Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Cadastro de Produtos - EST105

...

Este programa é utilizado para realizar

...

a gestão de cadastro dos produtos, bens imóveis, laboratórios, substâncias, unidade de medida

...

, bem como configurar a localização, seção que o produto se encontra e também os agrupamentos de produtos.

...

Acesso rápido

Expandir
titleAtalhos de acesso rápido


Acesso Rápido

Localização: Cadastros > Produtos

Menu Fiscal -

...

...

:Consulta por nome / Consulta

...

Produtos

...

F3 - Novo Produto

...

F4 - Gravar Produto

F3 ou ALT+N:Novo cadastro
F4 ou ALT+G:Salvar alterações
F5:Alteração Avançada
F6

...

:Consulta

...

por substância

...

F7

...

:Gravar em grupos de filiais
F8

...

F9 - Excluir Produto

2 F10 - Consultar Tributações (IMendes)

...

F11 - Duplicar Cadastro

...

3 F12 - Checa Razão

...

 

...

ALT + N - Novo Produto

...

ALT + G - Gravar Produto

...

ALT + E - Excluir Produto

...

ALT + I - Imprimir Sbst/Farmac/Terap/Descrição auxiliar

...

ALT + T - Acesso ao programa Estatística de Produtos

...

ALT + C - Acesso ao programa Conexão de Produtos

...

ALT + R - Acesso ao programa Razão de Produtos

...

ALT + O - Acesso ao programa Substituir código de barras

...

ALT + D - Definir regras de promoção

...

ALT + M - Acesso ao programa Múltiplos códigos de barras

...

 

...

ALT + F - Fechar cadastro de Produtos

...

ALT + 1 - Atalho para tabulação Principal

...

ALT + 2 - Atalho para tabulação Comissões & Demanda

...

ALT + 3 - Atalho para tabulação Movimentações

...

ALT + 4 - Atalho para tabulação Tributação

...

ALT + 5 - Atalho para tabulação Mensagem do Produto

...

ALT + 6 - Atalho para tabulação Lotes e Vencimentos

...

 

...

CTRL + A - Avança a tabulação
CTRL + T - Tributação do Produto

...

:Alteração selecionada
F9 ou ALT+EExcluir cadastro
F10Configuração Tributária por Item
F11Duplicar Cadastro
F12Checar razão do produto
ALT+CConexão de Produtos
ALT+DRegras de promoção
ALT+IListagem de produtos
ALT+MMúltiplos códigos de barras
ALT+OSubstituir o código de barras
ALT+RRazão do Estoque
ALT+TEstatística de Produto
CTRL+AAvança tabulação
CTRL+TConfiguração Tributária
ALT+F:Sair do programa.



O programa 
Cadastro de Produtos é dividido nas abas: Produtos, Laboratórios, Substâncias, Descontos, Agrupamento, Unidade Medida, Seção e Localização, acesse a opção desejada no menu abaixo para saber maiores informações de cada uma das funcionalidades.

Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#2B004C
titleCadastros de Produtos: Guias

Exibir filhos

Observações gerais

Sobre a função F7 - Gravar em grupos de filiais

...

, para as farmácias que estiverem utilizando replicação de dados, o sistema permite que algumas das informações do cadastro de produtos sejam gravadas apenas na filial logada ou em determinados grupos de filiais, tais como preços, descontos, comissões, etc. Para isso, basta teclar F7 para que o sistema mostre a descrição "Gravando apenas nesta filial logada. F7 p/ voltar a gravar em todas as filiais." ou "Gravando apenas nos grupos de filiais. F7 para voltar a gravar em todas as filiais". Caso a farmácia

...

utilize agrupamentos de filiais, esta tecla abrirá uma tela onde o usuário deve selecionar em quais grupos deseja gravar as informações.

...

Os grupos de filiais que o usuário não tem acesso são exibidos como somente leitura, não permitindo marcá-los para a gravação das informações. Somente é permitido gravar em grupos de filiais se o grupo a que pertence a filial logada estiver marcado também.

Informações
titleObservações

...


O sistema não permite que seja cadastrado um novo item somente na filial local (utilizando o F7). Só será permitido o cadastro de produtos quando

...

2 F10 - Consultar Tributações (IMendes): Este atalho é utilizado para consultar a tributação do produto no IMendes e estará disponível para as filiais que possuírem o produto "IMendes" habilitado. O mesmo deve ser pressionado na aba "Tributação", ao pressioná-lo, o sistema inicia uma comunicação com IMendes e na sequência abre uma tela de retorno, com o ICMS e NCM sugerido para o produto carregado. Para alterar o ICMS e NCM atual pelo sugerido, pressione no botão "Processar" e a alteração será instantânea, clique em "Fechar" caso não queira alterar.

3 F12 - Checa Razão: Esta opção faz uma checagem no sistema, verificando se o relatório de razão de estoque está conferindo com os lançamentos de entrada e saída de produtos feitos pela farmácia. Este programa pode ser utilizado pelas farmácias que trabalham em rede e utilizam replicação de dados. Caso alguma informação não tenha sido replicada pelas filiais por motivos diversos, este programa faz a validação e os ajustes necessários. É indicado que esta função seja utilizada sempre após os balanços de estoque para que o razão fique exatamente conforme o estoque contado. Para executar o sistema solicitará ao usuário se deseja emitir um relatório das divergências e se deseja realmente ajustar o razão de estoque.

Produtos

      Esta tabulação é utilizada para o lançamento das informações básicas do cadastro do produto. Veja abaixo a descrição de cada campo da tela:

  • Tipo de cadastro: Selecione PRODUTO ou PATRIMÔNIO.
    • Quando selecionada a opção 'Patrimônio', serão ocultadas as informações de substância, farmacológico, terapêutico, produtos alternativos e as sub abas referentes às informações de produtos.
    • [ Image Removed ]: Este botão indicará se o o produto pertence ou não a uma lista PBM. Quando estiver em uma lista, este botão ficará na cor verde, e ao colocar o cursor do mouse sobre ele, aparecerá o nome do convênio a qual pertence.
  • Código: Na inclusão de um novo produto o sistema informa automaticamente o código do produto. Na alteração ou consulta o usuário pode optar pelo código interno ou código de barras do produto, além da descrição do mesmo.
  • Código de barras: Informe o código de barras do produto ou caso o produto não tenha código de barras, deixe este campo em branco para que o sistema informe automaticamente um código.

Ao pressionar no botão [ Image Removed ] terá acesso a:

    • "Troca do Código de Barras" através do atalho ALT + O ou clicando no botão [ Image Removed ], o sistema possibilita a alteração do código de barras do produto que está em edição, esta opção também será possível para produtos que estão cadastrados como Imobilizado.
    • "Múltiplos Códigos de Barras" através do atalho ALT + M ou clicando no botão [ Image Removed ], o sistema possibilita a vinculação de um novo código de barras do produto.
    • "Informações Auxiliares PlugPharma" através do atalho ALT + P ou clicando no botão [ Image Removed ], através desta funcionalidade o sistema permitirá ao usuário atualizar as informações do cadastro do produto conforme dados enviados do PlugPharma:
      • Somente estará disponível quando estiver o produto "54 - Integração PlugPharma" liberado no programa "Filiais".
      • Maiores informações sobre as funcionalidades da tela poderão ser vistas no manual "IMP312 - PlugPharma" no item Listar informações auxiliares dos produtos - PlugPharma"
  • Produto: Informe o nome do produto com no máximo 25 caracteres. Exemplo: (ANADOR, DORIL).
  • Apresentação: Informe a apresentação do produto com no máximo 25 caracteres. Exemplo: (10 ml, 4 cpr).

IMPORTANTE! 

        • Ao alterar a Descrição ou Apresentação de um item pelo cadastro de produtos, o sistema exige uma confirmação da alteração, após a seguinte solicitação: "A descrição ou apresentação do item foi alterada. No entanto, conforme ATO COTEPE 09/2008 e Guia prático SPED-EFD registro 0205, não deve ocorrer a descaracterização do item. Confirme alteração mesmo assim?"
        • Os produtos fracionados geralmente não possuem códigos de barras, por esse motivo são cadastrados através do código interno no lugar do código de barras ou código de barras vinculado. E na conferência de itens no Caixa Online será apresentado o código interno item.

Cadastro de Produto

1. Principal

  • Laboratório: Informe o código do laboratório do produto.
  • Tipo de Produto: Informe o código do tipo de produto. O tipo de produto possui algumas configurações que interferem diretamente na comercialização do produto, tais como, comissão, regras de descontos, entre outras, além de identificar o produto como Ético, Psicotrópicos, etc. Por isso a necessidade de configurar corretamente o tipo de produto.
    • Ao cadastrar um novo item, se alterar o tipo de produto o sistema muda automaticamente a margem de lucro para o percentual do novo tipo;
    • Ao alterar um produto, se o novo tipo de produto informado possuir margem de lucro diferente da atual, o sistema exibe uma mensagem de confirmação para a alteração do percentual;
    • Ao alterar um produto e a margem de lucro do novo tipo for igual ao percentual atual do cadastro, não mostra mensagem de confirmação ao usuário e altera o tipo de produto normalmente.
    • Importante: Sempre que se muda o percentual da margem de lucro, é alterado preço de custo do produto, pois o preço de venda é tabelado e não pode ultrapassar o valor máximo permitido pela ABCFarma.
    • É permitido alterar o tipo de produto do cadastro de um produto qualquer para outro tipo de produto que possua a mesma descrição, como por exemplo: "1.2 Éticos - pós" para "1.3 Éticos - pós".
  • Seção: Se a farmácia optar por endereçar os seus produtos na seção, o usuário pode informar neste campo qual é a seção em que este produto estará, facilitando a busca por parte do vendedor. Observação: Ao inativar o produto o sistema apaga a seção, caso o produto for reativado, o usuário deverá informar novamente sua seção. Quando utilizado módulo de NFS-e, ao informar um tipo de produto vinculado ao grupo de serviços, este campo fica desabilitado.
  • Unidade de Medida: Selecione a unidade de medida do produtos que está sendo cadastrado. A unidade de medida é legalmente obrigatória, pois a versão PAF-ECF e o SPED-EFD exigem essa informação.

Observação Para emitir somente uma etiqueta no ato do lançamento da nota de compras basta selecionar a unidade de medida="ENV" (Envelope).

...

o mesmo

...

  • Para a formação do Preço de Custo, considera somente o campo de Valor de Produto - Desconto (não considerando o ICMSST, Frete, Seguro, Despesa)

...

for

...

  • O sistema também verifica se o custo médio está maior que o preço de venda, se SIM apresentará a seguinte mensagem: "O custo médio deste produto está maior que o preço de venda. Isso irá gerar um CMV na venda deste produto acima de 100%. Deseja continuar com a gravação?". Essa validação auxilia o usuário na revisão do cadastro.

Importante! Esta validação não será efetuada quando for selecionada a opção "F8 - Alt. Selecionada" e o campo "Custo Médio" não estiver habilitado.

    • No cálculo do custo médio, os itens bonificados (CFOP1910) são considerados como desconto caso o CNPJ emitente não seja uma filial, e quando for uma filial será mantido o valor do produto sem atualizar o custo médio.

Fórmulas:

Image Removed

Cancelamento de notas:(Qtde em Estoque Anterior * Custo médio atual) – (Qtde Movimentada * Custo Médio Original da Entrada)) / (Qtde. em Estoque Anterior - Qtde. Movimentada)

    • A formação do Custo Médio parte do seguinte princício:
      • Custo Médio: (Estoque Atual + Entrada) / Quantidade Atual;
      • Sendo que a Entrada = Valor do Produto + Desconto + ST + IPI + Frete + Seguro + Despesas;
      • No Custo Médio não considera-se o valor da bonificação mantendo o valor de estoque o mesmo, mas dividindo pela quantidade nova.
  • Custo Médio Contábil: Este campo apresenta o custo médio contábil do produto. É importante que seja marcado o campo 'calcular CMV na entrada' nos parâmetros da empresa.
    • No cálculo de custo médio contábil, considerando que o valor do item entra no estoque, a bonificação é entendida como estoque, idem a uma compra de mercadoria, neste caso a bonificação efetua o mesmo cálculo de uma compra normal.
    • Os créditos de ICMS serão deduzidos apenas em empresas que apuram o ICMS de forma normal, neste caso não inclui a opção Simples Nacional (opção 1 do Cadastro de filiais), e somente para os itens que lançaram créditos de ICMS.
    • Os créditos de PIS/COFINS, serão deduzidos apenas para empresas que creditam, neste caso as enquadradas no Lucro Real e somente para os itens que lançam o crédito de PIS/COFINS, a exemplo com o CST 50.
    • Fórmulas:

Image Removed

Cancelamento de notas:(Qtde em Estoque Anterior * Custo médio atual) – (Qtde Movimentada * Custo Médio Original da Entrada)) / (Qtde. em Estoque Anterior - Qtde. Movimentada)

Observações:

Para que os cálculos de Custo Médio e Custo Médio Contábil sejam realizados, os CFOPs utilizados nas notas devem estar marcados para calcular o custo médio, essa configuração é feita através do programa "Configuração Tributária". As operações marcadas são:

        • Compra de mercadoria para revenda;
        • Devolução de compra;
        • Devolução de venda;
        • Entrada por transferência;
        • Entrada por bonificação;
      • Para formação do Custo Médio Contábil:
        • Entrada = Valor do Produto + Desconto + ST + IPI + Frete + Seguro + Despesa - Crédito ICMS/PIS/COFINS (lucro real com CST 50 só então para PIS e COFINS);
        • No Custo Médio Contábil a bonificação entra no estoque aumentando/diminuindo o seu valor.
  • Custo Contábil: Este campo apresenta o Custo Contábil do produto. Para formação do Custo Contábil, segue o seguinte princípio:
    • Entrada = Valor do produto + Desconto + ST + IPI + Frete + Seguro + Despesa - Crédito ICMS/PIS/COFINS (lucro real com CST 50 só então para PIS e COFINS).

...

  • Quando realizado alterações neste campo, em cadastro de produtos que pertençam a lista de promoções/tabloides, o sistema apresentará uma mensagem informando o nome da lista e para quais filiais a mesma está liberada. Na sequência solicitará se o usuário deseja ou não alterar o % (percentual) de promoção para as demais filiais que também não possuem a lista liberada.

...

liberado

...

Observação A partir do release 150.0 a cobertura de ofertas não é aplicável em venda concomitante para aquelas farmácias que trabalham com venda diretamente em Cupom Fiscal.

...

  • Quando existir mais de uma filial no banco de dados, à direita do campo 'quantidade' terá o ícone de uma lupa. Quando o usuário clicar sobre esse ícone, será aberta a tela de estoque das filiais.

...

em

...

Observações Gerais

...

todas

...

Visando garantir que o valor do custo médio não fique maior que o preço de venda o sistema executa uma validação entre os valores e emite e quando o custo médio estiver maior apresenta a seguinte mensagem: "O custo médio deste produto está maior que o preço de venda. Isso irá gera um CMV na venda deste produto acima de 100%. Deseja continuar com a gravação? [SIM]/[NÃO]".

Atenção! Essa validação será realizada se o usuário estiver utilizando a opção "F8-Alteração Especial" e campo "Custo médio" não estiver habilitado.

  • Os campos que são alterados durante na utilização do atalho de acesso rápido F7 - Grava Logada:

Image Removed

2. Comissões

      Esta tabulação é utilizada para o lançamento das informações referentes às comissões. Veja abaixo a descrição de cada campo da tela:

  • Geral:
    • Comissão Padrão: Este é o percentual de comissão pago pela farmácia ao vendedor. Caso não pagar comissão neste produto informar zero. Este percentual está vinculado ao Cadastro de Vendedor, onde deve ser informado o tipo de produto que o vendedor ganhará comissão e o tipo de comissão igual a "padrão".
    • Comissão Nível 2: Deve ser utilizado pelas farmácias que pagam comissão diferenciada para os vendedores, ou seja, caso a farmácia tenha uma vendedora de perfumaria que ganhe um percentual de comissão maior que os outros vendedores. O usuário poderá configurar no Cadastro de Vendedores o tipo de comissão como Nível 2 e no cadastro de produtos informar o percentual de comissão a ser pago pela farmácia aos vendedores Nível 2.
    • Comissão Nível 3: Assim como a comissão nível 2, deve ser utilizado nos casos em que a farmácia deseja pagar uma comissão diferenciada por vendedor ou grupo de vendedores. Lembrando que para receber o percentual de comissão informado neste campo, o tipo de comissão do cadastro do vendedor deve estar configurado como Nível 3.
    • Comissão Nível 4: Assim como a comissão nível 2 e 3, deve ser utilizado nos casos em que a farmácia deseja pagar uma comissão diferenciada por vendedor ou grupo de vendedores. Lembrando que para receber o percentual de comissão informado neste campo, o tipo de comissão do cadastro do vendedor deve estar configurado como Nível 4.
  • Promoção/Tabloide: Quando estiver devidamente marcada a opção "Comissão diferenciada para promoção/tabloide" no programa "Parâmetros", ficarão habilitados os campos Comissão Padrão, Nível 2; Nível 3 e Nível 4  permitindo ao usuário cadastrar as comissões diferenciadas ao produtos que estão em promoção/tabloide.

3. Demanda

      Esta tabulação é utilizada para o lançamento das informações referentes à demanda e giro do produto. Veja abaixo a descrição de cada campo da tela:

  • Curva ABCD: Indica a classificação do produto de acordo com a curva ABC, ou seja, A - alto giro, B - médio giro, C - baixo giro e D - sem giro. O campo é atualizado sempre que for executado o programa Curva ABC de produtos.
  • Quantidade de giro diário: Quando processada a curva ABC de produtos, o sistema atualiza automaticamente a quantidade de giro médio diário do produto com base no período escolhido para a geração do relatório. Observe como esta quantidade é definida:
    • Na curva ABC de produtos é extraído a quantidade de vendas para o produto no período informado, e validado a quantidade de dias que  tiveram vendas (venda de todos os itens da loja e não apenas dos produtos que fazem parte do filtro especificado). Com estas informações é dividido a quantidade de venda pela quantidade de dias.
      • Por Exemplo: Se na curva ABC foi selecionado um período de 120 dias, porém destes apenas 100 tiveram vendas na loja, e para um determinado item houve venda de 50 unidades, o cálculo para o giro diário deste produto será: 50/100 = 0,50.
  • Quantidade Pedido Base: Permite que seja informado a quantidade de produtos que deseja manter em estoque, seja na frente de loja (apresentação) ou mínimo de receita. 

Observação: A informação deste campo será por filial e ao alterá-lo, será ajustado somente na filial logada. Quando o produto for duplicado através do (F11), este campo será carregado com a informação zerada.

  • Estoque Mínimo: Este campo indica o estoque de segurança da farmácia, ou seja, o estoque mínimo que a farmácia deve ter para atender aos seus clientes.
  • Estoque de Demanda: Este campo indica a quantidade que a farmácia precisa ter em estoque para atender aos seus clientes, garantindo que não vai faltar medicamentos em estoque. Logo à frente da quantidade, o sistema informa para quantos dias esta quantidade é suficiente para atender a demanda.
  • Demanda Fixada? Marque este campo para fixar a demanda, ou seja, quando este campo estiver marcado, a demanda só será alterada manualmente pelo cadastro de produtos, e não mais pelo programa de geração da curva ABC. O sistema dispõe de um relatório para listar os produtos com compra bloqueada, o Estoque mínimo e demanda.
  • Compra: Informe como está caracterizada a compra deste produto:
    • Liberada: Será inserido normalmente nos filtros de compra da farmácia.
    • Bloqueada: Ao fazer o pedido de compras este produto não será adicionado automaticamente no filtro. Esta inserção deverá ser feita manualmente ou via Encomendas. O sistema dispõe de um relatório para listar os produtos com compra bloqueada, o Estoque mínimo e demanda.

Observação Ao marcar ou desmarcar a opção "Compra Bloqueada" de algum produto pertencente ao agrupamento, o sistema abre opção para alterar somente o item da tela ou todos os produtos do agrupamento.

    • Negociada: Será inserido no pedido de compras somente quando utilizado o filtro específico para compras negociadas.
  • Sazonalidade: Produtos sazonais apresentam um ciclo bem definido de produção, preços e consumo. Dentro desta opção estão definidas as sazonalidade como 'Anual', 'Verão' e 'Inverno'.
  • Mix: é a linha de produtos com que a farmácia comercializa e suas divisões, ou seja, essa opção deve ser marcada para os itens que não podem faltar no estoque.
  • Falta crônica: esse parâmetro será utilizado pelo programa "Encomendas e Falteiro" identificando que o produto está nessa condição, ou seja, quando não está sendo encontrando em nenhum laboratório ou distribuidor, lembrando que esta informação é gerenciada por produto e não por filial.

4. Movimentações

      Esta tabulação é utilizada para o lançamento das informações referentes às movimentações do produto. Veja abaixo a descrição de cada campo:

...

as

...

Importante!

  • O número do Registro MS é diferente quando o produto possuí mais de um lote, para salvar os demais códigos acesse a aba "Lotes e Vencimentos".
  • Este número não é validado pelo Softpharma, portanto, o correto preenchimento dessa informação é de responsabilidade exclusiva do farmacêutico ou do usuário responsável pelo cadastro dos produtos.
  • Para os produtos como perfumaria, conveniência, serviços, combustível e imobilizados não precisam da informação de Registro MS, e este não será exigido mesmo que porventura esteja parametrizado no programa "Tipo de Produtos"
  • Data de Ativação:  Este campo é preenchido/atualizado automaticamente, pelo sistema, com a data da última ativação do produto. Quando se tratar de filiais, aparecerá a data que o produto foi ATIVADO pela última vez na Rede.
  • Produto com PMC: Este campo por padrão estará desmarcado e terá as seguintes funcionalidades:
    • DESMARCADO:
      • Ao alterar o "Preço de Venda" do produto, será recalculado o "Preço de Custo". A Margem de Lucro ("%lucro") será mantida.
      • Ao alterar o "Preço de Custo", será recalculado o "Preço de Venda". A Margem de Lucro ("%lucro") será mantida.
      • Ao alterar a "Margem de lucro (%lucro)", será recalculado o "Preço de Venda".
    • MARCADO:
      • Ao alterar o "Preço Venda", será recalculado a "Margem de lucro (%lucro)". O Preço de Custo será mantido.
      • Ao alterar o "Preço Custo", será recalculado a "Margem de lucro (%lucro)". O Preço de Venda será mantido.
      • Ao alterar a "Margem de lucro (%lucro)", será recalculado o "Preço de Venda".

Observação  Ao atualizar preços automaticamente pelo processo de entrada de mercadorias, este parâmetro será interpretado, permitindo assim que produtos com PMC controlado tenham o custo e o % de margem de lucro atualizados, sem que o preço de venda seja modificado.

5. Tributação

      Esta tabulação é utilizada exclusivamente para o lançamento das informações relativas à tributação do produto. Veja abaixo a descrição de cada campo da tela.

...

  • A tributação do ICMS, informada no retorno, refere-se ao ICMS do produto utilizado na venda de mercadoria no Estado, que é utilizado na venda de mercadoria. Não serão informados as tributações das operações de: transferências, bonificações concedidas, perdas, remessas. Para estas, é necessário a configuração no programa "Configuração Tributária" de forma manual e sempre com o auxílio de seu contador.
  • Quanto aos itens a serem consultados, ressaltamos que:
    • Esta consulta não se aplica a itens pertencentes aos grupos: Imobilizados, Uso/Consumo, Serviço, Manipulação e Combustível.
    • Serão consultado apenas itens cujo código de barras seja composto por 8, 12, 13 ou 14 dígitos.
    • Quando o produto possuir múltiplos códigos de barras, será exportada uma lista de códigos, contendo primeiro o principal, seguindo dos secundários. A lista retornará com os código que forma identificados pelo Imendes para que seja selecionado e confirmado a informação desejada.

...

lojas

...

Observação Na tabela os enquadramentos tributários Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional - Excesso de sublimite de Receita Bruta, serão apresentados como "Normal", e o Simples nacional como "Simples".

Atenção! Quando os produtos NFC-e ou NFS-e estiverem ativos para a farmácia, o preenchimento do campo Cód. Trib. Mun. será obrigatório.

  • Origem: Selecione a origem da mercadoria. Este campo estará disponível somente para os itens que não sejam Serviço e Manipulação. O código de origem será único para todas as filiais.

Observações Gerais

  • Como efetuar o cadastro da tributação do produto?
    • Para itens com "Substituição Tributária" deverá ser informado um cadastro com CST 60, CSOSN 500 ( se Simples Nacional), tipo SUBSTITUÍDO e alíquota de ICMS conforme a alíquota de ICMS do Estado. Caso não saiba informar a alíquota de ICMS sendo o item com substituição, poderá ser informado um cadastro com alíquota 0%. Para as far,ácias que possuem integração com o IMendes, deverá conter a alíquota de ICMS, mesmo quando o item for de substituição.
    • Caso o item seja "Isento" do ICMS, deverá ser informado uma tributação de ICMS do tipo ISENTO e ICMS 40. Para o Simples Nacional, em regra, os itens que são ISENTOS do ICMS, são isentos somente quando o Regime de recolhimento é Normal, não cabendo para o Simples Nacional. Se o Estado não permitir a isenção de ICMS (idem ao regime Normal) para o Simples Nacional, deverá ser informado com CSOSN 102 ou 103. Caso selecionado o CSOSN 102, a loja vai para o ICMS calculado pelo Simples Nacional. Caso informado 103, então a loja está na faixa de faturamento isenta do ICMS.
    • Para itens "Tributado Normal", deverá ser informado um cadastro do tipo TRIBUTADO que tenha a alíquota de ICMS do produto no Estado, devendo ser informado um cadastro com CST 00; CSOSN poderá ser 900. Em complemento a isso, no cadastro da filial, deverá ser informada a alíquota de ICMS por faixa de faturamento, que a loja se encontra e qual o CSOSN a ser informado na NFC-e/SAT, podendo ser informado os códigos 102, 103 e 900. Então nas vendas será informado um dos códigos de CSOSN informado na filial, já para as demais operações de faturamento será utilizado a tributação informada no item, no caso, o CSOSN 900.
  • Como efetuar o cadastro da tributação de serviços e manipulação?
    • Deverá ser informado a tributação por filial, podendo ser informada a tributação com alíquota, independente se for Simples Nacional ou não.
      • Caso o item seja com ISS - Deverá ser selecionado um cadastro de tributação do tipo SERVIÇO e deverá estar com o CST 40 e alíquota de ISS correspondente ao item.
      • Caso o item seja com ICMS - Deverá seguir as mesmas regras citadas acima.

6. Mensagem do produto

  • A mensagem abaixo aparecerá em todas as vendas deste item: Caso informar uma mensagem neste campo, esta será exibida toda vez que o produto for adicionado na venda, desde que esteja devidamente marcado o campo "Mostrar mensagem dos produtos?" no programa Parâmetros na aba Vendas.
  • Alerta ao consultar produto: Diferentemente da mensagem, o alerta não é mostrado no momento da venda. O usuário saberá que existe um alerta, pois na consulta do produto é exibido o ícone [ Image Removed ].

7. Lotes e Vencimentos

      Nesta tabulação o usuário pode informar e controlar todos os produtos por lotes e vencimentos. Lembrando que esta guia ficará habilitada somente quando estiver marcado no Cadastro de Tipo de Produtos a opção "Controlar lotes e vencimentos dos produtos?". Veja abaixo a descrição de cada campo

  • Lote: Informe o número do lote desejado do produto. Caso o lote informado já esteja lançado, o sistema carrega para edição, mostrando seu vencimento e quantidade

Importante! O lote "AABBCC" é um lote padrão gerado pelo sistema através do programa de alteração especial para iniciar o controle de lotes. Portanto, esse lote não deve ser usado na venda e sim o usuário deve informar os lotes corretos e deletar esse lote padrão.

  • Vencimento (M/A): Informe o mês/ano de vencimento do lote selecionado/informado. O sistema valida a informação para que o vencimento não possa ser inferior a 10 anos da data atual. Essa opção deve ficar liberada devido a produtos vencidos na farmácia que porventura deverão ser novamente lançados no sistema
  • Quantidade: Informe a quantidade de unidades do produto que esse lote tem disponível.

Importante! O usuário poderá inserir a quantidade de lotes que desejar, mas a soma das quantidades informada em cada lote deve "fechar/conferir" com a quantidade em estoque do cadastro de produtos que está disponível na tabulação principal deste programa. Quando a soma conferir o sistema aceitará as informações, caso contrário não permitirá a gravação das informações. Caso o estoque total do cadastro de produtos esteja errado, primeiro deverá ser acertado esse estoque por movimentações de entradas (nota de compra/balanços) e saídas (vendas/balanços) e depois acertar os lotes e vencimentos com suas respectivas quantidades.

  • Registro MS: Nesse campo atrás automaticamente o Registro MS gravado na tela "Movimentações", porém é através dele que o usuário informa os demais Registros MS vinculados aos Lotes e Vencimentos de um determinado produto, essa informação deverá estar correta pois a mesma será enviada ao SNGPC.
    • Nos programas "Entrada de Mercadorias", "Vendas", "Transferência" e "Cancelamentos", o sistema primeiramente verificará a existência de um Registro MS para o lote do produto, caso não exista buscará essa informação no cadastro do produto.
  • Lotes e Vencimentos do produto: Nesta mesma tela o sistema lista os lotes já lançados e informa a quantidade total informada nos lotes (Soma Qtdes)
    • Para excluir um lote informado, basta selecioná-lo com o mouse e pressionar a tecla DELETE.
  • Tipo de Produto: O sistema traz o tipo de produto a que pertence o produto em edição.
  • Qtde Estoque: O sistema traz a quantidade total em estoque do produto somente para consulta.

8. Serviços

Observação O atalho "F7 – Grava logada", não funcionará nesta tabulação.

      Quando informado tipo de produto vinculado aos grupos "Serviços" ou "Manipulação", é habilitada uma nova aba "7-Serviços", na qual devem ser informados os dados relacionados ao cadastro do serviço:

  • Atividade (LC116/03): Neste campo serão listadas listará apenas as atividades que estiverem com a situação ativo na guia Atividades ISS do programa Configuração Tributária.
  • Natureza da Operação:  Este campo já trará a opção "Tributado no Município" selecionada.
  • CNAE: Informe a classificação nacional de atividades econômicas a que se refere a empresa. Quando o produto NFS-e estiver liberado, este campo ficará disponível para edição e o seu preenchimento será obrigatório. Caso o produto não esteja liberado, o campo será editável, mas seu preenchimento não será obrigatório.

Observação Ao cadastrar um serviço, não será exigida a conexão com fornecedores uma vez que não há relação com o módulo de Compras.

Importante! A guia Serviços ficará habilitada quando tributação dos itens de alguma filial contiver tributação do tipo SERVIÇO ISS.

9. Rodapé da tela de produtos

  • Substância: Informe a substância contida no produto. Caso o produto não tenha substância pode ser informado substância igual a "diversos". Para alterar a substância que já esta cadastrada no produto, o usuário pode selecionar a substância, pressionar a tecla DELETE e inserir a nova substância. Para medicamentos Psicotrópicos é preciso informar qual é a substância principal do produto. Esta é exibida nos relatórios de psicotrópicos e enviada para a ANVISA como substância principal.
    • Quando a substância principal do produto for controlada ficará disponível a aba "Lotes e Vencimentos" e na aba "Movimentações" o campo "Registro MS".
  • Farmacológico: Informe a farmacologia do produto.
    •  Exemplos: Analgésico, Anestésico, Diuréticos, entre outros. O usuário pode selecionar a farmacologia e pressionar a tecla DELETE para excluir.
  • Terapêutico: Informe qual é o uso do produto.
    • Exemplo: Arritmias, Bronquites, etc. O usuário pode selecionar o uso terapêutico do produto e pressionar a tecla DELETE para excluir.
  • Produtos Alternativos: Nos casos de produtos de "referência" (Éticos) pode ser informado os "produtos alternativos" (Genéricos, similares...). Caso o produto que está sendo cadastrado tenha produtos alternativos, selecione todos os produtos alternativos neste campo. Quando consultar produtos na venda, os produtos de referência que tiverem produtos alternativos serão destacados com uma cor de fundo, bastando selecioná-lo e pressionar F6 para listar os produtos alternativos em ordem de lucratividade, ou seja, os produtos que deixam mais dinheiro na farmácia aparecem no topo da lista.
    • Quando utilizado o processo de indicação de produtos alternativos, o sistema habilita uma caixa de seleção para que seja marcado o produto alternativo que será indicado na consulta de produtos. Para este item será exibida uma coluna na consulta de produtos com o ícone (logomarca) do laboratório a que o mesmo pertence. Veja mais informações logo abaixo, no tópico Cadastro de Laboratórios.
  • Adendo: Quando um produto possui alguma substância que esteja enquadrada em algum Adendo (vide item Substâncias), o usuário deverá selecionar a substância e na sequência marcar o campo "Adendo", desta forma o sistema interpretará que ao vender esse produto deverá pedir uma receita diferenciadas dos demais.

      Ao final de cada cadastro de produtos novos, o sistema solicita a Conexão dos Produtos. Esta conexão é utilizada para compras com pedido eletrônico e atualização de preços por fornecedor. Para maiores informações, consultar o manual específico.

Cadastro De Patrimônio

      Quando selecionada a opção 'Patrimônio' no menu 'Tipo de cadastro', serão exibidas às seguintes sub abas:

1. Principal

  • Descrição detalhada: Campo para inserir um texto obrigatório, para que o usuário possa cadastrar o bem com descrição detalhada utilizando até 255 caracteres. (Exemplo: "Microcomputador portátil Dell Vostro 1520 com teclado interno em português. - HD 250gb; - 4GB memória RAM; - 15.4"; - DVDRW");
  • Tipo produto: Permite selecionar somente os tipos de cujo grupo principal seja 'imobilizado' (Parâmetros > Tipo de produto). Poderá consultar via F2 os tipos de produto, e quando o tipo de produto não for localizado (ou estiver inativo), será exibida uma mensagem questionando se o usuário deseja cadastrá-lo;
  • Lab/fabricante: Neste campo deverá ser informado o fabricante do bem (se trata da mesma informação de laboratório). Também poderão ser consultados via F2.
    • Ao selecionar um Laboratório que tenha um ou mais Representantes cadastrados, o campo será um hiperlink que dará acesso a uma tela onde poderá selecionar qual Representante é responsável pela comercialização deste produto.
    • Quando houver troca de laboratório este vinculo será desfeito.
  • Localização: Deverá ser informado o código de localização do bem (conforme a aba 'Localização'). Os códigos poderão ser pesquisados via F2;
  • Un. Medida: Deve-se informar o código para a unidade de medida do bem. Assim como todos os campos acima, as unidades de medidas poderão ser consultadas via tecla F2;
  • Nº de série: Este campo não é obrigatório, no qual o usuário poderá cadastrar o número de série do bem, e serão aceitos até 20 caracteres;
  • Nº de identificação: Neste campo poderão ser inseridos até 10 dígitos. Essa informação será única, ou seja, deverá haver um único número de identificação para cada bem;
  • Tipo de bem: Deverá ser selecionada a opção 'móvel' ou 'imóvel'. Quando selecionado 'móvel', será adicionada mais uma guia, chamada 'Veículo';
  • Nota já lançada: Esta opção deve ser marcada quando a nota já foi lançada anteriormente, ou seja, não há registro de entrada no sistema. Quando marcado este campo, os próximos campos serão habilitados (filial, fornecedor, data de aquisição, ..., valor de aquisição). Ao gravar, será lançado uma (1) quantidade no estoque, de acordo com as informações da nota. Este campo estará desabilitado quando for aberto um cadastro que apresentar uma nota de entrada lançada no sistema ou que já foi realizada a baixa da nota;
  • Baixa já realizada: Deve-se marcar este campo se a baixa do bem já foi realizada, e não há registro de saída no sistema. Este campo será habilitado somente quando marcado o campo anterior ('Nota já lançada');
  • Item fora do estabelecimento: Este campo não é alterado pelo usuário, porém identifica se o bem está ou não na loja, ele será alterado quando realizada uma remessa para conserto, por exemplo, através do programa[ Transf/Saídas/Entradas|C:\MENU\helpsoftpharma\fat115.htm] na opção Saídas não especificadas, e quando recebida a nota de retorno do fornecedor esse campo será desmarcado.

Importante! Para fins de controlar o deslocamento dos patrimônios, o fornecedor deverá obrigatoriamente, enviar uma nota de retorno do produto, para que esta seja lançada no Softpharma.

  • Filial: Deve ser inserido aqui o código da filial onde o bem está. Poderá ser pesquisado via F2;
  • Fornecedor: Deverá ser informado o código do fornecedor;
  • Dt. da aquisição: Deverá ser informada a data de compra do bem ou de incorporação;
  • NF de aquisição: Este campo será numérico com espaço para até 8 dígitos, para que seja informado o número da nota fiscal de incorporação do bem;
  • Série NF: Deverá se inserida a série da nota;
  • Valor da aquisição: Deve-se informar o valor do bem, conforme a nota fiscal de aquisição;
  • Situação: Deve ser informada a situação do cadastro (ativo ou inativo). Será possível inativar um cadastro somente se não houver estoque do ativo imobilizado.

2. Tributação

      Nesta aba deverão ser cadastrados os dados referentes à tributação e créditos tributários.

  • Tributação ICMS: Deverá ser informado o código do cadastro de tributação, que poderá ser consultado via F2;
  • NCM e EX: Deverão ser inseridos o NCM e EX, caso houver. Também poderão ser consultados pela tecla F2;

3. Componentes

      Existem bens que são formados por diversos componentes adquiridos de forma conjunta, e alguns destes componentes possuem especificações distintas, tais como o número de série e garantia. Por exemplo, um computador (o bem) é adquirido contendo monitor, gabinete, etc. (que são os componentes), sendo que o monitor possui número de série X45220 e garantia de um ano; já o gabinete possui outro número de série e garantia de 6 meses. Será através desta aba que poderão ser alterados, inclusos, atualizados ou excluídos os componentes do bem:

  • Código: Este será o código do componente, que será gerado automaticamente. Caso seja digitado um código já existente, o componente referente ao código será editado;
  • Descrição: Deverá ser inserida obrigatoriamente uma descrição para o componente;
  • Número de série: Deverá ser informado o número de série do componente;

      Assim que todas as informações forem cadastradas, o registro será inserido na tabela que se situa na parte inferior da tela. Ao dar dois cliques sobre um determinado registro, este será editado.

4. Veículo

      Esta aba estará visível somente quando estiver selecionada a opção 'móvel', do campo 'tipo de bem', na aba '1. Principal'. Aqui, serão cadastrados os dados dos veículos:

  • Tipo de veículo: Estarão contidos neste menu suspenso os tipos de veículo (desde automóvel, caminhão, trator, ..., até utilitário);
  • Placa: Neste campo deverá (sem obrigatoriedade) ser informada a placa do veículo;
  • Nº do chassi: Informe o número do chassi do automóvel;
  • Modelo: Poderá ser informado o modelo do veículo com até 40 caracteres;
  • Marca: Poderá ser cadastrada a marca do veículo;
  • Nº do RENAVAN: Informe o número do RENAVAN, com até 9 dígitos;
  • Ano de fabricação: Se refere ao ano de fabricação do veículo;
  • Ano do modelo: Deverá ser informado o ano do modelo do veículo;
  • Tipo de combustível: Deverá ser selecionada a opção de combustível que é utilizada para o veículo.

5. Baixa

      Esta aba estará visível somente após a baixa do item, e todos os campos estarão como somente leitura.

  • Data da baixa: Apresenta a data em que o bem foi desincorporado do patrimônio da farmácia;
  • Destinatário: Estarão exibidos o código e razão/nome do destinatário que o bem foi baixado;
  • N.F de baixa: Traz o número da nota fiscal do bem;
  • Série: É exibida a série da nota de baixa;
  • Motivo: É descrito o motivo da baixa;
  • Tipo de baixa: Este campo é um menu suspenso para que seja possível informar o tipo da baixa;

Laboratórios

      Esta tabulação é utilizada para o cadastro dos laboratórios dos quais a farmácia efetua compras. Veja abaixo a descrição de cada campo:

  • Código: Informe um código para o laboratório.
  • Fantasia: Informe o nome fantasia do laboratório ou tecle F2 para consultá-lo no caso de alteração.

1. Principal

      Esta tabulação é utilizada para o cadastro dos laboratórios dos quais a farmácia efetua compras. Veja abaixo a descrição de cada campo:

  • CNPJ: Informe o CNPJ do laboratório, essa informação é usada para geração dos arquivos para os PBM's e Institutos de Pesquisas.
  • Situação: Informe a situação do laboratório no sistema SoftPharma.
  • Contato: Informe o nome do contato da farmácia dentro do laboratório.
  • Fone: Informe o número de telefone deste laboratório.
  • E-mail (@): Informe o endereço eletrônico do laboratório.
  • Home Page (www): Informe o endereço do site do laboratório.
  • Observações: Caso necessário, neste campo podem ser lançadas informações sobre o laboratório.
  • Fornecedor principal: Seu preenchimento não é obrigatório, porém através dele será possível identificar qual é o fornecedor de determinado laboratório, sendo que esta informação será muito útil para aquelas situações onde a farmácia possui acordo com fornecedores e/ou laboratórios, onde a compra daquele laboratório será feita, sempre ou em determinado período, com um fornecedor específico.
  • Compra: Através deste campo poderá identificar se o laboratório está com compras liberadas ou bloqueadas.
  • Selecione um ícone: Este ícone é utilizado para que, quando informado um produto alternativo deste laboratório, seja exibido o ícone deste na consulta de produtos, facilitando a identificação por parte do balconista. Para a utilização deste processo existem algumas regras, conforme segue:
    • Deve estar liberado para o código da farmácia o produto "Produtos Alternativos". Para isso, entre em contato com o setor financeiro da SoftPharma para a contratação do produto.
    • O Softpharma busca os ícones da pasta 'ícones' (C:\Arquivos de programas\softpharma\ícones).
    • O tamanho do ícone deve ser de 64x16 com extensão .bmp (bitmap).
    • O nome do ícone deve ser iniciado por "lab_xxx.bmp", onde xxx é o nome do laboratório. Ex.: lab_ems.bmp.

2. Institutos de Pesquisa

      Selecione os Institutos de Pesquisa para os quais deseja gerar informações de vendas. Essa opção é utilizada para os laboratórios que fazem a coleta de informações, como por exemplo, o Serono. Neste caso, são geradas informações de todos os tipos de produto, porém somente dos itens que pertencem ao laboratório Serono. Caso marcada a opção de Instituto de Pesquisa, no momento da venda será aberta a tela para informar CRM e posologia.

3. Representantes

      Nesta aba é possível cadastrar os representantes dos laboratórios, atendendo a demanda de laboratórios que possuem vários representantes e cada um deles atendem uma linha específica de produtos, e os pedidos são enviados no e-mail do representante ou distribuidora, para esse cadastro estão disponíveis os seguintes campos: nome, telefone, e-mail, observação. Na tabela "Representantes do Laboratório" ficam listados os cadastros efetuados, caso seja necessário excluir algum basta selecioná-lo e pressionar ENTER.

Substâncias

      Esta tabulação é utilizada para o cadastro das substâncias, farmacológicos e terapêuticos utilizados na farmácia. Veja abaixo a descrição de cada campo:

  • Opção: Selecione o que deseja cadastrar: Substância, Farmacológico ou Terapêutico.
  • Código: Informe um código para o cadastramento de substância, farmacológico ou terapêutico.
  • Descrição: Informe o nome da substância, farmacológico ou terapêutico.

Para o cadastro de substâncias é necessário preencher os campos abaixo:

  • Código DCB: Se a substância tiver um código DCB, informar neste campo.
  • Gerar informações para o SNGPC?: Ao marcar esse campo, será obrigatório realizar o controle de lotes e vencimentos dos produtos que contenham essa substância, além de ter de informar o registro no Ministério da Saúde. Essa opção é exatamente a mesma do 'Tipo de produto'.
  • Identifique a substância para o SNGPC:  Selecione se a substância não será identificada, ou se a mesma é Antimicrobiana ou Controle Especial. Porém se o campo "Gerar informações para o SNGPC" estiver marcado deverá selecionar uma opção diferente de "Não Identificar".
    • Quando efetuar a manutenção dos cadastros das substâncias controladas nos campos "Identificação da Substância no SNGPC", "Lista", "Tipo/Cor da Receita e Validade" e o "Código DCB" somente serão efetivados mediante autorização do farmacêutico responsável através de senha/biometria.
  • Tipo/Cor da Receita a ser exigida na venda - Selecione o tipo de receita que será exigida na venda do produto:
    • Nenhuma
    • Notificação de Receita A (Amarela)
    • Notificação de Receita B (Azul)
    • Receita de Controle Especial em 2 vias (Branca)
    • Notificação de Receita Especial (Branca)
    • Receita Antimicrobiano em 2 vias.
  • Validade da Receita: Informe o prazo da validade da receita.
  • Lista: Para substâncias controladas, informar a classificação da mesma (A, B, C, C1...).
    • Importante: Se houver a necessidade de desmarcar o campo "Gerar informações para o SNGPC" ao gravar as informações o sistema fará as validações necessárias e em caso positivo será solicitada a autorização por senha/biometria do farmacêutico responsável.
  • Balanço Oficial realizado até: Campo informativo que apresenta a data do último balanço oficial por lista.
  • Importar substâncias: Este botão dá acesso ao programa de Classificação de Substâncias e produtos.

      O Adendo é uma publicação de lei que faz com que um produto que exceda "x" quantidade em miligramas de uma substância seja tratado pontualmente de forma diferenciada, e ao marcar esse campo indica que essa substância se enquadra em algum Adendo, e receita a ser solicitada na venda e livros são diferentes.

      Após configurar o campo "Adendo" habilitará os campos "Tipo/Cor da receita a ser exigida na venda" e "Validade da Receita" para que seja possível parametrizar as informações que serão exigidas e importadas na venda de um produto que seja incluso no adendo. 

      Somente será possível excluir cadastros de substâncias que não estejam vinculadas a produtos. 

Descontos

      Esta tabulação é utilizada para lançamento das regras de promoção e descontos programados com início e término concedidos pela farmácia. Veja abaixo a descrição de cada campo da tela:

  • Código: Selecione o produto informando o código interno do mesmo na farmácia ou pressionando F2 para consultá-lo pela descrição.
  • Código de barra: Informe o código de barras para selecionar o produto ou pressione F2 para consultá-lo pela descrição.
  • Laboratório: Automaticamente o sistema traz o laboratório a que o produto pertence, apenas para informação.
  • Tipo de produto: O sistema informa qual é o tipo de produto a que o produto está vinculado e permite que o mesmo seja alterado para um tipo especial para promoção. Esta opção não é recomendada, visto que pode prejudicar relatórios por tipo de produtos e outros controles da farmácia.
  • Custo médio: Neste campo é exibido o valor médio de custo do produto, já considerando o desconto do item na compra e ICMS Substituído pago na nota fiscal de compra.
  • Preço de venda: O sistema traz o preço de venda "bruto" do produto e deixa o usuário alterar para o novo preço de venda "bruto".
  • Tabloide: Selecione este campo para informar que o produto pertence a um tabloide. Com isso, em todas as vendas o sistema verificará se o produto é tabloide e se para o convênio a que o cliente pertence, estão liberadas as promoções de tabloide.
  • % Descto Programado: Informe para cada tipo de desconto (Cesta Básica, Promoção, VIP I e VIP II), o percentual que deseja aplicar nas vendas.
  • Preço de venda c/ Desconto: Ao informar um percentual de desconto, automaticamente o sistema faz o cálculo no novo preço de venda com base no valor contido no campo "Preço Venda", deduzindo o desconto informado no campo anterior.
  • Data de início promoção: Informe a data que esta regra de desconto terá início na farmácia. Com esta data é possível programar os descontos com certa antecedência.
  • Data de término promoção: Informe a data que esta regra de desconto vencerá, ou seja, a partir desta data, verificará a configuração do sistema em Parâmetros > Estoque, zerando automaticamente ou não as regras de desconto.

      A qualquer momento, pressionando "ALT + D", o sistema traz a tela de lançamento de regras de desconto (mesma tela do cadastro de produtos - campo promoção).

Importante! Quando informado um percentual de promoção para um produto pertencente a um agrupamento de produtos, o percentual de desconto e datas de início e término da promoção serão replicados para todos os produtos pertencentes ao agrupamento.

Agrupamento

      Esta tabulação é utilizada para o cadastro de agrupamentos de produtos. Com esta opção é possível agrupar vários produtos em um "produto principal" para que quando alterado preço de algum item pertencente a esse grupo, o sistema já altere o preço dos demais itens. Exemplo: Pegar todos os esmaltes "Colorama" e vincular a um grupo de produtos para que quando alterar o preço de qualquer esmalte "Colorama" vinculado a esse grupo, todos sejam alterados. Veja abaixo a descrição de cada campo da tela:

  • Produto Principal: Informe o produto principal deste agrupamento. O produto principal deve ser identificado por um " * " (asterisco) para que seja mais fácil a localização do mesmo na consulta de produtos.
  • Preço Custo: Neste campo é exibido o preço de custo do produto, apenas para consulta do usuário que está fazendo o agrupamento.
  • Custo Médio: Neste campo é exibido o custo médio do produto, apenas para consulta.
  • Tipo Produto: Neste campo é exibido o tipo de produto do produto principal.
  • Laboratório: Aqui é exibido o laboratório a que o produto principal pertence.
  • (%) Lucro: Neste campo o sistema traz automaticamente a margem de lucro do produto principal.
  • Preço Venda: Aqui é exibido o preço de venda do produto principal. Observação: Todos os produtos vinculados terão o mesmo preço de venda.
  • Informe o código Interno: Informe o código interno do produto que deseja vincular ao produto principal. Se desejar uma consulta mais avançada pressione o atalho "".

Clique aqui, para maiores informações referentes ao filtro avançado de Agrupamento de Produtos.

  • Buscar por código de barras: Marcando este campo, o usuário poderá informar os produtos que irá vincular pelo código de barras.
  • Imprimir: Ao pressionar no botão imprimir abrirá tela de "Listagem de Produtos Agrupados", permitindo ao usuário extrair um relatório dos produtos principais e os produtos vinculados.

      Sempre que o usuário alterar as informações de preços e descontos de um dos produtos do agrupamento, todos os itens agrupados são alterados automaticamente, independentemente se a alteração foi feita pelo cadastro de produtos ou pelo programa Preços e Descontos Manuais ou pela Entrada de Mercadorias.

      Quando alterar a opção "Compra Bloqueada" de um produto presente em algum agrupamento de produtos, é exibida uma mensagem ao usuário, solicitando se deseja alterar as informações em todos os produtos do agrupamento ou somente no que está sendo alterado.

Observações

  • Quando um produto estiver vinculado a um tabloide, não é permitido o agrupamento deste produto a outro, visando não interferir nas regras de promoções e descontos.
  • Ao inativar um item o sistema verificará se o mesmo pertence a algum agrupamento, em caso positivo e este produto for o principal não será possível realizar a sua inativação e será exibida uma mensagem informativa: "Este produto pertence a um agrupamento de produtos e é o principal. Impossível continuar", porém se o item não for o principal será removido do agrupamento.
  • Quando num agrupamento houver um item de tabloide Plugpharma, os demais produtos agrupados receberão o seu preço de venda (que é de acordo com a lista/tabloide). Logo, qualquer alteração realizada no preço de venda deste item refletirá no preço de venda dos demais.

      Lembrando que aquando a farmácia for gerenciada pelo PlugPharma, poderá ocorrer atualização dos preços dos produtos agrupados conforme os tabloides liberados pela Rede Associativa. 

Unidade de Medida

      Nesta tabulação é possível cadastrar as Unidades de Medida utilizadas na farmácia. Este cadastro deve ser feito de maneira correta, pois estas informações são solicitadas na geração do SPED-EFD (Escrituração Fiscal Digital).

  • Unidade Medida: Informe a sigla da unidade de medida que deseja cadastrar.
  • Nome: Informe o nome da unidade de medida que está cadastrando.

Seção

      Nesta tabulação pode-se listar as seções, sendo que este cadastro é único para todas as filiais da rede. O cadastro de seção é uma ferramenta que auxilia na organização da loja.

  • Seção: Este será o código da seção. Pode-se informar até 4 letras ou números.
  • Descrição: Esse campo suporta até 25 caracteres. Aqui deve ser inserida a descrição da seção.
  • Trocar Seção Produtos: Ao pressionar sobre este botão abrirá o programa Trocar/Informar Seção.

Atenção! Quando o usuário pressionar sobre este botão, será validado se o mesmo possui acesso ao programa "Alteração Especial". Caso não possua, aparecerá a mensagem: "Usuário sem acesso a Trocar Seção de Produto!".

Localização

      Nesta tabulação será informada a localização do produto, de acordo em seu código de localização.

  • Código: Este será o código para o item, e deverá ter até 4 dígitos.
  • Descrição: Este campo é de preenchimento obrigatório, com capacidade para até 30 caracteres.

Configurações por Usuário 

      O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Cadastro de Produtos - EST105" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Tabulações

  • Desmarque a tabulação 1 para que o usuário não tenha acesso a utilizar a tabulação Produtos.
  • Desmarque a tabulação 2 para que o usuário não tenha acesso a utilizar a tabulação Laboratório.
  • Desmarque a tabulação 3 para que o usuário não tenha acesso a utilizar a tabulação Substância.
  • Desmarque a tabulação 4 para que o usuário não tenha acesso a utilizar a tabulação Descontos, e também os campos respectivos a desconto da guia Principal: Cesta Básica %, Promoção %, Cliente VIP I % e Cliente VIP II %.
  • Desmarque a tabulação 5 para que o usuário não tenha acesso a utilizar a tabulação Agrupamento.
  • Desmarque a tabulação 6 para que o usuário não tenha acesso a utilizar a tabulação Unidade de Medida e possa gravar as informações somente se for em todas as filiais (não permite gravar na filial logada ou em grupos de filiais).
  • Desmarque a tabulação 7 para que o usuário possa alterar SOMENTE a seção do produto.
  • Desmarque a tabulação 8 para que o usuário possa gravar as informações somente na filial logada e nos grupos de filiais que possuír acesso.
  • Desmarque a tabulação 9 para que o usuário não tenha acesso a utilizar a tabulação NCM.
  • Desmarque a tabulação 10 para que o usuário possa alterar somente os dados da tabulação Lotes e Vencimentos, e quando esta tabulação e a guia 02 do Consulta de Produtos estiverem desmarcadas, o campo quantidade de estoque da aba Lotes e Vencimentos será exibido "+" para estoque positivos ou "-" para estoque negativos, ao invés do valor.

Guias

...

.