Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
|
1. Conceito
Esta documentação tem o objetivo de informar e orientar os clientes referente à integração do iFood com o sistema de Retaguarda AutoSystem.
Dica |
---|
Observação Para informações sobre a integração entre o iFood e o sistema de Retaguarda Seller, acesse a documentação Integração iFood - PDV Seller. |
2. Chaves de Licença na Intranet (AutoSystem x Linx Postos POS)
Para que seja possível fazer a integração entre o iFood e o AutoSystem, torna-se necessário possuir algumas Chaves de Licença liberadas na Intranet, sendo elas:
- Para o PDV:
- iFood Restaurante.
- Para o AutoSystem:
- Delivery;
- Integração iFood Restaurante.
Além disso, também há Chaves específicas do iFood. Com isso, na Intranet, estão disponíveis para o AutoSystem as credenciais do Linx Postos POS, sendo elas:
- ClientID;
- ClientSecret.
Veja as imagens de exemplo:
3. Pré-requisitos
Para que seja possível fazer a integração entre o iFood e o AutoSystem, torna-se necessário os sistemas estarem nas seguintes versões:
- PDV Fácil: 2.0.0.15 ou superior;
- AutoSystem:
4. Motivo de Movimentação
Para esta integração, torna-se necessário fazer o cadastro do Motivo de Movimentação. Para isso:
- No menu Cadastros > Motivos de Movimentação, deve-se ncluir a opção Delivery em Tipo Movto:
- Ao selecionar, todos os checkboxs (caixas de seleção) do tipo Movto ficam desabilitados automaticamente, não permitindo a seleção;
- O Motivo de Movimentação é enviado para o PDV como Delivery + Forma de Pagamento;
- Esse tipo de movimentação fica disponível no PDV como Forma de Pagamento, para os casos sem integração/delivery manual.
Referente às movimentações do PDV, o tipo Delivery se comporta da seguinte forma:
- O tipo de Movimentação é considerado como:
- Saída no menu Financeiro;
- Forma de Pagamento no fechamento de caixa;
- Documento na sangria.
No cadastro de Motivos de Movimentação > Informações > Informações > Informações Adicionais, deve estar como Delivery.
5. Configurações de Delivery
No menu Configurações > Módulos > Delivery > Geral, as guias são exibidas de acordo com os módulos liberados na Intranet:
- Guia Delivery:
- É exibida, caso o módulo Delivery esteja habilitado no AutoSystem.
- Guia iFood:
- É necessário estar habilitado no AutoSystem (Integração iFood Restaurante).
5.1 Guia iFood
A guia iFood possui os seguintes campos:
- Forma de Pagamento padrão:
- Refere-se à forma de pagamento usada nos pedidos com pagamento on-line;
- Somente são exibidos os tipos de movimentação do tipo Delivery.
- ID da Loja:
- Este campo não é editável e é preenchido ao realizar a integração.
- Código de autorização:
- Este campo é editável e é preenchido automaticamente ao integrar com o iFood.
- Sincronizar Imagem:
- Com o checkbox habilitado, o serviço do delivery.exe envia as imagens de produtos para a plataforma iFood;
- Com o checkbox desabilitado, o serviço não envia as imagens;
- Em alguns casos, pode ocorrer de o Cliente já ter as imagens ou queira configurá-las manualmente.
- Regra de formação de preço sugerido:
- Se refere ao cálculo da origem da formação de preços dos produtos no cardápio de Delivery;
- É considerado no momento da formação de preço de cada item no cardápio;
- É utilizado para diferenciar preços entre plataformas de Delivery.
- Permite selecionar entre as opções:
- Cadastro do Produto ($);
- Acréscimo (%);
- Acréscimo Valor ($);
- Desconto (%).
- Se refere ao cálculo da origem da formação de preços dos produtos no cardápio de Delivery;
- Valor:
- Este campo permanece editável, exceto se a Regra de formação de preço for Cadastro do produto.
- Integrar:
- Ao clicar no botão Integrar, o usuário é redirecionado à plataforma do iFood para validar a permissão e autenticação em duas etapas da Software House Linx;
- A plataforma devolve o código de autorização do parceiro integrador do iFood;
- Para o funcionamento desse mecanismo, é feita a captura da chave de licença das informações:
- ClientId;
- ClientSecret;
- URL do iFood.
6. Caixa Ponto de Venda
Nas configurações de Caixa, há disponível a guia Delivery, onde ela apresenta as seguintes informações:
Nota |
---|
Importante A guia Delivery é apresentada apenas com o módulo Linx Postos POS ativo. |
- Habilitar Delivery:
- Este campo valida se existe outra Conta Caixa relacionada à Empresa que está utilizando o Modo Delivery;
- Não é permitido que mais de uma Conta Caixa habilite o delivery por vez;
- Caso esteja marcado como Autoatendimento, não é permitido ativar o delivery na Conta:
- Essa mesma validação ocorre para o oposto, ou seja: caso esteja habilitado o delivery, não é permitido habilitar o Autoatendimento;
- Nos dois casos, é exibida uma mensagem de retorno ao usuário:
- "Não é permitido Delivery em Conta Caixa do tipo Autoatendimento";
- "Não é permitido Autoatendimento em Conta Caixa do tipo Delivery".
- Habilitar Abrir/Fechar turno automaticamente:
- Este parâmetro é utilizado para a abertura e fechamento do turno de Delivery. Essa configuração é importante para que não ocorra a situação de entrar um pedido no PDV com o turno fechado e a baixa automática não ser realizada;
- A abertura/fechamento não é configurável, é fixo para que realizado na virada do dia;
- Caso não habilitado, o fechamento/abertura não será feito de forma automática, sendo necessário a operação manual.
- Responsável Abrir/Fechar turno automaticamente:
- Esta configuração apenas fica disponível, caso o checkbox (caixa de seleção) Abrir/Fechar turno automaticamente esteja ativado;
- Torna-se obrigatório inserir um responsável, caso habilitado;
- Somente é exibida a listagem de funcionário para seleção, não sendo permitida a inclusão de outro tipo de pessoa;
- O responsável aqui informado é utilizado para o fechamento do turno do Delivery.
- Habilitar emissão automática de Documento Fiscal:
- Ao constatar que o pedido foi integrado ao PDV, a baixa ira ocorrer automaticamente.
- Habilitar baixa de pedidos em lote:
- É habilitado, no PDV, a janela Baixa de pedidos em lote (atalho L + Enter).
No PDV:
Veja um vídeo de exemplo referente à baixa em lote de pedidos:
Multimedia | ||||
---|---|---|---|---|
|
7. Permissão de Delivery
No menu Configurações > Usuários > Grupo de Usuários, há a opção Permite editar pedido: essa permissão é sincronizada com o PDV.
8. Cardápios
No menu Cadastros > Tabelas > Venda > Cardápio, há a coluna Tipo, com as seguintes informações:
- Pedidos:
- É utilizada como cardápio de pedidos para o Autoatendimento, PDV e Terminal Comanda;
- Por padrão, vem habilitado como pedidos (tipo 1).
- Delivery:
- É utilizado para a integração com as plataformas de Delivery;
- Somente pode existir um único cardápio do tipo Delivery.
Exemplo de cardápio:
8.1 Cadastro do Cardápio
Para fazer o cadastro, acesse o menu Cadastros > Tabelas > Venda > Cardápio > Novo ou Editar:
- O campo Tipo permite que o usuário a escolha entre Pedidos e Delivery.
Em relação ao botão Precificar / Reajustar preço:
- Ele deve ser utilizado somente quando o tipo for Delivery;
- Ao clicar no botão, é exibida a seguinte mensagem de confirmação ao usuário: "Deseja realizar o reajuste de todos os produtos de acordo com a regra de formação de preço escolhida?";
- Clicando em Sim: sistema valida a regra de formação de preço cadastrada, onde todos os produtos têm seu valor de delivery reajustados, considerando a regra de formação de preço escolhida. O preço do valor promocional não é alterador, caso habilitado;
- Clicando em Não: os valores não sofrem alteração.
- Sempre que o cadastro do cardápio for reajustado, o envio é realizado para a plataforma iFood;
- Cada produto incluído vem com o campo iFood vazio, permitindo a edição.
Veja um vídeo de exemplo sobre o reajuste de preço:
Multimedia | ||||
---|---|---|---|---|
|
8.2 Sessão / Categoria
Isso se dá somente para o cardápio do tipo Delivery (2):
- Coluna iFood:
- Essa coluna aparece somente se a integração iFood está habilitada;
- Os valores vêm preenchidos de acordo com a regra de formação de preço, porém, é possível fazer a edição.
- Checkbox Apresentar Preços Promocionais:
- Marcado:
- É exibida a coluna iFood - Promocionais;
- Os campos vêm vazio e é permitida a edição;
- Somente é enviado para o iFood os valores promocionais que foram preenchidos, ou seja: para os produtos que permanecerem com o campo nulo, é enviado somente o preço normal.
- Desmarcado:
- É apresentado e enviado somente a coluna de preços iFood;
- O sistema não permite a inclusão de itens duplicados dentro do mesmo cardápio. Ou seja, ao incluir um item, ele não é exibido novamente no campo de busca.
- Marcado:
Veja um vídeo de exemplo referente à edição de Cardápio e Categoria:
Multimedia name Edição de cardápio e categorias.mp4 width 700
Veja, também, um vídeo de exemplo sobre os preços promocionais:
Multimedia name Preços promocionaiis Ifood.mp4 width 700
8.3 Envio do Cardápio para o iFood
- O envio do cardápio se dá assim que criado e reenviado sempre que houver modificações;
- As imagens vinculadas aos produtos e seções também são enviadas;
- Os preços de venda e promocionais configurados nas seções também são enviados;
- O nome do produto exibido no iFood é o completo, não fo resumido;
- Quando inativado um produto no cardápio, isso se reflete no iFood;
- Caso o valor do item estiver zerado ou nulo no cardápio, o item não é enviado para o iFood;
- Se o cadastro do produto for excluído ou inativado, isso se reflete no cardápio, não deixando o item disponível para o iFood;
- Há uma Chave dentro da Intranet que precisa ser habilitada para o envio das imagens:
Veja um vídeo sobre a integração do iFood com o AutoSystem:
Multimedia name IFOOD AS3 (1).mp4 width 700