Versões comparadas

Chave

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O Google Shopping nada mais é do que uma vitrine virtual de produtos das lojas cadastradas no Merchant Center, a plataforma de gerenciamento de e-commerce do buscador. Diante disso,  a Linx Commerce passa a ter a integração com a API do Google Shopping, já visando novas evoluções futuras previstas para esse ano, como integração das lojas/estoque, precificação por região, etc.
Nesse primeiro lançamento, a versão inicial possui somente o envio padrão do catalogo de produtos via API para uma conta no Google Shopping.
ATENÇÃO: A integração via XML seguirá na plataforma para quem tem interesse em seguir utilizando.


MIGRAÇÃO XML > API

É importante que o lojista realize a configuração do campo utilizado na integração do produto do XML na API, do contrário os produtos serão duplicados no Google Shopping. Uma vez selecionado o AGRUPADO e o IDENTIFICADOR do SKU, não será possível alterar a configuração da conta. Sendo necessário exclusão do canal para configurar nova integração.

O google reconhece o produto pelo ID, logo ao passar a utilizar a API do Goole, os produtos que já estão cadastrados passarão a ser atualizados pela API, se for utilizado o mesmo identificador que consta no XML atual.


Passo-a-passo da configuração Feed API Google


  1. Acesse o menu de LOJA > MEUS APLICATIVOS e clique em SOCIAL (Tela 0)
    1. Estará disponivel para configuração o aplicativo do Google Shopping. (Tela 1)
  2. Dentro do canal do Google Shopping, haverá o botão de AUTENTICAR, sendo necessário conectar na conta comercial préviamente criada pelo lojista. (Tela 2)
  3. Após autenticação, será necessário clicar em LOJA COMMERCE e selecionar o CANAL de vendas, site de e-commerce na qual deseja transmitir os produtos para o Google Shopping, todos os dados que estão definidos para o site/contrato selecionado, serão transmitidos para o Google.
  4. Na última etapa, é necessário selecionar a origem de acesso. (Tela 3)
    1. A origem de acesso deve ser definida previamente pelo lojista através do menu MARKETING > ORIGEM DE ACESSO (Tela 3.1)
  5. Na aba MAPEAMENTOS é possível definir informações extras pré-definidas permitidas pelo Google para  serem enviadas nos produtos, como condição, gênero, etc.(Tela 4)
    1. Também é possível  adicionar qualquer metadado personalizado nos atributos adicionais para o google.


Os produtos ficarão disponíveis no Google Shopping, o comprador será direcionado para a loja de e-commerce do cliente para conclusão da compra. O pedido integrado será um pedido de loja, porém identificado que a origem da venda se deu pela API do Google. (Tela 5)

É possível acompanhar a sincronização de informações através da dashboard de integração. (Tela 6)

Mapeamento de categorias é opcional, mas recomendado para relevância da loja. Acesse o menu CATÁLOGO > CATEGORIAS clique na categoria a ser mapeada, após clique na seção de MARKETPLACE. (Tela 7)



TELA 0


TELA 1




TELA 2



TELA 3


TELA 3.1


TELA 4



TELA 5



TELA 6




TELA 7


Informações adicionais

  • Liberado o envio do Feed do catálogo de produtos para o Google Shopping via API base no site e-commerce escolhido.
  • A integração inicial não é multi feeds/canais.
  • Novas evoluções previstas:
    • Pendente a integração do estoque das lojas fisicas ( Omnichannel).
    • Pendente precificação por região clientes Linx Omni.
    • Pendente precificação por região clientes Linx OMS.

Mais detalhes:


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