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Painel
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titleSumário

1 Conceito
2 Requisitos
3 Configurações
3.1 Permissões de Acesso
3.2 Configurar Empresa
3.3 Configurar Unidades de Medida
3.4 Configurar Produto
4 Funcionalidades
4.1 Gerar SPED Contribuições

Âncora
1con
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1 Conceito

A EFD-Contribuições trata de arquivo digital instituído no Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não- cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não-cumulatividade.
Para mais informações acessar o site da receita através do link:

Âncora
2req
2req
2 Requisitos

Para utilizar o módulo SPED Contribuições será necessário entrar em contato com o Departamento Comercial do Linx Postos AutoSystem®, para que seja liberada a implantação do módulo.

Âncora
3con
3con
3 Configurações

Para o funcionamento do módulo SPED Contribuições será necessário realizar algumas configurações no módulo Gerencial.

Âncora
3.1per
3.1per
3.1 Permissões de Acesso

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir a lista das permissões disponíveis:

  • Fiscal > Permite gerar SPED PIS/Cofins com críticas; Conforme exemplo a seguir:


Âncora
3.2con
3.2con
3.2 Configurar Empresa

Será necessário possuir a aba Fiscal configurada no cadastro da empresa. Para realizar a configuração, acessar o módulo Gerencial > Configurações > Parâmetros > Empresas. A tela a seguir será exibida:



Para mais informações referentes a aba Fiscal acessar o Manual Cadastro Geral.

Âncora
3.3con
3.3con
3.3 Configurar Unidades de Medida

Será necessário informar unidades de medidas para os produtos, o Linx Postos AutoSystem® possui algumas unidades de medidas já configuradas, caso seja necessário o cadastro de mais unidades, acessar o menu Cadastros > Tabelas > Unidades de Medida. A tela a seguir será exibida: 


Para mais informações referentes ao cadastro de unidades de medida acessar o Manual Cadastro de Tabelas.

Âncora
3.4con
3.4con
3.4 Configurar Produto

Será necessário possuir a aba Fiscal configurada no cadastro do produto. Para realizar a configuração, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Produtos. A tela a seguir será exibida:

 


Para mais informações referentes a aba Fiscal acessar o Manual Cadastros Gerais.

Âncora
4fun
4fun
4 Funcionalidades

O módulo SPED Contribuições permitirá gerar o arquivo EFD Contribuições e permitirá a unificação de dois arquivos. 

Âncora
4.1ger
4.1ger
4.1 Gerar SPED Contribuições

Para emitir o SPED Contribuições acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Integrações Fiscais > EFD Contribuições. A tela a seguir será exibida: 



Esta tela possui os campos:

  • Período: informar o período;
  • Diretório: informar o diretório onde o arquivo será alocado. A guia Exportar permitirá selecionar as opções:
  • Arquivo retificador: permitirá gerar o arquivo retificador;
  • Exportar notas sem direito a crédito: permitirá exportar as notas fiscais sem direito a crédito;
  • Notas de entrada: permitirá exportar as notas de entrada;
  • Considerar despesas acessórias: permitirá exportar as despesas acessórias.

A guia Relação de empresas exibirá as empresas disponíveis para geração do arquivo.

Esta tela possui os botões:

  • Exportar: permitirá gerar o arquivo;
  • Incluir registros: permitirá incluir outros registros ao arquivo;
  • Fechar: permitirá fechar a tela;

Ao clicar no botão Incluir registros a tela a seguir será exibida: 


As abas desta tela possuem os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar informações;
  • Editar: permitirá editar a informação selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a informação selecionada.

Na aba F100 informar os demais documentos e operações geradoras de contribuição e crédito. Para isso clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida: 


Esta tela possui os campos:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Indicador oper.: selecionar o indicador da operação;
  • Participante: informar o participante da operação;
  • Conta: informar a conta;
  • Conta analítica: informar a conta analítica;
  • Produto: informar o produto;
  • CST Pis: informar o CST Pis;
  • CST Cofins: informar o CST Cofins;
  • Base crédito: informar a base de crédito;
  • Valor oper.: informar o valor da operação;
  • Data da operação: informar a data da operação;
  • Alíquota PIS: informar o valor da alíquota PIS;
  • Alíquota Cofins: informar o valor da alíquota Cofins.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações. Na aba M205/M605 serão informados os PIS/PASEP e COFINS a recolher.

Conforme imagem a seguir: 


Para adicionar informações aos campos, clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida: 



Esta tela será a mesma para os dois registros. Possui os campos:


  • Código da receita: selecionar o código da receita;
  • Valor equivalente %: informar o valor equivalente em porcentagem;
  • Mês de referência: informar o mês de referência.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações. 

Na aba 1100/1500 será possível adicionar informações referentes ao controle de créditos fiscais PIS/COFINS. Conforme imagem a seguir: 



Para inserir informações, clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida: 



A guia Parâmetros possui os campos:

  • CNPJ Cedente: informar o CNPJ cedente;
  • Período Apuração: informar o período de apuração;
  • Origem Crédito: selecionar a origem do crédito;
  • Código Crédito: informar o código do crédito.

A aba Valores Créditos – PIS possui os campos:

  • Apurado (06): informar o valor apurado;
  • Desconto (09): informar o valor do desconto;
  • Ressarcimento (10): informar o valor do ressarcimento;
  • Compensação (11): informar o valor da compensação;
  • Desconto EFD (13): informar o valor do desconto da EFD;
  • Ressarcimento EFD (14): informar o valor do ressarcimento da EFD;
  • Compensação EFD (15): informar o valor da compensação da EFD;
  • Transferido (16): informar o valor transferido;
  • Outras Formas (17): informar outros valores.

A aba Valores Créditos – COFINS possui os mesmo campos da aba Valores Créditos – PIS.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações. Na tela Integração EFD Contribuições, clicar no botão Confirmar para registrar as informações adicionadas.
Para gerar o arquivo, clicar no botão Exportar, o mesmo será alocado no diretório informado conforme imagem a seguir: 


Para realizar a unificação de dois SPED PIS Cofins será necessário acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Integrações Fiscais > EFD Contribuições – Unificação.

A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os campos:

  • Arquivo A: selecionar o diretório onde está alocado o arquivo. Será considerado apenas as informações deste arquivo quando ocorrer duplicidade da ocorrência de chave.
  • Arquivo B: selecionar o diretório onde está alocado o arquivo.

Após informar os diretórios, clicar no botão Confirmar para gerar o arquivo unificado.