Versões comparadas

Chave

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2. Premissas

  • A Retaguarda Empório PRO na versão 10.01.0100 ou superior;
  • Ambiente deve possuir o sistema PEDIDOS e COMODATO habilitado.
  • Forma de pagamento boleto bancária ativa;
  • Centro monetário configurado;
  • Possuir produtos cadastrados como mercadoria para revenda;
  • Possuir clientes do estabelecimentos cadastrados. 

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Para o sistema habilitar dentro do criação de pedidos na guia pagamentos a forma de pagamento boleto para utilização é necessário ativar a forma de pagamento através do menu Cadastros -> Financeiro -> Formas de Pagamento.

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A Forma de pagamento boleto é exclusiva para utilização da retaguarda com o módulo de emissão de pedidos. Desta forma não será integrada como forma de pagamentos para os pdvs do estabelecimento e permite ao usuário da retaguarda apenas ativar ou inativar a forma.

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Para a geração do boleto e posterior geração  arquivos de remessa e retorno é necessário parametrizar o banco que será utilizado na cobrança. As configurações devem ser realizadas através do centros monetário,  disponível em Cadastros -> Financeiro -> Centros monetários, é necessário que os dados do banco estejam devidamente cadastrados e configurados corretamente conforme orientado pela instituição.

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Para posterior utilização da forma de pagamento  boleto, dentro do menu Consignado/Comodato constaram disponíveis os centros monetários que estiverem marcados com a opção:

Aviso

Atualmente a retaguarda Empório PRO possui integração homologada com os bancos Itaú - CNAB 400 e CNAB 240 , Santander - CNAB 400, Banco do Brasil e CaixaSicredi . 


Se já houver centro monetário cadastrado para o banco desejado basta alterá-lo marcando a opção Disponível para Emissão de Cobrança Bancária (Boletos, CNAB), na seção seção Centro Monetário que o sistema irá disponibilizar a seção "Informações para Boleto e Remessa/Retorno de Arquivos e " e preencher os campos: Carteira de Cobrança, Número do Convênio, Código do Cedente, Padrão Arquivo Cnab, Espécie de Documento de Cobrança e Tipo de Integração Bancária.

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Se não houver centro monetário cadastrado deve ser clicado na opção <incluir>. Após realizar a seleção do banco desejado, cadastre os campos obrigatórios na seção Centro Monetários e os demais campos da seção Informações para Boleto e Remessa/Retorno de Arquivos.

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Após preenchimento de todos os campos basta salvar o cadastro, será exibida a mensagem: Centro monetário cadastrado com sucesso. Centro Monetário salvo com sucesso.


2.3 Configuração de geração de Boleto e Remessa/Retorno de Arquivos para o banco Santander


Caso o estabelecimento for gerar Boleto, Remessa/Retorno de Arquivos com o banco Santander. Quando for escolhido a opção: CNAB 400, no campo <Padrão de Arquivo Cnab>, a conta  do centro monetário deve possuir 9 dígitos.

Aviso

Caso a conta tenha menos do que 9 dígitos, deve ser completado com zeros a esquerda


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2.3 Configuração de geração  de Boleto e Remessa/Retorno de Arquivos para o banco Sicredi


Caso o estabelecimento for gerar Boleto, Remessa/Retorno de Arquivos com o banco Santander. Quando for escolhido a opção: CNAB 400, no campo <Código do Cedente> deve ser preenchido o número do código do beneficiário do banco. 


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3. Funcionalidades

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 O valor pendente de recebimento do pedido pode ser dividido em mais de uma forma de pagamento.

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Após adicionar a forma ou as formas de pagamento deve ser salvo o pedido, através da opção <SALVAR> . Após salvar o pedido será exibido a ação para geração do título de boleto.

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Clique na CheckBox <Incluir> apresentada à esquerda de cada um dos boletos que deseja selecionar, ou no topo da coluna para selecionar todos os boletos. Será totalizado a quantidade dde de pedidos selecionados e o valor total.

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Após a geração, o usuário será direcionado a guia ARQUIVOS, os arquivos disponíbilização disponibilização ações para Detalhar arquivo de Remessa, Download, Registro e Cancelamento, conforme exemplificado na imagem a seguir:

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Se o arquivo for cancelado ele só será listado quando marcado a opção exibir arquivos cancelados:


Aviso
IMPORTANTE:  Somente após registro do arquivo de Remessa dos boletos no banco o cliente conseguirá efetuar o pagamento do boleto bancário, salientamos que Boleto registrado nada mais é do que um documento que precisa apresentar todos os dados lançados em um banco. Para isso, quando há uma transação, o estabelecimento responsável realiza a geração desse boleto e também deve enviar a sua remessa à instituição financeira.

3.3 Conferência de turno 

Após o faturamento de pedidos vinculadas a forma de pagamento boleto no menu Operações -> Tesouraria ->Conferência de turno será listado a forma de pagamento boleto e sumarizado todos os valores recebidos dentro do turno selecionado para essa forma de pagamento:

Aviso
IMPORTANTE: Não será possível realizar a conferência de turnos que possuem pedidos faturados pendentes de geração de boleto, desta forma caso exista alguma pendência de geração no ato da conferência de turno o sistema exibirá alerta de bloqueio ao usuário indicando o número do Pedido que possui pendência.

3.4 Importação do Arquivo de Retorno 

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