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O que é?

 O Linx DMS Mobile é uma solução desenvolvida para dispositivos móveis, o que envolve tablets e smartphones.

 Esta solução tem como objetivo o aprimoramento e inovação dos processos das concessionárias de veículos. É uma ferramenta robusta e pode ser utilizada pelos clientes da Linx que já possuem os pré-requisitos especificados neste manual, tópico <Pré-Requisitos>.

 

Como ele funciona? 

O Linx DMS Mobile é composto por duas partes básicas, o Serviço e a Aplicação.

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Todas as funcionalidades que rodam na aplicação se comunicam com o serviço, que por sua vez, faz a devida comunicação com o DMS.

 

 

Utilização


Depois que a aplicação e o serviço foram devidamente instalados e configurados, é possível utilizar o sistema.

Login

 

A primeira tela da aplicação contém campos denominados Login e Senha, conforme ilustrado a seguir. Nestes campos, o usuário deve preencher o nome de seu usuário e sua senha, respectivamente. Logo abaixo destes campos, há um parâmetro denominado <Login Automático>. Se o usuário deixar esta caixa marcada antes de realizar o login, a próxima vez que ele acessar a aplicação, a mesma realizará o login com o último nome de usuário e senha que foram inseridos.

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Se os campos de Login e Senha foram preenchidos corretamente, basta clicar no botão para realizar o login no sistema. 


Dashboard

 

Depois que o login é efetuado, a primeira tela a ser exibida para o usuário será a Dashboard. Esta tela exibirá um botão para cada uma das funcionalidades.

 

Action Bar

 

A barra superior da aplicação, chamada de ActionBar, é visível em todas as telas. Nela, no canto esquerdo, da esquerda para direita, temos:

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O botão denominado <Notificações> é uma caixa de listagem suspensa que irá armazenar pequenas informações referentes às ações do usuário.

 

 Ficha de Atendimento

  

Caso o usuário tenha permissão para acessar a funcionalidade <Ficha de Atendimento> ela aparecerá na dashboard. Para acessá-la, basta pressionar sobre o ícone da mesma.


Busca de Clientes

 

 Caso a filial selecionada seja de bandeira diferente de Toyota, a primeira tela da funcionalidade é a busca de clientes. Caso seja Toyota, a primeira tela será a de Lead Digital, na qual será explicada mais adiante, na sessão 2.2.3. Nesta tela é possível fazer uma busca pelos clientes cadastrados no sistema de forma definitiva ou temporária (cadastrados de forma rápida pelo tablet, não possuem CPF ou CNPJ ainda) por meio do nome, CPF ou CNPJ (para clientes definitivos) e Telefone. Para efetuar a busca, é preciso preencher pelo menos um dos campos, sendo que o campo nome só fica válido se forem inseridos, no mínimo, 3 letras, enquanto os campos de CPF/CNPJ e Telefone, só funcionam se forem utilizados valores completos. Ou seja, não é feita a busca por partes de CPF/CNPJ ou partes do número de telefone.

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Se o usuário não quiser fazer uma pesquisa dos clientes, ele poderá abrir uma nova ficha em branco, pressionando o botão <Novo Atendimento> que fica ao lado esquerdo das <Notificações>.

Novo Atendimento

  

A tela da Ficha de Atendimento pode ser separada em duas colunas, a coluna da esquerda refere-se aos dados do cliente e a coluna da direita é uma lista dos consultores de venda da concessionária. Se o usuário preencheu algum campo da pesquisa na tela anterior ou escolheu algum resultado da pesquisa, alguns campos poderão vir preenchidos, como o nome e o telefone do cliente.

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Se a ficha for enviada com sucesso, será exibida uma mensagem com o número do novo atendimento e uma nova notificação com o mesmo número.

Leads Digitais Toyota

  

Caso a filial selecionada seja de bandeira Toyota, ao pressionar a funcionalidade de Ficha de Atendimento, será aberta a tela de Leads Digitais. Essa tela funciona da mesma forma que a tela de Leads Digitais do SVT e enxerga os mesmos registros.

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Para ir para a parte de Busca de Clientes e abertura de Fichas de Atendimento, basta pressionar o botão <Buscar Clientes>. Novamente, é importante ressaltar que, ao pressionar o botão <Buscar Clientes>, todas as informações preenchidas e não enviadas serão perdidas.

Continuação da Ficha Apollo

 

 Para clientes Apollo basta buscar através do número do Contato, no menu <Apollo > CRM Plus > Agenda do Vendedor>, conforme tela a seguir.

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Os botões/, exibidos na borda superior da tela, indicam o status atual do vendedor (Livre / Ocupado).


Avaliação de Veículos Seminovos

 

 O Linx DMS Mobile traz uma nova forma de se efetuar a avaliação de veículos seminovos. Anteriormente, o fluxo de uma avaliação poderia ser representado pelo fluxo abaixo:

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  • O novo fluxo começa do mesmo jeito que o antigo. O cliente interessado em avaliar o seu veículo entra na concessionária onde é recepcionado por um consultor de vendas. O consultor pede então o documento do carro e pede o nome e um contato do cliente. Algumas das informações encontradas no documento bem como as informações do cliente são inseridas no sistema, abrindo um Pedido de Avaliação;
  • Este pedido de avaliação poderá então ser acessado pelo tablet. O avaliador de veículos, com o tablet em mãos, acessa a funcionalidade de Avaliação de Seminovos e escolhe o pedido de um determinado veículo em uma lista de pedidos;
  • Com este pedido o avaliador preenche um check-list básico sobre os opcionais, os itens de segurança e sobre o estado de alguns itens do veículo. Neste ponto ele preenche a quilometragem respectiva do veículo e também pode inserir alguma observação que considerar pertinente;
  • Na mesma funcionalidade, o avaliador ainda poderá acessar outra aba chamada <Reparo> e inserir fotos de alguma avaria;
  • Com todas as informações corretamente preenchidas, o avaliador acessa a aba <Resumo>contendo todas as fotos que ele tirou e um espaço para ele preencher o valor da avaliação. Finalmente, ele envia todas essas informações para o DMS onde o consultor de vendas poderá consultá-las. Caso o cliente aceite a avaliação, serão então inseridos os dados necessários para fazer uma avaliação completa, chamada aqui de Avaliação DMS.


Fases da Avaliação


Através do novo fluxo de avaliação, existirão três fases distintas da avaliação:

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4. Finalizada: Quando o avaliador terminou a avaliação e enviou a mesma para o DMS, chegando ao estado de Avaliação Mobile.

DMS

  

Tópico referente as interações necessárias nos DMS's para que o novo processo de avaliação seja efetuado corretamente.

 

Apollo


 

 Tópico referente a interação necessária no DMS Apollo para que o novo processo de avaliação seja efetuado corretamente.

 

 Criando Pedido de Avaliação pelo Apollo

 

 Para criar um pedido de avaliação no Apollo, basta seguir o processo normal de abertura de uma avaliação, através do menu <Apollo > Veículos > Atendimento > Avaliação > Ficha de Avaliação>, preenchendo os campos <Data da Avaliação>, <Data de Validade>, <Combustível>, <Quilometragem>, <Modelo>, <Cor>, <Placa>, <Ano Modelo>, <Ano Fabricação>, <Cliente (sendo que pode ser aberta uma Prospect)>, <Seleção do Tipo de Veículo>, <Valor da Avaliação> e <Consultor de Vendas>.

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Se o usuário desejar abrir uma avaliação sem passar pelo tablet, basta completar todas as informações necessárias no DMS e finalizá-la.

 

 Continuação da Avaliação

 

 Para continuar a avaliação no DMS basta procurar pelo número da avaliação no menu <Apollo > Veículos > Atendimento > Avaliação > Ficha de Avaliação>.

Criando Pedido de Avaliação pelo Mobile

  

Para criar um pedido de avaliação pelo mobile é necessário que o usuário tenha permissões de vendedor e o parâmetro do LDMConfig <Incluir Pedido de Avaliação pelo Mobile> deve estar habilitado.

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Ao clicar no botão de editar, será aberta a tela do pedido com todas as informações preenchidas para serem modificadas:


Aplicação

  

Caso o usuário tenha a permissão para acessar a funcionalidade de <Avaliação de Seminovos> ela aparecerá na dashboard. Para acessá-la, basta pressionar sobre o ícone da mesma.

Avaliação

  

Em todas as telas da Avaliação de Seminovos, existe um cabeçalho contendo algumas informações básicas sobre a mesma, conforme tela a seguir. Estes dados são oriundos dos preenchidos no DMS:

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A aplicação da Avaliação de Seminovos contém três abas diferentes.

 

Aba CheckList

 

Nesta aba o avaliador terá a sua disposição:

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- Campo para inserir uma Observação que o avaliador considerar pertinente (máximo de 100 caracteres).

Aba Reparo

 

Após preencher as informações da aba <CheckList>, o avaliador pode seguir para aba de Reparos.

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Os dados que serão exibidos no tablet serão os mesmos disponíveis no DMS, menu <Apollo > Veículos > Consultas / Relatórios > Consulta Estoque Intermediário>, para o Apollo a consulta de estoque do tablet segue a linha da <VEIC3000>.

Busca de Veículos

 

Inicialmente, a Consulta de Estoque será aberta vazia, com o último filtro realizado preenchido, pronto para o usuário alterar ou complementar o filtro de acordo com o que achar necessário. O último filtro informado ficará armazenado na memória local, com o intuito de agilizar a próxima pesquisa. Após preencher os filtros desejados, basta pressionar o botão <Filtrar>, localizado na parte inferior esquerda da tela.

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Para consulta de veículos novos são exibidos os filtros <Família>, <Modelo>, <Preço>, <Combustível>, <Ano Modelo>, <Empresa / Filial>, <Disponibilidade> e <Situação>.

Filtros disponíveis:

 

  • Família: Neste filtro é possível fazer a busca pela família do veículo;
  • Modelo: Neste campo é possível digitar a descrição do modelo que pretende pesquisar;
  • Preço: Neste filtro é possível fazer a busca pelas faixas de preço na qual o cliente tem interesse;
  • Combustível: Neste filtro é possível fazer a busca pela preferência de tipo de combustível desejado pelo cliente;
  • Ano Modelo: Neste filtro é possível otimizar a busca pelo ano modelo do veículo;
  • Empresa / Filial: Neste campo é possível selecionar em qual filial será feita a pesquisa dos veículos;
  • Disponibilidade: Neste campo é possível fazer a pesquisa pelo status do veículo. O resultado será exibido nas cores conforme legenda. Ou seja, com tarja verde para veículos disponíveis, amarela para veículos reservados e tarja vermelha para veículos vendidos (mas não faturados);
  • Situação: Neste campo é possível pesquisar pela situação do veículo.
  • Botão: Após determinar os parâmetros desejados é necessário clicar no botão filtrar para executar a pesquisa. O resultado da pesquisa será exibido de forma automática no lado direito de tela.

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  • Chassi: Serão exibidas apenas fotos referentes ao Chassi do veículo. Porém, caso haja apenas fotos referentes ao Modelo, estas serão exibidas.
  • Modelo: Serão exibidas apenas fotos referentes ao Modelo do veículo. Porém, caso haja apenas fotos referentes ao Chassi, estas serão exibidas.
  • Chassi/Modelo: Serão exibidas primeiramente as fotos referentes ao Chassi do veículo e em seguida as referentes ao Modelo
  • Modelo/Chassi: Serão exibidas primeiramente as fotos referentes ao Modelo do veículo e em seguida as referentes ao Chassi.

  

Detalhamento do Veículo

 

 Ao pressionar sobre o veículo desejado, dentre a seleção realizada, será exibida mais informações referente ao veículo, além de mais opções de fotos. No exemplo a seguir, é possível visualizar mais informações e/ou alterar fotos referente ao veículo consultado.

Opções da tela:

 

  • Reservar: Ao clicar nesta opção, no canto superior direito, é possível reservar o veículo visualizado por determinado período de tempo, de acordo com as parametrizações de cada revenda. Assim que confirmada a reserva, o veículo já será visualizado na tela de resultado com a tarja amarela. Caso o tempo de reserva acabe, o veículo volta a ficar disponível. A reserva pode ser consultada na tela Consulta Estoque intermediário.
  • : Ao selecionar este ícone, abre o dispositivo de câmera para inclusão de nova foto;
  • : Este ícone permite alterar a foto de capa do veículo;
  • : Este ícone permite que a foto selecionada seja removida do arquivo.


Relatório de Faturamento

 

 Caso o usuário tenha permissão para acessar a funcionalidade de <Relatório de Faturamento> ela aparecerá na dashboard. Para acessá-la basta pressionar sobre o ícone da mesma.

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A segunda parte da tela refere-se ao Gráfico. No topo do relatório existe uma caixa suspensa com o nome das colunas que podem gerar um gráfico. Logo ao lado existem dois botões <Barras> e <Pizza> os quais, quando pressionados, alteram o gráfico gerado para um gráfico de barras ou de pizza, respectivamente. Vale lembrar que o gráfico de barras é ordenado de acordo com a ordenação escolhida pelo usuário no Relatório (à direita).

Check-In de Oficina

 

Caso o usuário tenha permissão para acessar a funcionalidade de <Check-In de Oficina> ela aparecerá no dashboard. Para acessá-la basta pressionar sobre o ícone da mesma.

Esta funcionalidade visa dar mobilidade aos funcionários de Oficina das concessionárias, no atendimento dos clientes Agendados e Passantes, nas principais operações que antecedem a abertura da Ordem de Serviço: recepção do agendado ou passante; solicitações, informando as peças e serviços necessários; "checklist", para averiguar o estado/condições do veículo ou para parametrizar a inspeção do mesmo; captura de evidências, através de um rápido e fácil acesso à câmera do dispositivo (funcionamento similar ao da aba Reparo da funcionalidade de Avaliação de seminovos).

Fluxo Cliente Agendado

 

O consultor efetua um agendamento de “check-in” no Linx DMS Apollo, através do menu <Apollo > Oficina > Agendamento de Oficina>:

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Observação: O agendamento de “check-in” é feito (e só pode ser editado) exclusivamente através do DMS.


Aba “Quadro de Agendamentos”

 

O cliente chega na concessionária com seu veículo no horário agendado. O consultor recebe o cliente portando um “tablet” com o Linx DMS Mobile e seleciona o agendamento correspondente a ele na aba “Quadro de Agendamentos”.

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 O valor total do item aparecerá na coluna “Total Item”. O cálculo é feito imediatamente após selecionar uma quantidade. Pressione <Salvar> e pronto, retornará a tela de solicitações com a nova solicitação adicionada. 

Aba “Checklist”


O consultor passa para a aba de “Checklist” do veículo. Nessa tela, pode-se informar: o <Nível de Combustível>, uma <Observação>, a <Quilometragem>, o <Número do Prisma> e a <Cor do Prisma> onde o veículo está sendo verificado e os itens de checklist.

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  • Após salvar a documentação, o usuário será direcionado novamente à tela de Checklist. O ícone da câmera passará a ser vermelha, indicando a existência de imagens. É possível editar qualquer imagem adicionada, selecionando-a e alterando-a da maneira que desejar, bem como excluí-la. É permitido adicionar quantas imagens forem necessárias.

Aba “Evidências”:


O consultor passa para a aba de “Evidências” e captura o estado real do veículo, itens em bom estado e avarias:

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Nesta aba, pode ser realizada também a edição de uma evidência (remoção e inserção de fotos, bem como da observação). Basta pressionar a evidência desejada e realizar as devidas alterações;

Aba “Resumo”


Caso queira, o consultor pode acessar a aba “Resumo” averiguando tudo que foi capturado na aba de Evidências:

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Após verificar que está tudo correto, basta enviar o "Check-in", pressionando o botão <Enviar>, disponibilizando-o para uso no DMS, e encaminhando o cliente para dentro da concessionária;

Para importar as informações inseridas através do Mobile


       O consultor importa o "check-in" enviado no DMS, através do menu <Apollo > Oficina > Agendamento de Oficina >:

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É importante salientar que não é possível gerar a O.S. pelo Mobile.

Fluxo Cliente Passante


         O cliente chega na concessionária sem prévio agendamento. O consultor recebe o cliente portando um “tablet”, com o Linx DMS Mobile e verifica se possui disponibilidade na oficina para atendê-lo.

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A partir daí, segue-se o fluxo da mesma forma que um cliente agendado.

Para importar as informações inseridas através do Mobile:


O consultor importa o "check-in" enviado no DMS, através do menu <Apollo > Oficina > Atendimento Oficina >:

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É importante salientar que não é possível gerar a O.S. pelo Mobile.

 

Descrição das telas

             

“Quadro de Agendamentos”

  • Exibe, por data, todos os “check-in” agendados com suas respectivas descrições, demonstrando para qual consultor estão agendados e o horário. Ao clicar em um agendamento, é aberta a tela de “Check-in” referente à esse agendamento;
  • Cada “check-in” agendado, será exibido com uma cor de fundo representando seu status. Estes status são definidos e alterados apenas através do DMS;
  • Caso um “check-in” agendado já tenha sido importado no DMS, não poderá mais ser selecionado no Mobile. Desta forma, será marcado com o status “Check-in” Importado.

Passantes”

Responsável pela abertura de “Check-in” para clientes passantes, ou seja, que não fizeram um pré agendamento;

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À direita é exibida uma lista com os “check-in” de passantes criados naquele dia para o consultor selecionado. Ao selecionar um “check-in”, é aberta a tela do mesmo para edição.

“Check-in”

Tela na qual o consultor/recepcionista possui acesso às informações básicas do cliente, veículo e solicitações da agenda. Em um cabeçalho serão encontradas as seguintes informações (Vale lembrar que as informações do cliente e do veículo serão apenas para visualização, exceto no caso de passante, onde devem ser informados o nome do cliente e a placa do veículo): Nome Completo do <Cliente> e Modelo, Cor, Ano Fabricação/Ano Modelo e Placa do <Veículo>;

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  • Lista descritiva das solicitações com tipo de serviço, carregada juntamente com a agenda;
  • O usuário pode remover/incluir/alterar solicitações na lista. Poderão ainda ser inseridas peças e serviços para cada solicitação;
  • Ao pressionar o item de adição “+” ou o de edição “Lápis”, abrirá uma nova tela, contendo o nome e o tipo da solicitação, as peças e os serviços. O nome da solicitação é obrigatório. Antes de informar o Serviço, na busca, deve-se selecionar um Modelo, pois os serviços são filtrados por modelo. Para adicionar peças e serviços, após a busca, basta clicar no símbolo de adição (+). Feito isso, o item adicionado aparecerá em Itens Escolhidos, localizado na parte inferior da tela. Pode-se também selecionar a quantidade desejada de unidades do item escolhido. O valor total do item aparecerá na coluna Total Item. O cálculo é feito imediatamente após selecionar uma quantidade.

“Checklist”

  • Exibe uma lista de opções para averiguar o estado/condições do veículo, ou para parametrizar a inspeção do mesmo;
  • Os itens de "checklist" são mantidos exclusivamente por meio do DMS;
  • Na mesma tela, encontra-se um espaço para inserir alguma observação pertinente, bem como um indicador de <Nível de Combustível> no veículo:

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O usuário pode finalizar o “check-in”, disponibilizando os dados para uso no DMS;

Aprovação de Propostas

  

Funcionalidade que visa trazer uma nova maneira de como as propostas são aprovadas, agilizando o processo e trazendo mais informações para quem tem a responsabilidade de tomar as decisões e de dar continuidade aos negócios nas concessionárias.

         Esta funcionalidade só está disponível para o DMS Apollo.

 

Fluxo Aprovação de Propostas

 

  • A inserção das propostas é feita exclusivamente pelo Linx DMS Apollo, no menu <Apollo > Veículo > Atendimento > Atendimento Veículos>;
  • Com as propostas incluídas, o usuário responsável pelas tomadas de decisões da concessionária, acessa a funcionalidade de “Aprovação de Propostas” do Linx DMS Mobile em seu “tablet”;
  • Será carrega uma única tela, apresentando uma lista à esquerda contendo todas as propostas em aberto, com um resumo das informações mais importantes para a tomada de decisão, como: <Data e Hora> da proposta, <Valor de Venda>, <Veículo> e <Filial>;
  •  Ao selecionar determinada proposta, à direta, serão carregadas as informações complementares da proposta, incluindo: nome do <Vendedor>, nome do <Cliente>, quanto tempo o veículo se encontra em estoque (<Dias em Estoque>), <Ano de Fabricação>, <Ano do Modelo>, <Quilometragem> e <Cor> do veículo, veículos oferecidos na troca, detalhamento e simulação dos valores, custo total, margem de lucro e lucro líquido;

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  • Após escolher qualquer uma das opções, aparecerá uma janela de confirmação;

Valorização de O.S.


Utilizado ao final do processo de atendimento dos clientes que realizaram algum serviço da oficina. Um passo antes do faturamento da Ordem de Serviço pelo caixa, a Valorização da Ordem de Serviço deve dar ao consultor e ao cliente a certeza de que os serviços e peças solicitados realmente foram aplicados.

Esta funcionalidade é apenas para consulta, não sendo possível nenhum tipo de edição de dados.

Fluxo Valorização de O.S.

 

Busca de Ordens de Serviços


Ao entrar na funcionalidade de Valorização de O.S. (através do Linx DMS Mobile), carregará a primeira tela, referente à busca de uma O.S. É possível buscar pelas O.S. informando seu número, <Nome> do cliente e <Placa> do veículo. É preciso preencher um desses campos para efetuar a busca, sendo que o nome do cliente só fica válido se forem inseridos, no mínimo, 3 letras.

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Depois de preencher os campos desejados, pressione o botão <Buscar> para realizar a pesquisa. Os resultados serão apresentados na tabela abaixo dos campos, conforme ilustrado a seguir:

Abrir uma Valorização de O.S.


Após pesquisar a O.S. desejada e pressioná-la, abrirá uma nova tela com todos os detalhes dessa O.S. São exibidas as informações por reclamação, indicando o <Tipo de Serviço> (se é Externo, Interno, Garantia ou Revisão), detalhando as <Peças> e <Serviços> utilizados, os valores totais e discriminados por tipo de serviço. Para passar de uma reclamação para outra, basta deslizar o dedo na tela, buscando a direção desejada.

Fluxo Principal:


  • O responsável pela execução informa ao Consultor o fim daquela O.S. (Todos serviços, APONTÁVEIS ou não, finalizados);
  • O Consultor entra em contato com o cliente para alertar sobre o fim da O.S. e confirma horário de faturamento e entrega do veículo;
  • O Consultor recebe o cliente e leva-o até o carro para inspeção;
  • O Consultor abre a funcionalidade Valorização de O.S. no “tablet” e pesquisa pela O.S., placa ou nome do cliente;
  • O Consultor verifica os dados da O.S. junto ao cliente;
  • O consultor deve ir ao DMS para finalizar o processo. Não é possível encerrar a O.S. nem imprimir a valorização pelo Mobile.

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