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  • Número do Pedido: Permite localizar os pedidos pelo número registrado na Retaguarda ou pelo número de integração do Pedido no site do Chopp Brahma Express 
  • Origem do Pedido:  Permite a seleção da origem do pedido, exibindo as opções para indicar através de qual canal de comunicação o pedido foi recebido: Balcão, Site, Delivery., ou utilizado durante a inclusão do pedido.
  • NF-e: Permite a seleção do pedido utilizando como critério o número da nota fiscal;
  • Nome/CNPJ/CPF do cliente :  Permite a seleção com base em um dos dados do cliente, podendo ser utilizado o nome/razão social parcial do cliente ou CPF e CNPJ.

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  • Data do Pedido de / até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até:

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  • Data do Evento de e até - Hora : Exibem campos para seleção de datas inicial e final para busca por data e Hora do evento, podendo ser informado somente o valor de e/ou o valor até e/ou hora. 

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  • Data da Entrega/Retirada Retirada de e até, Hora de até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até, combinado com a informação de hora de até

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  • Data de Recolha/Devolução de e até, Hora de até:: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até, combinado com a informação de hora de até: :

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  • Status: Exibe todos os status que pode ser atribuído em um pedido: Em Aberto, Confirmado, Carregado, Entregue, Recolhido, Recolhido Parcial, Cancelado e Fechado. 

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 Filtros Consignado, Comodato e Saldo em Aberto: Devem ser utilizados quando deseja-se localizar pedidos que possuam venda de itens em consignado, comodato ou saldo em aberto:Image RemovedImage Added

  • Filtro Escolha os tipos de pedidos Permite selecionar os pedidos pelo tipo de pedido:

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Ao utilizar essa opção é possível selecionar um ou mais tipos existentes: VENDA, CONSINADO, COMODATO, RETORNO DE  CONSIGNADO, RETORNO DE COMODATO, VENDA EM CONSIGNAÇÃO, VENDA EM BONIFICAÇÃO e LOCAÇÃO. Com esse filtro aplicado a consulta retornará os pedidos que possuem pela menos uma das operações selecionadas.

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  • Saldo em aberto, Pendente de consignadoPendente Comodato, Pendente 

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A consulta de Saldo em Aberto permitirá filtrar pedidos pedidos  em ABERTO que ainda não possuem pagamento em aberto ou possuem forma de pagamento que ainda não foi recebido, conforme exemplos abaixo:

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Exemplo de pedido pendente de recebimento:

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3.2 Cadastro de Novo Pedido

O Cadastro de novo pedido deve ser realizado através do botão <novo pedido+>

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A inserção de um novo pedido é dividida em 4 etapas: Dados do pedido, Produtos, Pagamento, Faturamento, os campos obrigatório serão sinalizados ao usuário em cada etapa:

3.1.1 Dados do Pedido:

Nessa etapa o usuário irá informar as informar os dados base do pedido que deseja inserir na retaguarda, os campos de preenchimento obrigatório possuem indicativo * para orientar o usuário sobre sua obrigatoriedade  de preenchimento, o que irá permitir  <SALVAR> o pedido.

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Orientações para preenchimentos dos campos:

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  • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Retirada/Entrega;

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  • Hora de e Até: campo para indicar a hora do Evento;

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Informações
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IMPORTANTE: Quando não é aplicado nenhum filtro de seleção mas aplicado a pesquisa será filtrado por data do pedido recebidos ou cadastrados nos últimos 7 dias. 

Os filtros aplicados são listados antes do resultado da pesquisa e podem a critério do cliente combinar com todas as opções disponíveis:

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3.1.1 Mais Filtros

A opção Mais filtros quando habilitada exibe filtros adicionais que podem ser aplicados para obtenção da consulta de pedidos:Image Added

Opções disponíveis:

  • Busca por Descrição, EAN ou código rápido do produto: Lista na pesquisa pedidos que possuem o item selecionado;
  • Formas de pagamento vinculado ao pedido: Lista todas as formas de pagamento ativas para buscar pedidos vinculados nessa forma de pagamento;
  • Data de faturamento: de - até combinado com hora de - até: Pesquisa pelas datas de emissão de notas fiscais vinculados ao pedido

3.2 Cadastro de Novo Pedido

O Cadastro de novo pedido deve ser realizado através do botão <novo pedido+>

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A inserção de um novo pedido é dividida em 4 etapas: Dados do pedido, Produtos, Pagamento, Faturamento, os campos obrigatório serão sinalizados ao usuário em cada etapa:

3.1.1 Dados do Pedido:

Nessa etapa o usuário irá informar as informar os dados base do pedido que deseja inserir na retaguarda, os campos de preenchimento obrigatório possuem indicativo * para orientar o usuário sobre sua obrigatoriedade  de preenchimento, o que irá permitir  <SALVAR> o pedido.

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Orientações para preenchimentos dos campos:

  • Cliente: Deve ser informado o nome ou CPF/CNPJ para o sistema realizar a busca de clientes previamente cadastrados;
  • Endereço de Entrega: Após a seleção do cliente será listado todos os endereços vinculados ao cadastro. Por padrão para incluir um novo cliente no sistema é obrigatório informar endereço, sendo que caso necessário é possível vincular ao cliente diversos endereços de Entrega. Caso o cliente possua mais de um endereço cadastrado será exibido uma listagem com todos os endereços para escolha do usuário;
  • Entrega/Retirada:  Calendário para indicar a data que os itens devem ser recolhidos no cliente ou devolvidos.
    • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário
    para 
    • para Retirada/Entrega;
  • Data do Evento: Calendário para indicar a data do Evento;
    • Hora de e Até: campo para indicar a hora do Evento;
  • Recolha/Devolução: Calendário para indicar a data que os itens devem ser recolhidos no cliente ou devolvidos. O usuário pode informar intervalos de horário para  através dos campos Hora de " e Até:
    • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Recolha/Devolução;
    • Dias: Campo utilizado para informar em dias o período entre a data de Entrega/Retirada e a Recolha/Devolução;
  • Origem: Exibe as opções para indicar através de qual canal de comunicação o pedido foi recebido: Balcão, Site, Delivery.
  • Status: Exibe todos os status que pode ser atribuído em um pedido: Em Aberto, Confirmado, Carregado, Entregue, Recolhido, Recolhido Parcial, Cancelado e Fechado. Os status inicial é em aberto.;
  • Representante: Nome do usuário/funcionário que está cadastrado na retaguarda inserindo o pedido ou nome do funcionário que integrou o Pedido;;
  • Tipo de Frete:  Campo de seleção para indicar como o pedido será transportado:
    • Entrega Terceiros: Deve ser utilizado quando o estabelecimento contrata empresas terceiras para realização do transporte até o destinatário (cliente), podendo ocorrer cobrança de valor de frete;
    • Transporte Próprio por conta do Remetente: Entrega da Loja: Quando o estabelecimento se responsabiliza pela entrega do  pedido, podendo ocorrer cobrança de valor de frete.
    • Transporte Próprio por conta do DestinatárioCliente Retira: Quando o cliente que solicitou o pedido será responsável pelo transporte dos produtos, neste caso não ocorrendo cobrança de frete.
    • Sem ocorrência de Transporte: Quando não é necessário informar como o pedido será transportado;
  • Valor do Frete: quando selecionado a modalidade Terceiros ou Transporte Próprio por conta do Remetente o sistema permite informar valor do frete;
  • Transportadora: Exibe listagem para seleção das empresas Terceiras previamente cadastradas como transportadora no estabelecimento. O estabelecimento também deve ser cadastrado como transportadora e deve ser selecionado nos pedidos que possuem frete por conta do remetente (Entrega da Loja).
  • Observações: Campo de livre digitação para preenchimento de informações adicionais do Pedido, podem ser informados até 400 caracteres nesse campo .

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A retaguarda através do menu de Consignado/Comodato irá contemplar também as operações de Notas Fiscais de retorno de Comodato. O Comodato  é Ativo imobilizado do estabelecimento, que fica em posse do destinatário por um determinado período conforme indicado no pedido e no contrato, sendo necessário fazer um retorno assim que o remetente devolver os itens.Image Removed

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No retorno de Comodato o estabelecimento poderá realizar o retorno de todos os ativos ou realizar a recolha parcial.  Deve Deve ser preenchido a quantidade a retornar dos itens que o estabelecimento está recebendo. Nos casos de recolha total dos ativos basta ao usuário clicar em Retornar.

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Caso o usuário informe o total de produtos emitidos em comodato após clicar em <retornar> o sistema irá emitir uma nova nota de Entrada de Retorno de Comodato o irá bloquear a geração de novos retornos nesse pedido. Após a emissão da nota o status do pedido será recolhido.

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Caso no retorno de comado comodato o usuário informe quantidade menor que a quantidade de ativos vinculado ao pedido no campo Quantidade a retornar, após o usuário retornar o comodato a tela seguirá permitindo que sejam efetuados novos retornos de comodato dos itens pendentes e o pedido Recolher,  o usuário deve preencher a quantidade que deseja retornar de cada item. Desta forma será atualizar as informações de Recolhendo e Pendente conforme quantidade informada pelo usuário e o pedido após atualizado ficará com o status de Recolhido Parcialmente.

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3.7 Retorno de Consignado

O retorno de Consignado é a devolução simbólica que ocorre quando a mercadoria anteriormente enviada em consignação for efetivamente vendida pelo consignatário ou devolvida ao estabelecimento.

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No exemplo abaixo temos o preenchimento do campo RECOLHER informando que  no item Barril de 30 litros está sendo recolhido a quantidade Zero.

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Após finalizar o preenchimento dos campos de recolha o usuário deve clicar em RETORNAR para confirmar a Operação. Pedidos recolhidos parcialmente ficaram disponíveis para novos retornos de comodato do itens pendentes:

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3.7 Retorno de Consignado

O retorno de Consignado é a devolução simbólica que ocorre quando a mercadoria anteriormente enviada em consignação for efetivamente vendida pelo consignatário ou devolvida ao estabelecimento.


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A tela de retorno de consignado permite ao estabelecimento efetivar em uma nova operação a venda de mercadoria remetida em consignação, desta forma deve ser informado a quantidade que foi vendida e informar uma forma de pagamento para emissão da nova venda.

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Podem ser informados mais de uma forma de pagamento para finalizar a emissão de uma nova venda até o valor total a pagar, pois ara o sistema realizar a emissão da nota de devolução da mercadoria em consignação e a nota de venda de mercadoria em consignação devem ser informados o valor total para os itens vendidos:

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Após o usuário <Retornar> será exibido o alerta indicando o retorno do consignado e a emissão de nota de venda:

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Dentro do pedido ficaram vinculadas as novas notas emitidas para acobertar a Devolução de mercadoria em consignação e a nova operação de venda.

Caso ocorra a devolução total do consignado basta zerar informar campo quantidade vendida, desta forma não será solicitado forma de pagamento pois não haverá emissão de nota fiscal de venda de mercadoria em consignação.

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3.8 Emissão de pedidos de bonificação

A emissão de bonificação permite acobertar fiscalmente as operação de saída de mercadorias em bonificação, doação ou Brinde.

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A nota de bonificação por ser uma emissão sem cobrança para o cliente do valor dos itens não necessita de inserção de forma de pagamento

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Após ajuste da quantidade vendida pelo usuário e utilizado a função <RETORNAR> a nota de retorno de consignado será gerada e transmitida para a Sefaz mas para emissão da nota de VENDA em CONSIGNAÇÃO o usuário precisará preencher a forma de pagamento da nova operação de venda, conforme exemplos abaixo:

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IMPORTANTE:

  • A forma de pagamento só será contabilizado no turno após o usuário clicar em receber, caso esteja sendo utilizado o novo turno de pedidos.
  • Através da aba PAGAMENTOS na opção de forma de pagamento (VENDA EM CONSIGNAÇÃO) é possível adicionar todas as formas de pagamento. No entanto caso o usuário deseje utilizar a forma de pagamento BOLETO, após inserido a forma será necessário clicar na ação Gerar Boleto para que ocorra a geração do PDF do boleto bancário.

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Após adicionado a forma de pagamento na venda em consignação o usuário deve realizar o faturamento da nota de venda em consignação na GUIA FATURAMENTO.

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Os totais do Consignado, Retorno do Consignado e Venda em Consignação serão atualizados na guia Produtos e na lateral direita do pedido após finalizado o processo de retorno de consignado.


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Dentro do pedido ficaram vinculadas as novas notas emitidas para acobertar a Devolução de mercadoria em consignação e a nova operação de venda.

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Caso ocorra a devolução total do consignado basta zerar informar campo quantidade vendida, desta forma não será solicitado forma de pagamento e não haverá emissão de nota fiscal de venda de mercadoria em consignação.

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3.8 Emissão de pedidos de bonificação

A emissão de bonificação permite acobertar fiscalmente as operação de saída de mercadorias em bonificação, doação ou Brinde.

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A nota de bonificação por ser uma emissão sem cobrança para o cliente do valor dos itens não necessita de inserção de forma de pagamento

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3.9 Emissão de pedidos de Locação 

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O retorno de Locação é a devolução simbólica que ocorre quando a mercadoria anteriormente enviada em aluguel for devolvida/retornada ao estabelecimento, o fluxo de retorno de locação é o mesmo realizado para emissões de notas de retorno de comodato.

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4.1 Bloquear faturamento de produtos sem estoque

Na versão 11.02.000 foi implementada a funcionalidade de permitir bloquear faturamento de pedidos de produtos que não possuam saldo suficiente em estoque para atender o pedido, no entanto com essa opção habilitada só será liberado o faturamento após ajuste de estoque ou entradas de notas de compra

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O bloqueio é habilitado conforme solicitação do estabelecimento, caso deseje bloquear o faturamento de pedidos sem estoque disponível entre em contato com nosso time de suporte.

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Listamos aqui nesse espaço alguns guias rápidos referente a cadastros de produtos, clientes e configurações de Boleto Bancário :

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4.1 Bloquear faturamento de produtos sem estoque

Na versão 11.02.000 foi implementada a funcionalidade de permitir bloquear faturamento de pedidos de produtos que não possuam saldo suficiente em estoque para atender o pedido, no entanto com essa opção habilitada só será liberado o faturamento após ajuste de estoque ou entradas de notas de compra

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O bloqueio é habilitado conforme solicitação do estabelecimento, caso deseje bloquear o faturamento de pedidos sem estoque disponível entre em contato com nosso time de suporte.

5 Guias uteis

Listamos aqui nesse espaço  alguns guias referente a cadastros de produtos, clientes, configurações de Boleto Bancário e Relatórios que você também pode se interessar :

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