Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir

Para realizar o cadastro do kit/combo vá até o menu Cadastros > Produtos > Kit/Combo Promocional.


Figura 02 - Cadastro de Kit/Combo Promocional


A tela de cadastro geral do kit/combo possui os seguintes campos:

  • Código: Código de identificação e localização do kit/combo para efeito de controle de banco de dados;
  • Barras do Kit/Combo: Código identificador único gerado pelo sistema automaticamente. Esse código tem como objetivo identificar um kit/combo na inserção de itens na tela de vendas;
  • Descrição: Descrição longa da estratégia promocional para melhor identificação para os usuários envolvidos;
  • Vigência: Campo destinado a definir a vigência que será validado dia e hora para aplicação da estratégia promocional;
  • Dias da semana: Checkbox dos dias da semana onde o usuário poderá selecionar em quais dias da semana serão aplicados a promoção;
  • Filiais: Grade onde será necessário informar pelo menos uma filial que irá participar, e permite selecionar mais de uma filia através do botão ;
  • Ativo: Define se o kit/combo está ativo naquele momento, por padrão virá desmarcado;
  • Permite alterar desconto durante a venda: Define se o usuário comum poderá alterar o desconto daquele kit/combo por qualquer razão na venda;
  • Permite senha supervisor alterar desconto durante a venda: Define se o usuário com senha supervisor poderá alterar o desconto durante a venda;
  • Venda apenas pelo código identificador do kit/combo: Define se será ativado os descontos se for vendido apenas inserindo o código identificador do kit/combo na tela de vendas;
  • Permite cancelar item separado do kit/combo: Define se será possível cancelar itens que foram vendidos como kit/combo de forma separada no consultas e cancelamentos por exemplo;
  • Quantidade máxima de uso por cliente: Informará se o kit/combo terá alguma restrição de quantidade de uso do kit/combo por cliente. Se esse campo tiver com número >= (maior ou igual) a 1, então será necessário vincular um cadastro de cliente na venda para identificar o cliente e validação de uso do kit/combo por cliente;


Após preencher os campoas campos dessa tela clique no botão para que seja habilitada a aba de Produtos - Regras Fixas.

Aba Produtos - Regras fixas

Adicione os produtos do kit/combo através do botão , e selecione os produtos como habitualmente já é feito em outros processos (digite o nome ou barras do produto e marque com as teclas de seleção padrão do sistema), ou pelo botão para incluir um ou mais grupo de preços.


Figura 03 - Produtos - Regras Fixas


Na aba de Produtos - Regras fixas será possível ordenar, filtrar e editar informações de algumas colunas (colunas em amarelo).

  • Tipo: Identifica se o registro é um produto ou um grupo de preços;
  • Código: Código identificador do registro no sistema/banco de dados;
  • Barras: Barras principal do cadastro do produto, se for grupo de preços será informado “Não se aplica”;
  • Descrição: Descrição do cadastro do produto ou do grupo de preços;
  • Estoque: Estoque do produto ou a soma dos estoques dos produtos que compõe aquele grupo de preços da filial lógica selecionada. Se estiver “Escritório X Escritório”, será a soma das informações de todas as filiais;
  • Quantidade: Campo editável, definirá a quantidade do item que será vendido naquele kit/combo;
  • Vlr Custo Médio: Exibe o preço de custo médio unitário do produto na filial lógica selecionada. Se for um grupo de preços, será o preço médio de custo dos itens que compõem esse grupo de preços. Se estiver marcado como “Escritório X Escritório” será a média das informações de todas as filiais;
  • Preço de Venda: Exibe o preço de venda unitário do cadastro principal do produto da filial lógica selecionada. Se for um grupo de preços, será o preço médio de venda dos produtos que compõem aquele grupo de preços, nesse caso, todos os produtos estarão com o mesmo preço de venda para o mesmo grupo de preços;
  • Desc. diferenciado(%): Campo editável. Poderá ser calculado ou editável, dependendo se informar um % nesse campo, o próximo campo “Preço de Venda kit/combo” será calculado e vice-versa;
  • Preço de venda kit: Campo editável. Poderá ser calculado ou editável, dependendo se informar o preço o campo anterior (Desc. diferenciado (%)) será calculado e vice-versa. Esse preço é o que de fato será aplicado no momento da venda do kit/combo.
  • R$ Lucro: Campo calculado da diferença entre o “preço de venda kit” e o “vlr de custo médio”;
  • %Margem contribuição: campo calculado conforme “R$ Lucro” divido pelo “Preço de venda kit”;


Aviso
titleObservação importante para preços:

Será deixado a opção quando “Escritorio X Escritorio” para que o usuário defina qual grupo de filiais será considerado para exibição dos preços e todos os cálculos de preços serão considerados apenas daquele grupo de filiais. Se tiver com filial lógica selecionado, será exibido o grupo de filial que aquela filial está cadastrada selecionado e não editável ao usuário.


Na parte inferior da tela existe um resumo das condições comerciais do kit/combo onde serão apresentados os valores finais calculados conforme os preços e as quantidades do item no kit/combo.

Sendo:

  • DE: o somatório dos valores (PREÇO DE VENDA * QUANTIDADE);
  • POR: o somatório dos valores (PREÇO VENDA KIT * QUANTIDADE);
  • LUCRO: o somatório dos valores (PREÇO VENDA KIT * QUANTIDADE) menos  somatório de (VLR MÉDIO CUSTO * QUANTIDADE);
  • MARG. CONTR.: divisão do valor do lucro pelo campo por (LUCRO/POR);


...

Expandir
titlePelo produto constante no kit/combo

Ao inserir um produto constante no kit/combo o sistema automaticamente emitirá um aviso de sugestão da promoção indicando os itens que fazem parte do kit/combo.


Figura 07 - Promoção Sugerida


Com essa informação é possível inserir os outros itens constantes da promoção e assim o sistema reconheça automaticamente a promomoçãopromoção, assumindo as configurações estabelecidas na Figura 02 acima.


Figura 08 - Promoção Ativada


...