1 Tributação
4.5.2.2 CFOP
4.5.2.3 CST Pis/Cofins
4.5.2.4 IPI
4.5.3 Empresa
4.5.4 Estoque
4.5.4.1 Depósito
4.5.4.2 Lote
4.5.4.3 Fatores de Conversão
4.5.5 Fornecedor
4.5.6 Informações
4.5.7 Composição
4.5.7.1 Matéria-Prima
4.5.7.2 Complementos
4.5.7.3 Obs. Preparo
4.5.8 Pontos
4.5.9 Opções
4.5.10 Consultas
4.5.10.1 Movimentação
4.5.10.2 Entradas
4.6 Kit de produtos
4.6.1 Principal
4.6.2 Empresa
4.6.3 Estoque
4.6.4 Produtos
4.6.5 Pontos
4.7 Grupos de produtos
4.7.1 Subgrupos
4.7.2 Fiscal
4.7.3 Estoque
4.7.4 Produtos
4.7.5 Pontos
4.7.6 Comanda Eletrônica
4.7.7 Opções
4.8 Tabelas de preço
4.8.1 Regras da Tabela de Preço
4.8.2 Condição Especial
4.9 Depósitos e tanques
4.10 Bombas
4.11 Bicos de combustível
4.12 Plano de contas
4.12.1 Opções
4.12.2 Limite
4.12.3 Conta RFB
4.13 Centros de custo
4.14 Motivos de Movimentação
4.14.1 Forma Pagamento
4.14.2 Troco
4.14.3 Campos
4.14.4 Informações
4.14.5 Vínculos
4.14.6 Documentos
4.14.7 ECF / TEF
4.14.7 Políticas de Preço
4.14.8 Empresas
4.14.8.1 Movimentação
4.14.8.2 Contador automático
4.14.9 Instruções
4.14.10 Centros de Custo
4.15 Mensagens

Painel
titleColor#FFB200
titleBGColor#2C004B
titleSumário
Âncora
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Índice

Âncora
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1 Conceito

...


Âncora
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Âncora
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_Toc439150492
Marcar a opção Inativo fará com que o cliente se torne inoperante, no entanto, seus dados continuarão cadastrados no sistema.

Âncora
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4.1.1 Dados Cadastrais

A aba Dados Cadastrais tem como objetivo cadastrar os dados de contato, dados adicionais e endereço do cliente. Esta aba possui outras três abas que serão descritas nos próximos capítulos.

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4.1.1.1 Principal

A aba Principal permitirá cadastrar informações de contato como endereço, telefones, contatos eletrônicos, dentre outros.
Esta aba possui os campos:

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Ao marcar a opção Órgão Público o cliente passa a ser considerado um órgão público.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

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consultacep
consultacep
4.1.1.1.1 Consulta de CEP

A consulta de CEP é uma nova funcionalidade disponível a partir da versão 3.3.1.88.

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Quando os campos bairro, logradouro e cidade, com pelo menos três caracteres, estiverem preenchidos e ao clicar em “Consultar CEP”, o sistema retorna  o restante dos dados e preenche o CEP conforme as informações inseridas nesses campos, ou apresentará uma lista com os possíveis CEP para a escolha do operador.


Âncora
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4.1.1.2 Dados Adicionais



A aba Dados Adicionais permitirá registrar dados adicionais dos clientes, como por exemplo: naturalidade e filiação, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Naturalidade possui os campos:

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Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

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_Toc448156730
4.1.1.3 Endereço de Cobrança



A aba Endereço de Cobrança permitirá cadastrar informações para facilitar a cobrança do cliente, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Endereço de Cobrança possui os campos:

...

A aba Referências tem como objetivo cadastrar informações de pessoas/empresas que foram indicadas pelo cliente para confirmar as informações fornecidas. Estas podem ser informações de pessoas conhecidas, lojas, bancos, empresas onde trabalhou ou até mesmo de um sócio. Tais referências poderão ser verificadas no módulo Caixa, clicando no botão Consultar Cliente, conforme imagem a seguir:

Âncora
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4.1.2.1 Pessoal/Comercial



A aba Pessoal / Comercial permitirá cadastrar as referências de pessoas conhecidas pelo cliente, um vizinho ou parente por exemplo, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Informações possui os botões:

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Após adicionar as referências, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156733
4.1.2.2 Bancárias

A aba Bancárias permitirá cadastrar informações referentes a um banco que o cliente possui conta por exemplo, conforme imagem a seguir:

...


Após adicionar as referências, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156734
4.1.2.3 Profissionais

A aba Profissionais somente será exibida quando o cliente for pessoa física. Esta aba permitirá cadastrar os dados da empresa onde o cliente trabalha, conforme imagem a seguir:

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Após adicionar as referências, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

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_Toc448156735
4.1.2.4 Sócios

A aba Sócios somente será exibida quando o cliente for pessoa jurídica. Esta aba, permitirá cadastrar as informações relacionadas aos sócios da empresa, conforme imagem a seguir:

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A aba Mensagens tem como objetivo cadastrar recados, observações e instruções operacionais para o cliente. Possui três abas que serão descritas nos próximos capítulos.

Âncora
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_Toc448156737
4.1.3.1 Observações


A aba Observações permitirá inserir um texto com informações relevantes para o cadastro do cliente. Este campo é de livre preenchimento, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os campos:

...


Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

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_Toc448156738
4.1.3.2 Recados


A aba Recados permitirá cadastrar recados que serão exibidos no fechamento da venda. Um recado poderá ser exibido quando uma determinada placa for informada ou para todas as vendas realizadas para o cliente, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:

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Após cadastrar os recados, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
_4.1.3.3_Instruções_Operacionais
_4.1.3.3_Instruções_Operacionais
Âncora
_Toc448156739
_Toc448156739
4.1.3.3 Instruções Operacionais



A aba Instruções Operacionais permitirá cadastrar informações para cobrança, conforme imagem a seguir:
Informar a Instrução Operacional no campo em branco.
Esta aba possui os botões:

...

A aba Política Comercial tem como objetivo cadastrar as formas de pagamento, regras de preço, desconto, dentre outras configurações relacionadas às movimentações de venda. Esta aba é composta por várias outras abas que serão descritas a seguir:

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_Toc448156741
4.1.4.1 Venda

A aba Venda permitirá cadastrar todas as informações referentes ao fechamento de venda no módulo Caixa, conforme imagem abaixo:

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Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156742
4.1.4.2 Nota Fiscal



A aba Nota Fiscal permitirá cadastrar o e-mail para envio de notas fiscais eletrônicas, conforme imagem a seguir:
Nesta tela, a primeira guia Nota Fiscal Eletrônica possui o campo:

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A guia seguinte também possui o campo E-mail, porém, este campo será exclusivo para clientes do módulo TRR.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
_4.1.4.3_Contas
_4.1.4.3_Contas
Âncora
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_Toc448156743
4.1.4.3 Contas

A aba Contas permitirá cadastrar quais contas serão exclusivas para este cliente, assim como a configuração do vencimento, faturamento e limite de pendências, conforme imagem a seguir:

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Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de clientes para registrar as informações.

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_4.1.4.4_Regras_de
_4.1.4.4_Regras_de
Âncora
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_Toc448156744
4.1.4.4 Regras de Preço



A aba Regras de Preço permitirá cadastrar regras para cada cliente ou grupo de clientes. Tais regras concederão descontos e/ou aplicarão um valor fixo a determinados produtos ou grupos de produtos, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:

...

Na aba Grupos de usuário, ao marcar a opção Regra de preço restrita – somente os grupos de usuários selecionados abaixo terão permissão para utilizar a regra de preço a ser cadastrada, conforme imagem abaixo:
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

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_Toc448156745
4.1.4.5 Regras Preço Grupo



A aba Regras Preço Grupo exibirá todas as regras de preço vinculadas ao grupo, ao qual o cliente pertence, conforme imagem a seguir:
Esta aba não permitirá alterações, sendo somente para visualização. Para adicionar e/ou gerenciar uma regra de preço por grupo, acessar o capítulo Regras de Preço, criar uma regra e vincular a um grupo de cliente.

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_Toc448156746
4.1.4.6 Crédito


A aba Crédito permitirá configurar o limite de crédito do cliente, definindo um padrão e um conceito, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:

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Para mais informações de como utilizar esta rotina, acessar o Manual de Entrega Futura.

Âncora
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_Toc448156748
4.1.4.8 Banco


A aba Banco permitirá adicionar informações os Bancos que este cliente utilizará e mais tarde será vantajoso na rotina de Baixa Liquidez, utilizada no bloqueio de emissão de boletos bancários para clientes que não possuem permissão para realizar cobranças bancárias, conforme imagem a seguir:

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A aba Frotas tem como objetivo controlar quais serão os veículos que poderão abastecer ou mesmo para ter um controle da quantidade de litros que um determinado veículo gasta em um determinado período. As configurações desta aba serão descritas a seguir:

Âncora
_4.1.5.1_Veículos
_4.1.5.1_Veículos
Âncora
_Toc448156750
_Toc448156750
4.1.5.1 Veículos



A aba Veículos permitirá cadastrar veículos, vinculados a uma determinada frota, para o cliente a ser cadastrado, conforme imagem a seguir:

...

A aba Grupo exibirá os grupos cadastrados anteriormente, conforme imagem a seguir:
A guia Grupo de veículos permitirá habilitar os grupos cadastrados para esta frota, para que obedeça as restrições configuradas nas abas anteriores. Para cadastrar um Grupo de veículo, acessar o capítulo 4.1.5.3 Grupos.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

Âncora
_4.1.5.2_Motoristas
_4.1.5.2_Motoristas
Âncora
_Toc448156751
_Toc448156751
4.1.5.2 Motoristas



A aba Motoristas permitirá cadastrar motoristas que serão vinculados a uma determinada frota, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:

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O botão Ajuda exibirá uma breve descrição desta tela.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

Âncora
_4.1.4.3_Grupos
_4.1.4.3_Grupos
Âncora
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4.1.5.3 Grupos

A aba Grupos permitirá cadastrar grupos de veículos, possibilitando a restrição de compras e abastecimento por grupo, conforme imagem a seguir:

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A aba Consultas tem como objetivo consultar as vendas, contas a receber e consumo do cliente em um determinado período. As configurações desta aba serão descritas a seguir.

Âncora
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_Toc448156759
4.1.11.1 Vendas



A aba Vendas permitirá consultar as vendas efetuadas pelo cliente, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui o filtro:

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Abaixo da tabela será exibido o totalizador Total de vendas no período que exibirá o valor total de vendas registradas no período informado.

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_Toc448156760
4.1.11.2 Contas a Receber


A aba Contas a Receber permitirá consultar as contas a receber, em aberto, do cliente, conforme imagem a seguir:
Os campos apresentados na tabela são:

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Abaixo da tabela será exibido o totalizador Total de vendas no período que exibirá o valor total de vendas registradas no período informado.

Âncora
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_Toc448156761
4.1.11.3 Consumo



A aba Contas a Receber exibirá os produtos consumidos pelo cliente, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui o filtro:

...


Abaixo da tabela será exibido o totalizador Total de vendas no período que exibirá o valor total de vendas registradas no período informado.

Âncora
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_Toc448156762
4.1.11.4 Entrega Fatura




A aba Entrega Futura permitirá consultar todas as compras, efetuadas no módulo Caixa, que utilizaram como forma de pagamento uma movimentação de Entrega Futura, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os filtros:

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Marcar a opção Inativo fará com que o fornecedor permaneça inoperante, no entanto, seus dados continuarão cadastrados no sistema.

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_Toc448156764
4.2.1 Principal

A aba Principal tem como objetivo cadastrar os dados principais e complementares do fornecedor a ser cadastrado.

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Após informar os dados principais do fornecedor, clicar em Salvar para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156765
4.2.2 Produto



A aba Produto tem como objetivo cadastrar os produtos que já foram fornecidos pelo fornecedor em questão, conforme imagem abaixo:
Esta tela possui os botões:

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Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Ao retornar à tela de cadastro de Fornecedores, clicar no botão Salvar para registrar os produtos adicionados.

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4.2.3 Referências Bancárias



A aba Referências Bancárias tem como objetivo tem como objetivo cadastrar as contas bancárias que o fornecedor possui, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Informações possui os botões:

...

Empresa: selecionar, para qual empresa, o funcionário será contratado. Este campo será exibido apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada. Empresas poderão ser cadastradas em Configurações > Parâmetros > Empresas.
Marcar a opção Inativo fará com que o funcionário permaneça inoperante, no entanto, seus dados continuarão cadastrados no sistema.

Âncora
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_Toc448156768
4.3.1 Dados Principais

A aba Dados Principais permitirá cadastrar as informações pessoais e para contato do funcionário. Esta aba possui os campos:

  • Logradouro: informar o logradouro da residência do funcionário;
  • Número: informar o número da residência do funcionário;
  • Complemento: informar o complemento;
  • Bairro: informar o bairro do endereço informado;
  • Município: informar o município do endereço informado;
  • UF: informar o estado do endereço informado;
  • Sexo: informar o sexo do funcionário;
  • País: informar o país do endereço informado;
  • CEP: informar o CEP do endereço informado ou usar o botão 'Consultar CEP' conforme descrito em 4.1.1.1.1 Consulta de CEP;
  • Telefone: informar o número de telefone do funcionário;
  • Celular: informar o número do celular do funcionário;
  • Data nasc.: informar a data de nascimento do funcionário;
  • RG: informar o número do RG do funcionário;
  • Órgão exp.: informar o órgão expedidor do RG informado;
  • Data exp.: informar a data de expedição do RG informado;
  • E-mail: informar o e-mail do funcionário;
  • Data cad.: informar a data do cadastro do funcionário;
  • Cargo: informar o cargo do funcionário;
  • Data adm.: informar a data de admissão do funcionário;
  • Constar em: marcar a opção Clientes para incluir o funcionário na relação de Clientes e/ou Entregadores para incluir o funcionário na relação de Entregadores;
  • Observação: permitirá informar uma observação referente ao funcionário.

Âncora
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4.3.2 Informações Adicionais



A aba Informações adicionais permitirá cadastrar as informações adicionais do funcionário. Por exemplo: Conta Bancária, Grau de Escolaridade, dentre outros, conforme imagem abaixo:
Nesta aba, a guia Informações bancárias possui os campos:

...


Marcar a opção Utilizar nome reduzido na pesquisa de clientes deste grupo para que, ao Procurar os clientes deste grupo no sistema, o nome a ser exibido, seja o Nome Reduzido do cliente ao invés do Nome Completo.

Âncora
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_Toc448156771
4.4.1 Venda

A aba Venda tem como objetivo cadastrar as informações referentes às vendas e faturamento realizados para os clientes pertencentes ao grupo. Cada grupo poderá ter uma tabela de preço ou uma tabela de faturamento configurada

...


Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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4.4.2 Vencimentos



A aba Vencimentos tem como objetivo configurar quais serão as contas exclusivas que o grupo de pessoas utilizará, assim como a configuração do vencimento, faturamento e limite de pendências, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:

...


Marcar a opção Enviar e-mail sobre atraso de pendências financeiras para que um e-mail seja enviado para os membros deste grupo cada vez que estes tenham alguma pendência financeira.
Ao clicar no botão Adicionar, a tela de Vencimento por Conta será exibida. Esta tela permitirá cadastrar limites, vencimentos e faturamento para os membros do grupo. Para mais informações de como cadastrar um vencimento por conta, acessar o capítulo 4.1.4.3.
Após incluir os vencimentos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de grupos de pessoas, para registrar as informações.

Âncora
_Toc448156773
_Toc448156773
4.4.3 Pessoas



A aba Pessoas tem como objetivo, relacionar as pessoas cadastradas no sistema, que foram vinculadas ao grupo de pessoa em questão, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui o botão:

  • Editar: permitirá acessar o cadastro do cliente selecionado e executar algumas alterações.

Âncora
_Toc448156774
_Toc448156774
4.4.4 Políticas de Preço



A aba Políticas de Preço tem como objetivo registrar regras de preço para o grupo de pessoas, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

...


Marcar a opção Inativo fará com que o produto permaneça inoperante, no entanto, seus dados continuarão cadastrados no sistema.

Âncora
_Toc448156776
_Toc448156776
4.5.1 Principal

A aba Principal tem como objetivo cadastrar os dados principais da mercadoria, por exemplo: fornecedores, quantidades, preços, dentre outros.

...


Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
_Toc448156777
_Toc448156777
4.5.2 Fiscal

A aba Fiscal tem como objetivo cadastrar os principais dados fiscais do produto. É de suma importância que os dados informados estejam corretos, caso contrário, o sistema poderá apresentar divergências entre o Sintegra (Sistema Integrado de Informações sobre Operações

...

  • Código CEST (Código Especificador da Substituição Tributária): selecionar o código CEST referente ao produto a ser cadastrado. A tabela de códigos poderá ser encontrada no site do CONFAZ;
  • Código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul): selecionar o código NCM do produto. A tabela de códigos poderá ser encontrada no site do SEFAZ;
  • Classif. fiscal: caso o produto possua classificação fiscal, selecionar uma das classificações previamente cadastradas. Classificação Fiscal poderá ser cadastrada em Cadastros > Tabelas;
  • Tipo Combust.: selecionar o tipo de combustível de acordo com a lista de combustíveis da ANP (Agência Nacional do Petróleo). Este campo será utilizado quando a opção Combustível estiver marcada na aba Principal;
  • Tipo serviço: selecionar o tipo de serviço. A tabela de códigos poderá ser encontrada no site da Fazenda. Este campo apenas será exibido quando a opção Serviço estiver marcada na aba Principal;
  • Unid. med. Tributável: informar a unidade de medida tributável. Mais informações sobre este campo poderão ser encontradas no site do SEFAZ;
  • Impostos: Este campo possui a opção:
  • Destacar ICMS substituição em notas fiscais: marcar esta opção destacará o "ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) substituição" nas notas fiscais.


Âncora
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4.5.2.1 Tributação

Um produto somente será registrado no sistema e poderá ser vendido se a sua Tributação for informada. Caso tenha alguma dúvida referente à tributação de determinado produto, verificar na nota fiscal de compra, ou procurar um contador para melhor instruí-lo.

...


Ao informar os campos da Tributação, clicar no botão Confirmar para incluir a tributação ao cadastro do produto.
Após informar os campos na aba Fiscal, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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4.5.2.2 CFOP


A aba CFOP será responsável pelo cadastro do Código Fiscal de Operações e Prestações referentes à cada natureza de operação. O cadastro do CFOP será necessário para vendas dentro e fora do estado, conforme imagem a seguir:

...


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Após incluir as contas SPED, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de produtos, para registrar as informações.

Âncora
_Toc448156780
_Toc448156780
4.5.2.3 CST PIS/COFINS

Na aba CST Pis/Cofins serão informados os dados do CST (Código de Situação Tributária) PIS/Cofins de entrada e saída, que serão utilizados na geração do arquivo SPED PIS/Cofins, conforme imagem abaixo:

...


As guias Entrada e Saída possuem as mesmas configurações que a aba Pis/Cofins. Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de produtos, para registrar as informações.

Âncora
_Toc448156781
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4.5.2.4 IPI



Na aba IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) será possível informar os CST (Código de Situação Tributária) de entrada e saída e a alíquota IPI do produto. Estes dados serão utilizados na emissão de nota fiscal de venda para calcular o IPI na nota, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:

...

  • Calcular estoque: ao clicar neste botão, o sistema calculará a quantidade total do produto em estoque, em todos os depósitos, e exibirá no campo Estoque total.


Âncora
_Toc448156784
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4.5.4.1 Depósito



A aba Depósito possui a guia Informações por depósito, onde serão exibidos os depósitos, vinculados ao produto, e informações relevantes do produto. Nesta aba selecionar o depósito que deseja configurar e definir as quantidades Padrão, Mínimo e Máximo do produto no estoque. Também será possível definir se o produto poderá ou não ser movimentado em um determinado depósito, conforme imagem a seguir:

Âncora
_Toc448156785
_Toc448156785
4.5.4.2 Lote



A aba Lote exibirá os lotes cadastrados na entrada da nota fiscal. Exibirá informações como: o nome do lote, a data de entrada, a data de validade e a quantidade disponível, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui a legenda:

  • Vencido: indicará que o lote está vencido;
  • A Vencer: indicará que o lote vencerá em sete dias ou menos;
  • Não Vencido: indicará que não está vencido.


Âncora
_Toc448156786
_Toc448156786
4.5.4.3 Fatores de Conversão



A aba Fatores de Conversão permitirá realizar o fator de conversão que é um índice utilizado para converter a unidade interna da empresa para a unidade do fornecedor e vice-versa. A seguir imagem da aba:
Esta tela possui os botões:

...

Dica

A venda de um produto composto é realizada da mesma forma que um produto comum, a diferença está no controle do estoque. No caso do produto composto é feito o cotrole da mtéria-prima que o compõe, e não do produto em si. Tendo como exemplo um sanduíche composto de pão, presunto e queijo, será controlado o estoque do pão, presunto e queijo, e não do sanduíche.


Âncora
_Toc448156790
_Toc448156790
4.5.7.1 Matéria-Prima

O sistema oferece uma característica específica para produtos que são feitos dentro do próprio estabelecimento. A aba Matéria-Prima permitirá cadastrar as matérias-primas que farão parte do produto principal, conforme imagem abaixo:

...

Aviso
titleImportante

Sempre que for feita qualquer alteração na composição, seja na geral ou específica de alguma filial, deve-se pressionar o botão Salvar, para que as alterações sejam gravadas. 


Âncora
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4.5.7.2 Complementos

A aba Complementos permitirá cadastrar produtos que serão complementos do produto principal, conforme imagem abaixo:

...


Para incluir algum produto como complemento do produto final, basta clicar no botão Adicionar.
Após incluir os complementos desejados, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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4.5.7.3 Obs. Preparo



A aba Obs. Preparo permitirá cadastrar as observações, descrições e/ou instruções de preparo do produto, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Observações para preparo do produto possui os botões:

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A aba Consultas permitirá realizar consultas relacionadas às movimentações dos produtos e às movimentações por estoque, conforme imagem a seguir:

Âncora
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4.5.10.1 Movimentação

A aba Movimentação permitirá verificar todas as movimentações do produto, como aferição, consumo, entrada, inventário, dentre outras. As operações Aferição e Medição são de uso exclusivo dos combustíveis.

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Ao clicar no botão Preencher, uma relação das movimentações filtradas será exibida na guia Movimentações.

Âncora
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4.5.10.2 Entradas

A aba Entradas permitirá controlar a entrada de produto cadastrado no estoque, conforme imagem a seguir:

...

Dica

A venda de um kit de produtos é realizada da mesma forma que um produto comum, a diferença está no controle do estoque. No caso do kit de produtos é feito o cotrole de estoque dos produtos que o compõe, e não do kit em si. Tendo como exemplo um kit contendo um pão de queijo, uma água e um chocolate, será controlado o estoque do pão de queijo, da água e do chocolate, e não do kit.


Âncora
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4.6.1 Principal

A aba Principal permitirá cadastrar o grupo e o preço do kit de produtos.

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Marcar a opção Vendedor Obrigatório obrigará o usuário a informar o vendedor no fechamento da venda.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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4.6.2 Empresa



A aba Empresa será exibida apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada. Esta aba tem como objetivo diferenciar os preços de cada estabelecimento, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui o campo:

...


Para diferenciar os preços, clicar no estabelecimento desejado, informar o campo Preço venda e garantir que a coluna Diferencia foi marcada.
Após informar o preço de venda, clicar no botão Salvar para que o valor informado seja vinculado ao estabelecimento selecionado.

Âncora
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4.6.4 Estoque



A aba Estoque tem como objetivo exibir todos os depósitos vinculados ao kit de produtos, conforme imagem a seguir:

...

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156804
4.6.4 Produtos



A aba Produtos permitirá incluir os produtos que farão parte do kit de produtos, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

...


Na guia Produtos do Kit será possível alterar o valor da coluna Quantidade para configurar quantos produtos de cada, o kit terá.
Após incluir os produtos necessários, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de kit de produtos, para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156805
4.6.5 Pontos

A aba Pontos tem como objetivo realizar as configurações referentes à pontuação deste kit de produtos, conforme imagem a seguir:

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  • Código: gerado automaticamente ao abrir a tela ou ao clicar no botão Novo;
  • Nome: informar o nome do grupo de produtos;
  • Margem: informar uma margem de lucro sugerida para os produtos do grupo;
  • Comissão: informar neste campo a comissão, caso o vendedor tenha comissão sobre a venda do produto. Podendo ser estabelecido com base em valor percentual (%) ou real (R$);
  • Perc. Imposto: informar o percentual de impostos que será deduzido no relatório de lucros do sistema. Este campo é utilizado somente para relatórios, não impactará na venda.

Âncora
_4.7.1_Subgrupos
_4.7.1_Subgrupos
Âncora
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_Toc448156807
4.7.1 Subgrupos

A aba Subgrupos tem como objetivo vincular subgrupos ao grupo a ser cadastrado, proporcionando melhor organização aos produtos.
Nesta aba, a guia Relação de Subgrupos possui os botões:

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A guia Comanda Eletrônica permitirá vincular uma comanda eletrônica a cada subgrupo. Esta guia poderá ser configurada conforme capítulo 4.7.6.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para incluir o subgrupo ao grupo e retornar a tela de cadastro de Grupos de produtos. Clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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_Toc442359160
Âncora
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4.7.2 Fiscal



A aba Fiscal permitirá configurar o CFOP do grupo de produtos. Esta aba influenciará nos produtos vinculados apenas quando estes produtos não tiverem CFOPs já configurados em seus cadastros, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

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Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
_4.7.3_Estoque
_4.7.3_Estoque
Âncora
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Âncora
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4.7.3 Estoque



A aba Estoque exibirá todos os depósitos que possuem vínculo com o grupo de produtos, conforme imagem a seguir:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

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Na guia Depósitos que podem movimentar produtos deste grupo, será exibido os depósitos vinculados ao grupo de produtos. Nesta aba será possível definir se o produto poderá ou não ser movimentado em cada depósito.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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Âncora
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4.7.4 Produtos



A aba Produtos exibirá todos os produtos que pertencem ao grupo de produtos, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui o botão:

  • Editar: permitirá acessar o cadastro do produto selecionado e alterar os campos disponíveis.

Âncora
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Âncora
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4.7.5 Pontos



A aba Pontos é exibida apenas quando o posto possui o módulo Fidelidade instalado e se o módulo estiver configurado para a geração de pontos. Nesta aba será possível configurar as informações referentes à geração de pontos e resgate de produtos, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:

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Para configurar quais das opções estará habilitada nesta aba, acessar Gerencial > Configurações > Módulos > Fidelidade > Configurações, e prosseguir conforme Manual Módulo Fidelidade, capítulo Geração.
Após configurar a aba Pontos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
_4.7.6_Comanda_Eletrônica
_4.7.6_Comanda_Eletrônica
Âncora
_Toc442359164
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Âncora
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4.7.6 Comanda Eletrônica



A aba Comanda Eletrônica permitirá vincular uma comanda eletrônica a um dos postos previamente cadastrados e selecionar qual impressora será utilizada, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

...


Para mais informações de como cadastrar uma Comanda Eletrônica, acessar o Manual Comanda Eletrônica.

Âncora
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Âncora
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4.7.7 Opções



A aba Opções permitirá realizar algumas configurações referentes aos grupos de produtos, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui as opções:

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  • Código: este campo será preenchido automaticamente com o código correspondente ao abrir a tela ou ao clicar no botão Novo;
  • Nome tabela: informar o nome desejado para a tabela a ser cadastrada;
  • Cliente: selecionar um dos clientes previamente cadastrados caso desejar que a tabela seja aplicada apenas a um cliente;
  • Grupo cliente: selecionar um dos grupos de cliente previamente cadastrados caso desejar que a tabela seja aplicada a todos os integrantes de um determinado grupo;
  • Forma pgto.: selecionar a forma de pagamento que deverá ser selecionada no momento da venda para que a tabela seja aplicada;
  • Empresa: selecionar uma empresa caso desejar que a tabela seja aplicada apenas à empresa selecionada;
  • Base cálculo: selecionar uma das opções disponíveis para este campo:
  • Preço à vista: marcar esta opção para utilizar o preço à vista como base de cálculo;
  • Preço a prazo: marcar esta opção para utilizar o preço a prazo como base de cálculo;
  • Último custo: marcar esta opção para utilizar o último custo como base de cálculo;
  • Preço da bomba: utilizará o preço da bomba como base de cálculo.
  • Tipo tabela: selecionar uma das opções disponíveis para este campo
  • VENDA – Regras serão aplicadas no momento da venda: selecionar esta opção para aplicará as configurações da tabela no momento da venda;
  • FATURAMENTO – Regras serão aplicadas no momento do faturamento: selecionar esta opção para aplicará as configurações da tabela no momento do faturamento.


Âncora
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4.8.1 Regras da Tabela de Preço

A aba Regras da Tabela de Preço poderá ter preços diferenciados de duas maneiras: a primeira seleciona o produto ou grupo de produto e informa o preço, e a segunda faz um reajuste para todos os produtos na mesma proporção.

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Ao marcar a opção Reajustar preços de todos os produtos, informar o percentual de desconto ou acréscimo no campo Percentual de reajuste.

Âncora
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_Toc448156816
4.8.2 Condição Especial



A aba Cond. Especial exibirá condições de preços especiais baseadas na forma e percentual de troco. Essas regras somente serão aplicadas automaticamente pelo sistema na rotina de Negociação de Venda do módulo Caixa tecla de atalho N, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:

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Marcar a opção Imprimir fará com que um relatório seja impresso com as informações da conta em questão.

Âncora
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4.12.1 Opções

Esta aba possui as opções:

  • Aceitar lançamentos: ativado automaticamente quando uma conta é criada, permitirá que a conta aceite lançamentos;
  • Controlar pendências: entradas efetuadas nesta conta poderão ser "baixadas". Permitirá o controle de lançamentos pendentes, lançamentos em atraso, limite de créditos e outros. Este campo possui as opções:
  • Controlar crédito por Pendência: controlará o crédito da conta pelo número de pendências;
  • Controlar crédito por Vencimento: controlará o crédito de acordo com a data de vencimento configurada para o cliente;
  • Controlar crédito por Saldo da Conta: controlará o crédito de acordo com o limite de crédito configurado para o cliente;
  • Não controlar crédito nessa conta: não terá qualquer tipo de controle da conta.
  • Ativar programação: marcar esta opção fará com que o sistema verifique a programação configurada para a pessoa ou grupo de pessoa utilizada no lançamento;
  • Checar outras contas programadas: marcar esta opção fará com que o lançamento seja bloqueado caso existam vencimentos em atraso em outras contas programadas para a pessoa informada;
  • Ativar compensação de adiantamento de clientes/fornecedores para essa conta: permitirá que o sistema verifique se há créditos de clientes ou débitos de fornecedores nesta conta para abater no total a receber ou a pagar. Deve ser feita ativação e configuração do ambiente de busca dos créditos e débitos nas configurações da empresa, aba Configurações;
  • Impedir lançamentos que negativem o saldo da conta: marcar esta opção fará com que o sistema calcule o saldo da conta no momento do lançamento e impedirá que seja lançado caso não possuir saldo suficiente. Para contas tipo PONTO DE VENDA, será calculado apenas o saldo do turno, visto que isso poderá impedir o lançamento de sangrias. Esta opção possui o campo:
  • Tolerância: informar o saldo mínimo que a conta poderá ter.
  • Entra no livro caixa: marcar esta opção para que esta conta seja utilizada no relatório de Projeção de Fluxo de Caixa.

Âncora
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_Toc448156822
4.12.2 Limite



A aba Limite permitirá cadastrar o limite de crédito para a conta em questão, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Limites de crédito para clientes não cadastrados no sistema possui os campos:

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Marcar a opção Exibir informações sobre limite de crédito e saldo disponível no fechamento da venda fará com que o sistema informe o limite de crédito e o saldo disponível no fechamento da venda caso esta conta seja utilizada.

Âncora
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_Toc448156823
4.12.3 Contas RFB


A aba Conta RFB permitirá cadastrar os tipos de contas, conforme imagem a seguir:
Esta aba contém os campos:

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Marcar a opção Inativo fará com que o motivo de movimentação se torne inoperante, mas continue cadastrado no sistema.

Âncora
_4.14.1_Forma_Pagamento
_4.14.1_Forma_Pagamento
Âncora
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_Toc448156826
4.14.1 Forma Pagamento

A aba Forma Pagamento permitirá realizar configurações referentes ao motivo de movimentação relacionados a pagamentos.

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Ao clicar no botão Simular uma tela com a simulação dos vencimentos será exibida na tela para consulta.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar na tela de cadastro de Motivos de movimentação para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156827
4.14.2 Troco

A aba Troco será habilitada apenas se o segundo campo Tipo movto estiver com a opção Forma pagamento marcada. Segue abaixo imagem da aba:

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Esta guia possui a opção de clicar no botão de ajuda para maiores informações. Ao clicar neste botão, a imagem a seguir será exibida:
Após informar os campos, clicar no botão Salvar na tela de cadastro de Motivos de movimentação para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156828
4.14.3 Campos



A aba Campos designa quais serão os campos que aparecerão nos lançamentos, quais serão de preenchimento obrigatório e quais não serão exibidos, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Configurações para o lançamento possui opções que poderão aparecer nos lançamentos: Conta, Documento, Valor, Vencimento, Pessoa e Observação. Esta guia possui as opções:

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Ao marcar a opção Exibir, o campo selecionado será exibido nos lançamentos, no entanto, o seu preenchimento não será obrigatório. Ao marcar a opção Requerido, o campo selecionado será exibido nos lançamentos e seu preenchimento será obrigatório.
Clicar no botão Confirmar para registrar os Dados a solicitar e retornar à tela de Motivos de movimentação.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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4.14.4 Informações

A aba Informações possui opções referentes ao documento a ser gerado a partir do motivo cadastrado, conforme imagem a seguir:

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Após configurar a aba Informações, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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4.14.5 Vínculos



A aba Vínculos permitirá vincular os motivos de movimentação para que estes sejam lançados automaticamente pelo sistema, baseando o valor no lançamento financeiro principal, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:

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Após configurar a aba Vínculos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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4.14.6 Documentos

A aba Documentos exibirá todos os documentos que poderão ser emitidos a partir do motivo em questão, permitindo marcar os documentos a serem emitidos. Exibirá também os relatórios criados na unificação de relatórios, desde que estes estejam no formato .doc, conforme imagem a seguir:

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Após configurar a aba Documentos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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4.14.6.1 ECF/TEF

A aba ECF / TEF permitirá registrar informações TEF referentes ao layout, aos dados a serem impressos na impressora fiscal e ao motivo de movimentação que estiver vinculado a um módulo TEF, conforme imagem a seguir:

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A aba Empresas tem como objetivo indicar quais empresas utilizarão o motivo de movimentação em questão e controlar a numeração dos documentos evitando duplicidade. Esta aba somente será exibida quando houver mais de uma empresa cadastrada no sistema. Empresas poderão ser cadastradas em Configurações > Parâmetros.

Âncora
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4.14.8.1 Movimentação

Para que a aba Movimentação seja habilitada, será necessário marcar a opção Selecionar as empresas em que este motivo de movimentação poderá ser utilizado. Após marcá-la, basta selecionar as empresas desejadas, conforme imagem a seguir:


Âncora
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4.14.8.2 Contador Automático

Para que esta aba seja habilitada, será necessário marcar a opção Gerar automaticamente número do documento na aba Campos.

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Após configurar a aba Empresas, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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4.14.9 Instruções

A aba Instruções permitirá configurar as informações para cobrança que serão exibidas no caixa, conforme imagem a seguir:

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Para mais informações sobre como configurar esta aba, acessar o capítulo 4.1.3.3.
Após configurar a aba Instruções, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


Âncora
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4.14.10 Centros de Custo



A aba Centros de Custo permitirá vincular os centros de custo aos motivos de movimentação, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:

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