Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Âncora
1
1

Nota

A partir da versão 3.37.0.0, o sistema passou a contar com uma funcionalidade de reabastecimento automático, que gera de forma automática as listas de produtos e quantidades a serem enviadas para cada filial, sem necessidade de intervenção manual.

Além disso, foi implementada uma nova tela exclusiva para o acompanhamento dos pedidos gerados, permitindo o monitoramento e a gestão centralizada do processo de reabastecimento.

Essa melhoria visa otimizar a logística interna, reduzir rupturas e garantir maior eficiência na reposição de estoques entre filiais.


Informações

Essa funcionalidade está disponível a partir da versão 3.32.0.0.

...

O que é o Reabastecimento de Estoque?

O módulo de Reabastecimento de Estoque permite reabastecer o estoque das filiais com base nas configurações definidas pela Curva ABC, transferindo produtos do centro de distribuição para as demais filiais, e ajustando os níveis mínimos e máximos de estoque, assegurando uma distribuição eficiente para as unidades configuradas.

O processo pode ser manualsemi-automatizado ou 100% automático via agendamento.

Quando utilizada a opção de Reabastecimento de estoque, a filial de origem não reserva estoque para si mesma conforme sua demanda, visto que um centro de distribuição não realiza atividades comerciais.

...

.

Por que usar? Destaques e benefícios

(seleção) Menos trabalho manual: O sistema vai todo o cálculo da necessidade de cada filial;

(seleção) Redução de perdas e ruptura: Calcula mínimos e máximos de estoque considerando o perfil de venda real (Curva ABC);

(seleção) Agilidade: Abastecimento programado, com rastreabilidade e logs para auditoria

(seleção) Conformidade: Alinhado às melhores práticas e normas do setor farmacêutico;

(seleção) Facilidade: Interface e usabilidade intuitivas.

Dica
titleDica!

Mantenha sempre suas regras de curva ABC atualizadas para que o sistema recomende quantidades precisas e otimize giro de estoque!

Como configurar de maneira simples?

Habilite as permissões 

Para acessar a tela de configuração para reabastecimento de estoque, primeiro, é necessário habilitar a permissão de usuário.

Para isso, vá até o menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários. Selecione o usuário desejado e clique na aba Módulos.

Localize a opção as opções:

  • Configuração de reabastecimento de estoque: para acessar a tela de

...

  • configuração;
  • Gerar reabastecimento/remanejamento: para permitir realizar o reabastecimento/remanejamento do estoque;


Image Added

Figura 01 - Permissão de Configuração e Utilização


Troque o pelo e dê seta para cima ou para baixo do teclado para registrar a alteração.

Para que seja possível realizar o reabastecimento/remanejamento do estoquevisualizar e acompanhar os pedidos gerados, localize a opção Gerar reabastecimento/remanejamentoopção Pedido - Reabastecimento.


Image RemovedImage Added

Figura 02 - Permissão de UtilizaçãoPedidos


Troque o pelo e dê seta para cima ou para baixo do teclado para registrar a alteração.

Após habilitar o usuário, salve as alterações Image Removed clicando alterações clicando no botão .

...

Defina as configurações 

Após habilitar o usuário, vá até o menu Gerencial > Entradas/Compras > Configuração de reabastecimento de estoque.


Image RemovedImage Added

Figura 03 - Configuração de Reabastecimento de Estoque


O ícone Image Removed direciona "?" direciona o usuário para esta página do manual. 

Nesta tela é possível filtrar as configurações cadastradas por Período ou Descrição. Ao selecionar o botão Image Removed é "Mais filtros" é possível filtrar também por Situação (ativo/inativo), Filiais e Grupo de Produtos.

Abaixo, é exibida a grade com as informações dos registros por: CódigoDescrição da ConfiguraçãoSituaçãoData de cadastro, Última alteraçãoUsuário última alteração.

Ao Image Removed clicar duas vezes em uma configuração, é possível detalhar ou editar as suas informações em tela.

Para excluir uma configuração já existente, basta selecionar um registro e Image Removed clicar no botão Image Removed "Excluir (F11)".

Para adicionar uma nova configuração, Image Removed clique no botão Image Removed "Adicionar (F4)".


Figura 04 - Regras de Reabastecimento

...

Figura 05 - Filiais Participantes


Em Filial de Origem, ao Image Removed clicar sobre o ícone Image Removed"?", será exibida a mensagem informativa:

...

Após selecionar as filiais de destino desejadas e Image Removed clicar em Image Removed "OK (F3)", as filiais serão exibidas na grade.

...

Também é possível escolher a ordem de abastecimento das filiais, de acordo com o desejo ou necessidade, na coluna Ordem.

Nota

Só será possível salvar as configurações se for informada uma filial de origem informada.

Salve as alterações Image Removed clicando em Image Removed "Salvar (F10)" para retornar à tela principal com as configurações já realizadas.

Utilizando o Reabastecimento de Estoque Automático

Para realizar o reabastecimento de estoque de forma automática, acesse a tela de configuração através do menu Gerencial > Entradas/Compras > Configuração de reabastecimento de estoque.


Image Added

Figura 10 - Configuração de Reabastecimento de Estoque - Agenda

Nota

Só será possível salvar as configurações se for informada uma filial de origem informada.


...

Clique no botão "Agenda (F6)" para acessar às funcionalidades de agendamento.


Image Added

Figura 11 - Agendamento de Reabastecimento


Dica

Cada configuração de reabastecimento pode ter um agendamento associado.

Na grade, são exibidos os registros com as informações de: ID da configuração, Nome da configuração, Situação (status), Última execução, Horário agendado e Dias da semana ou mês selecionados.

Para editar o agendamento dos registros de acordo com o seu desejo ou necessidade, selecione um registro e clique no botão "Editar (F2)".


 Image Added

Figura 12 - Editar Agendamento


O agendamento pode ser configurado para:

  • Status ativo/inativo;
  • Horário específico do dia;
  • Dias da semana (ex.: segunda, quarta, sexta);
  • Dias do mês (ex.: todo dia 01 e dia 15);


Nota

Ao editar, inativar ou excluir agendamentos existentes, os dados da configuração de reabastecimento não são perdidos.

Após editar o agendamento dos registros de acordo com o desejo ou necessidade, clique em "Gravar (F4)" para salvar as configurações.

Após a configuração dos agendamentos de reabastecimento, o sistema executa automaticamente uma rotina no Escritório (Central), no dia e horário definidos (semanal ou mensal). Essa rotina verifica se asfiliais participantes possuem necessidade de remanejamento conforme os critérios configurados.

Caso seja identificado o remanejamento, o sistema gera automaticamente a solicitação, que é atualizada nas lojas através do ComunicaBig.

Com isso, todo o processo de processamento e envio de pedidos de reabastecimento ocorre de forma automática, sem necessidade de ações manuais, garantindo maior agilidade e precisão na operação.

Utilizando o Reabastecimento de Estoque Manual

Após realizar as configurações de reabastecimento de estoque e habilitar a permissão de usuário (Figuras 01 e 02), vá até o menu Operacional > Aviso de Remanejamento para realizar o .

Na tela Aviso de Remanejamento foi implementada a seção Reabastecimento com o botão Image Removed Gerar reabastecimento (F3).


Figura 10 13 - Aviso de Remanejamento


Ao Image Removed clicar no botão, será aberta a tela de Reabastecimento de Estoque com as configurações de reabastecimento existentes.


Figura 11 14 - Configurações de Reabastecimento Existentes

...

Selecione a configuração desejada eImage Removed clique em Image Removed para Gerar (F11) para abrir a tela de Produtos para Remanejamento.


Figura 12 15 - Produtos para Remanejamento

...

Após realizar as alterações necessárias, Image Removed clique em Image Removed Confirmar (F3).

Ao final do processo, os remanejamentos serão exibidos na tela de Aviso de Remanejamento (Figura 13).

Como acompanhar tudo?

Monitoramento e Relatório

O sistema possui uma tela específica que permite acompanhar e analisar as informações de reabastecimento e remanejamento (

...

manuais ou automáticos) entre filiais de forma clara e estruturada.

Para acessar a tela, vá até o menu Gerencial > Entrada/Compras > Pedido - Reabastecimento.


Image Added

Figura 16 - Pedidos Reabastecimento


É possível filtrar os registros por Período de lançamento, Número de lançamento Filiais

Abaixo dos filtros é exibido um quadro com um resumo geral dos registros:

  • Pedidos: Quantidade total de pedidos e valor total dos pedidos;
  • Concluídos: Quantidade total de pedidos atendidos e valor atendido;
  • Pendentes: Quantidade de pedidos pendentes e valor pendente;
  • Falta de estoque: Quantidade não atendida por falta de estoque;
  • Nível de atendimento:  Percentual do nível de atendimento;


Exemplo de cálculo:

  • O nível de atendimento é calculado por:
    • Nível de atendimento (%) = Unidades atendidas / Unidades solicitadas X 100.


É possível exportar os dados para CSV/Excel através do botão Exportar (F9).

Para analisar os detalhes de um lançamento específico, selecione o registro e clique no botão Detalhes (F4).


Image Added

Figura 17 - Detalhes do Pedido


No canto superior direito da tela é exibido um quadro com um resumo geral dos registros do pedido.

Para exibir os produtos não atendidos, basta selecionar o checkbox "Visualizar produtos não atendidos".

Na grade são exibidos os registros com as informações de: ID do remanejamento, ID do produto, Descrição do produto, Quantidade solicitada, Quantidade atendida, Quantidade não atendida, Preço unitário, Total por item, Total do pedido e Nível de atendimento específico daquele pedido.

Para exportar os dados para CSV/Excel através do botão Exportar (F9).

Dica
titleDica!

Use relatórios periódicos para ajustar suas regras e reforçar o ciclo de melhoria contínua do estoque!

FAQ - Dúvidas frequentes

  1. É possível reabastecer apenas parte dos produtos? 
    R: Sim, o sistema sugere e permite edição antes da confirmação.

  2. Como incluir filiais de uma vez?
    R: Use a seleção por área.

  3. Como saber se minha configuração está ótima?
    R: Analise históricos de níveis de atendimento e ajuste curvas regularmente.