Cadastro de grupos de produtos
Assim como no cadastro de usuários, antes de se cadastrar o produto propriamente dito, deve-se cadastrar o Grupo do mesmo e além deste, Grupo de Preços.
Inicialmente no Linx Farma Big vá em Cadastros > Produtos > Grupos, clique no botão ou pressione a tecla de atalho F3 para verificar a existência do grupo desejado, se este ainda não estiver cadastrado, clique no botão ou na tecla de atalho F5.
Figura 01 - Cadastro de grupos
Preencha os campos solicitados, lembrando que se for um grupo de medicamentos controlados, o campo correspondente deve estar igual a S, salve o cadastro em seguida, clicando no botão .
Além da aba Edição (F2) existem outras abas com as seguintes funções:
- Árvore: Se desejar adicionar um subgrupo dentro de um grupo já existente deve-se selecionar o grupo que deseja e clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Incluir;
- Cálculo Demanda: Configuração utilizada para cálculo de demanda diferenciada para o grupo no momento de efetuar sugestão de compras. Preencha se houver necessidade;
- Meta: Preencha se houver metas de vendas estipuladas para cada grupo em determinada filial, clicando no botão ;
- Cota para Compras: Configure se houver necessidade de ter um controle de compras para cada grupo em determinada filial, clicando no botão ;
- Substituição Tributária: Configurações referentes aos impostos que cada produto dentro desse grupo possui como: ICMS, IVA, ICMS ST, Lista, etc. Deve ser configurado com a ajuda de um contador para que este possa determinar os valores corretos de acordo com o Estado residente. Sendo configurado no cadastro de grupos não é necessário efetuar o mesmo cadastro no produto, à não ser quando o produto tiver configuração diferente da do grupo à que ele pertence.
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- Operações sem Estoque: Caso não queira realizar operações com produtos de determinado grupo sem estoque em certa filial, coloque N na coluna Permite Operações Sem Estoq., para a filial desejada e aperte a tecla seta para baixo no teclado;
- Redutores de Comissão: Pode-se definir a faixa de descontos e a redução na comissão do usuário que efetuou a venda para esse determinado grupo, clicando no botão .
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Dúvidas sobre Redutores de Comissão ? Verifique o artigo Novo redutor e relatório de comissões. |
Cadastro de grupos de preços
Entre no menu Cadastros > Produtos > Grupo de Preços e clique no botão ou F5 e insira a descrição do grupo de preços para ser associado futuramente ao cadastro de produtos, em seguida no botão .
Figura 02 - Cadastro de grupo de preços
Esse cadastro será útil para alteração de preços em linhas de produtos (por exemplo: Shampoos, Sabonetes, Desodorantes, Esmaltes ...), sendo alterado o preço apenas do primeiro produto, e o sistema fará a atualização de todos os outros produtos que estiverem no mesmo grupo de produtos.
Cadastro de produtos
Vá ao menu Cadastros > Produtos > Produtos ou clique no botão na barra de menu rápido, digite o nome do produto no campo descrição ou o código de barras no campo barras, e no botão ou na tecla de atalho F3 para verificar se o produto ainda não está cadastrado.
Caso não, clique no botão ou F5 e preencha os campos.
Figura 03 - Cadastro de produtos
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Assim como no cadastro de grupos, existem outras abas que podem ser utilizadas para incrementar o cadastro do produto. |
- Preços: Exibe informações de preços de compra, venda, descontos, promoções e etc.;
- Outros Dados: Existem configurações de comissões, informações de controle para a Anvisa no caso de ser controlado, uso contínuo, código da ABC, Código INBS, mensagens na venda entre outras;
- Barras Adicionais: Caso o mesmo produto possua outro código de barras, e também quantidade de caixas diferentes.
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- Cód. Prod. Fornec.: Exibe o código do produto no(s) fornecedor(es);
- Estoque Filiais: Mostra a quantidade em estoque do produto nas filiais. Esse procedimento necessita que a comunicação das lojas com a central estejam atualizadas;
- Preços Filiais: Mostra os preços do produto nas filiais, e nos casos de preços diferenciados para a própria loja;
- Gerencial: Mostra alguns dados referentes aos valores do produto nas filiais, como: Curva ABC, PMC, Últ. entrada, Últ. Saída, Últ. Preço Entrada, dentre outros;
- Fotos e Bula: Exibe a foto e a bula do produto, se ester estiverem associados.
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- Oferecer: Toda vez que esse produto for vendido será exibido uma tela para oferecer o produto que foi incluido nessa aba, por exemplo: ao vender uma fralda pode-se oferecer um creme para assaduras;
- Uso Contínuo: Se habilitada esta opção no cadastro do produto na aba Outros Dados, toda vez que houver uma venda deste, deverão ser informados para quem está vendendo e a quantidade de uso para que seja registrada no sistema uma data prevista para próxima compra do cliente.
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- Descontos por Qtde (CAS Brasil):São descontos que poderão ser concedidos de acordo com a tabela da CAS Brasil, por exemplo leve 3 e pague 2.
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- Lotes do Produto: Essa aba mostra a movimentação dos lotes que são registrados quando há entrada de mercadorias, vendas, ou incluidos manualmente pelo próprio cadastro de produtos pela tecla de atalho F10, ou acessando o menu Manutenção > Acertar Estoque de lotes;
- Substituição Tributária: No cadastro dos grupos, a ST pode ser configurada para cada grupo já no cadastro dos produtos poderá ser configurada individualmente. Lembrando que deve haver o auxílio de um contador para definir os valores de acordo com as regras do Estado.
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- Genéricos e Similares: Se houver algum produto genérico ou similar ao produto, também poderá ser incluso associando-o ao que está sendo cadastrado;
- Histórico PMC: Grava todos os cálculos de Preço Médio do produto, de acordo com a movimentação do mesmo;
- Estoque Lotes: Diferentemente da aba Lotes do Produto, essa aba mostra o estoque atual do lote do produto em cada filial;
- Unidades por Caixa: Utilizado para casos onde os fornecedores vendam com quantidades na caixa diferente do cadastro principal;
- Ficha de Estoque: Guarda informações de estoque como, data de estoque anterior, quantidade do mesmo, quantidade atual, preço médio do custo, total de estoque em dinheiro e o tipo de operação que o usuário fez no sistema;
- Informações Fiscais: Informações fiscais como ICMS, CSOSN - ICMS, PIS e COFINS, CST, Lista entre outras;
- Produtos Não Associados: Emite um aviso na tela de vendas para que o cliente seja orientado a não consumir produtos incompatíveis, por exemplo: produtos em que um corta o efeito do outro.