...
| Expandir | ||||
|---|---|---|---|---|
Caso o usuário tenha privilégios de permissão de acesso (Central de liberação de usuários bloqueados e permissão de acesso) irá aparecer a mensagem Veja como será mostrado ao usuário
1.Opção 1: Habilitar a autenticação em 2 fatores (2FA)
2.Opção 2: Não habilitar o 2FA
3. Opção 3: Adiar a decisão
Login do usuário em uma empresa que o 2FA está ativo
4. OPÇÃO PARA ATIVAR/DESATIVAR O 2FA
A permissão necessária para Ativar/Desativar o 2FA no retaguarda, acesse Retaguarda→ Configurações→ Permissões de acesso Obs.: Lembrando que, se o usuário não aceitar os termos da política de segurança pela tela de aceite e querer ativar pelo retaguarda, não será possível. É preciso que ele tome essa decisão primeiro pela tela de aceite ao logar no seta. Então vamos para o fluxo principal: Usuário decidiu ativar, mas deseja Desativar o 2FA
2. A tela acima (termo de aceite das políticas de segurança) não irá aparecer mais para este usuário e nem para outro administrador que tem acesso a essa loja. Ela irá aparecer apenas uma única vez mesmo que o administrador queira ativar novamente após desativar pela central de liberação de usuário bloqueados. 3. Caso o Administrador escolha para ativar o 2FA e queira desativar o 2FA, ele deve acessar o retaguarda, manutenção, central de liberação de usuários bloqueados, clicar em Ativ./Desativar 2FA Quando clica no botão Ativ./Desat, irá aparecer a tela para inserir o usuário que tem permissão. As empresas que aparece nessa nova tela (Ativação/Desativação Duplo Fator) são as empresas pelo qual o usuário que foi informado na tela de autorização tem acesso. Não esqueça disso.
3. Quando clica no botão Ativ./Desat, irá aparecer a tela para inserir o usuário que tem permissão. 4. As empresas que aparece nessa nova tela (Ativação/Desativação Duplo Fator) são as empresas pelo qual o usuário que foi informado na tela de autorização tem acesso. Não esqueça disso. É possível tanto ativar como desativar o 2FA dessa loja. Comportamento do Sistema – Central de Liberação e Duplo Fator 1. Cenário Inicial - O sistema permite que usuários ativem ou desativem o duplo fator de autenticação (2FA) para cada loja à qual têm acesso. 2. Fluxo de Aceite do Duplo Fator - Ao acessar o sistema, caso o usuário ainda não tenha definido sua escolha sobre o duplo fator para uma loja, é exibida uma tela de aceite. 3. Registro de Decisão - Ao tomar uma decisão (aceitar ou recusar o duplo fator), o sistema registra a escolha na base de dados, vinculando o usuário à loja e à decisão tomada. 4. Restrições e Permissões - Se o usuário não definiu a configuração do duplo fator para todas as lojas vinculadas ao seu acesso, não é possível ativar/desativar o duplo fator pela central de liberação. 5. Comportamento de Registro - Cada decisão (ativar/desativar) gera um único registro por usuário/loja. --- Resumo: |
...
| Expandir | ||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Aviso sobre Expiração de Senha
Obs.: O prazo de expiração de senha só vai aparecer depois que ele colocar a senha
Bloqueio por Expiração de Senha
Senha Expirada para usuários Administrador Quando realizar o login no sistema, irá aparecer a mensagem abaixo:
Após informar a senha atual, defina uma senha com base nos critérios de segurança. A partir dessa nova senha o sistema irá contar o prazo de 90 dias por padrão ou com base no tempo que foi definido em permissão de acesso, grupo de usuários.
Senha Expirada para usuários que não é Administrador Na hora de realizar o login com usuário e senha irá aparecer a mensagem abaixo e os usuários que podem realizar a liberação
Usuário Bloqueado por expiração de senha não pode realizar Liberações É importante ressaltar que, se o usuário estiver bloqueado, o SETAERP irá bloquear liberações por usuários com senha expirada ou bloqueados por tentativas de login. A liberação só será permitida após o reset da senha. A validação será aplicada a todas as telas que exigem autorização administrativa. Com a implementação dessa regra garantiremos que apenas usuários devidamente autenticados possam realizar liberações e desbloqueios no sistema, evitando acessos indevidos e fraudes.
Principais Telas Impactadas
O exemplo de validação caso o usuário esteja bloqueado Como realizar o desbloqueio com usuário que não é administrador?
2. Selecione o usuário e clique em 'F4- Autorizar' e use as credenciais de permissão 3. Irá aparecer a mensagem abaixo: 4. Selecione o usuário e clique em 'Copiar Senha' 5. Peça ao usuário entrar com usuário e a senha provisória.
6. No campo 'Senha Atual', insira a senha provisória. Nos campos 'Nova Senha' e 'Valida Senha', insira a nova senha que será utilizada, desde que atenda aos critérios estabelecidos. 7. É possível visualizar a sua senha clicando no botão indicado abaixo
|
...
| Expandir | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|
Aviso por Tentativa de Login
Bloqueio por Tentativa de LoginBloqueio por Tentativa de Login - usuário que não é administrador Obs.: Usuário que é administrador e for bloqueado por tentativa de Login, não poderá redefinir sua senha na tela de login como funciona o bloqueio por expiração de senha. Por exemplo, se o usuário Gerente I que é administrador for bloqueado por tentativa de login, não irá aparecer o nome dele entre os usuário que tem permissão, pois ele já tem permissão. Portanto, será necessário solicitar que outro usuário administrador entre com o login e faça a liberação da senha provisória na central de liberação de usuários bloqueados para redefinição de senha
Usuário que é o único administrador da loja e foi bloqueado por tentativa de login ao logar no SetaERPQuando aparecer a tela de política de segurança para usuário administrador, se houver apenas um único adm para aquela loja, e se ele decidir adotar o 2FA na loja, irá aparecer um campo para colocar um e-mail Obs.: Atenção ao informar essa senha, pois não será possível alterar esse e-mail ou excluir. Obs.: Caso o único administrador erre todas as tentativas de login ao logar no SetaERP, o PIN será enviado ao e-mail informado a tela acima a fim de realizar a redefinição de senha Obs.: Caso o único administrador assuma a loja em outro momento e já foi realizado o aceite da política de segurança, caso erre todas as tentativas, o sistema irá validar o e-mail que foi informado no cadastro de funcionário. Caso o usuário errar todas as tentativas de login ao logar no SetaERP e for o único administrador, irá aparecer a mensagem abaixo: Depois será aberto a tela do 2FA E por fim, ele vai poder Redefinir a sua senha Obs.: Essa observação é muito importante, porque se o usuário for o único adm e logar no seta, irá aparecer um aviso, mas não irá bloquear o usuário. Se o usuário é único adm da loja e se bloquear por tentativa de login ao acessar qualquer app ou setaweb irá aparecer que o usuário está bloqueado, então ele deve ir para Seta realizar o desbloqueio. Usuário é bloqueado por tentativa de login ao acessar qualquer app ou plataforma web e é o único admQuando acessar o seta aparece a mensagem abaixo Após clicar em 'ok', é aberto a tela do 2FA e é necessário informar o PIN válido Após a confirmação do PIN, prosseguir para a tela de redefinição de senha Obs.: Se o único ADM clicar no botão 'Cancelar' e tentar logar novamente irá enviar um novo PIN para o e-mail. Ele só terá seu usuário desbloqueado quando colocar o PIN válido e redefinir sua senha. Desbloqueio por Tentativa de Login - usuário não é administrador ou é um usuário administrador mas há mais de um adm na loja
|
...








































