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Âncora
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3.1 Permissões de Acesso

Image RemovedAs permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário, acessar Gerencial > Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, conforme imagem a seguir:

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  • Cadastros > Bairros;
  • Cadastros > Bancos;
  • Cadastros > Cargos;
  • Cadastros > Cartão Fidelidade;
  • Cadastros > Cartão Ponto;
  • Cadastros > CFOP;
  • Cadastros > Classificação fiscal;
  • Cadastros > Classificação de formas de pagamento;
  • Cadastros > Entidades;
  • Cadastros > Entregadores;
  • Cadastros > Equipamentos;
  • Cadastros > Feriados;
  • Cadastros > Frotas;
  • Cadastros > Grupos de Crédito;
  • Cadastros > Instruções Bancárias;
  • Cadastros > Marcadores;
  • Cadastros > Marcas;
  • Cadastros > Matérias Primas;
  • Cadastros > Motivos de Cancelamento de Cupom;
  • Cadastros > Portadores;
  • Cadastros > Provisão de Devedores Duvidosos (PDD);
  • Cadastros > Regras de Preço;
  • Cadastros > Regras de Troco;
  • Cadastros > Séries de notas fiscais;
  • Cadastros > Tipos de Anexo;
  • Cadastros > Tipos de Ticket;
  • Cadastros > Tipos de identificação;
  • Cadastros > Tributações.


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Âncora
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3.2 Grupos de Pessoas

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Para que mais tarde seja possível realizar o cadastro dos Entregadores será necessário cadastrar previamente os grupos de pessoas. Para isto, acessar Gerencial > Cadastros > Grupos de Pessoas, conforme imagem a seguir:

Para mais informações referentes ao cadastro de grupos de pessoas, acessar o Manual de Cadastros no capítulo Grupo de Pessoas.


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Âncora
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4 Funcionalidades

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Para cadastrar um banco, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Bancos, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar um banco;
  • Editar: permitirá editar o banco selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o banco selecionado;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.


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Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Banco possui os campos:

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O cadastro de Bairros auxiliará no controle das entregas do módulo Delivery. Diferentes taxas de entrega poderão ser vinculadas para diferentes bairros. Além disso, os bairros poderão ser vinculados a outros cadastros do sistema, como o cadastro de clientes.

Image RemovedPara cadastrar um bairro, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Bairros, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar um bairro;
  • Editar: permitirá editar o bairro selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o bairro selecionado;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.

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A guia Filtro possui o campo:

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A guia Relação de bairros exibirá a lista dos bairros cadastrados em cada cidade.


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Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

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O cadastro de Cargos permitirá inserir cargos variados no sistema que mais tarde serão utilizados no cadastro dos funcionários. Também controlará os gerentes que serão responsáveis pelos cheques troco.Image Removed

Para cadastrar um cargo, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Cargos, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar um cargo;
  • Editar: permitirá editar o cargo selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o cargo selecionado;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.


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Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:

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  • Código: gerado automaticamente ao abrir a tela;
  • Nome: informar o nome do cargo.

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Ao marcar a opção Gerente responsável por cheques troco, os funcionários que estiverem associados a este cargo serão responsáveis pelas rotinas de cheque troco.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

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O cadastro de Cartão Combustível auxiliará no gerenciamento dos cartões de clientes e auxiliará nas rotinas de Sitef (interface entre uma aplicação que necessita de autorização para pagamentos com cartão, e algumas Instituições Financeiras).

Image RemovedPara cadastrar um Cartão Combustível, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Cartão Combustível, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar um cartão combustível;
  • Editar: permitirá editar o cartão selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o cartão selecionado;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.

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Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Parâmetros possui os campos:

  • Empresa: selecionar uma das empresas previamente cadastradas. Este campo será exibido apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada;
  • Produto: selecionar um dos produtos previamente cadastrados;
  • Cód Cartão Combustível: informar o código do cartão.

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Após informar os campos, clicar no botão Inserir para registrar as informações.

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O cadastro do Cartão Fidelidade permitirá aos clientes acumular pontos a cada compra no estabelecimento conforme as regras de pontuação configuradas. Os cartões podem ser cadastrados facilmente nos estabelecimentos que possuírem o módulo Fidelidade.Image Removed

Para cadastrar o Cartão Fidelidade, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Cartão Fidelidade, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

  • Salvar: permitirá registrar as informações inseridas no cartão fidelidade;
  • Novo: permitirá cadastrar um cartão fidelidade;
  • Excluir: permitirá excluir o cartão selecionado;
  • Senha: permitirá cadastrar uma senha;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.

A guia Identificação possui os campos:

  • Pontos disponíveis: exibirá os pontos acumulados;
  • Cartão: informar o número do cartão fidelidade;
  • Cliente: selecionar um dos clientes previamente cadastrados;
  • Validade: informar a data de validade do cartão;
  • Data cadastro: gerado automaticamente ao abrir a tela. Informar outra data de cadastramento se necessário.

Esta tela possui as opções:

  • Bloqueado: ao marcar esta opção, este cartão permanecerá bloqueado para geração de pontos;
  • Pontuação individual: ao marcar esta opção, os pontos serão registrados neste cartão individualmente, independente do cliente ao qual está vinculado;
  • Resgate individual: ao marcar esta opção, o resgate de produtos será individual.

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Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar os dados.


Âncora
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4.6 Cartão Ponto

O cadastro do Cartão Ponto permitirá registrar manualmente a entrada e saída de funcionários. Este recurso se torna fundamental nos casos em que o cartão ponto não está funcionando.Image Removed

Para cadastrar o Cartão Ponto, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Cartão Ponto, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os Filtros:

  • Empresa: selecionar uma das empresas previamente cadastradas. Este campo será exibido apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada;
  • Caixa: informar um caixa permitirá localizar apenas os registros de ponto cadastrados no caixa informado;
  • Funcionário: informar um funcionário permitirá localizar apenas os registros de ponto para este funcionário;
  • Período: informar um intervalo de tempo permitirá localizar apenas os registros que se encontram dentro do período informado.


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Os filtros acima são opcionais e independem um do outro. No entanto, se tornam vantajosos ao buscar por registros específicos.


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Após informar os filtros, clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:

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  • Filtro: retornará à tela de filtros;
  • Novo: permitirá cadastrar um novo registro de ponto;
  • Editar: permitirá editar o registro de ponto selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o registro de ponto selecionado;
  • Sair: permitirá sair da tela atual.


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Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:

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O cadastro de CFOP deve ser realizado de acordo com as normas da Secretaria do Estado da Fazenda. Por padrão, o Linx Postos AutoSystem® já vem com os CFOPs nacionais cadastrados. O CFOP (Código Fiscal de Operação) é o código que designa as respectivas naturezas das operações relativas à circulação de bens e mercadorias, prestações de serviços de transporte (interestadual e intermunicipal) e de comunicação, e, também, os serviços tributados pelo ISS, quando consubstanciados em Nota Fiscal (modelo 1 ou 1-A), conjugada com Nota Fiscal de Prestação de Serviços.

Image RemovedPara editar ou procurar um CFOPs, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Fiscal > CFOP, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

  • Editar: permitirá editar o CFOP selecionado;
  • Procurar: permitirá buscar um CFOP;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.

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Ao clicar no botão Editar, a tela a seguir será exibida:


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Nesta tela, a guia Parâmetros possui os campos:

  • CFOP: exibe automaticamente o número do CFOP selecionado;
  • Nat. Operação: informar o nome da natureza de operação em acordo com as normas da Secretaria do Estado da Fazenda;
  • Base de cálculo de crédito: informar a base de cálculo de crédito do CFOP;
  • Base de cálculo Original: informar a base de cálculo original do CFOP;
  • Descrição: exibirá a descrição do CFOP selecionado. Este campo não permitirá alteração.

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Ao clicar no botão Incluir conta, a tela a seguir será exibida:
Esta tela permitirá incluir uma conta.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

Âncora
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4.8 Classificação Fiscal

O cadastro das Classificações Fiscais de todos os produtos industrializados pela empresa ou importados para comercialização deve ser feito após consulta baseada na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Não é comum sua utilização por postos de combustíveis, mas sim por importadoras e empresas industriais ou equiparadas.

Image RemovedPara registrar uma Classificação Fiscal, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Fiscal > Classificação Fiscal, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar uma nova classificação fiscal;
  • Editar: permitirá editar a classificação fiscal selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a classificação fiscal selecionada;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.

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Ao clicar no botão Novo a tela a seguir será exibida:

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  • Código: informar o código da classificação fiscal em acordo com o NCM;
  • Descrição: informar a descrição da classificação fiscal em acordo com o NCM.

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Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

Âncora
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4.9 Classificação

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de Pagamento

O cadastro de uma Classificação de Pagamento no Linx Postos AutoSystem® aprimora a visualização dos relatórios Balanço de vendas x despesas e Vendas por classificação de pagamento, podendo ser vinculados a um motivo de movimentação.Image Removed

Para cadastrar uma Classificação de Pagamento, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Classificação Pgto, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar uma nova classificação de pagamento;
  • Editar: permitirá editar a classificação de pagamento selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a classificação de pagamento selecionada;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.

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Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:

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  • Código: gerado automaticamente ao abrir a tela;
  • Descrição: informar a descrição referente à+ forma de pagamento;
  • Tipo Vcto: selecionar uma das formas de vencimento disponíveis:
  • À VISTA: ao selecionar esta opção, o pagamento será cadastrado como: à vista;
  • A PRAZO: ao selecionar esta opção, o pagamento será cadastrado como: a prazo.

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Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

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O cadastro de Contas Correntes auxiliará de modo que o sistema tenha um maior controle de movimentações, tais como: cheque troco emitido, cheques emitidos para pagamento, boletos a serem gerados e custódia de cheques.

Image RemovedPara cadastrar Contas Correntes, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Contas Correntes, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar uma nova conta corrente;
  • Editar: permitirá editar a conta corrente selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a conta corrente selecionada;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.

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Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:


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Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

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  • Criar automático: ao marcar a opção Conta banco ou Conta cheque pagar, uma conta específica será criada para cada tipo automaticamente;
  • Conta Banco: selecionar um dos bancos previamente cadastrados. Este banco será utilizado para movimentação financeira;
  • Conta Cheques a Pagar: selecionar um dos bancos previamente cadastrados. Este banco será utilizado para controle de cheques a pagar;
  • Conta Custódia de Cheques: selecionar um dos bancos previamente cadastrados. Este banco será utilizado para movimentação financeira.


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A aba Impressão de Documentos permitirá ajustar as configurações de impressão, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:

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As opções Impressão Laser e Impressão Matricial serão selecionadas de acordo com o tipo de impressora a ser utilizado.


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A aba Intercâmbio de Informações permitirá ajustar as configurações referentes aos serviços de intercâmbio, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os campos:

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O cadastro de Entidades será utilizado no módulo Troco Solidário para indicar as entidades beneficiadas pela promoção.Image Removed

Para cadastrar uma Entidade, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas Tabelas> Geral > Entidades, conforme imagem a seguir:

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Esta tela possui os botões:

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  • Logradouro: informar o logradouro onde a entidade se encontra;
  • Número: informar o número do endereço;
  • Complemento: informar o complemento do endereço;
  • Bairro: informar o bairro;
  • CEP: informar o número do CEP;CEP ou usar o botão 'Consultar CEP' conforme descrito no manual Consulta CEP - AutoSystem.
  • Município: informar o município;
  • Estado: informar o estado;
  • País: informar o país;
  • Regime Apuração: selecionar entre os regimes: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real;
  • Inscr. Est.: informar a inscrição estadual da entidade;
  • Mun.: informar a inscrição municipal da entidade;
  • Data Cadastro: exibirá a data atual automaticamente ao abrir a tela. Permitirá alteração;
  • Telefone: informar um número de telefone da entidade. Permitirá adicionar mais de um registro através do botão ;
  • FAX: informar o número de FAX da entidade;
  • Celular: informar o número de celular da entidade;
  • Contato: informar um nome de contato da entidade;
  • E-mail: informar o e-mail da entidade;
  • WebSite: informar o endereço de website da entidade;
  • Observação: informar uma observação referente à entidade;
  • Constar em: ao marcar a opção Clientes, a entidade passará a constar na relação de clientes.


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A aba Referências Bancárias exibirá as contas bancárias referentes às transações financeiras definidas para a entidade, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar referências bancárias;
  • Editar: permitirá editar as configurações da referência bancária selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a referência bancária selecionada.


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Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:

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O cadastro de Entregadores será responsável por registrar os entregadores da empresa, sendo de grande importância no módulo Delivery.Image Removed


Para cadastrar um Entregador, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Entregadores, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

  • Salvar: permitirá registrar as informações inseridas no cadastro de entregadores;
  • Reverter: permitirá descartar as últimas alterações realizadas no cadastro de entregadores;
  • Excluir: permitirá excluir o entregador selecionado;
  • Novo: permitirá cadastrar um novo entregador;
  • Procurar: permitirá buscar por um entregador cadastrado;
  • Log: permitirá visualizar o registro de alterações realizadas no cadastro de cada entregador;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.

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A guia Identificação possui os campos:

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  • Logradouro: informar o logradouro da residência do entregador;
  • Número: informar o número da residência;
  • Complemento: informar o complemento do endereço;
  • Bairro: informar o bairro da residência;
  • Município: informar o município de residência;
  • UF: informar a unidade federativa da residência;
  • País: informar o país de residência;
  • CEP: informar o número do CEP da residênciaCEP ou usar o botão 'Consultar CEP' conforme descrito no manual Consulta CEP - AutoSystem;
  • Telefone: informar um número de telefone do entregador;
  • Celular: informar o número de celular do entregador;
  • Data nasc.: informar a data de nascimento do entregador;
  • RG: informar o número do RG do entregador;
  • Órgão exp.: informar o órgão expedidor do RG do entregador;
  • Data exp.: informar a data de expedição do RG do entregador;
  • E-mail: informar o e-mail do entregador;
  • Data cad.: exibirá a data atual automaticamente ao abrir a tela. Permitirá alteração;
  • Opção: ao marcar a opção Constar na relação de clientes, o entregador passará a constar na relação de clientes;
  • Observação: informar uma observação referente ao entregador.

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O cadastro da Coletora de Comandas otimizará os serviços de baixa dos produtos consumidos dentro do estabelecimento, permitindo a comunicação da coletora com o sistema.Image Removed



Para cadastrar uma Coletora de Comandas, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Equipamentos > Coletora de Comandas, conforme imagem a seguir:
Esta tela permitirá filtrar a relação de coletoras registradas através do campo:

  • Empresa: selecionar uma das empresas previamente cadastradas. Este campo será exibido apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada.


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Esta tela possui os botões:

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Ao clicar no botão Novo, a seguinte tela será exibida:


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Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

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Ao marcar a opção Inativo, a coletora de comandas permanecerá cadastrada no sistema, ainda que esteja inoperante.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar as informações.


Image RemovedAo clicar no botão Filtrar, a seguinte tela será exibida:

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  • Ativo: ao marcar esta opção, somente as coletoras de comandas ativas no sistema serão exibidas na tela;
  • Inativo: ao marcar esta opção, somente as coletoras de comandas inativas no sistema serão exibidas na tela;
  • Excluído: ao marcar esta opção, somente as coletoras de comandas que já foram excluídas do sistema serão exibidas na tela.

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Após informar os campos, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar as informações.

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Impressoras não fiscais são utilizadas para gerar comprovantes de venda e compra. Seu cadastro no sistema é realizado em Gerencial > Cadastros > Tabelas > Equipamentos > Impressora não fiscal, conforme a imagem abaixo:


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Esta tela possui os botões:

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Ao clicar no botão Novo, a seguinte tela será exibida:


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Esta tela possui os seguintes campos:

  • Empresa: selecionar uma das empresas previamente cadastradas. Este campo será exibido apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada;
  • Nome: digitar o nome da impressora;
  • Porta: selecionar a porta da impressora;
  • Marca: Selecionar a marca da impressora;
  • Modelo: Selecionar o modelo de impressora;
  • Impressora padrão: selecionar se a impressora deve ou não ser a impressora padrão.

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O cadastro do PinPad (Leitor de cartão fixo) permitirá ao estabelecimento trabalhar com uma grande variedade de cartões, uma vez que este é multi adquirente.

Image RemovedPara cadastrar o PinPad, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Equipamentos > Pinpad, conforme imagem a seguir:


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Esta tela permitirá filtrar a relação de PinPads registrados através do campo:

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Ao clicar no botão Novo, a seguinte tela será exibida:


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Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

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Após informar os campos, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar as informações.

Image RemovedAo clicar no botão Filtrar, a seguinte tela será exibida:

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Nesta tela, a guia Informações possui o filtro Exibir, que permitirá habilitar as opções:

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O cadastro do POS (Leitor de cartão portátil) permitirá ao estabelecimento trabalhar com apenas uma rede de adquirência por leitor, no entanto trará grande vantagem ao trabalhar com delivery.
Image RemovedPara Para cadastrar o PinPad, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Equipamentos > Pos, conforme imagem a seguir:


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Esta tela permitirá filtrar a relação de POS registrados através do campo:

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  • Novo: permitirá cadastrar um novo POS;
  • Editar: permitirá editar o POS selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o POS selecionado;
  • Filtrar: permitirá filtrar a relação de POS;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.

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Ao clicar no botão Novo, a seguinte tela será exibida:

Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

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Ao marcar a opção Inativo, o POS permanecerá cadastrado no sistema, ainda que esteja inoperante.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar as informações.



Image RemovedAo clicar no botão Filtrar, a seguinte tela será exibida:

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Nesta tela, a guia Informações possui o filtro Exibir, que permitirá habilitar as opções:

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O cadastro de Feriados tem como objetivo alterar a data de vencimento de uma conta que possua uma data fixa, evitando que a data de vencimento seja a mesma data de um feriado.Image Removed

Para cadastrar um Feriado, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Feriados, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar um novo feriado;
  • Editar: permitirá editar o feriado selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o feriado selecionado;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.

...


Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:

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A guia Informações possui os campos:

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O cadastro de Frotas será utilizado para controlar quais serão os veículos que poderão abastecer no estabelecimento, ou até mesmo para ter um controle da litragem que um determinado veículo gasta em um determinado período. As frotas cadastradas poderão ser vinculadas a um cliente, através do cadastro de clientes.

Image RemovedPara cadastrar as Frotas, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Frotas, conforme imagem a seguir:

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Nesta tela, a guia Identificação permitirá filtrar as informações através do campo:

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A aba Veículos permitirá cadastrar veículos que serão vinculados a uma determinada frota. Esta aba possui os botões:

  • Image Removed  Adicionar: permitirá adicionar veículos que serão vinculados a uma frota;
  • Image Removed  Editar: permitirá editar o veículo selecionado;
  • Image Removed  Excluir: permitirá excluir o veículo selecionado;
  • Múltipla Seleção: Permite selecionar todos ou inverter a seleção.


Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:


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Esta tela permitirá cadastrar os veículos vinculados a uma determinada frota e restringir algumas configurações.

Nesta tela, a guia Informações do veículo possui os botões:

  • Placa: informar a placa do veículo;
  • Frota: informar a frota ao qual o veículo será vinculado;
  • Ano fab.: informar o ano de fabricação do veículo;
  • Image Removed Descrição: informar uma descrição referente ao veículo;
  • Tipo Image Added Descrição: informar uma descrição referente ao veículo;
  • Tipo ID: selecionar um tipo de identificação;

...

Caso uma restrição seja selecionada, no campo Motivo do bloqueio informar o motivo do veículo estar bloqueado.


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A aba Combustíveis possui a guia Combustíveis para abastecimento e Informações, conforme imagem a seguir:

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  • Média KM: informar a média da quilometragem do veículo;
  • Média tolerância: informar a média da tolerância;
  • Capac. tanque: informar a capacidade do tanque do veículo;
  • Capacidade do reservatório: informar a capacidade do reservatório do veículo em carros flex/álcool.


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A aba Produtos possui a guia Produtos/Grupos de produto permitidos para a venda, conforme imagem a seguir:

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O campo Tipo exibirá a letra P quando um Produto for selecionado e G quando um Grupo de Produto for selecionado.


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A aba Limites permitirá restringir a quantidade de abastecimentos, litragem e/ou valor máximo permitido a ser vendido para este veículo, conforme imagem a seguir:

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O botão Ajuda exibirá uma breve descrição desta tela.Image Removed

A aba Grupo exibirá os grupos cadastrados anteriormente, conforme imagem a seguir:

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A guia Grupo de veículos permitirá habilitar os grupos cadastrados para esta frota para que obedeça as restrições configuradas nas abas anteriores.

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O cadastro de Grupos de Crédito será utilizado para limitar o crédito disponível para cada cliente no cadastro de Clientes e de Regras de Troco.
Image RemovedPara cadastrar um Grupo de Crédito, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Grupos de Crédito, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

Image Added

  • Novo: permitirá cadastrar um novo grupo de crédito;
  • Editar: permitirá editar o grupo de crédito selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o grupo de crédito selecionado;
  • Imprimir: permitirá visualizar e imprimir uma relação com todos os grupos de crédito cadastrados;
  • Fechar: permitirá fechar a tela.

...


Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:

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Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

...

O cadastro de Grupos de Consumidor será utilizado no momento de finalização da venda.
Para cadastrar um Grupo de Consumidor, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Grupos de Consumidor, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

...


Ao clicar em Novo, a seguinte tela é mostrada:


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Aqui é necessário entrar o nome do grupo de consumidores e clicar em Confirmar para salvar ou Cancelar para sair.

O botão de Editar permite alterar o nome do grupo. O campo Código é preenchido automaticamente pelo sistema, como na imagem a seguir:



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Âncora
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4.18 Instruções Bancárias

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Para cadastrar uma Instrução Bancária, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Instruções Bancárias, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar uma nova instrução bancária;
  • Editar: permitirá editar a instrução bancária selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a instrução bancária selecionada;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.

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Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

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  • Código: será gerado automaticamente ao abrir a tela;
  • Nome: informar um nome para a instrução bancária;
  • Protesto: selecionar uma das opções disponíveis para realizar o protesto caso o pagamento não tenha sido realizado na data do vencimento. Este campo possui as opções:
  • Não Protestar: não realizará o protesto;
  • 3 dias úteis após o vencimento: ao selecionar esta opção, o protesto será realizado no 3º dia útil após o vencimento;
  • 4 dias úteis após o vencimento: ao selecionar esta opção, o protesto será realizado no 4º dia útil após o vencimento;
  • 5 dias úteis após o vencimento: ao selecionar esta opção, o protesto será realizado no 5º dia útil após o vencimento;
  • (N) dias corridos após o vencimento: ao selecionar esta opção, o campo Dias corridos após vencto será exibido. Informar o número de dias corridos após o vencimento para realizar o protesto.
  • Baixa \ Devolução: selecionar uma das opções disponíveis para realizar a baixa e a devolução do documento. Este campo possui as opções:
  • 0 – Não Baixar \ Não Devolver: ao selecionar esta opção será definido que o documento não necessitará de baixa ou devolução;
  • 1 – Baixar \ Devolver: ao selecionar esta opção o campo Dias corridos após vencto será exibido. Informar os dias corridos após o vencimento para definir que o documento necessitará de baixa ou devolução.
  • Multa: selecionar uma das opções disponíveis para definir como será aplicada a multa caso o pagamento seja realizado com atraso. Este campo possui as opções:
  • Dispensar Multa: ao selecionar esta opção, nenhum valor será aplicado como multa;
  • Valor Fixo: ao selecionar esta opção, os campos Dias corridos após vencto e Valor fixo serão exibidos. Informar a quantidade de dias e o valor fixo da multa a ser cobrado;
  • Percentual: ao selecionar esta opção, os campos Dias corridos após vencto e Percentual serão exibidos. Informar a quantidade de dias e o percentual de multa a ser cobrado.
  • Juros de Mora: selecionar uma das opções disponíveis para definir como serão aplicados os juros de mora, que é uma espécie de indenização pelo atraso na execução do débito. Este campo possui as opções:
  • Sem Juros: ao selecionar esta opção, nenhum valor será aplicado como juros de mora;
  • Valor por Dia: ao selecionar esta opção, o campo Valor por dia será exibido. Informar o valor em R$ (reais) para definir quanto de juros de mora será aplicado por dia;
  • Taxa Mensal: ao selecionar esta opção, o campo Taxa mensal será exibido. Informar o percentual para definir quanto de juros de mora será aplicado por mês.
  • Mensagem adicional boleto: informar uma mensagem que será impressa no boleto, em caráter bancário.

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O cadastro de Marcador permitirá registrar no sistema marcadores em diversas cores. Estes marcadores auxiliarão nas rotinas de lançamentos financeiros.
Para cadastrar um Marcador, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Marcador, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar um novo marcador;
  • Editar: permitirá editar o marcador selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o marcador selecionado;
  • Filtrar: permitirá filtrar a relação de marcadores;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.


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Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

...


Ao marcar a opção Inativo, o marcador permanecerá cadastrado no sistema, ainda que esteja inoperante.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar as informações.


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Ao clicar no botão Filtrar, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui o filtro Exibir, que permitirá habilitar as opções:

...

O cadastro de Marcas será aproveitado ao realizar o cadastro de produtos, equipamentos, entre outros. Este cadastro permite obter um maior controle e organização dentro do sistema.
Para cadastrar uma Marca, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Marcas, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar uma nova marca;
  • Editar: permitirá editar a marca selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a marca selecionada;
  • Imprimir: permitirá visualizar e imprimir uma relação com todas as marcas cadastradas;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.


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Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

...


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

Âncora
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4.21 Matérias-

...

Primas

O cadastro de Matérias-Primas permitirá registrar produtos primários a serem utilizados na produção do produto final. O aproveitamento deste cadastro se torna visível no controle do estoque.

Image RemovedPara cadastrar uma Matéria-Prima, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Matérias-Primas, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

...

  • Último custo: informar o último valor unitário da compra da matéria-prima;
  • Custo médio: informar o custo médio da matéria-prima;
  • Dt. últ. compra: informar a data da última compra da matéria-prima.


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A aba Fiscal permitirá realizar as configurações fiscais da matéria-prima a ser cadastrada, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui o campo:

...

Será possível obter mais informações a respeito de CST PIS e Cofins no website da Receita Federal.


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A aba Empresa será exibida apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada e quando esta estiver conectada na base da matriz, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Informações por empresa possui os campos:

...


A aba Estoque permitirá configurar as contas relacionadas ao estoque e visualizar as informações dos depósitos, conforme imagem a seguir:


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Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

...

A opção Controlar estoque permitirá que as quantidades armazenadas no estoque sejam controladas e registradas.


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A aba Consultas exibirá as informações relacionadas às movimentações e entradas das matérias primas, conforme imagem a seguir:
Nesta tela, aba Movimentação possui as guias Filtro e Movimentações.

...

A aba Entrada possui as guias Última compra, Filtros e Notas fiscais de entrada, conforme imagem a seguir:


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A guia Última compra possui os campos:

...

O cadastro de Mensagens para Nota Fiscal permitirá vincular uma mensagem a uma Nota Fiscal. A mensagem poderá ser composta de dados fiscais e/ou não fiscais referentes à movimentação.

Image RemovedPara cadastrar uma Mensagem para Nota Fiscal, acessar acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Fiscal > Mensagens para Nota Fiscal, conforme imagem a seguir:


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A guia Filtros permitirá filtrar as mensagens para nota fiscal previamente cadastradas. Esta guia possui os campos:

  • Empresa: selecionar uma das empresas previamente cadastradas. Este campo será exibido apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada;
  • Natureza op.: selecionar uma das naturezas de operações previamente cadastradas;
  • Cliente: selecionar um dos clientes previamente cadastrados;
  • Gr. cliente: selecionar um dos grupos de clientes previamente cadastrados;
  • Produto: selecionar um dos produtos previamente cadastrados;
  • Gr. produto: selecionar um dos grupos de produtos previamente cadastrados;
  • Forma pgto.: selecionar uma das formas de pagamento previamente cadastradas;
  • UF: informar a unidade federativa.


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Após informar os Filtros desejados, clicar no botão Confirmar para visualizar as Mensagens para Nota Fiscal cadastradas. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os botões:

  • Image Removed Adicionar: permitirá cadastrar uma nova mensagem para nota fiscal;
  • Image Removed Editar: permitirá editar a mensagem para nota fiscal selecionada;
  • Image Removed Excluir: permitirá excluir a mensagem para nota fiscal selecionada;
  • Image Removed Selecionar: permitirá escolher entre selecionar Todos, Nenhum ou Inverter seleção;
  • Image Removed Procurar: permitirá abrir a tela de filtros e buscar por mensagens específicas;
  • Salvar: permitirá registrar as mensagens inseridas;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.


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Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Mensagem possui o campo e a opção:

  • Mensagem: informar uma mensagem para ser impressa na nota fiscal;
  • Prioridade, a mensagem será impressa no início das observações.

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Ao clicar no botão Exibir lista de campos disponíveis a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Lista de campos disponíveis possui os campos:

...

Para cadastrar um Modelo de Tanque, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Modelos de Tanques, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar um novo modelo de tanque;
  • Editar: permitirá editar o modelo de tanque selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o modelo de tanque selecionado;
  • Procurar: permitirá buscar um dos modelos de tanques selecionado;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.

Image Removed



Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:

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Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

...

Aviso
titleImportante

Após cadastrar um Tanque, ao retornar ao cadastro de Modelos de Tanques e clicar no botão Editar, a aba Depósitos será exibida, conforme imagem a seguir:



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A aba Depósitos exibirá os tanques que serão vinculados a este modelo.

...

O cadastro de Motivos de Cancelamento de Cupom será utilizado no momento em que um cupom fiscal é cancelado. Para isso, é necessário que este cadastro esteja devidamente configurado.Image Removed

Para cadastrar um Motivo de Cancelamento de Cupom, acessar acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Fiscal > Motivos Cancelamento Cupom, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar um novo motivo de cancelamento;
  • Editar: permitirá editar o motivo de cancelamento selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o motivo de cancelamento selecionado;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.


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Ao clicar no botão Novo a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Motivo possui os campos:

...

O cadastro de Motivos de Inventário auxiliará na organização dos inventários. Tais motivos indicarão a finalidade de cada inventário cadastrado, proporcionando maior organização e visualização de relatórios.

Image RemovedPara cadastrar um Motivo de Inventário, acessar acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Motivos de Inventário, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar um novo motivo de inventário;
  • Editar: permitirá editar o motivo de inventário selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o motivo de inventário selecionado;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.


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Ao clicar no botão Novo a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

...

O cadastro de Natureza de Operação permitirá vinculá-las aos CFOPs cadastrados no sistema, facilitando a inserção destes nas Notas Fiscais.

Image RemovedPara cadastrar uma Natureza de Operação, acessar acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Natureza de Operação, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar uma nova natureza de operação;
  • Editar: permitirá editar a natureza de operação selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a natureza de operação selecionada;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.

Image RemovedAo clicar no botão botão Novo, a tela a seguir será exibida:


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Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

...

  • Adicionar: permitirá adicionar um ou mais CFOPs à natureza de operação. Será habilitado apenas após o tipo de operação ser selecionado;
  • Editar: permitirá editar a vinculação selecionada do CFOP à natureza de operação;
  • Excluir: permitirá excluir a vinculação selecionada do CFOP à natureza de operação.


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Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:
Âncora_Toc439146299_Toc439146299anchor
_Toc439150492_Toc439150492Nesta tela, a guia CFOP possui os campos:

...

O cadastro de Observações de Preparo auxiliará no cadastro de produtos compostos por matérias-primas.
Image RemovedPara cadastrar uma Observação de Preparo, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Observações de Preparo, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar uma nova observação de preparo;
  • Editar: permitirá editar a observação de preparo selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a observação de preparo selecionada;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.


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Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

...

O cadastro de Operadoras é usado nas recargas de celular. Para cadastrar uma Operadora, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Operadoras de celular. A imagem inicial é a seguinte:


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Esta tela mostra as operadoras já cadastradas com seus respectivos códigos. Possui os botões:

...


Ao clicar em Novo, o sistema abre a seguinte tela:


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É necessário cadastrar um código para a operadora, juntamente com seu nome.

...

O cadastro de Portadores torna-se indispensável quando a cobrança bancária é utilizada via sistema. Os portadores são entidades que administram aplicações, cobranças, entre outras movimentações financeiras. Poderão ser configurados como carteira, depósito bancário, ou boleto bancário.

Image RemovedPara cadastrar um Portador, acessar acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Portadores, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar um novo portador;
  • Editar: permitirá editar o portador selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o portador selecionado;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.

Image RemovedAo clicar no botão botão Novo, a tela a seguir será exibida:

Nesta tela, a guia guia Informações possui  possui os campos:

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  • Código: gerado automaticamente ao abrir a tela;
  • Nome: informar um nome para o portador bancário;
  • Opção: ao marcar a opção Portador bancário a tela expandirá conforme a imagem abaixo:

...

  • Contrato: informar o número do contrato que a empresa possui com o banco;
  • Convênio: informar o número do convênio;
  • Carteira: informar o número da carteira (número que caracteriza o tipo de cobrança com que o cliente está trabalhando);
  • Variação/Posto: informar variação encontrada no contrato bancário;
  • Código range: informar o número do código range;
  • Modalidade carteira: informar a modalidade da carteira;
  • Instrução: selecionar uma das instruções bancárias previamente cadastradas, utilizadas para impressão e/ou envio do boleto bancário;
  • Emite boleto: ao marcar a opção Empresa ou a opção Banco, esta indicará se a empresa ou o banco emitirá o boleto;
  • Tipo cobran.: ao marcar a opção Registrada ou a opção Não registrada, esta indicará se o tipo de cobrança será registrado ou não.


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A aba Arquivo apenas será habilitada ao selecionar as opções Boleto Bancário ou Débito Automático. Marcar a opção Cobrança integrada para ativar o intercâmbio de informações com o banco, conforme imagem abaixo:

...

  • Dir. remessa: informar o diretório em que o arquivo de remessa será gerado;
  • Dir. retorno: informar o diretório em que o arquivo de retorno será recebido;
  • Próx. nr. remes.: informar o próximo número de remessa que será gerado;
  • Próximo nosso número: informar o número do próximo Nosso Número (identificação do boleto no banco);
  • Faixa nosso número: informar a faixa de numeração dos boletos.

...



Na aba Informações específicas, a guia Banco do Brasil possui o campo Convênio líder, conforme imagem a seguir:

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A aba Configuração de layout permitirá configurar como o layout do documento será exibido, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar uma nova configuração de layout;
  • Excluir: permitirá excluir a configuração de layout selecionada.


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Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:

...


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.


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Na aba Opções será possível configurar os dados do boleto, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:

...

  • Visualizar informações da empresa no cabeçalho do boleto: ao marcar esta opção, serão exibidas algumas informações da empresa no cabeçalho, como endereço e telefone (somente será habilitado se a opção Resumido com Detalhamento estiver selecionada);
  • Associar número da nota fiscal ao documento do boleto: ao marcar esta opção, o número da nota fiscal será associado ao boleto gerado;
  • Enviar e-mail ao cliente com boletos compactados (formato .zip): ao marcar esta opção, um arquivo no formato .zip com os boletos anexados serão enviados para o e-mail do cliente;
  • Visualizar endereço do avalista no boleto: ao marcar esta opção, o endereço do avalista será exibido no boleto;
  • Utilizar emitente do boleto como cedente na impressão: ao marcar esta opção, o emitente do boleto será utilizado como cedente na impressão.


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A aba Empresa permitirá cadastrar o Nosso número inicial e final das empresas cadastradas, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:

...

Para cadastrar um PDD, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Provisão de Devedores Duvidosos, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar uma nova regra;
  • Editar: permitirá editar a regra selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a regra selecionada;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.


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Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:

...

O cadastro de Regras de Impressão auxiliará na impressão de uma ordem de produção da comanda e no Pré-Fechamento.Image Removed

Para cadastrar de Regras de Impressão, acessar acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Regras de Impressão, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

...


Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
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Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

...

Para cadastrar uma Nova Regra de Preço, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Regras de Preço > Nova Regra de Preço, conforme imagem a seguir:


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Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

...

A aba Preços possibilitará definir descontos, acréscimos ou preços fixos diferenciados para determinados produtos ou grupos de produtos. Esta aba possui os botões:

  • Image Removed  Adicionar: permitirá adicionar um produto, grupo de produtos, combustível ou até mesmo, escolher a opção todos para vincular a opção escolhida à regra de preço;
  • Image Removed  Excluir: permitirá excluir a vinculação selecionada do CFOP à natureza de operação.

...


Na aba Condições será possível configurar os requisitos para que as regras de preço sejam aplicadas. Esta aba possui várias outras abas que podem ser configuradas conforme exemplos abaixo:Image Removed

Na aba Empresa, selecionar para quais empresas a regra será aplicada, conforme imagem a seguir:Image Removed Esta aba possui o botão:

  • Selecionar: permitirá selecionar todas as empresas, nenhuma empresa ou inverter totalmente a seleção.

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Na aba Cliente, adicionar os clientes que serão vinculados a esta regra, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar um dos clientes previamente cadastrados;
  • Excluir: permitirá excluir o cliente selecionado.

...



Na aba Consumidor, adicionar os consumidores que serão vinculados a esta regra, conforme imagem a seguir:

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Esta tela possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar um dos consumidores previamente cadastrados;
  • Excluir: permitirá excluir o consumidor selecionado.


Image RemovedNa aba Forma de pagamento, selecionar para quais formas de pagamento a regra será aplicada, conforme imagem a seguir:


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Esta aba possui o botão:

  • Selecionar: permitirá selecionar todas as formas de pagamento, nenhuma forma de pagamento ou inverter totalmente a seleção.


Image RemovedNa aba Gr. Empresa, adicionar os grupos de empresa que serão vinculados a esta regra, conforme imagem a seguir:

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Esta tela possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar um dos grupos de empresa previamente cadastrados;
  • Excluir: permitirá excluir o grupo de empresa selecionado.


Image RemovedNa aba Gr. Cliente, adicionar os grupos de cliente que serão vinculados a esta regra, conforme imagem a seguir:

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Esta tela possui os botões:

...

Na aba Gr. Crédito, adicionar os grupos de crédito que serão vinculados a esta regra, conforme imagem a seguir:
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Esta tela possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar um dos grupos de crédito previamente cadastrados;
  • Excluir: permitirá excluir o grupo de crédito selecionado.

...




Na aba Grupos de usuário, ao marcar a opção Regra de preço restrita – somente os grupos de usuários selecionados abaixo terão permissão para utilizar a regra de preço a ser cadastrada, conforme imagem abaixo:

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.


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Âncora
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4.32.2 Gerenciar Regra Preço

Para Gerenciar uma Regra de Preço, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Regras de Preço > Gerenciar Regra Preço, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os Filtros:

  • Operação: selecionar uma das opções disponíveis abaixo:
  • VENDA – Regras serão aplicadas no momento da venda: ao selecionar esta opção, o filtro permitirá visualizar apenas as regras que foram cadastradas com esta Operação;
  • FATURAMENTO – Regras serão aplicadas no momento do faturamento: ao selecionar esta opção, o filtro permitirá visualizar apenas as regras que foram cadastradas com esta Operação;
  • TROCA DE VALORESRegras serão aplicadas em uma troca de valores: ao selecionar esta opção, o filtro permitirá visualizar apenas as regras que foram cadastradas com esta Operação.
  • Regra: permitirá filtrar a relação de regras de preço pela própria regra selecionada;
  • Empresa: permitirá filtrar a relação de regras de preço por empresa previamente cadastrada;
  • Grupo empresa permitirá filtrar a relação de regras de preço por grupo de empresa previamente cadastrado;
  • Cliente: permitirá filtrar a relação de regras de preço por cliente previamente cadastrado;
  • Grupo cliente: permitirá filtrar a relação de regras de preço por grupo de cliente previamente cadastrado;
  • Consumidor: permitirá filtrar a relação de regras de preço por consumidor previamente cadastrado;
  • Grupo crédito: permitirá filtrar a relação de regras de preço por grupo de crédito previamente cadastrado;
  • Forma pgto: permitirá filtrar a relação de regras de preço por forma de pagamento previamente cadastrada;
  • Tabela preço: permitirá filtrar a relação de regras de preço por tabela de preço previamente cadastrada;
  • Grupo produto: permitirá filtrar a relação de regras de preço por grupo de produto previamente cadastrado;
  • Produto: permitirá filtrar a relação de regras de preço por produto previamente cadastrado;
  • Ação: selecionar uma das opções disponíveis abaixo:
  • Diferenciar preço unitário: ao selecionar esta opção, o filtro permitirá visualizar apenas as regras que foram cadastradas com esta Ação;
  • Aplicar desconto ou acréscimo: ao selecionar esta opção, o filtro permitirá visualizar apenas as regras que foram cadastradas com esta Ação.
  • Tipo: selecionar uma das opções disponíveis abaixo:
  • Fixo: ao selecionar esta opção, o filtro permitirá visualizar apenas as regras que foram cadastradas com este Tipo;
  • Percentual: ao selecionar esta opção, o filtro permitirá visualizar apenas as regras que foram cadastradas com este Tipo;
  • Acréscimo: ao selecionar esta opção, o filtro permitirá visualizar apenas as regras que foram cadastradas com este Tipo;
  • Desconto: ao selecionar esta opção, o filtro permitirá visualizar apenas as regras que foram cadastradas com este Tipo.
  • Sobre: selecionar uma das opções disponíveis abaixo:
  • Vista: ao selecionar esta opção, o filtro permitirá visualizar apenas as regras que foram cadastradas sobre o valor à Vista;
  • Prazo: ao selecionar esta opção, o filtro permitirá visualizar apenas as regras que foram cadastradas sobre o valor a Prazo;
  • Custo: ao selecionar esta opção, o filtro permitirá visualizar apenas as regras que foram cadastradas sobre o valor de Custo;
  • Bomba: ao selecionar esta opção, o filtro permitirá visualizar apenas as regras que foram cadastradas sobre o valor da Bomba.
  • Conceito: permitirá filtrar a relação de regras de preço por conceito previamente cadastrado;
  • Venda min.: permitirá filtrar a relação de regras de preço por venda mínima previamente cadastrado;
  • Peso: permitirá filtrar a relação de regras de preço por peso previamente cadastrado;
  • Valor: permitirá filtrar a relação de regras de preço por valor previamente cadastrado;
  • Opções: ao marcar a opção Exibir regras de preço aplicadas em todas as empresas serão exibidas todas as regras de preço cadastradas em todas as empresas;
  • Limite: permitirá limitar a quantidade de regras exibidas por página.

...


Após informar os filtros, clicar no botão Confirmar para registrar as informações. A tela a seguir será exibida:

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Esta tela possui os botões:

  • Image Removed  Adicionar: permitirá adicionar uma nova regra de preço;
  • Image Removed  Editar: permitirá editar a regra de preço selecionada;
  • Image Removed  Excluir: permitirá excluir a regra de preço selecionada;
  • Image Removed  Selecionar: permitirá selecionar todas as regras, nenhuma regra ou inverter totalmente a seleção;
  • Image Removed  Pesquisar: permitirá buscar uma das regras de preço previamente cadastradas;
  • Image Removed  Imprimir: permitirá exibir e imprimir uma relação das regras de preço selecionadas.

...

Âncora
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4.33.1 Nova Regra de Restrição de Venda

Ao abrir a opção de Nova regra de restrição de venda, a seguinte tela é exibida:

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O sistema apresenta o campo Nome para que seja cadastrado o nome da regra de restrição. Na guia Restrições > Produtos, o sistema traz as seguintes opções:

  • Image Removed Adicionar: adicionar produtos à regra;
  • Image Removed Excluir: excluir produtos da regra.


Ao clicar em Image Removed adicionar , o sistema abre a tela de pesquisa de produto.

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Para adicionar um produto à regra, dar duplo clique ou selecionar e clicar em Confirmar.
Para remover o produto, basta selecioná-lo e clicar em Image Removed excluir .

Em Restrições > Grupos de produtos, as opções são:

...

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  •  Adicionar: adicionar grupos de produtos à regra;
  • Image Removed  Excluir: excluir grupos de produtos da regra.


Ao clicar em Image Removed adicionar , o sistema abre a tela de pesquisa de grupos de produtos.

Image RemovedImage Added



Para adicionar um grupo de produtos à regra, dar duplo clique ou selecionar e clicar em Confirmar.
Para remover o grupo de produtos, basta selecioná-lo e clicar em .

Em Restrições > Grupos de subprodutos, as opções são:


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  • Adicionar: adicionar grupos de produtos à regra;
  • Excluir: excluir grupos de produtos da regra.


Ao clicar em Image Removed adicionar , o sistema abre a tela de pesquisa de grupos de subprodutos.


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Para adicionar um grupo de subprodutos à regra, dar duplo clique ou selecionar e clicar em Confirmar.
Para remover o grupo de subprodutos, basta selecioná-lo e clicar em Image Removed excluir .

Na guia Condições > Empresas, o sistema já traz as empresas cadastradas, como na imagem abaixo.


Image Removed Image Added 
Usar as caixas de seleção ( Image Removed ) para escolher as empresas às quais a regra se aplica. Nesta tela, a opção Image Removed permite de selecionar, permite a seleção rápida de Todos ou Nenhum e ainda permite Inverter seleção (seleciona as que não estão selecionadas e vice-versa).

Em Condições > Grupos de empresas, as opções são:

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  • Adicionar: adicionar um grupo de empresas à regra;
  • Excluir: excluir um grupo de empresas da regra.


Em Condições > Clientes, selecionar os clientes aos quais a restrição se aplica. Os botões são:

Image Added

  • Adicionar: adicionar clientes à regra;
  • Excluir: excluir clientes da regra.

...

Ao clicar em , o sistema abre a tela de pesquisa dos clientes já cadastrados, conforme a imagem abaixo:


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Para selecionar um cliente, basta dar duplo clique ou selecioná-lo e clicar em Confirmar.
Para remover o cliente, basta selecioná-lo e clicar em .

Em Condições > Grupos de clientes, selecionar os grupos aos quais a restrição se aplica. Os botões são:

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  • Adicionar: adicionar grupos de clientes à regra;
  • Excluir: excluir grupos de clientes da regra.

...

Ao clicar em , o sistema abre a tela de pesquisa dos grupos de clientes já cadastrados, conforme a imagem abaixo:


Image RemovedImage Added


Para selecionar um cliente, basta dar duplo clique ou selecioná-lo e clicar em Confirmar.
Para remover o cliente, basta selecioná-lo e clicar em .

Em Condições > Forma de pagamento, o sistema mostra todas as formas de pagamento disponíveis cadastradas, conforme na imagem abaixo:


Image Removed Image Added 
Usar as caixas de seleção ( Image Removed ) para escolher as formas de pagamento às quais a regra se aplica. Nesta tela, a opção Image Removed permite de selecionar permite a seleção rápida de Todos ou Nenhum e ainda permite Inverter seleção (seleciona as que não estão selecionadas e vice-versa).

...

O gerenciamento de regras de restrição de venda é usado como filtro e controle das regras cadastradas. A tela inicial é a seguinte:


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Esta tela apresenta os campos:

...


Após selecionar as informações de cada campo e clicar em Confirmar, a seguinte tela é apresentada:


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Se nenhuma informação for selecionada, o sistema traz todas as regras cadastradas.
Esta tela possui os seguintes botões:

...

O cadastro de Regras de Troco no Linx Postos AutoSystem® possibilita a configuração de regras condicionadas aos clientes, grupos de cliente, grupos de crédito, formas de pagamento e/ou empresas.

Image RemovedPara cadastrar uma Regra de Troco, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Regras de Troco, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

...


Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:
Image Removed

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Nesta tela, a guia Identificação possui os campos:

...

O cadastro de Regras de Vale é configurado para a utilização de vale benefício, facilitando a disponibilização de vales ao cliente, seguindo regras pré-cadastradas no sistema.Image Removed

Para cadastrar uma Regra de Vale, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Regras de Vale, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

  • Image Removed  Adicionar: permitirá adicionar uma nova regra de vale;
  • Image Removed  Editar: permitirá editar a regra de vale selecionada;
  • Image Removed  Excluir: permitirá excluir a regra de vale selecionada;
  • Image Removed  Selecionar: permitirá selecionar todas as regras, nenhuma regra ou inverter totalmente a seleção;
  • Image Removed  Pesquisar: permitirá buscar uma das regras de vale previamente cadastradas;
  • Image Removed  Imprimir: permitirá exibir e imprimir uma relação das regras de vale selecionadas;

...

Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:


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Nesta tela, a guia Identificação possui os campos:

...

Logo, o sistema tem a obrigação de cadastrá-las para que sejam configuradas e utilizadas na emissão das notas.Image Removed


Para cadastrar uma Série de Nota Fiscal, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Fiscal > Séries de Notas Fiscais, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

...


Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
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Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

...

O cadastro Tipos de Anexo permitirá a inserção de imagens, documentos, entre outros, no cadastro de Clientes em Cadastros Gerais. Apenas após configurar as permissões será possível cadastrar tipos de anexo.

Image RemovedPara cadastrar um Tipo de Anexo, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Tipos de Anexo, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

...


Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:


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Nesta tela, a guia Identificação possui o campo:

...

Para cadastrar um Tipo de Ticket, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Tipos de Ticket, conforme imagem a seguir:
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Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar um novo tipo de ticket;
  • Editar: permitirá editar o tipo de ticket selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o tipo de ticket selecionado;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.


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Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Identificação possui os campos:

...

O cadastro de Tipo de Identificação é utilizado no registro de cartões fidelidade (com exceção do cartão Marka), identificação de funcionário com o IdentFID – Company, entre outros. Há três tipos de identificações: genérico, cartão RFID e código de barras.

Image RemovedPara cadastrar um Tipo de Identificação, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Tipos de Identificação, conforme imagem a seguir:Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar um novo tipo de identificação;
  • Editar: permitirá editar o tipo de identificação selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o tipo de identificação selecionado;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.

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Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

  • Nome: informar um nome para o tipo de identificação;
  • Tipo: selecionar um dos tipos de identificação disponíveis:
  • Genérico: ao selecionar esta opção, a identificação será feita de forma generalizada;
  • Cartão RFID: ao selecionar esta opção, a identificação será feita através do cartão RFID e a tela seguinte será exibida:

...

Esta tela possui adicionalmente o campo abaixo:

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  • Rfid: ao marcar a opção Permite liberar abastecimento, o abastecimento no momento da venda será liberado.
  • Código de Barra: ao selecionar esta opção, a identificação será feita através do código de barras e a tela seguinte será exibida:

Nesta tela, a guia Informações adicionais possui a opção Gerar numeração automática. Ao marcar esta opção, os campos abaixo serão habilitados e fará com que a numeração dos códigos de barra seja gerada automaticamente.

Esta guia possui os campos:

  • Prefixo: informar um prefixo para os códigos de barra;
  • Tamanho: informar um tamanho para os códigos de barra.

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Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar um novo tipo de identificação;
  • Editar: permitirá editar o tipo de identificação selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o tipo de identificação selecionado;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.

Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:

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Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

Âncora
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4.40 Tipos de Vale

O cadastro de Tipos de Vale permitirá a geração e baixa de vales. O Linx Postos AutoSystem® somente realizará estas ações adequadamente se as contas, motivos de movimentação, regras e layouts de vales estiverem cadastradas e configuradas corretamente. Desta forma, a necessidade de criar uma conta de vale para cada tipo diferente a ser emitido, torna-se obrigatório. Cada vale benefício criado terá de ter pelo menos uma regra de vale associada a fim de que o vale seja emitido de forma correta.Image RemovedImage Removed

Para cadastrar um Tipo de Vale, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Tipos de Vale, conforme imagem a seguir:


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Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:

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Nesta tela, a guia Identificação possui os campos:

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O cadastro de Tipo Serviço será de grande utilidade no cadastro de produtos. Ao cadastrar um produto, este poderá ser classificado como serviço e vinculado ao tipo de serviço configurado neste menu.

Image RemovedPara cadastrar ou editar um Tipo de Serviço, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas >Fiscal > Tipo Serviço, conforme imagem a seguir:


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Nesta tela, a aba Padrão permitirá buscar e editar tipos de serviço padrão já cadastrados. Esta aba possui os botões:

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A aba Customizado permitirá criar novos tipos de serviço de acordo com a necessidade, conforme imagem a seguir:


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Esta aba possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar um novo tipo customizado de serviço;
  • Editar: permitirá editar o tipo customizado de serviço selecionado;
  • Procurar: permitirá buscar um dos tipos de serviço customizados previamente cadastrados.

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Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:


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Nesta tela, a guia Informações tipo de serviço possui os campos:

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O cadastro de Tributações do Linx Postos AutoSystem® permite mais tarde vinculá-las a determinados produtos. As tributações variam de acordo com o estado. Para mais informações tributárias, procurar um contador.Image Removed

Para cadastrar uma Tributação, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Fiscal > Tributações, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar uma nova tributação;
  • Editar: permitirá editar a tributação selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a tributação selecionada;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.

Image RemovedAo clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
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Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

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Ao clicar no botão Ajuda uma tela com a relação de Tributações será exibida.

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A aba Tributação por Estado permitirá cadastrar as tributações de um estado para outro, conforme imagem a seguir:
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Esta tela possui os botões:

  • Image Removed Adicionar: permitirá adicionar uma nova tributação por estado;
  • Image Removed Editar: permitirá editar a tributação por estado selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a tributação por estado selecionada.

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Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:

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Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

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A aba Índice Totalizador de Imposto ECF tem como objetivo associar manualmente as tributações com índices totalizadores de impostos da ECF. Deverá ser utilizada apenas em casos específicos, como por exemplo, em ECF que possui 2 totalizadores com a mesma alíquota, para diferenciação de base de cálculo reduzida, conforme imagem a seguir:

Image Removed Esta tela possui os botões:

  • Image Removed Adicionar: permitirá adicionar um novo índice;
  • Excluir: permitirá excluir o índice selecionado.

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Ao clicar no botão Adicionar será possível informar o Número de Série da ECF e o Totalizador.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.


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Caso marcar a opção Serviço (ISSQN) a tela será exibida conforme abaixo:
Nesta aba a guia Tributação ISSQN possui os campos:

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Após criar os diretórios e salvar o arquivo tcs.exe na pasta correta, abrir o módulo Configuração da Estação, conforme imagem a seguir:Image Removed




Selecionar a sessão TEF, marcar a opção de TEF Ticket Car – TC Smart (Discado) e clicar no botão Configurações. A tela com a configuração para informar os diretórios é exibida com três campos: Aplicativo tcs.exe, Requisição (TX) e Resposta (RX). Informar os diretórios correspondentes, conforme imagem a seguir:



Após informar os campos, clicar no botão OK e em seguida no botão Salvar para registrar as alterações.Image Removed


Para cadastrar as configurações do TicketCar, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > TicketCar, conforme imagem a seguir:

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Esta tela possui os botões:

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  • Grupo: selecionar um grupo para que os produtos deste grupo sejam exibidos na tabela a seguir deste campo;
  • Image RemovedImage Removed Produto: informar um tipo de operação. Informar o nome do produto da TicketCar, selecionar o produto manualmente ou através do botão e clicar no botão para realizar a associação.

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Repetir a operação com todos os produtos que terão permissão para uso com o TEF TicketCar. Para os produtos do Linx Postos AutoSystem® que não estão no TicketCar e que se deseja permitir a venda através do TicketCar, associar o produto Genérico. Após a realização da associação dos produtos, clicar no botão Salvar e em seguida no botão Exportar.Image Removed

A última configuração do TicketCar será realizada através do caminho Gerencial > Configurações > Módulos > TEF. Segue imagem da tela com os TEFs habilitados:


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Esta tela possui os botões:

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Ao clicar no botão Novo para realizar a configuração do TEF Ticket Car - TC Smart por empresa, a tela a seguir será exibida:
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Caso o TicketCar seja utilizado em outras filiais, é preciso que sua configuração seja feita uma a uma. Na tela de configuração TEF informar os campos a seguir:

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O cadastro de Unidades de Medida permitirá verificar e adicionar unidades no sistema, facilitando a entrada destes.
Para cadastrar uma Unidade de Medida, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Unidades de Medida, conforme imagem a seguir:


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A aba Customizado permitirá cadastrar unidades customizadas de medida. Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar uma nova unidade de medida;
  • Editar: permitirá editar a unidade de medida selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a unidade de medida selecionada;
  • Fechar: permitirá fechar a tela.

Image RemovedAo clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:

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Nesta tela, a guia Informações da unidade de medida possui os campos:

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A aba Padrão exibirá todas as unidades de medida já cadastradas no sistema. Não possui botões de edição. Esta aba é utilizada apenas para consulta, conforme imagem a seguir:


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