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A Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica - NFC-e, é um projeto do governo que visa substituir o Cupom Fiscal e a Nota de Venda ao Consumidor (D1) emitidos pelo comércio varejista, e este programa permite ao usuário efetuar as vendas neste novo layout.


Localização: Lançamentos > Faturamento > Venda NFC-e


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Índice
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Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta de produtos e clientes
F3:Nova venda
F4:Finalizar venda
F5:Encomendas e Falteiros
F6:Consultar produtos por substância, farmacológico e terapêutico
F7:Vias adicionais do contrato de autorização de débito
F9:Modo de contingência
F10:Selecionar pessoas autorizadas
F11:Calculadora
F12:Consultar produtos com estoque positivo
ALT+NConsulta rápida de notas
ALT+MCompras por cliente
ALT+GControle de Tele Entregas
ALT+CCadastro de Clientes
ALT+TContas a Receber
ALT+PCadastro de Produtos
ALT+FSair do programa
CTRL+GAbrir gaveta de dinheiro
CTRL+PInforma posologia
CTRL+OOpções de integração




Como funciona?

Para gerar uma venda em NFC-e acesse o programa através do menu Lançamentos > Faturamento > Venda NFC-e:

Figura 01: Vendas NFC-e


Na sequência informe o código de barras do item e a quantidade a ser dispensada. Este campo fica desabilitado quando estiver desmarcada a opção Pedir quantidade na venda no programa Parâmetros do Sistema (Parâmetros > Parâmetros > Vendas).

Através do campo % Desc deve ser informado o percentual de desconto que será aplicado no produto. Quando já houver um desconto configurado, o mesmo será carregado neste campo. Colocando o cursor do mouse sobre o ícone presente ao lado do campo, aparecerá a origem do desconto do item.

  • Ao lado de cada item inserido na fita detalhe, será exibido o ícone. Ao clicar sobre esse indicador, será exibido uma mensagem informando qual o tipo de desconto aplicado para esse(s) produto(s) sem a necessidade de editar a venda.


Figura 02: Identificando descontos.


O campo unitário é preenchido automaticamente pelo sistema com o valor unitário do produto.

  • Quando, nas parametrizações da empresa, o parâmetro "Pedir Desconto por Item" estiver marcado, será apresentado o ícone , sinalizando que é possível alterar o valor unitário do item.
  • E, se para o tipo de produto do item o parâmetro "Alterar preço na venda?" estiver desmarcado, a diferença entre o preço de venda do produto e o novo valor inserido, será calculada e inserida como desconto para o item.

Na sequência deverá informar o matrícula do cliente no convênio onde a pré-venda será realizada, o usuário poderá pesquisar pelo cliente utilizando o atalho F2. Para fidelização de clientes Linx Conecta,  clique em , para maiores informações acesse: Linx Softpharma: Vendas Linx Conecta.

Informe o código do vendedor e a forma de pagamento que será feito o registro da pré-venda. Marque o campo como Tele Entrega quando orçamento for nessa modalidade. Desta forma o sistema solicitará as informações referentes ao endereço do cliente e troco e fará a impressão do endereço de entrega dos produtos. 

  • Quando desmarcada a tabulação 02 (vide Configurações do Usuário): permitirá substituir a forma de pagamento, ao consultar as formas de pagamento, estarão habilitadas somente as condições de pagamento disponíveis para essa venda.

  • As condições de pagamento que poderão ser trocadas no caixa deverão ter os mesmos percentuais de descontos (com senha, sem senha ou cobertura de oferta) configurado entre ela.

Informações

Será considerado o parâmetro "Isentar Taxa de Tele-Entrega" do convênio localizado no menu Cadastros > Convênio, na guia Parâmetros e sub-guia Vendas, ao qual o cliente esta vinculado. Dessa forma, na janela de "Informações Sobre Tele-Entrega", ao realizar a "pré-venda"  para o convênio com isenção da taxa de tele-entrega logado na filial 1 e alterar para a filial 2,  será recalculado a taxa de tele-entrega com o valor que estiver configurado nela. Ou seja, ao alterar alguma informação, por exemplo bairro ou a filial de entrega, onde a taxa de tele-entrega é recalculada, o sistema verificará se o convênio está configurado para isentar a taxa de tele-entrega. Se voltar para a filial 1, será recalculada a taxa de tele entrega conforme configuração da filial.

Conforme o usuário for informando os produtos, os mesmos serão apresentados na fita detalhe (quadro do lado direito) com todos os produtos digitados com a sua quantidade e valor, inclusive o total da nota. Caso o produto tenha uma mensagem cadastrada, essa aparece na venda para o vendedor.

Nos campos de totalizadores são apresentados a somatória dos itens da venda:

  • Em total bruto informa o total da compra do cliente sem os descontos dos produtos.
  • Em promoção média informa o valor dos descontos dos produtos que estão em promoção.
  • Informe o percentual de desconto negociado com o cliente. Este percentual somente será sob os produtos que não estão na promoção e que estejam liberados no cadastro Tipo de Produto para dar desconto.
  • No campo total da compra mostra o valor final do orçamento do cliente e pode ser utilizado para efetuar arredondamento na venda. Se o vendedor optar por digitar o valor cobrado do cliente, o sistema calculará automaticamente o valor do desconto e o percentual correspondente a este desconto. Porém, este arredondamento segue algumas regras:
    • Se o valor informado pelo vendedor exceder o valor total da nota, o sistema mantém o valor original.
    • Se o valor informado for menor que o permitido nos parâmetros do sistema, é solicitada uma senha de liberação para desconto acima do permitido.
    • Se o sistema estiver configurado nos Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > aba Vendas) para arredondar somente os centavos, somente isto será permitido, uma vez que esses centavos arredondados não ultrapassem o máximo de desconto permitido para a condição de pagamento em que foi feita a venda.
    • Porém, permite o arredondamento da última casa dos centavos sem informar senha e sem respeitar o teto máximo de descontos da condição de pagamento.
    • Com isso, pretende-se reduzir as divergências de valores no caixa diário, vinculadas aos centavos de arredondamento em cada venda, além de facilitar e agilizar o fechamento do caixa ao final do período.
    • Exemplo: Valor da venda = R$ 18,45– Neste caso o usuário poderá arredondar até 98,40 sem informar senha de liberação. Em alguns estados não é permitido o arredondamento do valor da venda.
  • O número de requisição é solicitado em todas as vendas a prazo para convênios que estão configurados para exigir a requisição de compra. Este número é enviado ao convênio no fechamento do mesmo para fins de controle interno. Acesse o Cadastro de Convênios para maiores informações sobre a configuração "Pedir número requisição na venda?".
  • Os campos Dólar/Peso/Guarani/Euro são exibidos somente quando o cliente configurar a cotação das moedas de câmbio nos Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Vendas). Neste caso o sistema exibe o valor total da compra do cliente já convertido para estas moedas, que são as mais utilizadas nas cidades de fronteira e no Paraguai.

Observações gerais:

  • Quando não houver informação do NCM no cadastro de produtos, e o item na nota for SERVIÇO será informado o valor "00", para os demais itens quando no cadastro estiver com "00000000" ou "00000001", no XML gerará como "00000000".

  • Para emissão de vendas através do NFC-e deverá efetuar algumas validações e configurações:

    • O produto "69 - NFC-e 1.0" deverá estar liberado para a farmácia, essa liberação pode ser validada no programa Manutenção de Filiais (Parâmetros > Filiais).

    • O Estado (UF) do cliente, deverá estar participando do projeto de emissão de NFC-e, por gentileza confirmar essa informação com a sua Contabilidade.

    • Possuir acesso a internet, será utilizado para comunicação da venda junto a SEFAZ.

    • Possuir Certificado Digital modelo A1 ou A3 (recomendamos A1), o mesmo utilizado para emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), este certificado deverá ser previamente configurado no programa Manutenção de Filiais (Parâmetros > Filiais).

    • Possuir impressora térmica para impressões das DANFE - NFC-e, que também terá suas configurações realizadas através do programa Impressoras NFC-e, e maiores funcionalidades no programa Impressora Térmica, ambos localizados no menu Parâmetro.

  • A opção CTRL + O - Opções de integração é utilizada para reemitir a última NFC-e, acessar a administradora de determinado cartão/convênio, iniciar uma venda PBM, entre outros. Observamos que, quando a descrição do PBM começar com "Iniciar", significa que a comunicação com o PBM ocorrerá apenas ao final do processo de venda. Para os os demais, a comunicação com o PBM iniciará após selecioná-lo.

  • Para que nas vendas seja informada a quantidade 1 automaticamente, acesse no programa Parâmetros da Empresa > aba Vendas e desmarque a opção Pedir quantidade na venda.

  • Para bloquear os descontos de determinado tipo de produto, acesse o cadastro de Tipos de produtos e selecione o tipo desejado e desmarque a opção de:

    • Liberar desconto no balcão: para bloquear os produtos cadastrados neste tipo de produtos a ganhar o desconto que o vendedor efetua no ato da venda.

    • Liberar desconto no convênio tele entrega: para bloquear os descontos efetuados pelo vendedor no ato da venda para as vendas em clientes cadastrados como tele entregas.

    • Liberar desconto no cheque pré-datado: para bloquear os descontos efetuados pelo vendedor no ato da venda para as vendas feitas na forma de cheque pré-datados.

  • Se o sistema estiver configurado para repetir itens na venda, esse parâmetro será respeitado somente se o usuário logado no sistema desmarcar a guia 1 do programa Cupom Fiscal. Caso contrário, será sempre somado 01 (um) à quantidade do item já informado anteriormente.

  • O CFOP será gerado automaticamente e não poderão ser selecionados ou alterados na tela de venda. São eles: 5.102; 5.405 e 5.933;

    • Não será emitida venda interestadual, contudo, se vier pessoalmente um cliente (pessoa física) comprar na loja, a venda será emitida normalmente utilizando um dos CFOPs mencionados acima.

  • O sistema não imprimirá na impressora térmica comprovantes de Sangria, Suprimento, Controle de Caixa, Recebimentos e Confirmação de Posse. Nesse caso, deverá ser configurado para impressão em impressora paralela. A loja que utiliza o Controle de Caixa por confirmação de posse deverá mudar seu processo para Mapa de Caixa.


  • Quando a filial for Gerenciada pelo PlugPharma (Parâmetro > Filiais) e na configuração PlugPharma estiver marcado o parâmetro Informar/Enviar receita sem venda vinculada, será apresentado nas telas de venda um novo ícone de atalho para a tela de Prescrição Médica Instituto de Pesquisa / Plugpharma  a qual também é acessada pelo atalho CTRL + O.
    • Ao inserir informações de receitas e produtos prescritos serão gravados em banco de dados para envio diário ao Plugpharma.

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COMO REALIZAR VENDAS (CONDIÇÃO DE PAGAMENTO)?

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titleVendas à vista

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas à vista
FARMA:Linx Softpharma: Vendas à vista


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titleVendas a prazo

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas a prazo
FARMA:Linx Softpharma: Vendas a prazo


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titleVendas com cheque pré-datado

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas cheque pré-datado
FARMA:Linx Softpharma: Vendas cheque pré-datado


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titleVendas com cartão

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas cartão
FARMA:Linx Softpharma: Vendas cartão

VENDAS TELE-ENTREGA

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titleComo realizar vendas tele-entrega?

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas Tele-entrega
FARMA:Linx Softpharma: Vendas Tele-entrega

POSOLOGIA

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titleComo imprimir a posologia?

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas Posologia
FARMA:Linx Softpharma: Vendas Posologia

VENDAS DE PSICOTRÓPICOS (CONTROLADOS)

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titleMais informações sobre vendas com produtos controlados

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas Psicotrópicos
FARMA:Linx Softpharma: Vendas Psicotrópicos

VENDAS COM LOTES E VENCIMENTOS

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titleMais informações sobre vendas com lotes e vencimentos

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas Lotes e Vencimentos
FARMA:Linx Softpharma: Vendas Lotes e Vencimentos

Vendas PBM

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titleMais informações sobre vendas com PBMs

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas PBM
FARMA:Linx Softpharma: Vendas PBM

Vendas TEF

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titleMais informações sobre vendas com TEF

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas TEF
FARMA:Linx Softpharma: Vendas TEF

Vendas com múltiplos vendedores

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titleMais informações sobre vendas com múltiplos vendedores

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas Múltiplos Vendedores
FARMA:Linx Softpharma: Vendas Múltiplos Vendedores

Instituto de Pesquisa

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titleMais informações sobre instituto de pesquisa

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FARMA:Linx Softpharma: Instituto de Pesquisas
FARMA:Linx Softpharma: Instituto de Pesquisas

Vendas Plugpharma

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titleMais informações sobre vendas com produtos Plugpharma

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas Plugpharma
FARMA:Linx Softpharma: Vendas Plugpharma

Vendas Linx Conecta

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titleMais informações sobre vendas com produtos Linx Conecta

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas Linx Conecta
FARMA:Linx Softpharma: Vendas Linx Conecta

Promoção Kit de Produtos / Venda Agregada

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titleMais informações sobre promoções por Kit de Produtos / Venda Agredada

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FARMA:Funcionamento na venda
FARMA:Funcionamento na venda

TEF POS Connect

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titleMais informações sobre vendas com TEF POS Connect

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas TEF POS Connect
FARMA:Linx Softpharma: Vendas TEF POS Connect

Vendas em contingência

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titleComo efetuar as vendas em contingência?

A Danfe NFC-e poderá ser emitida em modo offline em situações em que a loja estiver sem internet, com internet lenta ou instável, ou qualquer outro problema que impossibilite a autorização da NFC-e. Há duas formas de entrar em contingência: automática ou manual:

  • Automática: o Linx Farma Softpharma entra em modo de contingência automaticamente ao verificar falha de comunicação com a SEFAZ, para sair da contingência o sistema verifica a cada 5 (cinco) minutos verifica se a conexão foi restabelecida, ou acontecerá na mudança do dia (às 00:00 hs).
  • Manual: para entrar em modo de contingência manual o usuário deverá pressionar o atalho F9. Quando o sistema entra em modo de contingência manual, a saída não é automática, ou seja, o usuário deverá pressionar novamente o atalho F9, ou também acontecerá na mudança do dia (às 00:00 hs).

Nas notas emitidas em contingência automática serão impressas a mensagem: "Timeout na comunicação com a SEFAZ", e serão listadas como pendentes de envio no programa Gerenciador de NFC-e (Lançamentos > Faturamento).

Transmissões

Depois de superado o problema técnico o arquivo XML da NFC-e deverá ser transmitido para autorização em até 24 horas (contadas a partir da hora de emissão). Dependendo do estado a transmissão deverá ser realizada num prazo menor que 24 horas. É importante consultar a SEFAZ de seu estado para garantir que o prazo seja respeitado.

No entanto, se no programa Configuração de NFC-e (Parâmetros > Configuração) estiver configurado para transmitir notas emitidas em contingência e inutilizações assim que a conexão for restabelecida as notas que estiverem como pendentes de envio serão enviadas à SEFAZ. Essa transmissão é realizada somente na filial física.

Aviso

O envio automático será feito somente quando estiver configurado o certificado tipo A1. Para as farmácias que utilizam o A3, o usuário deverá efetuar o envio manual pelo Gerenciador de NFC-e.


Serviços

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titleMais informações sobre a emissão de RPS e NFS-e

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas de serviços
FARMA:Linx Softpharma: Vendas de serviços

Cancelamentos

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titleCancelando vendas NFC-e

Diferentemente da venda ECF, o cancelamento do documento da venda NFC-e poderá ser realizado mesmo que este não seja o último. Para tanto, a NFC-e deverá ter sido transmitida à Sefaz. Conforme informa o Manual da NFC-e, o prazo de cancelamento é de até 30 minutos após a emissão da venda. Porém, no estado de MT o prazo é de 24 horas após a emissão da venda.

A Receita recomenda que o cancelamento da venda seja feita somente se a mercadoria ainda não saiu da loja. Mas caberá à loja definir se efetuará o cancelamento da venda ou emitirá uma devolução de venda (retorno de cliente), emitida em NF-e (assim como é hoje para a venda ECF), que se não for a última venda não pode ser cancelada e o sistema solicita a emissão da nota fiscal de devolução.

Informar CPF/CNPJ do consumidor

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titleComo solicitar o CPF/CNPJ ao consumidor ao finalizar a venda

O sistema permite solicitar o CPF/CNPJ do consumidor ao finalizar a venda, para isso é necessário configurar o parâmetro para solicitar esta informação.

Esta configuração é realizada em Parâmetros > Parâmetros > Vendas > Geral > Solicitar CPF/CNPJ consumidor na venda.

Parâmetro para solicitar CPF/CNPJ consumidor na venda

Ao marcar esta opção, ao finalizar a venda, será solicitar o CPF/CNPJ do consumidor, com as opções:

  • Tipo de pessoa
    • Pessoa Física (CPF) - selecionado por padrão
    • Pessoa Jurídica (CNPJ)
  • Número - se o cadastro do cliente selecionado já possuir esta informação, esta será carregada como sugestão, podendo ser alterado para a emissão da nota fiscal. Ao informar outro CPF/CNPJ neste campo, este será utilizado somente para a nota fiscal a ser emitida
  • Ok - Utilizar o CPF/CNPJ informado. Ao utilizar este botão é obrigatório informar um CPF/CNPJ valido.
  • Não informar, opção do cliente (F12) - nesta opção a nota fiscal será emitida sem o CPF/CNPJ do cliente, mesmo que haja essa informação no cadastro de cliente.

Informar o CPF/CNPJ do consumidor


Configurações por usuário

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titleComo efetuar as configurações por usuário?

O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o programa Cadastro de Usuários (Parâmetros > Usuários) informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa Cupom Fiscal - FAT105 e clique em . Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Tabulações

  • Ao desmarcar a tabulação 2 o campo "forma de pagamento" estará habilitado, permitindo assim a alteração da condição de pagamento.

  • Desmarque a tabulação 3 para bloquear os campos '% desc' e '% desconto' em todos os programas de vendas. É necessário atenção ao desmarcar esta tabulação, pois gera grandes impactos nas vendas, uma vez que bloqueia os campos de descontos.

  • Desmarque a tabulação 4 para que o usuário possa editar a pré-venda (F8) sem precisar informar senha de liberação.

  • Desmarque a tabulação 5 para que o usuário do caixa não tenha acesso a alterar o desconto que foi negociado e informado na pré-venda pelo vendedor.

  • Desmarque a tabulação 6 para que o usuário não tenha acesso a alterar o campo Tele entrega (marcando/desmarcando) informado na pré-venda ao finalizá-la pelo caixa on-line.

  • Desmarque a tabulação 7 para que o vendedor não tenha acesso a atualizar os dados do cliente na venda com tele entrega. Neste tipo de venda, ao lançar informações de tele entrega diferentes das cadastradas no sistema, o mesmo solicita se deseja atualizar o cadastro do cliente de acordo com as novas informações.

  • Desmarque a tabulação 9 para que o usuário do caixa não consiga alterar nenhuma informação da pré-venda ao finalizá-la. Com essa tabulação desmarcada a pré-venda fica totalmente engessada, não sendo possível alterar quantidades, valores, remover ou adicionar itens, etc.

  • Na venda de produtos para o "cliente balcão" e que a farmácia utiliza o parâmetro de desconto por item, quando a tabulação 10 estiver desmarcada, o sistema trás o percentual de desconto zerado para que o vendedor possa informar. Essa opção é para que o vendedor não "veja" o percentual máximo de desconto que pode ser liberado, desta forma o vendedor vai tentando um percentual até que o sistema avise que está acima do limite. Com isso, pretende-se que a média de desconto baixe nas farmácias.

  • Caso o percentual de descontos liberados na venda não aparecer na fita detalhe da venda para impressão e aparecer um sinal "", isso é devido ao bloqueio feito pelo *est198 guia 5 para não mostrar os descontos liberados ao cliente na consulta de produtos e na tela de vendas.

Guias

  • Quando proveniente do Caixa On-line, ou seja, finalização de uma pré-venda (F5), e a guia 01 estiver desmarcada solicitará a senha de liberação para poder excluir algum item digitado, observando que quando for venda direta o sistema não solicitará senha para exclusão do item.

  • Desmarque a guia 2 para que o usuário que está finalizando a pré-venda não tenha acesso a inserir novos itens na fita detalhe.

  • Desmarque a guia 3 para que o usuário, ao finalizar a venda, não tenha acesso a alterar o percentual de desconto de venda originado de uma pré-venda, ou seja, o desconto dado no balcão pelo vendedor será mantido. SOMENTE PARA VENDA EM CONCOMITÂNCIA.

  • Desmarque a guia 4 para que, ao deletar um item da fita detalhe seja solicitada a senha de liberação.

  • Desmarque a guia 5 para que o usuário não tenha acesso a reprocessar a venda no caixa, alterando as informações iniciais (F8).

  • Desmarque a guia 6 para que, quando o usuário consultar um produto no sistema, o mesmo fique na fita detalhe. Quando essa guia está desmarcada, ao consultar um item o mesmo vai para a fita detalhe e não é mais possível fechar a tela de vendas em faturar a nota fiscal. Dessa forma o proprietário garante que o caixa precise de um supervisor para cancelar a venda, não sendo mais possível ao caixa ver o valor do produto e cobrar do cliente sem finalizar a venda.