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Para emissão das notas fiscais de venda, Consignação e Comodato é necessário habilitar no ambientes as configurações gerais para emissão de notas automáticas. Acessar o menu Cadastros > Sistemas > Configurações Gerais, acessar a Guia Pedido e Comodato.
As configurações gerais de Pedidos e Comodato são separadas em Gerais, Configurações para notas de Consignação, Notas de Remessa de Comodato, Notas de Retorno de Consignação, Notas de Retorno de Comodato e Notas , Notas de Venda de Mercadoria em Consignação, Notas de Saída em Bonificação e Notas de Remessa de Locação e Notas de Retorno de Locação.
2.2.1 Gerais
Nesta opção devem ser configuradas as informações padrões para preenchimento da série da notas fiscais, multa contratual de comodato e classificações fiscais para emissões automáticas das notas de faturamentos dos pedidos conforme segue:
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Para permitir a emissão de notas fiscais de venda de mercadorias em consignação é necessário configurar apenas o CFOP que será utilizado nas notas de saída, as demais configurações fiscais (alíquotas de ICMS, PIS, Cofins, NCM e Cest) são baseados nas configurações na guia fiscal do produto.
Dica | ||
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As notas fiscais de vendas relacionadas ao pedido utilizam a classificação fiscal cadastradas no produto, seguindo o mesmo padrão que é utilizado para as vendas automáticas que são realizadas pelos PDV. Baseando se então no que o estabelecimento configurou na guia fiscal do produto e no menu CFOP por Operação. Em casos de dúvidas relacionadas as classificações fiscais que devem ser utilizadas no estabelecimento deve-se solicitado apoio da equipe contábil do estabelecimento |
3. Funcionalidades
Para cadastrar ou consultar pedidos é necessário acessar o menu: OPERAÇÕES -> Consignado /Comodato. Na tela inicial são disponibilizadas ao usuários as funcionalidade de inclusão de Novo Pedido, Integração Vtex e Aplicar filtro para pesquisa de pedidos.
A visualização de pedidos está dividida em Modo Pedidos e Modo itens do Pedido:
- Modo Pedidos: Permite visualizar de forma individual os pedidos, exibindo os detalhes de endereço do cliente e datas relacionados ao pedido, permitindo também expandir o pedido para visualização dos detalhes:
Após aplicados os filtros desejados e possível realizar a exportação em planilha de Excel, conforme a organização dos filtros aplicados:
Exemplo de exportação dos resultados:
- Modo itens do pedido: Permite visualizar e imprimir relatórios em Excel e PDF dos itens de que estão vinculados ao pedidos após aplicação de filtros.
Com a combinação dos filtros desejados é possível obter a exportação dos itens que estão vinculados aos pedidos e prever as quantidades de itens que são necessários para os pedidos futuros.
O modo de itens do pedido permite a exportação em EXCEL e PDF dos resultados obtidos.
3.1 Filtros para pesquisa de pedidos
Serão disponibilizados filtros de pesquisa dos pedidos já cadastrados, que permitem localizar produtos por:
- Número do Pedido: Permite localizar os pedidos pelo número registrado na Retaguarda ou pelo número de integração do Pedido no site do Chopp Brahma Express
- Origem do Pedido: Permite a seleção da origem do pedido, exibindo as opções para indicar através de qual canal de comunicação o pedido foi recebido: Balcão, Site, Delivery.
- Data do Pedido de / até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até:
- Data do Evento de e até - Hora : Exibem campos para seleção de datas inicial e final para busca por data e Hora do evento, podendo ser informado somente o valor de e/ou o valor até e/ou hora.
- Data da Entrega/Retirada de e até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até:
- Data de Recolha/Devolução de e até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até:
- Status: Exibe todos os status que pode ser atribuído em um pedido: Em Aberto, Confirmado, Carregado, Entregue, Recolhido, Recolhido Parcial, Cancelado e Fechado.
Filtros Consignado, Comodato e Saldo em Aberto: Devem ser utilizados quando deseja-se localizar pedidos que possuam venda de itens em consignado, comodato ou saldo em aberto:
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2.2.7 Configurações para Notas de Saída em Bonificação
Para permitir o faturamento de pedidos somente com itens de Bonificação é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.
Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões de notas de Saída em Bonificação deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto.
2.2.8 Configurações para Notas de Remessa de Locação
Para permitir o faturamento da nota de Remessa de Locação é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.
Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões de notas de Remessa de Locação deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto.
2.2.9 Configurações para Notas de Retorno de Locação
Para permitir o faturamento da nota de entrada de Retorno de Locação é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.
Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões a nota de Retorno de Locação deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto.
3. Funcionalidades
Para cadastrar ou consultar pedidos é necessário acessar o menu: OPERAÇÕES -> Consignado /Comodato. Na tela inicial são disponibilizadas ao usuários as funcionalidade de inclusão de Novo Pedido, Integração Vtex e Aplicar filtro para pesquisa de pedidos.
A visualização de pedidos está dividida em Modo Pedidos e Modo itens do Pedido:
- Modo Pedidos: Permite visualizar de forma individual os pedidos, exibindo os detalhes de endereço do cliente e datas relacionados ao pedido, permitindo também expandir o pedido para visualização dos detalhes:
Após aplicados os filtros desejados e possível realizar a exportação em planilha de Excel, conforme a organização dos filtros aplicados:
Exemplo de exportação dos resultados:
- Modo itens do pedido: Permite visualizar e imprimir relatórios em Excel e PDF dos itens de que estão vinculados ao pedidos após aplicação de filtros.
Com a combinação dos filtros desejados é possível obter a exportação dos itens que estão vinculados aos pedidos e prever as quantidades de itens que são necessários para os pedidos futuros.
O modo de itens do pedido permite a exportação em EXCEL e PDF dos resultados obtidos.
3.1 Filtros para pesquisa de pedidos
Serão disponibilizados filtros de pesquisa dos pedidos já cadastrados, que permitem localizar produtos por:
- Número do Pedido: Permite localizar os pedidos pelo número registrado na Retaguarda ou pelo número de integração do Pedido no site do Chopp Brahma Express
- Origem do Pedido: Permite a seleção da origem do pedido, exibindo as opções para indicar através de qual canal de comunicação o pedido foi recebido: Balcão, Site, Delivery.
- Data do Pedido de / até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até:
- Data do Evento de e até - Hora : Exibem campos para seleção de datas inicial e final para busca por data e Hora do evento, podendo ser informado somente o valor de e/ou o valor até e/ou hora.
- Data da Entrega/Retirada de e até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até:
- Data de Recolha/Devolução de e até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até:
- Status: Exibe todos os status que pode ser atribuído em um pedido: Em Aberto, Confirmado, Carregado, Entregue, Recolhido, Recolhido Parcial, Cancelado e Fechado.
Filtros Consignado, Comodato e Saldo em Aberto: Devem ser utilizados quando deseja-se localizar pedidos que possuam venda de itens em consignado, comodato ou saldo em aberto:
A consulta de Saldo em Aberto permitirá filtrar pedidos que ainda não possuem pagamento em aberto ou possuem pagamento que ainda não foi recebido, conforme exemplos abaixo:
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Nessa etapa o usuário irá informar as produtos que estão vinculados no pedido que deseja inserir na retaguarda:
Aviso |
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IMPORTANTE: Em um pedido podem ser adicionados itens do tipo VENDA, CONSIGNADO E COMODATO, VENDA EM BONIFIÇÃO E LOCAÇÃO. Os produtos do tipo VENDAe , CONSIGNADO E BONIFICAÇÃO são as mercadorias para revenda do estabelecimento que são comercializados, e os produtos do tipo COMODATO E LOCAÇÃO são os produtos do tipo ativo imobilizado, não será possível selecionar produtos do tipo mercadoria para revenda quando for selecionado a tabela de preço COMODATO E LOCAÇÃO. |
Após a seleção do tipo de item em tabela de preço que será inserido no pedido é necessário digitar a descrição, Ean ou Código rápido do produto:
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As informações da lateral do pedido e do Check List de montagem devem ser preenchidas de acordo com montagem realizada:
Informações |
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IMPORTANTE: Caso o estabelecimento não conste com a bandeira CBE configurado não será apresentado informações do CheckList de montagem e dados na lateral do pedido. |
3.5 Impressão de Contrato
Após realizado o faturamento do pedido, será liberado acesso a função de Impressão do Contrato no topo da tela:
O sistema direciona o usuário para impressão em PDF do Contrato, no contrato será listado os dados da Comodatária e todos os itens do tipo COMODATO.
O valor da multa e multa por extenso preenchida inicialmente nas configurações gerais será exibido no corpo do contrato.
3.5 Impressão de Recibo de Recolhimento de Consignado/Comodato
Após realizado o faturamento de pedidos que possuam Consignação ou Comodato, será liberado acesso a função Recibo. Implementação liberada na versão 11.01.0000
O Recibo de Recolhimento de Consignado/Comodato é disponibilizado em duas vias: LOJA e CLIENTE, e pode ser utilizado para controle do recolhimento dos itens de Consignado e itens de Comodato:
Será detalhado na impressão do recibo nas duas vias: Loja e Cliente todos os produtos de consignado ou Comodato vinculados ao pedido. Na primeira via deve ser coletado os dados e assinatura do cliente, e o campo observações pode ser utilizado para preenchimento manual de informações referente a retorno dos produtos.
A segunda via é destinada ao cliente, e deve ser assinada pelo entregador/responsável pela recolha/devolução no estabelecimento e o campo observações pode ser utilizado para preenchimento manual de informações referente a retorno dos produtos.
Informações |
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Os campos de Observações e Itens extras constam disponíveis para preenchimento manual de acordo com a necessidade do estabelecimento. |
3.6 Retorno de Comodato
A retaguarda através do menu de Consignado/Comodato irá contemplar também as operações de Notas Fiscais de retorno de Comodato. O Comodato é Ativo imobilizado do estabelecimento, que fica em posse do destinatário por um determinado período conforme indicado no pedido e no contrato, sendo necessário fazer um retorno assim que o remetente devolver os itens.
No retorno de Comodato o estabelecimento poderá realizar o retorno de todos os ativos ou realizar a recolha parcial. Deve ser preenchido a quantidade a retornar dos itens que o estabelecimento está recebendo.
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Caso no retorno de comado o usuário informe quantidade menor que a quantidade de ativos vinculado ao pedido no campo Quantidade a retornar, após o usuário retornar o comodato a tela seguirá permitindo que sejam efetuados novos retornos de comodato dos itens pendentes e o pedido ficará com o status de Recolhido Parcialmente.
3.7 Retorno de Consignado
O retorno de Consignado é a devolução simbólica que ocorre quando a mercadoria anteriormente enviada em consignação for efetivamente vendida pelo consignatário ou devolvida ao estabelecimento.
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A tela de retorno de consignado permite ao estabelecimento efetivar em uma nova operação a venda de mercadoria remetida em consignação, desta forma deve ser informado a quantidade que foi vendida e informar uma forma de pagamento para emissão da nova venda.
Podem ser informados mais de uma forma de pagamento para finalizar a emissão de uma nova venda até o valor total a pagar, pois ara o sistema realizar a emissão da nota de devolução da mercadoria em consignação e a nota de venda de mercadoria em consignação devem ser informados o valor total para os itens vendidos:
Após o usuário <Retornar> será exibido o alerta indicando o retorno do consignado e a emissão de nota de venda:
Dentro do pedido ficaram vinculadas as novas notas emitidas para acobertar a Devolução de mercadoria em consignação e a nova operação de venda.
Caso ocorra a devolução total do consignado basta zerar informar campo quantidade vendida, desta forma não será solicitado forma de pagamento pois não haverá emissão de nota fiscal de venda de mercadoria em consignação.
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montagem realizada:
Informações |
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IMPORTANTE: Caso o estabelecimento não conste com a bandeira CBE configurado não será apresentado informações do CheckList de montagem e dados na lateral do pedido. |
3.5 Impressão de Contrato
Após realizado o faturamento do pedido, será liberado acesso a função de Impressão do Contrato no topo da tela:
O sistema direciona o usuário para impressão em PDF do Contrato, no contrato será listado os dados da Comodatária e todos os itens do tipo COMODATO.
O valor da multa e multa por extenso preenchida inicialmente nas configurações gerais será exibido no corpo do contrato.
3.5 Impressão de Recibo de Recolhimento de Consignado/Comodato
Após realizado o faturamento de pedidos que possuam Consignação ou Comodato, será liberado acesso a função Recibo. Implementação liberada na versão 11.01.0000
O Recibo de Recolhimento de Consignado/Comodato é disponibilizado em duas vias: LOJA e CLIENTE, e pode ser utilizado para controle do recolhimento dos itens de Consignado e itens de Comodato:
Será detalhado na impressão do recibo nas duas vias: Loja e Cliente todos os produtos de consignado ou Comodato vinculados ao pedido. Na primeira via deve ser coletado os dados e assinatura do cliente, e o campo observações pode ser utilizado para preenchimento manual de informações referente a retorno dos produtos.
A segunda via é destinada ao cliente, e deve ser assinada pelo entregador/responsável pela recolha/devolução no estabelecimento e o campo observações pode ser utilizado para preenchimento manual de informações referente a retorno dos produtos.
Informações |
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Os campos de Observações e Itens extras constam disponíveis para preenchimento manual de acordo com a necessidade do estabelecimento. |
3.6 Retorno de Comodato
A retaguarda através do menu de Consignado/Comodato irá contemplar também as operações de Notas Fiscais de retorno de Comodato. O Comodato é Ativo imobilizado do estabelecimento, que fica em posse do destinatário por um determinado período conforme indicado no pedido e no contrato, sendo necessário fazer um retorno assim que o remetente devolver os itens.
No retorno de Comodato o estabelecimento poderá realizar o retorno de todos os ativos ou realizar a recolha parcial. Deve ser preenchido a quantidade a retornar dos itens que o estabelecimento está recebendo.
Caso o usuário informe o total de produtos emitidos em comodato após clicar em <retornar> o sistema irá emitir uma nova nota de Entrada de Retorno de Comodato o irá bloquear a geração de novos retornos nesse pedido. Após a emissão da nota o status do pedido será recolhido.
Caso no retorno de comado o usuário informe quantidade menor que a quantidade de ativos vinculado ao pedido no campo Quantidade a retornar, após o usuário retornar o comodato a tela seguirá permitindo que sejam efetuados novos retornos de comodato dos itens pendentes e o pedido ficará com o status de Recolhido Parcialmente.
3.7 Retorno de Consignado
O retorno de Consignado é a devolução simbólica que ocorre quando a mercadoria anteriormente enviada em consignação for efetivamente vendida pelo consignatário ou devolvida ao estabelecimento.
A tela de retorno de consignado permite ao estabelecimento efetivar em uma nova operação a venda de mercadoria remetida em consignação, desta forma deve ser informado a quantidade que foi vendida e informar uma forma de pagamento para emissão da nova venda.
Podem ser informados mais de uma forma de pagamento para finalizar a emissão de uma nova venda até o valor total a pagar, pois ara o sistema realizar a emissão da nota de devolução da mercadoria em consignação e a nota de venda de mercadoria em consignação devem ser informados o valor total para os itens vendidos:
Após o usuário <Retornar> será exibido o alerta indicando o retorno do consignado e a emissão de nota de venda:
Dentro do pedido ficaram vinculadas as novas notas emitidas para acobertar a Devolução de mercadoria em consignação e a nova operação de venda.
Caso ocorra a devolução total do consignado basta zerar informar campo quantidade vendida, desta forma não será solicitado forma de pagamento pois não haverá emissão de nota fiscal de venda de mercadoria em consignação.
3.8 Emissão de pedidos de bonificação
A emissão de bonificação permite acobertar fiscalmente as operação de saída de mercadorias em bonificação, doação ou Brinde.
A nota de bonificação por ser uma emissão sem cobrança para o cliente do valor dos itens não necessita de inserção de forma de pagamento
3.9 Emissão de pedidos de Locação
A nota de Locação deve ser utilizada para os estabelecimentos que realização aluguel de seus ativos, é o documento fiscal emitido servirá para acobertar há circulação de mercadorias sem o objetivo de venda, garantindo a não incidência de impostos.
Nas emissões de locação será necessário adicionar a forma de pagamento especifica para o pedido de locação, sendo que o valor de recebimento irá considerar desconto, acréscimos ou frete existente no pedido:
Pedidos que possuem itens de venda e locação será necessário informar individualmente a forma de pagamento:
Caso no pedido conste cobrança de valor de frete o valor é considerado no pedido de venda:
4.0 Retorno de Locação
O retorno de Locação é a devolução simbólica que ocorre quando a mercadoria anteriormente enviada em aluguel for devolvida/retornada ao estabelecimento, o fluxo de retorno de locação é o mesmo realizado para emissões de notas de retorno de comodato.
4.1 Bloquear faturamento de produtos sem estoque
Na versão 11.02.000 foi implementada a funcionalidade de permitir bloquear faturamento de pedidos de produtos que não possuam saldo suficiente em estoque para atender o pedido, no entanto com essa opção habilitada só será liberado o faturamento após ajuste de estoque ou entradas de notas de compra
O bloquei bloqueio é habilitado conforme solicitação do estabelecimento, caso deseje bloquear o faturamento de pedidos sem estoque disponível entre em contato com nosso time de suporte.
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Dica |
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Listamos aqui nesse espaço alguns guias rápidos referente a cadastros de produtos, clientes e configurações de Boleto Bancário :
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