Expandir |
---|
title | Movimentação das Tele-Entregas |
---|
|
Painel |
---|
Movimentação das Tele-Entregas (SCC125)
> Enviando uma lista de tele-entregas para o terminal POS
É na tela de Movimentação das Tele-Entregas (Lançamentos > Caixa > Tele-Entregas) que será realizado o envio da listagem de tele-entregas a serem recebidas no Terminal POS.
Ao selecionar as tele-entregas e enviar para o Motoqueiro (através das opções Entregue ou Entregue Ordenado) será possível selecionar o terminal POS que receberá as tele-entregas para recebimento. Para realizar o processo, siga os passos abaixo:
- Marque a opção Enviar para lista POS Connect (ou se preferir configure para que esse parâmetro esteja sempre marcado em tela, conforme informado anteriormente), e selecione o Terminal POS que irá receber a tele-entrega para recebimento.
- Em seguida, pressione OK para prosseguir.
Nota |
---|
|
- Serão enviados para o Terminal POS apenas valores à serem recebidos em cartão, portanto, caso hajam tele-entregas selecionadas e repassadas para o motoqueiro com outras formas de recebimento, será emitida a mensagem abaixo, apenas de maneira informativa.
- Cada terminal POS possui um limite de 30 lançamentos disponíveis em tela para recebimento, dessa forma, o sistema irá validar entre os lançamentos em aberto (pendentes e recebidos) para o POS selecionado + os lançamentos selecionados que serão enviados, e caso ultrapasse esse limite irá emitir mensagem em tela, para que o usuário possa desmarcar quais tele-entregas não irá enviar nesse momento.
|
- A tela irá apresentar um ícone de status para cada tele-entrega enviada ao terminal POS. Os status demonstrados na tela de Movimentação das Tele-Entregas serão:
- Pendente: quando o lançamento foi enviado para um terminal POS e aguarda informações de recebimento.
- Recebido: quando o recebimento foi realizado no terminal POS e a informação já encontra-se registrada no Linx Softpharma.
- Recebido com Divergência: quando o recebimento foi realizado no terminal POS, a informação encontra-se registrada no Linx Softpharma, porém o Valor Recebido diverge do Valor a Receber enviado.
- Baixado: quando o lançamento foi baixado e não é mais apresentado na tela do POS.
- Ao selecionar um lançamento enviado para o terminal POS é possível visualizar as informações de Valor à Receber T.E., Valor Recebido POS Connect,a Situação/Status do lançamento, o Terminal POS Connect que o lançamento foi enviado e informações de Última consulta dos recebimentos realizada pelo sistema.
- A opção Atualizar Status pode ser utilizada para validar se o recebimento já foi realizado no terminal POS para a tele-entrega selecionada, e a opção Detalhar direciona para oGerenciador POS Connect, trazendo em tela os lançamentos referentes à ela.
- A lista de tele-entregas à serem recebidas em cartão, serão listadas no terminal POS na opção Pagamento.
- O POS permite o recebimento em Débito, Crédito, Voucher e PIX.
- Após selecionar o lançamento no POS e realizar o recebimento, ele ficará listado em tela como PAGO, o Linx Softpharma irá receber automaticamente as informações e ajustar o status da tele-entrega como Recebido.
Informações |
---|
title | Informações importantes! |
---|
|
- Se realizada a Troca de Motoqueiro de uma tele-entrega enviada à uma lista em terminal POS, se o lançamento ainda estiver pendente de recebimento, o sistema irá retirar esse lançamento no POS e no momento da troca de motoqueiro é possível enviar em uma nova lista POS. O lançamento anterior será registrado como cancelado no Gerenciador POS Connect, será gerado um novo lançamento como Pendente e enviado ao POS.
- Se realizada a Troca de Motoqueiro de uma tele-entrega que já possui status de recebido, o sistema permitirá que a troca seja realizada mediante a aprovação em tela, porém não permitirá o envio novamente para o terminal POS, devido já existir um pagamento.
- Se realizada a alteração da tele-entrega com a opção Voltar para Pendente, onde a tele-entrega foi enviada para terminal POS e ainda encontra-se pendente, o sistema irá retirar o lançamento do terminal POS enviado e apresentar como cancelado no Gerenciador POS Connect.
- Se realizada a alteração da tele-entrega com a opção Voltar para Pendente, e já possui status de recebido, o sistema não irá permitir a alteração, havendo apenas a possibilidade da baixa.
|
|
Painel |
---|
> Realizando a baixa das tele-entregas que possuem recebimento pelo POS Connect
- Para tele-entregas que foram enviadas à uma lista POS e possuem o valor recebido correto, o sistema irá sinalizar o status como Recebido, conforme imagem abaixo.
- Ao realizar a baixa da tele-entrega, o sistema trará na tela das informações de Cartão os valores preenchidos, sem a possibilidade de edição, apenas para conferência e finalização da baixa.
Observação: Caso a bandeira retornada pelo POS não possui configuração de vínculo com uma bandeira do Linx Softpharma, a tela trará o campo aberto para que a bandeira seja selecionada manualmente. Para realizar a configuração correta com as bandeiras é necessário acessar Parâmetros > Configuração > Configuração de Integrações > POS Connect.
- Ao concluir a baixa, o sistema irá lançar os dados no Caixa e no Controle de Cartões de Crédito (CAR126) normalmente, conforme o funcionamento atual do sistema.
- O lançamento no Gerenciador POS Connect será apresentado com status Baixado.
Nota |
---|
Após a baixa da tele-entrega recebida o lançamento é retirado da lista apresentada no terminal POS. |
Informações |
---|
title | Informações importantes! |
---|
|
- Caso a tele-entrega possua recebimento pelo terminal POS com valor divergente do solicitado pela tele-entrega, o sistema irá sinalizar o status como Recebido com Divergência.
- Visto que o sistema não permite realizar a baixa de uma tele-entrega sem que a mesma possua recebimento de valor exato, o operador de caixa que está realizando o processo deverá avaliar a situação. O sistema irá emitir um alerta em tela:
- Se o valor passado em cartão no terminal POS estiver correto, porém diferente do solicitado, deverá ser realizada a Troca de Pagamentoe inserido o valor faltante para a tele-entrega em outra condição de pagamento recebida.
- Caso seja realizada a Troca de Pagamento,o sistema apresentará em tela o valor recebido em cartão pelo terminal POS, sem a possibilidade de edição, apenas para complementar as informações de recebimento.
Exemplo: A entrega foi enviada para recebimento de R$59,00 em cartão, porém o cliente optou por pagar 30,00 em cartão e 29,00 em dinheiro. Ao realizar a troca de pagamento o sistema irá sinalizar em tela o valor recebido de R$ 30,00 pelo terminal POS sendo necessário incluir para o desdobramento em dinheiro o valor de R$ 29,00 para baixar a tele-entrega.
- Se o valor recebido pelo terminal POS estiver realmente incorreto, porém o operador de caixa precisa realizar a baixa da tele-entrega mesmo assim, será necessário acessar o Gerenciador POS Connect, Desvincular o lançamento do POS com a tele-entrega, para que a baixa seja realizada informando os dados recebidos manualmente.
- Ao tentar baixar uma tele-entrega que possui status Pendente,o sistema irá emitir uma mensagem de alerta e caso o operador do sistema queira realizar a baixa mesmo assim, deverá acessar o Gerenciador POS Connect e desvincular o lançamento da tele-entrega.
|
|
|
Expandir |
---|
title | Gerenciador POS Connect |
---|
|
Painel |
---|
Gerenciador POS Connect (SCC300) - Listagem de Pedidos T.E.
O Gerenciador POS Connect irá possuir os lançamentos gerados a partir do envio de cada tele-entrega à um terminal POS, na aba Listagem de Pedidos.
Nota |
---|
Ao liberar o produto POS Connect para uso, o Gerenciador POS Connect (SCC300) será liberado automaticamente apenas para o usuário Supervisor. Para os demais usuários terem acesso ao Gerenciador POS Connect, será necessário realizar a liberação pela tela de Controle de Usuários (PAR120). |
É possível acessar o Gerenciador POS Connect através do menu Lançamentos > Caixa > Gerenciador POS Connect, através do ícone de acesso POS Connect existente na tela de Movimentações das Tele-Entregas (SCC125) ou ainda na opção Detalhar das informações adicionais apresentadas para a tele-entrega selecionada (SCC125).
- É possível utilizar os filtros de Status, Terminal POS e Período de envio, para listar os lançamentos em tela.
- Quando acessada a tela pelo menu ou pelo botão POS Connect (SCC125), o sistema trará automaticamente os lançamentos Pendentes e Recebidos para todos os terminais POS na data atual.
- Quando a tela for acessada pela opção Detalhar das informações da tele-entrega, o sistema trará em tela todos os lançamentos gerados e relacionados com à tele-entrega selecionada.
- Os status apresentados para os lançamentos serão os mesmos apresentados na tela de Movimentações das Tele-Entregas (SCC125)
- Pendente: quando o lançamento foi enviado para o terminal POS e aguarda informações de recebimento.
- Recebido: quando o recebimento foi realizado no terminal POS e a informação já encontra-se registrada no Linx Softpharma.
- Para lançamentos recebidos com divergência, quando o recebimento foi realizado no terminal POS porém o Valor Recebido diverge do Valor a Receber enviado, o sistema irá sinalizar o campo Vlr Recebido em vermelho.
- Baixado: quando o lançamento foi baixado e não é mais apresentado na tela do POS.
- Cancelado: quando por algum motivo o lançamento foi retirado da lista do terminal POS sem que o recebimento fosse realizado. Ex.: Troca de Terminal POS, Troca de Motoqueiro com envio para Terminal POS, alteração da situação da tele-entrega de Com Motoqueiro para Pendente, e ao Desvincular um lançamento da tele-entrega que não possui recebimento.
- Serão apresentadas em tela as seguintes informações:
- Terminal POS: nome dos terminais em que o lançamento foi enviado para recebimento.
- ID: identificador do lançamento junto a Stone.
- Data Envio: data em que o lançamento foi enviado para oterminal POS.
- Cliente: nome do cliente referente à tele-entrega.
- Nota: nota de venda referente à tele-entrega.
- Emissão: data em que a venda tele-entrega foi emitida.
- Vlr Nota: valor da venda tele-entrega emitida (não necessariamente será o valor a receber em POS).
- Vlr Receber: valor à receber enviado ao terminal POS.
- Vlr Recebido: valor recebido pelo terminal POS.
- Vínculo T.E.: sinaliza se o lançamento está vinculado à uma tele-entrega.
- Observação: contém informações de processos realizados o qual envolve o lançamento.
- Na parte inferior da tela é possível verificar os dados referentes ao recebimento (informações retornadas pela Stone:
- Tipo: se a operação realizada foi Crédito, Débito, Voucher ou Pix.
- Recebimento:data e hora em que o recebimento foi realizado no POS.
- Valor: valor recebido pelo terminal POS.
- Bandeira: bandeira do cartão.
- NSU: registro referente a operação de cartão realizada no POS.
- Parcela: número de parcelas.
Caso o recebimento tenha sido realizado com mais de um cartão, o sistema irá demonstrar separadamente.
- Também são apresentadas as informações de Total à Receber e Total Recebido, considerando todos os lançamentos filtrados em tela.
- O Gerenciador POS Connect possui as seguintes funcionalidades:
- Atualizar Status: utilizado para buscar no mesmo instante as informações de recebimento para os lançamentos pendentes.
-
- Baixar: baixar lançamentos que não possuem vínculo com uma tele-entrega.
-
- Vincular T.E.: realizar o vínculo de um lançamento "avulso" recebido pelo terminal POS e que não possuía a tele-entrega registrada.
-
- Desvincular T.E.: retirar o vínculo do lançamento com a tele-entrega, para que ambos sejam baixados manualmente, sem interferência.
-
- Trocar POS: enviar o lançamento para outro(s) terminal(ais) POS.
-
- Exportar: exporta os dados filtrados em tela para arquivo em Excel.
-
- Linx Share: acesso ao manual da tela.
Informações |
---|
title | Informações importantes! |
---|
|
- Ao Baixar um lançamento Pendente, o sistema irá retirar do terminal POS e atualizar o lançamento no Gerenciador para Cancelado. Também irá retirar o vínculo do lançamento com a tele-entrega, para que seja baixada inserindo as informações de recebimento manualmente.
- Ao Baixar um lançamento com status Recebido e que esteja vinculado à uma tele-entrega o sistema não irá permitir. O lançamento deve ser baixado através da baixa da tele-entrega, ou se necessário deverá ser utilizada a opção Desvincular para baixar os lançamentos separadamente.
- A opção Vincular apenas é possível ser utilizada em um "lançamento avulso", o qual foi recebido pelo terminal POS sem ter sido selecionado um lançamento na lista, dessa forma não possui uma tele-entrega inicial vinculada.
- Ao selecionar o lançamento avulso e pressionar Vincular, selecione a tele-entrega que irá relacionar ao recebimento, para que as informações de recebimento sejam apresentadas quando a tele-entrega for baixada. Apenas são listadas em tela as tele-entregas que estão com motoqueiro vinculado.
- Após vincular uma tele-entrega ao lançamento avulso, mesmo que sejam desvinculados não será possível vincular novamente.
- Ao Desvincular um lançamento Pendente, o sistema irá retirar da lista apresentada no terminal POS e sinalizar o lançamento no Gerenciador como Cancelado.
- Ao Desvincular um lançamento com status Recebidoserá necessário baixar o lançamento e a tele-entrega manualmente. A tele-entrega não irá possuir os dados de valores recebidos pelo POS, sendo necessário informá-los no momento da baixa. Após desvincular os lançamentos não é possível vinculá-los novamente.
- Ao Baixar um lançamento com status Recebido que foi desvinculado da tele-entrega, o sistema irá emitir um alerta informando que o valor do título recebido pelo terminal POS não será lançado no controle de cartão de crédito (scc130).
- Apenas é possível realizar a Troca de POS para lançamentos que ainda estiverem com status Pendente.
- Não é possível realizar nenhuma alteração em lançamentos comstatus Baixado e Cancelado.
|
Painel |
---|
Configurações por Usuário
O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Gerenciador POS Connect - SCC300" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo: Desmarque a guia 1 para não ter acesso a opção BAIXAR. Desmarque a guia 2 para não ter acesso a opção DESVINCULAR T.E. Desmarque a guia 3 para não ter acesso a opção VINCULAR T.E. Desmarque a guia 4 para não ter acesso a opção TROCAR POS. Desmarque a guia 5 para não ter acesso a opção EXPORTAR.
|
|
|
|