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1 CONCEITO |
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A Integração SIA permitirá que sejam efetuadas consultas de crédito diretamente da Rede SIA permitindo maior agilidade e facilidade ao efetuar as consultas de crédito.
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Para utilizar a Integração SIA será necessário entrar em contato com o Departamento Comercial do Linx Postos AutoSystem®, para que seja liberada a implantação da integração.
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Para o funcionamento da Integração SIA será necessário realizar algumas configurações no módulo Gerencial.
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As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir a lista das permissões disponíveis:
- Relatórios > Relatório de consultas Rede SIA;
Conforme exemplo a seguir:
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Para utilizar as rotinas de Consulta Rede SIA será necessário habilitar o módulo no sistema. Para isto, acessar o menu Configurações > Módulos > Consulta de Crédito. A tela a seguir será exibida:
Nos casos onde a base for multiempresa e a sincronia de dados estiver ativa no sistema, será exibida a guia Relação de empresas para configurar a empresa desejada.
Na aba Rede SIA será possível habilitar a consultar através da opção Habilitar este serviço.
Após habilitar o módulo no sistema, será possível preencher os campos:
- Login: informar o login;
- Senha: informar a senha;
- Chave: informar a chave de acesso;
A opção Método permitirá selecionar as opções:
- SOAP: permitirá habilitar no sistema o método SOAP (Protocolo Simples de Acesso a Objetos);
- GET: permitirá habilitar no sistema o método GET;
- POST: permitirá habilitar no sistema o método POST.
Na guia Opções de consulta será possível definir o webservice que a Rede SIA disponibiliza para consulta.
Por padrão no Linx Postos AutoSystem® habilitar o serviço 414 – CCF.
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
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Será possível efetuar as consultas tanto no módulo Gerencial quanto no módulo Caixa. Os capítulos a seguir irão descrever esta consulta nestes módulos.
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Para visualizar a Consulta Rede SIA e verificar os títulos não pagos pelos clientes, acessar o menu Consultas > Consulta REDE SIA. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui o campo:
- CPF/CNPJ: informar o CPF ou CNPJ que desejar consultar.
Após preencher o campo, clicar no campo Consultar. A tela a seguir será exibida:
Além de exibir o status de crédito da pessoa consultada, exibirá os campos:
- NSU: exibirá o NSU (Número Sequencial Único);
- CPF/CNPJ: exibirá o CPF ou CNPJ consultado;
- Nome: exibirá o nome da pessoa consultada.
Caso o CPF consultado possuir alguma restrição a tela a seguir será exibida:
Na guia Restrição serão exibidas as restrições localizadas. Esta guia possui os campos:
- Banco: exibirá o código banco em que foi encontrada a restrição;
- Alínea: exibirá a alínea da restrição.
A guia Descrição da restrição exibirá os detalhes da restrição selecionada. Esta tela possui os campos:
- Banco: exibirá o código do banco;
- Agência: exibirá o número da agência;
- Nome do banco: exibirá o nome do banco;
- Alínea: exibirá a alínea da restrição;
- Nº ocorrência: exibirá o número de ocorrência;
- Data últ. ocorrência: exibirá a data da ultima ocorrência;
- Endereço: exibirá o endereço cadastrado na rede.
Clicar no botão Cancelar para fechar a tela.
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Para efetuar a consulta no módulo Caixa, pressionar a tecla F3. A tela a seguir será exibida:
Serão exibidas as mesmas telas conforme descrito no capítulo 4.1.
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Os relatórios são uma importante ferramenta para a tomada de decisões, o Linx Postos AutoSystem® possui um relatório que auxiliará no controle de consultas. No próximo tópico será detalhado o relatório disponível para esta rotina.
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O relatório Consulta Rede SIA permitirá visualizar as consultar de créditos efetuadas na Rede SIA. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Consultas > Relatórios > Consulta Rede SIA.
A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os filtros:
- Empresa: informar a empresa (este campo será exibido apenas quando a base for multiempresa);
- Cliente: informar o cliente;
- Funcionário: informar o funcionário;
- Período: informar o período de consulta;
- Número autorização: informar o número da autorização. A opção Agrupar permitirá selecionar as opções:
- Empresa: permitirá agrupar as informações por empresa;
- Cliente: permitirá agrupar as informações por cliente;
- Funcionário: permitirá agrupar as informações por funcionário.
A opção Ordenação permitirá selecionar as opções:
- Data: permitirá ordenar o relatório por data;
- Alfabética: permitirá ordenar o relatório por ordem alfabética.
Após selecionar os filtros, clicar no botão Visualizar, será exibido um relatório conforme imagem a seguir: