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Veja as principais dúvidas sobre proteção de crédito 

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O que é um órgão de proteção ao crédito?

É um serviço que reúne informações de crédito. É um banco de dados nacional onde armazena informações de inadimplência tanto de PF como PJ com o objetivo de auxiliar empresas na concessão de crédito.  


Por que falamos que uma pessoa está seprocada ou com o "nome sujo"? 

Significa que é um devedor, está com seu CPF negativado, quando a pessoa tem o nome incluso a algum órgão de proteção ao crédito, ou seja, deixou de pagar suas dívidas.


Órgãos de proteção ao crédito - Então o que é SCPC, Serasa, SPC? 

SCPC - O SCPC fornece informações restritivas de todo o Brasil para auxiliar empresas a avaliar consumidores e realizar vendas a crédito com segurança. Ele é mais usado em processos de análise e concessão de crédito a consumidores. Este é voltado mais para pessoas jurídicas. 
Serasa - A Serasa é uma empresa privada que possui um dos maiores bancos de dados do mundo e dedica sua atividade à prestação de serviços de interesse geral. As informações da Serasa são fornecidas aos bancos, às lojas do comércio, às pequenas, médias e grandes empresas. 
SPC - o SPC A sigla SPC significa Serviço de Proteção ao Crédito. Ele é um banco de dados privado de informações de crédito, de caráter público, de acordo com a definição do Código de Defesa do Consumidor, gerido e alimentado por associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas do país que são filiadas à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, que trocam entre si informações colhidas em todo o território nacional por meio de uma entidade chamada de RENIC, Rede Nacional de Informações Comerciais. Quase todas as empresas ou credoras o consultam por ser o mais conhecido, mais completo e ter mais dados.


Veja as principais dúvidas sobre a integração SCPC no SetaERP

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O que é a integração SCPC no SetaERP?

É um módulo adicional dentro do sistema SETA, onde o cliente que adquire a fermenta tem uma integração totalmente automatizada de envio e retirada de clientes aos órgãos de proteção ao crédito.


Quais operadoras são compatíveis com a ferramenta no SetaERP?

Hoje dentro sistema seta temos cinco operadoras integradas, e mais o envio e retirada manual, as operadoras vinculadas a ferramenta são: SPC Brasil, Sophus, Boa Vista, G. Duft, SPC/SC.


Quantas formas existem para poder realizar a inclusão de clientes junto ao SCPC?

São três formas:

1) Fazer a inclusão somente no SETA e de forma manual junto ao Site através da tela de Controle de SCPC e Cartório; 
2) De forma integrada (PA) através da tela de controle de SCPC e Cartório (existe a integração junto ao site ao qual fará o processo de forma automática) - Precisa contratar a ferramenta
3) De forma integrada através do webservice (parametrizado através da tela) Controle de Integração do SCPC - Precisa contratar a ferramenta


É possível realizar importação de arquivos de títulos disponibilizado pelas operadoras?

Sim, através do campo importação, é possível realizar a importação dos títulos disponibilizados pela operadora para dentro do sistema SETA conforme layout do arquivo.

Acesse o Retaguarda > Financeiro > Controle de Integração do SCPC

Clique no menu lateral Importação

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Existe a possibilidade de comparar os títulos do sistema com os títulos que já foram enviados para a operadora?

Através do botão, comparação, é possível importar o arquivo da operadora, e comparar os títulos com os que estão dentro do sistema SETA e realizar a comparação e verificar se existe alguma divergência entre eles.

Acesse o Retaguarda > Financeiro > Controle de Integração do SCPC

Clique no menu lateral Comparação

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O que acontece quando eu envio um cliente para o SCPC?

Quando é enviado um cliente para o SCPC automaticamente a ferramenta faz a inclusão do cliente no órgão de proteção ao crédito, fazendo assim uma negativação do seu CPF, no sistema SETA o cliente fica com o Status Bloqueado no cadastro de clientes e com o Status SCPC como Seprocado.  


O que acontece quando eu retiro um cliente do SCPC?

Quando é feito o processo de exclusão do cliente, automaticamente é excluído o registro do cliente no órgão de proteção ao crédito, liberando assim o CPF do cliente, no mesmo momento o cadastro do cliente fica com o Status Ativo, e o status SCPC como Reabilitado.


Manual de uso da ferramenta

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Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso.

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Cadastro dos Clientes - Alterar Status SCPC

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Acessar: Permite alterar o status SCPC, porém é vinculado ao Modificar do cadastro de clientes

Cadastro dos Clientes 

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Controle de integração do SCPC

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Acessar..: Acesso a tela Retaguarda>Financeiro>Controle do SCPC Integrado.
Modificar.: Permite marcar o título para habilitar/desabilitar o envio do título para o SCPC.
Excluir.....: Permite a retirada manual dos títulos do SCPC
Relatórios: Permite comparar títulos ativos do SCPC com o financeiro marcado como SCPC.
Outros.....: Permite importar os títulos ativos do SCPC para o financeiro.

Parâmetros Globais

  • Acesse os Parâmetros Globais > aba Financeiro, SCPC utilizado:
  • SCPC Normal (processo antigo do SETA),
  • SCPC Integrado (processo por P.A.) e
  • SCPC Padrão (novo processo integrado - tela)

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Validando a aba SCPC no cadastro do Cliente

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Primeiro é preciso saber onde o usuário consegue visualizar as informações de SCPC do cliente. 

Acesse o retaguarda > cadastros > clientes >

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Pesquisa o usuário e clique no menu lateral Abrir

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Acesse a aba SCPC

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- Data Entrada: caso o cliente tenha sido negativado (algum título foi enviado para protesto e o seu nome foi incluso em algum órgão de bloqueio – Ex: SCPC). Esse campo é preenchido automaticamente quando a equipe responsável da loja envia o título para protesto pelo módulo retaguarda do Seta. 
 - Data Saída: será exibida a data em que o cliente teve seu nome retirado do órgão de bloqueio. Essa data também é preenchida automaticamente quando a equipe responsável da loja retira o título do SCPC pelo retaguarda do Seta. 
- Seprocar Após: Campo informativo de uma equipe para outra. Pode-se informar nesse campo, após quantos dias vencidos o título deve ser seprocado (negativado) 
- Status SCPC: status do cliente no SCPC (nada consta, reabilitado, seprocado, inabilitado, serasa, scpc/Serasa). Campo preenchido automaticamente de acordo com a situação do cliente. 
- Cobrança: pessoa ou empresa responsável pela cobrança desse cliente. 
- SCPC On-Line: Serviço de consulta ao SCPC. Ao clicar nessa opção o sistema consulta a situação do cliente e retorna as informações se há alguma pendência ou se nada consta. 
- Resultado da última consulta: Aqui será exibida o resultado da consulta após clicar na opção SCPC OnLine.  


Funcionalidade do Controle de Integração do SCPC

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