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Cadastro De Colaboradores - CAR118


Âncora
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      Este programa é utilizado para realizar o cadastro dos funcionários da farmácia, bem como lançar metas, comissões e liberação de permissões para os mesmos.


Acesso Rápido

Localização: Cadastros > Colaboradores

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2 - Consulta por nome

F3 - Novo cadastro

F4 - Salvar cadastro

F5 - Listagem de Colaboradores

F9 - Excluir cadastro

 

ALT + N - Novo cadastro

ALT + G - Salvar cadastro

ALT + E - Excluir cadastro

ALT + I - Listagem de Colaboradores

ALT + R - Acesso a Redução de Comissão

ALT + U  - Duplicar cadastro

ALT + F - Sair

 

CTRL + A - Avança a tabulação


      Veja abaixo os campos:

  • Informe o Código que deseja consultar ou cadastrar. Este código é um número seqüencial que inicia em 001. No Cadastro de Filiais > Últimos cadastros, o sistema mostra o código do próximo colaborador a ser cadastrado, e na sequência informe Nome completo do colaborador.

 

Cadastro

      Esta tabulação é utilizada para efetuar o cadastro do colaborador e informar o tipo de comissão que o mesmo receberá. Veja abaixo a descrição de cada campo:

  • Função: esse campo é múltipla seleção, que por sua vez permitirá as farmácias que possuem colaboradores que tem mais de uma função possa selecionar os cargos de competência.
    • Atenção: nos casos onde o Gerente também é Vendedor, deverá manter o cadastro como Gerente, pois as funcionalidade de Vendedor estão inclusas no perfil do Gerente.
  • Filial Lotado: Informar em qual filial o colaborador trabalha na rede de farmácia, podendo cada vendedor estar vinculado no sistema a uma única farmácia, mesmo que ele faça alguma cobertura de horários em outras lojas. Neste caso essa informação será apenas para o controle de metas, pois a comissão será calculada pela venda do vendedor em todas as lojas da rede.
  • Deve-se informar o endereço completo do colaborador através dos campos Endereço, Nr., Bairro, CEP, Cidade. Observamos, que os campos Cidade e Bairro podem ser pesquisados através do código ou atalho de acesso rápido F2 - Consulta, caso não estejam cadastrados é possível realizar através dos programas: Cadastro de Bairros e e Cadastro de Cidades, após informar a cidade o campo 'UF' é preenchido automaticamente e não pode ser editado.
  • Telefone: Informe o número do telefone de seu colaborador.
  • Informe os documentos pessoais, CPF e RG (carteira de identificação)
  • Nascimento: Informe a data de nascimento de seu colaborador.
  • Matrícula RH: Caso haja, informe a matrícula no RH do colaborador.
  • E-mail: Insira o e-mail do colaborador.
  • CRF/UF: Esses campos estarão habilitados somente quando o cadastro for de um farmacêutico. Deve ser preenchido com o número do CRF do profissional.
  • Situação: Informar se o colaborador está ATIVO ou INATIVO na farmácia.
  • Tipo de Comissão: As comissões no Softpharma são separadas em quatro níveis. Estes níveis são utilizados para diferenciar os percentuais de comissão de vendedor para vendedor. O tipo de comissão selecionado neste campo indica o percentual de comissão que o mesmo ganhará, com base nos percentuais configurados no cadastro de produtos.
    • Exemplo: João ganha 1% de comissão na perfumaria e a Maria ganha 3%. Para configurar o sistema, cadastre o João com tipo de comissão = "Nível Padrão" e a Maria com tipo de comissão = "Nível 2". Feito isso, acesso o cadastro dos produtos de perfumaria e informe na comissão padrão, 1% de comissão, e na comissão nível 2, 3% de comissão.


Comissão

  • Tipo de Produto que o vendedor ganhará comissão: Informe os tipos de produtos nos quais a farmácia pagará comissão aos vendedores. Nesta opção o usuário pode limitar a um vendedor ganhar comissão no medicamento e outro na perfumaria somente, mesmo que ambos tenham percentual de comissão definido em seu cadastro de produtos. Exemplo: Todos os medicamentos estão com comissão de 1% e as perfumarias com 3%: podemos liberar para o João somente os tipos de produtos "Medicamentos".
    • Para liberar todos os tipos de produtos para um vendedor, digite 9999 no tipo de produto que o sistema liberará para todos os tipos de produtos cadastrados no sistema, exceto os inativos.
    • Após adicionar um tipo de produto, para removê-lo da lista dos liberados basta selecioná-lo e teclar DELETE e gravar as alterações.
    • Ao clicar no botão "Comissão" (ALT+C) o usuário poderá liberar ou retirar um tipo de produto de todos os vendedores de uma só vez.
      • Opção: deverá selecionar uma das opções se deseja Liberar ou Retirar Comissão;
      • Intervalo de Colaborador: informar o(s) código(s) do(s) colaborador(es) que serão processadas as liberações/exclusões de comissões. Há opção de filtro avançado (mais) que possibilita selecionar um intervalo de colaboradores não sequencial.
      • Tipo de Produto: informar o tipo de produto que serão processadas as alterações. Há opção de filtro avançado (mais) que possibilita selecionar o intervalo de tipo de produto não sequencial.


Metas

      Nesta tabulação o sistema permite o lançamento de metas aos vendedores, gerentes e filiais. A soma das metas dos gerentes indica a soma da meta de todos os vendedores. Para avaliar as metas dos gerentes, basta ter um ou mais gerente(s) cadastrado(s) e utilizar a troca de turno dos gerentes da loja pelo programa de Troca de Gerente.

  • Ano/Mês: Selecione o ano e o mês que deseja informar/alterar a(s) meta(s).
  • Metas gerais:
    • Ticket Médio: Informar o valor de meta para ticket médio do vendedor/gerente.
    • % Desconto
    • % CMV
  • Metas específicas:
    • Tipo: Selecione o tipo de meta que deseja informar/alterar no vendedor. A farmácia poderá ter metas por grupo principal (Éticos, Similares, Perfumarias...), metas por tipo de produtos, metas por laboratórios, metas por produto e outras mercadorias (tratado abaixo mais especificamente), cada uma com sua finalidade e a farmácia pode utilizar conforme necessidade. Lembrando que nesta situação as metas são acumulativas, ou seja, é possível fazer uma meta por grupo principal "ético", uma meta para um laboratório que tenha produtos éticos e ainda meta para um determinado produto ético, todas essas situações são tratadas de forma como foram lançadas. Neste exemplo, a meta de produto informada, este pode fazer parte também de um laboratório que tem uma meta definida, então soma a venda do produto para o laboratório, que por sua fez pode fazer parte de um tipo de produto e ainda fazer parte do grupo principal.
      • Conforme o "tipo de meta" selecionado no campo anterior, o sistema vai abrir opção para que seja selecionada a opção desejada. Exemplo: Caso selecionado por "grupo principal", o sistema vai mostrar todos os grupos principais do sistema para que seja selecionado um ou mais deles e informar a meta. Se selecionado por "tipo de produtos", o sistema solicitará ao usuário para informar o tipo de produto desejado pelo código ou por consulta em F2.
      • Outras mercadorias: Este tipo de meta é utilizado quando se deseja lançar uma meta para todas as outras mercadorias do estoque que não tenham metas específicas. Por exemplo, determinado vendedor tem uma meta X para vendas de Éticos (lançar meta por grupo principal), mas o gerente deseja que ele venda um valor Y, independente de que produto for, ou seja, uma meta de outras mercadorias, onde seriam lançadas todas as vendas que este vendedor fizer que não seja de produtos Éticos.


      Para cada tipo de meta selecionado, o sistema solicita possíveis metas a serem informadas, mas o sistema só vai exigir que seja informada pelo menos uma delas, ou seja, o usuário poderá informar qualquer "campo de meta" que desejar, sendo que pelo menos um deles esteja informado.


    • Quantidade: Informar a quantidade de unidades vendidas como meta desejada, quando necessário.
    • Valor da Meta: Informar o valor de venda líquida como meta desejada.
    • % C.M.V.: Informar o % de C.M.V. que o vendedor terá como meta de acordo com o tipo de meta selecionado.
    • % Descto à Vista: Informar o % de desconto à vista que o vendedor terá como meta de acordo com o tipo de meta selecionado. Este desconto incide sobre todas as vendas (à vista e a prazo) e é o desconto dado ao cliente no balcão, ao final da venda ou como arredondamento.


Importante!

 - Para alterar alguma das metas lançadas, basta selecioná-la no campo abaixo e pressionar ENTER, e para excluir pressione DELETE.
 - Para duplicar as metas de um mês para outro, ou de um colaborador para outros colaboradores, clique no botão Duplicar Metas
 - Para lançar metas em lote, ou seja, para vários vendedores ao mesmo tempo sem acessar um a um, clique no botão Metas em lotes....
 

Liberações

      Nesta tabulação o sistema permite liberar/retirar permissões por colaborador tais como:


  • Autorizar Por: quando a farmácia trabalha com a autorização por Senha e/ou Biometria do Colaborador (parametrizado no programa Parâmetros > aba Controle de Filiais) permitirá escolher se para o colaborador a autorização será por:
    • Senha do Colaborador: quando selecionar essa opção as senhas antes cadastradas no programa "Senhas de Liberação" perderão a funcionalidade, e nos programas que antes era solicitada essa a senha será solicitada a "Senha do Colaborador".
    • Biometria do Colaborador: nessa opção as senhas antes cadastradas no programa "Senhas de Liberação" também perderão a funcionalidade, e nos programas que antes era solicitada a senha de liberação agora será solicitada a "Biometria do Colaborador".
    • Senha/Biometria do Colaborador: com essa opção selecionada o sistema permitirá tanto a autorização por senha ou por biometria.
  • Senha: informe a senha. Esta senha é usada em alguns programas do sistema, como por exemplo: Relatórios de comissão e programa de troca de gerente da loja. Para verificar como trocar sua senha acesse o manual de Alteração de senhas.
    • Quando a filial for de São Paulo/SP, o SoftPharma fará algumas validações para fins de atender a legislação da COVISA (Coordenação Vigilância Sanitária), onde se for o primeiro acesso do usuário automaticamente acessará o programa "Administrador de Senhas" para que seja efetuada a troca de senhas.
  • Expirar em: selecione o período em que a será deverá ser trocada. Para que esta nunca expire, basta selecionar a opção 'Nunca', e para atendimento a COVISA, para os clientes do município de São Paulo/SP a opção Nunca ficará desabilitada.
  • Biometria: quando conectado o leitor biométrico homologado no SoftPharma esse botão ficará disponível para fins de cadastro da biometria do colaborador. Importante: Para o cadastro de mais de uma biometria para um mesmo colaborador o SoftPharma questionará no ato do cadastro "Deseja apagar as biometrias já cadastradas?". Se SIM as biometrias anteriores serão substituídas pelas novas. Se a opção escolhida for NÃO o cadastro continuará normalmente. A cada biometria cadastrada o sistema perguntará se deseja cadastrar outra biometria.
  • Operações Liberadas para o Colaborador: nesse campo mostrará as operações existentes de liberações e/ou autorizações às quais poderão ser selecionadas conforme a necessidade de cada colaborador. Estas opções atualmente são validadas no programa "Senha de Liberação" (Parâmetros > Senhas de Liberação).
    • Liberação Geral – Várias Operações: esse campo substitui a "Senha de Liberação", que é a senha padrão (default) do sistema na instalação é 1234, se o cliente já mudou esta senha e não lembra mais qual é, o mesmo pode acessar o sistema com um usuário Supervisor, e a senha no login na entrada do sistema, pode ser digitada aqui também, Essa senha é utilizada para liberar vários procedimentos no sistema que estão fora do configurado, abaixo tem outras senhas específicas para cada situação.
    • Liberação para Clientes: senha será solicitada no momento da venda quando ocorrer do vendedor tentar fazer uma venda para cliente que está "bloqueado".
    • Liberações para Pré-Venda: essa senha utiliza-se somente no programa de pré-vendas para liberar uma pré-venda que porventura possa estar bloqueada pelo sistema ou para excluir uma pré-venda.
    • Alterar Juros no Recebimento via Movimento Contas a Receber: solicitada quando o caixa ou o usuário que faz recebimento de notas particulares ou convênios e que está cobrando um juro menor ao informado pelo sistema (de acordo com configuração).
    • Amortização de Descontos via Movimento Contas a Receber: solicitada sempre que o usuário fizer um recebimento de títulos de clientes, informando um desconto para o cliente.
    • Liberações para Estoque: solicitada quando for movimentada a quantidade em estoque que não seja por meios tradicionais como vendas, compras, transferências e entre outras. Exemplo: Essa senha será solicitada no "Balanço com Confronto" para atualizar estoque.
    • Liberações para Pré-compra: é utilizada no programa de "Pré-Entrada de mercadorias" (Compras > Pré-entrada de Mercadorias), onde as compras digitadas são lançadas na pré-compra e depois de conferida são efetivadas em estoque.
    • Liberações de Desconto na Venda: Senha de Liberação de desconto: solicitada especificamente para a liberação de descontos na venda.
    • Liberar Cobertura de Oferta: solicitada especificamente para a liberação de cobertura de ofertas na venda.
      • Observação: a partir do release 150.0 a cobertura de ofertas não é aplicável em venda concomitante para aquelas farmácias que trabalham com venda diretamente em Cupom Fiscal.
    • Liberar Retorno Clientes/Cancelamento de Vendas: Somente será habilitado quando "Solicitar Senha do colaborador no Retorno de Cliente" (Parâmetros > Parâmetros) estiver selecionado.
    • Liberar Transferências: Somente será habilitado quando "Solicitar Senha do colaborador na Transferência" (Parâmetros > Parâmetros) estiver selecionado.
    • Liberação para Remover Pendência de Transação de Venda: Deverá estar marcado para que o colaborador tenha liberação para liberar vendas que estiverem bloqueadas no caixa por transação pendente.
    • Reiniciar Check-in de Produtos: Quando marcado o colaborador poderá refazer a conferência de um check-in já encerrado.
    • Autorizar Retirada de Valores de Caixa Diário: Marcar essa opção para autorizar o colaborador a efetuar a retirada de valores do caixa diário.
    • Abrir/Fechar Caixa Diário com Restrições: Identifica que esse colaborador terá autorização para conferência de Caixas no sistema.


Para saber a funcionalidade de cada Opção de Liberação mencionada acima, clique aqui!


  • Autorizado a vender Farmácia Popular: marcar essa opção quando o colaborador for autorizado a efetuar vendas do PBM - Farmácia Popular.
  • Usuário: inserir o usuário da Farmácia Popular.
  • Senha Farmácia Popular: inserir senha da Farmácia Popular
  • Autorizado a liberar alçadas: esse campo deverá ser marcado quando o usuário for responsável por liberar alçadas.
  • Valor alçada: inserir o valor máximo que o colaborador poderá autorizar:
  • Autorizar em lote: ao clicar nesse botão acessará o programa "Autorizar em Lote" onde permitirá liberar a "Operações Liberadas para o Colaborador" para um intervalo de colaboradores, utilizado quando possuem vários colaboradores com as mesmas liberações, não sendo necessário entrar em cada cadastro para autorizar.




Configurações Por Usuários

      O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Cadastro de Colaboradores - CAR118" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Tabulações


  • Desmarque a tabulação 1 para que o usuário não tenha acesso à tabulação Cadastro.
  • Desmarque a tabulação 2 para que o usuário não tenha acesso à tabulação Comissão.
  • Desmarque a tabulação 3 para que o usuário não tenha acesso à tabulação Metas.

Guias

  • Desmarque a guia 1 para que o usuário não tenha acesso a alterar as metas dos gerentes, somente a meta dos vendedores e ainda se este pertencer à filial que o mesmo está logado. Neste caso, além desses bloqueios, ficarão também desabilitados os campos "Filial lotado", "Cadastro de" e o botão "Metas em lote" para garantir que não haja alteração nos cadastros dos vendedores.
  • Desmarque a guia 02 para que o usuário não tenha acesso a funcionalidade Redução Comissão (botão).