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Caso o usuário tenha privilégios de permissão de acesso (Central de liberação de usuários bloqueados e permissão de acesso) irá aparecer a mensagem

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Veja como será mostrado ao usuário 

Image Removedque será exibida após o login no SetaERP para usuários do grupo Administrador. Caso deseje mais informações, basta clicar no botão 'Saiba mais' onde será redirecionado para esta pagina atual. Após clicar em 'Entendido', o termo de aceite não será exibido novamente. Vale ressaltar que essa tela não será exibida para os demais usuários.

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Aviso

Não será possível sair dessa tela. Para logar no sistema o usuário administrador deve escolher uma das opções listadas. Caso escolha a última opção, no próximo login a tela de aceite ainda aparecerá para todos os usuários que são administradores até algum usuário definir qual política de segurança será adotada pela empresa. Vamos explicar cada uma!

1.Opção 1: Habilitar a autenticação em 2 fatores (2FA)

    • Essa mensagem só irá aparecer para usuários que possui privilégios de administrador (Central de liberação de usuários bloqueados e permissão de acesso). Usuário que não possui permissão não serão notificados.
    • Essa opção confirma a ativação do 2FA para todas as lojas das quais o administrador faz parte. Portanto todo funcionário que estiver logado a esta loja que está ativo o 2FA deverá usar no primeiro acesso do dia o PIN para poder logar no sistema.
    • Se houver três lojas da mesma base ou rede e um gerente for administrador apenas da Loja 01 e aprovar o 2FA, apenas os funcionários dessa loja utilizarão o 2FA.
    • Exige a revisão de todos os cadastros de funcionários para garantir que tenham um e-mail válido e acessível a fim de realizar o login no sistema.

2.Opção 2: Não habilitar o 2FA

    • Essa mensagem só irá aparecer para usuários que possui privilégios de administrador. Usuário que não possui permissão não serão notificados.

    • Reconhece a importância do 2FA, mas opta por não ativá-lo no momento.
    • Confirma que entende a necessidade de segurança e a importância dessas medidas para proteger o sistema e as informações.
    • Será possível ativar o 2FA depois pelo retaguarda, manutenção, central de liberação de usuários bloqueados, botão ativar/desativar 2FA. Caso o usuário queira ativar pelo retaguarda, deverá primeiro aceitar essa opção escolhendo essa opção.
    • Ao escolher esta opção, a mensagem não será mais exibida nos próximos acessos para este administrador e para nenhum outro usuário administrador.

  3. Opção 3: Adiar a decisão

    • Declara que está ciente das mudanças, mas prefere analisar e decidir depois.
    • Essa mensagem continuará aparecendo em todos os acessos de qualquer administrador que escolher esta opção que tem acesso a essa loja.
    • Apenas desaparecerá quando um administrador optar por habilitar o 2FA (Opção 1) ou confirmar que não deseja ativá-lo (Opção 2).

Login do usuário em uma empresa que o 2FA está ativo

  • No primeiro acesso do usuário, insira o usuário e senha válido.
  • Será aberto a tela de 'Autenticação Duplo Fator'.
  • Informe o código de 6 dígitos que tem validade de até 10 minutos que chegará no seu e-mail

  • Você receberá um e-mail com esse padrão de mensagem

  • Caso queira Reenviar o código, clique no botão 'Reenviar Código' e aguarde chegar no seu e-mail
Dica

Obs.: Se clicar em Reenviar código, o primeiro PIN enviado não será mais válido, perderá sua validade.

Obs.: Se passar de 10 minutos também, não será mais possível utilizar o último PIN enviado para o seu e-mail, PIN vai está expirado

Obs.: Caso clique em 'Cancelar' na tela de Autenticação Duplo Fator não será possível realizar o login no sistema. Você deve inserir usuário e senha novamente, irá abrir novamente a tela para informar o PIN e não esqueça que agora o Sistema está enviando um novo código para o seu e-mail e é este que está valido e deve ser informado na tela

  • Após inserir o código válido, clique em ok

  • Depois que confirmar, você estará logado no sistema
  • Agora na segunda vez que você acessar o sistema no dia, não precisará mais usar o 2FA.
  • Se não tiver uma configuração do serviço de e-mail, nós tratamos a mensagem. Caso apareça essa mensagem é provável que o serviço ou não foi contratado ou foi configurado de forma incorreta. 

4. OPÇÃO PARA ATIVAR/DESATIVAR O 2FA

  • Caso você ativou o 2FA pela tela de aceite, mas queira desativar é possível pela central de liberação de usuário bloqueados
  • Caso você ainda não ativou o 2FA, porque escolheu a 2º opção da tela de aceite, mas queira ativar pela central de liberação de usuários bloqueados é possível. Lembrando que você deve decidir pelo menos a 2º opção da tela de aceite para poder ativar o 2FA na central de liberação de usuários bloqueados e que tenha decidido também o aceite de todas as lojas que você tem acesso.

A permissão necessária para Ativar/Desativar o 2FA no retaguarda, acesse Retaguarda→ Configurações→ Permissões de acesso 

Obs.: Lembrando que, se o usuário não aceitar os termos da política de segurança pela tela de aceite e querer ativar pelo retaguarda, não será possível. É preciso que ele tome essa decisão primeiro pela tela de aceite ao logar no seta.

Então vamos para o fluxo principal: Usuário decidiu ativar, mas deseja Desativar o 2FA

  1. Usuário ainda não tomou uma decisão do 2FA na tela de aceite e decidiu escolher a 2º opção.  (Obs.: Caso ele escolha o 2FA ou a 2º opção, todas as empresas que ele tem acesso terão o 2FA ativo)

       2. A tela acima (termo de aceite das políticas de segurança) não irá aparecer mais para este usuário e nem para outro administrador que tem acesso a essa loja. Ela irá aparecer apenas uma única vez mesmo que o administrador queira ativar novamente após desativar pela central de liberação de usuário bloqueados.

       3. Caso o Administrador escolha para ativar o 2FA e queira desativar o 2FA, ele deve acessar o retaguarda, manutenção, central de liberação de usuários bloqueados, clicar em Ativ./Desativar 2FA 

Quando clica no botão Ativ./Desat, irá aparecer a tela para inserir o usuário que tem permissão. 

As empresas que aparece nessa nova tela (Ativação/Desativação Duplo Fator) são as empresas pelo qual o usuário que foi informado na tela de autorização tem acesso. Não esqueça disso. 

Não esqueça que o sistema irá validar o usuário que foi colocado na hora de dar permissão, não irá validar o usuario logado.

Então vamos para o fluxo principal: Usuário decidiu ativar, mas deseja ativar o 2FA

  1. Usuário tomou uma decisão na tela de aceite. Ele escolheu a 1º  opção. 

       2. Caso o Administrador queira desativar o 2FA, ele deve acessar o retaguarda, manutenção, central de liberação de usuários bloqueados, clicar em Ativ./Desativar 2FA 

        3. Quando clica no botão Ativ./Desat, irá aparecer a tela para inserir o usuário que tem permissão. 

        4. As empresas que aparece nessa nova tela (Ativação/Desativação Duplo Fator) são as empresas pelo qual o usuário que foi informado na tela de autorização tem acesso. Não esqueça disso. É possível tanto ativar como desativar o 2FA dessa loja.

 Comportamento do Sistema – Central de Liberação e Duplo Fator

 1. Cenário Inicial

- O sistema permite que usuários ativem ou desativem o duplo fator de autenticação (2FA) para cada loja à qual têm acesso.
- Usuários podem ser administradores de uma loja específica ou ter acesso a múltiplas lojas.

 2. Fluxo de Aceite do Duplo Fator

- Ao acessar o sistema, caso o usuário ainda não tenha definido sua escolha sobre o duplo fator para uma loja, é exibida uma tela de aceite.
- O usuário pode optar por ativar ou não o duplo fator para cada loja.
- Enquanto o usuário não fizer essa escolha, o usuário não pode ativar/desativar na central de liberação para aquela loja.

3. Registro de Decisão

- Ao tomar uma decisão (aceitar ou recusar o duplo fator), o sistema registra a escolha na base de dados, vinculando o usuário à loja e à decisão tomada.
- Após a decisão, a tela de aceite não é mais exibida para aquele usuário/loja.
- Caso o usuário escolha não ativar o duplo fator, ele poderá ativar futuramente pela central de liberação.

 4. Restrições e Permissões

- Se o usuário não definiu a configuração do duplo fator para todas as lojas vinculadas ao seu acesso, não é possível ativar/desativar o duplo fator pela central de liberação.
- Usuários com acesso a todas as lojas precisam definir o aceite para cada loja individualmente.
- Se o duplo fator estiver desativado para uma loja pela tela de aceite ( 2º opção ), a política de segurança não será exibida para usuários adm que acessarem essa loja.

 5. Comportamento de Registro

- Cada decisão (ativar/desativar) gera um único registro por usuário/loja.
- Quando o usuário concorda com o duplo fator para todas as lojas, a decisão é propagada para todas as lojas às quais ele tem acesso.

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Resumo:
O sistema controla o aceite e a ativação do duplo fator por usuário e loja, garantindo que cada decisão seja única e não gere registros duplicados. O fluxo impede ações enquanto não houver definição do aceite, e a ativação/desativação pode ser feita posteriormente pela central, respeitando as permissões e decisões já tomadas.


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