...
1. Orientações a Respeito da Reforma Tributária no EMSys
Entra em vigor no dia 01/01/2026 a Reforma Tributária do Consumo e passam a ser exigidos os novos tributos IBS/CBS nos documentos fiscais.
Informamos que o sistema já está parametrizado para informar estes dados no documento fiscal e o preenchimento ocorrerá mediante a vinculação do novo imposto ao cadastro de produtos.
Caso o cadastro de produtos não esteja com estes novos impostos vinculados, a emissão dos documentos permanecerá como sempre ocorreu.
Caso o contribuinte opte pelo não envio mas já tenha efetuado o cadastro, basta remover os novos tributos do seu cadastro de produtos.
Importante: A Lei Complementar entra e vigor em 01/01//26 e caso o contribuinte não envie os dados relativos ao IBS/CBS o documento não será rejeitado e não haverão penalizações (multas) nesta fase inicial.
| Aviso | ||
|---|---|---|
| ||
|
...
Ao utilizar essa opção, um histórico/backup desses cadastros será mantido no banco de dados e poderá ser restaurado a qualquer momento, a critério do usuário. Esse processo está descrito no passo 2.2 logo abaixo.
Acessar o menu Sistema > Configurações > Remover → Configurações → Remover Tributações Reforma.
- Será solicitado a senha mestra do sistema
...
- .
- Selecione as empresas desejadas para a remoção
...
- .
- Confirme a remoção.
2.2 - Restaurar as Tributações da Reforma
Se desejar restaurar as tributações vinculadas aos itens, removidas anteriormente através do passo 2.1, basta acessar acesse o o menu: Sistema > → Configurações > Restaurar → Restaurar Tributações da Reforma
- Será solicitado a Senha Mestra do sistema
...
- .
- Selecione as empresas desejadas para restaurar
...
- .
- Confirme a restauração.
2.3 - Versionamento de IBS / CBS em Massa - Integração com Autosystem e TACOnline
Após a alteração de impostos IBS/CBS nas telas: cadastro de item, otimizador de cadastro de item, catálogo de produtos Linx, ou utilizando as opções de Remover ou Restaurar as tributações da Reforma Tributária, o usuário pode contar com uma opção para 'exportar/versionar' em massa esses cadastros para o Autosystem ou TACOnline de forma fácil.
Menu Sistema > Configurações > Versionar Acesse o menu: Sistema → Configurações → Versionar Produtos IBS / CBS.
- Será solicitado a Senha Mestra do sistema
...
- .
- Logo após, o sistema irá informar a quantidade de itens disponíveis para realizar o versionamento
...
- .
- Será exibido a mensagem que os produtos foram versionados com sucesso
...
- .
2.4 - Catálogo de Produtos Linx
Se você utiliza a integração de cadastros dos de itens através do CATÁLOGO DE PRODUTOS LINX, certifique-se de por meio do Catálogo de Produtos Linx, verifique, ao consultar os cadastros dos itens , se a opção IBS / CBS, localizada no rodapé da tela esteja Desabilitado, está desabilitada, conforme destacado na imagem abaixo.
A O acesso à tela do Catálogo de Produtos fica no Menu Estoque > Item > Catálogo Linx pode ser realizado pelo menu Estoque → Item → Catálogo de Produtos Linx.







