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Painel
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titleSumário
1 CONCEITO
Índice
2 FUNCIONALIDADES
2.1 Banco de Dados
2.2 Automação de Bombas
2.3 Leitores RFID
2.4 Medidor de Tanques
2.5 Impressoras
2.6 Impressora Fiscal
2.7 TEF
2.8 Impressora de Cheque
2.9 Leitor de Documento
2.10 Balança
2.11 Log
2.12 Aparência
2.13 Segurança
2.14 Internet
2.15 Essocard
2.16 Caixa
2.17 Fidelidade
2.18 Inforlub
2.19 Leitor de Código de Barras
2.20 Impressora Não Fiscal
2.21 Biometria

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O aplicativo Configuração da Estação permitirá definir quais as configurações do Linx Postos AutoSystem® serão utilizadas em uma determinada estação de trabalho. Essas configurações são alinhadas para cada computador, ou seja, as informações gravadas neste aplicativo terão influência apenas na máquina em que está instalado.

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Os dados registrados no aplicativo Configuração da Estação geram um arquivo chamado config.db, que localiza-se na pasta do Linx Postos AutoSystem®. 

Para acessar este aplicativo, localizar o executável config_local através do caminho:
C:\autosystem
Este aplicativo é protegido por uma senha padrão: asconfig007.
A seguir uma imagem com a tela inicial do configuração da estação:

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Os dados cadastrados nessa tela servirão para que o sistema Linx Postos AutoSystem® possa acessar o banco de dados. Nos campos de configurações do banco de dados deverão ser inseridas as informações que foram geradas na criação do banco de dados. 

A seguir imagem da tela:

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Na aba Conexão Padrão serão configuradas as informações da conexão padrão do sistema. Esta aba possui os campos:

  • Endereço IP ou Nome do Servidor: informar o IP do servidor, caso seja servidor local (localhost), com a porta de comunicação 5432. Este é o IP e a porta nos quais o banco está instalado;
  • Nome do Banco de Dados: informar o nome do banco de dados configurado;
  • Usuário do Banco de Dados: informar o nome do usuário que foi criado para a utilização do banco de dados;
  • Senha do Usuário: informar a senha que foi criada para o usuário do banco de dados. Essa informação é importante para que o sistema possa acessar o banco;
  • Super Usuário do Banco de Dados: informar o nome do super usuário do sistema que foi criado para utilização do banco de dados. Essa informação, é importante para que o sistema possa acessar o banco de dados;
  • Senha do Super Usuário do Banco: informar a senha do super usuário que foi cadastrado com a criação do banco de dados.

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Esta aba possui os botões:

  • Image RemovedImage RemovedImage RemovedAdicionar: permitirá adicionar conexões;
  • Detalhar: permitirá detalhar a conexão selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a conexão selecionada.

Para inserir uma nova conexão, clicar no botão Adicionar. Será exibida a tela a seguir:

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No campo Nome da Conexão informar o nome que será o "apelido" da conexão, que poderá ser selecionado na tela de login do sistema. Informar os campos detalhados no capítulo 2.1.
Ao adicionar mais de uma conexão, será possível selecioná-las na abertura dos módulos, ao clicar no botão Opções. Conforme imagem a seguir:

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Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

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Na tela automação de bombas, serão inseridos os parâmetros do equipamento responsável pela comunicação entre a automação do posto e o sistema. A seguir imagem da tela:

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Esta tela possui os campos:

  • Modelo: selecionar o modelo da automação de bombas;
  • Tipo: selecionar o tipo de conexão;
  • Porta/Estação: informar a porta e/ou estação;
  • ID console: informar o identificador da automação, caso houver mais de uma.

Na guia Opções será possível configurar a utilização da automação, com os seguintes parâmetros:

  • Recalcular litragem quando houver diferença nos valores do abastecimento: permitirá que o sistema ignore a litragem enviada pela automação, e recalcule manualmente, baseando-se no valor total e preço unitário, também enviados pela automação. Essa opção não deverá estar marcada como padrão, e deverá ser utilizada apenas quando a automação enviar a litragem incorreta, normalmente por uma divergência na configuração das casas decimais;
  • Verificar litragem x tempo de cada abastecimento: o concentrador enviará junto com o abastecimento o tempo que este levou para ser efetuado. O resultado da divisão entre quantidade de combustível e tempo não deve ser maior que 5. Caso isso ocorra, significa que o abastecimento foi muito rápido e, portanto, deverá ter sido um abastecimento incorreto. Por este motivo, se essa opção estiver marcada, o abastecimento será ignorado;
  • Desativar verificação de comunicação do módulo Caixa com o concentrador: permitirá que o sistema não verifique se os bicos estão se comunicando com a automação. Neste caso, os bicos ficarão amarelos em caso de perda de comunicação;
  • Desativar verificação do encerrante a cada abastecimento: todo abastecimento possui um encerrante. Para que se possa entender o que é um encerrante, são necessárias as seguintes informações: O bico registra todos os litros de combustível que passaram por ele. O encerrante é a litragem anterior do bico somada à quantidade de litros que foi abastecida. Caso haja diferença entre esses valores o sistema ignora o abastecimento recebido e gera um novo, baseado na diferença de encerrantes. Com essa opção marcada, a verificação do encerrante é ignorada e sempre será considerado o valor enviado pela automação. Não é recomendado o uso dessa opção, pois podem ocorrer problemas na automação e ser enviada uma quantidade incorreta. Por este motivo se recomenda deixar essa opção desmarcada, para que o sistema calcule o valor correto, ou seja, a diferença entre os encerrantes;
  • Verificar se a hora do abastecimento é menor que a do último registrado: assim como o tempo, o abastecimento registra o horário em que foi feito. Com essa opção marcada, o sistema verificará se o horário do abastecimento atual é menor do que o abastecimento anterior. Se for, significa que este abastecimento está incorreto, e por este motivo será ignorado.

Esta tela possui o botão Outras configurações do modelo selecionado que permitirá realizar configurações adicionais de modelos específicos.
Para os modelos IONICS – DEVICECOMM e IONICS – INTERCOMM será exibida a opção:
Lançar abastecimentos com o preço unitário do cadastro de produtos: permitirá que o sistema lance os abastecimentos com o preço unitário do cadastro de produtos e não com o preço registrado na automação.
A seguir imagem da configuração:

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Para o modelo WAYNE DRESSER – WAYNELINK será exibida a tela a seguir:

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Nesta tela serão inseridas informações referentes aos Leitores RFID que são equipamentos que podem ser integrados à automação e concentradores, e tem por finalidade permitir que o sistema reconheça o usuário do equipamento. No caso dos postos de gasolina, o RFID é utilizado para reconhecer o frentista que manipula a bomba e também o cliente que está na pista. A seguir imagem da tela:

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Âncora
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1 Conceito

O aplicativo Configuração da Estação permitirá definir quais as configurações do Linx Postos AutoSystem® serão utilizadas em uma determinada estação de trabalho. Essas configurações são alinhadas para cada computador, ou seja, as informações gravadas neste aplicativo terão influência apenas na máquina em que está instalado.

Âncora
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_Toc17875
2 Funcionalidades

Os dados registrados no aplicativo Configuração da Estação geram um arquivo chamado config.db, que localiza-se na pasta do Linx Postos AutoSystem®. 

Para acessar este aplicativo, localizar o executável config_local através do caminho:
C:\autosystem
Este aplicativo é protegido por uma senha padrão: asconfig007.
A seguir uma imagem com a tela inicial do configuração da estação:


Image Added


Âncora
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2.1 Banco de Dados

Os dados cadastrados nessa tela servirão para que o sistema Linx Postos AutoSystem® possa acessar o banco de dados. Nos campos de configurações do banco de dados deverão ser inseridas as informações que foram geradas na criação do banco de dados. 

A seguir imagem da tela:


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Na aba Conexão Padrão serão configuradas as informações da conexão padrão do sistema. Esta aba possui os campos:


  • Endereço IP ou Nome do Servidor: informar o IP do servidor, caso seja servidor local (localhost), com a porta de comunicação 5432. Este é o IP e a porta nos quais o banco está instalado;
  • Nome do Banco de Dados: informar o nome do banco de dados configurado;
  • Usuário do Banco de Dados: informar o nome do usuário que foi criado para a utilização do banco de dados;
  • Senha do Usuário: informar a senha que foi criada para o usuário do banco de dados. Essa informação é importante para que o sistema possa acessar o banco;
  • Super Usuário do Banco de Dados: informar o nome do super usuário do sistema que foi criado para utilização do banco de dados. Essa informação, é importante para que o sistema possa acessar o banco de dados;
  • Senha do Super Usuário do Banco: informar a senha do super usuário que foi cadastrado com a criação do banco de dados.


Após informar os campos, clicar nos botões Testar Conexão Banco de Dados e Testar Conexão Super Usuário para verificar se a conexão será realizada.

A aba Outras Conexões permitirá configurar mais de um banco de dados no sistema.


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Esta aba possui os botões:


  • Image AddedImage AddedImage AddedAdicionar: permitirá adicionar conexões;
  • Detalhar: permitirá detalhar a conexão selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a conexão selecionada.


Para inserir uma nova conexão, clicar no botão Adicionar. Será exibida a tela a seguir:


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No campo Nome da Conexão informar o nome que será o "apelido" da conexão, que poderá ser selecionado na tela de login do sistema. Informar os campos detalhados no capítulo 2.1.
Ao adicionar mais de uma conexão, será possível selecioná-las na abertura dos módulos, ao clicar no botão Opções. Conforme imagem a seguir:


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Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.


Âncora
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2.2 Automação de Bombas

Na tela automação de bombas, serão inseridos os parâmetros do equipamento responsável pela comunicação entre a automação do posto e o sistema. A seguir imagem da tela:


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Esta tela possui os campos:


  • Modelo: selecionar o modelo da automação de bombas;
  • Tipo: selecionar o tipo de conexão;
  • Porta/Estação: informar a porta e/ou estação;
  • ID console: informar o identificador da automação, caso houver mais de uma.


Na guia Opções será possível configurar a utilização da automação, com os seguintes parâmetros:


  • Recalcular litragem quando houver diferença nos valores do abastecimento: permitirá que o sistema ignore a litragem enviada pela automação, e recalcule manualmente, baseando-se no valor total e preço unitário, também enviados pela automação. Essa opção não deverá estar marcada como padrão, e deverá ser utilizada apenas quando a automação enviar a litragem incorreta, normalmente por uma divergência na configuração das casas decimais;
  • Verificar litragem x tempo de cada abastecimento: o concentrador enviará junto com o abastecimento o tempo que este levou para ser efetuado. O resultado da divisão entre quantidade de combustível e tempo não deve ser maior que 5. Caso isso ocorra, significa que o abastecimento foi muito rápido e, portanto, deverá ter sido um abastecimento incorreto. Por este motivo, se essa opção estiver marcada, o abastecimento será ignorado;
  • Desativar verificação de comunicação do módulo Caixa com o concentrador: permitirá que o sistema não verifique se os bicos estão se comunicando com a automação. Neste caso, os bicos ficarão amarelos em caso de perda de comunicação;
  • Desativar verificação do encerrante a cada abastecimento: todo abastecimento possui um encerrante. Para que se possa entender o que é um encerrante, são necessárias as seguintes informações: O bico registra todos os litros de combustível que passaram por ele. O encerrante é a litragem anterior do bico somada à quantidade de litros que foi abastecida. Caso haja diferença entre esses valores o sistema ignora o abastecimento recebido e gera um novo, baseado na diferença de encerrantes. Com essa opção marcada, a verificação do encerrante é ignorada e sempre será considerado o valor enviado pela automação. Não é recomendado o uso dessa opção, pois podem ocorrer problemas na automação e ser enviada uma quantidade incorreta. Por este motivo se recomenda deixar essa opção desmarcada, para que o sistema calcule o valor correto, ou seja, a diferença entre os encerrantes;
  • Verificar se a hora do abastecimento é menor que a do último registrado: assim como o tempo, o abastecimento registra o horário em que foi feito. Com essa opção marcada, o sistema verificará se o horário do abastecimento atual é menor do que o abastecimento anterior. Se for, significa que este abastecimento está incorreto, e por este motivo será ignorado.


Esta tela possui o botão Outras configurações do modelo selecionado que permitirá realizar configurações adicionais de modelos específicos.
Para os modelos IONICS – DEVICECOMM e IONICS – INTERCOMM será exibida a opção:
Lançar abastecimentos com o preço unitário do cadastro de produtos: permitirá que o sistema lance os abastecimentos com o preço unitário do cadastro de produtos e não com o preço registrado na automação.
A seguir imagem da configuração:


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Para o modelo WAYNE DRESSER – WAYNELINK será exibida a tela a seguir:


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Na guia Casas Decimeis será possível configurar o número de casas decimais que devem ser respeitadas em cada campo de um abastecimento recebido.
Para mais informações referentes as configurações, clicar no botão Ajuda.
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

Âncora
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_Toc17878
2.3 Leitores RFID

Nesta tela serão inseridas informações referentes aos Leitores RFID que são equipamentos que podem ser integrados à automação e concentradores, e tem por finalidade permitir que o sistema reconheça o usuário do equipamento. No caso dos postos de gasolina, o RFID é utilizado para reconhecer o frentista que manipula a bomba e também o cliente que está na pista. A seguir imagem da tela:


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Na guia RFID concentrador será possível configurar o modelo entre outras informações. Esta guia possui os campos:

  • Modelo: selecionar o modelo;
  • Porta: informar a porta de comunicação;
  • ID console: informar o identificador do RFID, caso houver mais de um;
  • Tipo cartão: selecionar o tipo de cartão utilizado.


Na guia Modo de Conexão será possível configurar os modos de conexão do RFID. Esta guia possui as opções:

  • Stand-alone: quando o RFID for independente da automação de bombas;
  • Integrado com a automação de bombas: quando o RFID for integrado com a automação de bombas.


A guia Cartão RFID possui as opções:

  • Sincronizar automaticamente os cartões RFID: permitirá sincronizar os cartões RFID automaticamente;


Atualizar os cartões RFID ao iniciar o Concentrador: permitirá atualizar os cartões RFID ao iniciar o concentrador;

  • Limitar a execução de comandos RFID: permitirá selecionar o número de comandos RFID executados.


Na guia Leitor Local será possível configurar um RFID no local da estação configurada. Esta tela possui os campos:

  • Modelo: selecionar o modelo;
  • Leitor/Porta: informar a o leitor ou porta de comunicação;
  • ID console: informar o identificador do RFID, caso houver mais de um;
  • Tipo cartão: selecionar o tipo de cartão utilizado.

Na guia Modo de Conexão será possível configurar os modos de conexão do RFID. Esta guia possui as opções:

  • Stand-alone: quando o RFID for independente da automação de bombas;
  • Integrado com a automação de bombas: quando o RFID for integrado com a automação de bombas.

A guia Cartão RFID possui as opções:

  • Sincronizar automaticamente os cartões RFID: permitirá sincronizar os cartões RFID automaticamente;

Atualizar os cartões RFID ao iniciar o Concentrador: permitirá atualizar os cartões RFID ao iniciar o concentrador;

  • Limitar a execução de comandos RFID: permitirá selecionar o número de comandos RFID executados.

Na guia Leitor Local será possível configurar um RFID no local da estação configurada. Esta tela possui os campos:

  • Modelo: selecionar o modelo;
  • Leitor/Porta: informar o leitor ou porta de comunicação.

O botão Configurar permitirá acrescentar informações de canais e funções dos leitores RFID. A tela a seguir será exibida:

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Esta tela possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar as informações;
  • Enviar Configuração: permitirá envias as configurações;
  • Ler Configuração: permitirá ler as configurações do leitor RFID.

Esta tela possui os campos:

  • Canal: informar o canal;  Leitor: informar o leitor.

Após informar os campos, clicar no botão Adicionar.
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

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  • .


O botão Configurar permitirá acrescentar informações de canais e funções dos leitores RFID. A tela a seguir será exibida:


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Esta tela possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar as informações;
  • Enviar Configuração: permitirá envias as configurações;
  • Ler Configuração: permitirá ler as configurações do leitor RFID.


Esta tela possui os campos:

  • Canal: informar o canal;  Leitor: informar o leitor.


Após informar os campos, clicar no botão Adicionar.
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

Âncora
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_Toc17879
2.4 Medidor de Tanques

Nesta tela serão inseridas informações referentes aos medidores de tanques que são equipamentos necessários para o controle do volume de combustível que existe dentro do tanque. Garantem maior precisão e controle na entrada de combustível líquido e também em suas vendas. A seguir imagem da tela:

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A seguir imagem da aba Mensagem Fechamento: Image RemovedO campo Mensagem para o fechamento do cupom é o local onde a mensagem poderá ser gravada. Caso seja necessário utilizar este campo, entre em contato com o departamento de Suporte do Linx Postos AutoSystem® para pedir um script de programação, no qual serão informados os campos que o cliente desejar cadastrar. Será possível selecionar o Tipo de Mensagem: Normal ou Script de Programação:


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O campo Mensagem para o fechamento do cupom é o local onde a mensagem poderá ser gravada. Caso seja necessário utilizar este campo, entre em contato com o departamento de Suporte do Linx Postos AutoSystem® para pedir um script de programação, no qual serão informados os campos que o cliente desejar cadastrar. Será possível selecionar o Tipo de Mensagem: Normal ou Script de Programação.
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.


Âncora
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2.7 TEF

Nesta tela serão configurados os TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) que são sistemas de operações de cartão de crédito e débito utilizados pela estação. Nessa tela do sistema será possível cadastrar os sistemas TEF ativos no sistema, com as respectivas configurações.

A seguir imagem da tela:


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Selecionar os módulos ativos no sistema e habilitar a opção correspondente.
A guia Opções possui a opção:

  • Informar conclusão do TEF no fechamento da venda: permitirá informar a conclusão do TEF no fechamento da venda;


Esta guia possui o campo:

  • Número de vias para o comprovante: informar o número de vias de comprovantes que serão emitidos.


A opção Ticket Car - TC Smart (discado) permitirá selecionar a opção Configurações. Ao clicar, a tela a seguir será exibida:


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Nesta tela será necessário configurar as informações referentes ao TEF. Após informar os campos clicar no botão OK.
A opção TEF Dedicado - SiTef permitirá selecionar a opção Configurações. Ao clicar, a tela a seguir será exibida:


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Esta tela possui os campos:

  • IP Servidor SiTef: Informar o IP da VPN;
  • ID Loja: (8 dígitos): informar o ID da loja com 8 dígitos;
  • ID Terminal: (8 dígitos): informar o ID do terminal com 8 dígitos;
  • IP estação diskless: informar o IP da estação diskless.


Na guia POS Wireless será possível selecionar:

  • Habilitar o pagamento através dos terminais POS sem-fio: habilitará o pagamento através dos terminais POS sem-fio;
  • Desabilitar o Pinpad nesta estação: permitirá desabilitar o Pinpad na estação.


Após preencher os campos, clicar no botão Testar conexão para testar a conexão com o servidor e clicar no botão OK.
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

Âncora
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2.

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8 Impressora de Cheque 

Nesta tela serão configurados os TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) que são sistemas de operações de cartão de crédito e débito utilizados pela estação. Nessa tela do sistema será possível cadastrar os sistemas TEF ativos no sistema, com as respectivas configurações.configuradas as impressoras de cheques que permitem agilizar o preenchimento dos mesmos. A seguir imagem da tela:


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Selecionar os módulos ativos no sistema e habilitar a opção correspondente.
A guia Opções possui a opção:

  • Informar conclusão do TEF no fechamento da venda: permitirá informar a conclusão do TEF no fechamento da venda;

Esta guia possui o campo:

  • Número de vias para o comprovante: informar o número de vias de comprovantes que serão emitidos.

A opção Ticket Car - TC Smart (discado) permitirá selecionar a opção Configurações. Ao clicar, a tela a seguir será exibida:

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Nesta tela será necessário configurar as informações referentes ao TEF. Após informar os campos clicar no botão OK.
A opção TEF Dedicado - SiTef permitirá selecionar a opção Configurações. Ao clicar, a tela a seguir será exibida:

...

Esta tela possui os campos:

  • IP Servidor SiTef: Informar o IP da VPN;
  • ID Loja: (8 dígitos): informar o ID da loja com 8 dígitos;
  • ID Terminal: (8 dígitos): informar o ID do terminal com 8 dígitos;
  • IP estação diskless: informar o IP da estação diskless.

Na guia POS Wireless será possível selecionar:

  • Habilitar o pagamento através dos terminais POS sem-fio: habilitará o pagamento através dos terminais POS sem-fio;
  • Desabilitar o Pinpad nesta estação: permitirá desabilitar o Pinpad na estação.

Após preencher os campos, clicar no botão Testar conexão para testar a conexão com o servidor e clicar no botão OKEsta tela possui os campos:

  • Marca: selecionar a marcado da impressora;
  • Modelo: selecionar o modelo;
  • Tipo: selecionar o tipo de comunicação;
  • Porta/Estação: informar a porta ou estação de comunicação.


A guia Opções possui a opção:

  • Preencher cheque nominal automaticamente: permitirá que o sistema preencha o cheque nominal automaticamente.


Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

Âncora
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2.9 Leitor de Documento

Nesta tela será configurado o leitor de documento que é um importante equipamento que permite realizar uma rápida leitura das informações de um cheque. Para essa finalidade serão utilizados leitores de documentos que conseguem ler o padrão CMC7 do cheque. Podem ser utilizados tanto leitores genéricos quanto leitores de fabricantes específicos, como a PertoCheck. 

A seguir imagem da tela:


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Esta tela possui os campos:

  • Modelo: selecionar o modelo do leitor:
  • Tipo: selecionar o tipo;
  • Porta: informar a porta de comunicação.


A opção Leitor envia Enter no final da leitura do CMC7 permitirá que o sistema envia Enter no final da leitura do cheque, para confirmar as informações. Para que ele não execute essa função, deixar a opção desmarcada. Alguns dispositivos já vem com esta configuração de fábrica.
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

Âncora
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2.10 Balança

Muitos estabelecimentos possuem lojas de conveniências, e essas lojas podem utilizar balanças, tanto para a venda de produtos a granel, como refeições por quilo. 

Nesta tela será configurada a balança utilizada nas lojas de conveniência que pode estar conectada ao computador e ao sistema.
A seguir imagem da tela:


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Esta tela possui os campos:

  • Marca: selecionar a marcado da impressoramarca;
  • Modelo: selecionar o modelo;
  • Tipo: selecionar o tipo Porta: informar a porta de comunicação;
  • Veloc. Porta/Estação: informar selecionar a porta ou estação de comunicação.

A guia Opções possui a opção:

  • Preencher cheque nominal automaticamente: permitirá que o sistema preencha o cheque nominal automaticamentevelocidade da porta.


Após informar os campos, clicar no botão Testar comunicação para verificar se a conexão será realizada.
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

Âncora
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2.11 Log

O Linx Postos AutoSystem® gera um arquivo chamado log, que informa quais os comandos foram executados pelo sistema para uma determinada rotina solicitada pelo usuário. 

Este arquivo contém ainda as informações sobre a versão do sistema, as atualizações, tudo o que acontece no sistema fica registrado no Log. Este arquivo é muito importante para a equipe de suporte.
A seguir imagem da tela:


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Esta tela possui os campos:

  • Modelo: selecionar o modelo do leitor:
  • Tipo: selecionar o tipo;
  • Porta: informar a porta de comunicação.

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  • Diretório para arquivos: informar o diretório em que o arquivo log será salvo. Por padrão ele será salvo no diretório C:\autosystem\log;
  • Diretório para backup: informar o diretório em que o arquivo de backup será salvo.


Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações. 

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2.

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Muitos estabelecimentos possuem lojas de conveniências, e essas lojas podem utilizar balanças, tanto para a venda de produtos a granel, como refeições por quilo. 

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12 Aparência

Na tela de configurações de aparência, o sistema permitirá que o usuário selecione a forma de exibição das telas dos módulos Gerencial e Caixa. A seguir imagem da tela:


Image RemovedEsta tela Image Added

A guia Janelas possui os campos:

  • MarcaMódulo caixa: selecionar a marca;
  • Porta: informar a porta de comunicação;
  • Veloc. Porta: selecionar a velocidade da porta.

Após informar os campos, clicar no botão Testar comunicação para verificar se a conexão será realizada.
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

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O Linx Postos AutoSystem® gera um arquivo chamado log, que informa quais os comandos foram executados pelo sistema para uma determinada rotina solicitada pelo usuário. 

Este arquivo contém ainda as informações sobre a versão do sistema, as atualizações, tudo o que acontece no sistema fica registrado no Log. Este arquivo é muito importante para a equipe de suporte.
A seguir imagem da tela:

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Esta tela possui os campos:

  • Diretório para arquivos: informar o diretório em que o arquivo log será salvo. Por padrão ele será salvo no diretório C:\autosystem\log;
  • Diretório para backup: informar o diretório em que o arquivo de backup será salvo.

Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações. 

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  • permitirá selecionar se o sistema será apresentado em tela cheia ou normal;
  • Módulo gerencial: permitirá selecionar se o sistema será apresentado em tela cheia ou normal.


A guia Interface permitirá definir o diretório em que estarão gravados os arquivos de configuração de interfae (UI.conf e VENDA.conf). Pode-se também selecionar em que campo o sistema será posicionado ao iniciar a venda de um produto, e ainda selecionar se a lista de pendências será destacada da tela do caixa ou não.
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

Âncora
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2.13 Segurança

O aplicativo Configuração da Estação do sistema possui acesso restrito e vem com uma senha padrão: asconfig007. Essa senha pode ser alterada pelo usuário por uma senha de sua preferência, porém não é possível efetuar seu reset. Em caso de alteração da senha padrão do sistema e posterior perda dessa informação, será necessário deletar o arquivo config.db, que fica dentro da pasta do Linx Postos AutoSystem®. Apagando esse arquivo, todas as configurações da estação serão zeradas, e será necessário configurá-las novamente. 

A seguir imagem da tela: Image Removed

A guia Janelas possui os campos:

  • Módulo caixa: permitirá selecionar se o sistema será apresentado em tela cheia ou normal;
  • Módulo gerencial: permitirá selecionar se o sistema será apresentado em tela cheia ou normal.

A guia Interface permitirá definir o diretório em que estarão gravados os arquivos de configuração de interfae (UI.conf e VENDA.conf). Pode-se também selecionar em que campo o sistema será posicionado ao iniciar a venda de um produto, e ainda selecionar se a lista de pendências será destacada da tela do caixa ou não.
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

...


O aplicativo Configuração da Estação do sistema possui acesso restrito e vem com uma senha padrão: asconfig007. Essa senha pode ser alterada pelo usuário por uma senha de sua preferência, porém não é possível efetuar seu reset. Em caso de alteração da senha padrão do sistema e posterior perda dessa informação, será necessário deletar o arquivo config.db, que fica dentro da pasta do Linx Postos AutoSystem®. Apagando esse arquivo, todas as configurações da estação serão zeradas, e será necessário configurá-las novamenteImage Added

Esta tela possui as opções:

  • Desativar senha para configuração dessa estação: não permitirá que o aplicativo Configuração da Estação solicite senha antes de ser iniciado, nem solicitará senha para salvar alterações. Ressalte-se que as configurações da estação são protegidas por senha para possibilitar maior segurança ao usuário, e, portanto, deve-se ter precaução antes de marcar essa opção;
  • Desativar configurações do banco de dados na tela de login do sistema: evitará que o usuário interfira no acesso ao banco de dados na tela de login. Marcada essa opção, o botão Opções da tela de login do módulo Gerencial desaparecerá.


A guia Senha para Configuração da Estação permitirá alterar a senha do aplicativo Configuração da Estação. Esta guia possui os campos:

  • Senha: informar a nova senha;
  • Confirmação: informar a confirmação da nova senha.


Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

Âncora
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2.14 Internet

Nesta tela serão cadastradas as informações de acesso à internet e configuradas diversas opções que lhe dizem respeito

A seguir imagem da tela: Image Removed

Esta tela possui as opções:

  • Desativar senha para configuração dessa estação: não permitirá que o aplicativo Configuração da Estação solicite senha antes de ser iniciado, nem solicitará senha para salvar alterações. Ressalte-se que as configurações da estação são protegidas por senha para possibilitar maior segurança ao usuário, e, portanto, deve-se ter precaução antes de marcar essa opção;
  • Desativar configurações do banco de dados na tela de login do sistema: evitará que o usuário interfira no acesso ao banco de dados na tela de login. Marcada essa opção, o botão Opções da tela de login do módulo Gerencial desaparecerá.

A guia Senha para Configuração da Estação permitirá alterar a senha do aplicativo Configuração da Estação. Esta guia possui os campos:

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A guia Conexão de Internet possui os campos:

  • Servidor PROXY: informar o servidor de conexão com a internet.

Ao marcar a opção Discar uma conexão para acessar a internet os campos serão exibidos:

  • Nome da conexão: informar o nome da conexão;
  • Nome do usuário: informar o nome do usuário;
  • Senha: informar a senha de conexão.

A guia E-mail possui os campos:

  • Servidor SMTP: informar o servidor SMTP e a porta do e-mail utilizado;
  • Usuário para envio: informar o e-mail que será utilizado para o envio;
  • Senha: informar a senha do e-mail utilizado;
  • Remetente para envio: selecionar se o remetente para envio de mensagens será o usuário ou a empresa.


Essas configurações são importantes porque o sistema utiliza a internet e o envio de e-mails para a sincronização de dados, e também para o envio de informações a clientes (quando configuradas no sistema).
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

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2.14

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Nesta tela serão cadastradas as informações de acesso à internet e configuradas diversas opções que lhe dizem respeito. 

A seguir imagem da tela:

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A guia Conexão de Internet possui os campos:

  • Servidor PROXY: informar o servidor de conexão com a internet.

Ao marcar a opção Discar uma conexão para acessar a internet os campos serão exibidos:

  • Nome da conexão: informar o nome da conexão;
  • Nome do usuário: informar o nome do usuário;
  • Senha: informar a senha de conexão.

A guia E-mail possui os campos:

  • Servidor SMTP: informar o servidor SMTP e a porta do e-mail utilizado;
  • Usuário para envio: informar o e-mail que será utilizado para o envio;
  • Senha: informar a senha do e-mail utilizado;
  • Remetente para envio: selecionar se o remetente para envio de mensagens será o usuário ou a empresa.

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.1 Envio de E-mail via Gmail

Caso o E-mail utilizado seja Gmail, poderá aparecer a seguinte tela de aviso ao abrir o sistema:

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Neste caso, será necessário clicar em OK para prosseguir com a autenticação de credenciais do Gmail através da nova aba que abrirá em seu navegador de internet.
Nesta nova aba, poderá criar ou usar uma conta existente:

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Caso a seguinte mensagem apareça, clicar em Avançado e, após, Acessar GmailApp (não seguro)

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Para concluir a autenticação de credenciais, clicar em Continuar. Isso permitirá o acesso do APP Gmail à sua conta Google:

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Uma vez realizada a configuração, o sistema permitirá o envio de E-mails como mostra o exemplo de exportação de documentos eletrônicos descrito abaixo:

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Aviso
titleAtenção

Em caso de alteração de senha do E-mail vinculado, o sistema poderá exigir nova autenticação. Para isso, basta seguir os passos acima novamente. 


Âncora
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2.15 Essocard

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