Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Transferências/Saídas/Entradas - FAT115

...

Este programa é utilizado para realizar transferências de mercadorias e imobilizados entre as filiais, retornos de cliente, saídas por perda e vencimento, sistema de fidelidade e uso e consumo, além das saídas não especificadas, que são as notas fiscais emitidas pela farmácia que não se encaixam em nenhuma das opções anteriores.

...

Aviso
titleImportante


A emissão de notas fiscais de transferências de mercadorias e imobilizados somente é permitida entre filiais que possuem a mesma base de CNPJ.

Acesso Rápido

Expandir
titleAtalhos de acesso rápido


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos Faturamento >

...

Transf

...

/

...

Saidas/

...

...

...

:Consulta de produtos e clientes ou outras

...

.
F3

...

:Registrar

...

nova nota fiscal
F4

...

:Finalizar o registro da nota fiscal
F5

...

:Acesso ao programa

...

Encomendas
F7:Vias de impressão
F11

...

:Acesso

...

a Calculadora do Windows
F12

...

:Consulta

...

produtos com estoque positivo

...

 

ALT + C

...

:Acesso ao Cadastro de Clientes
ALT + T

...

:Acesso ao Movimento de Clientes
ALT + P

...

:Acesso ao Cadastro de Produtos
ALT + F

...

:Fechar tela de transferências

Opções De Operação

1. Transferência de Mercadorias

      Permite que se faça a transferência de mercadorias entre filiais registradas na mesma base de CNPJ. Nas transferências automáticas, a nota fiscal de Entrada por Transferência na filial destino é lançada com o mesmo número de nota da transferência. Essas notas fiscais de entrada por transferência são exportadas para o Sintegra.

      Não é permitida transferência entre filiais que não tenham a mesma base de CNPJ, ou seja, que não sejam filiais fiscais. Além disso, somente é permitido o lançamento de transferência de mercadorias quando o usuário estiver logado na própria filial física, ou ainda se estiver na filial depósito e ainda se esta for filial física. Este bloqueio ocorre para evitar erros de sequenciamento que ocorrem devido às transferências efetuadas a partir de filial não física.

      Para produtos psicotrópicos não é permitida a transferência caso o item esteja sem saldo em estoque, mesmo que o sistema esteja configurado para aceitar estoque negativo, visto que o controle do estoque dos psicotrópicos deve ser feito de forma correta, podendo, caso contrário, ocasionar punições à farmácia.

      Nas farmácias que utilizam o produto 39-Módulo Fiscal, ao realizar uma transferência de mercadorias é preciso que o cliente possua CNPJ cadastrado.

      Segundo a legislação, não existe entrada de mercadorias via transferência com cobrança por substituição tributária. Por este motivo, caso seja informado algum item com tributação apontando para CST 10, 30 ou 70, o sistema não permite a finalização da transferência.

      Ao realizar transferência via NF-e, o sistema imprimirá na DANFE o nome do solicitante, e também no recibo de controle de transferência, e quando esta funcionalidade for acionada através do atalho acesso rápido F5 - Transferir itens do programa "Solicitação de Transferência", o campo referente ao solicitante ficará desabilitado e não será possível alterá-lo.

Observação! Ao realizar uma transferência de mercadoria utilizando o tipo de entrega "Tele Entrega", somente os campos: Observação 1 e 2, Data e Hora negociada da tela "Informações Sobre Tele Entrega" poderão ser editados.

2. Saídas não especificadas

      Saídas não especificadas lançadas no sistema pode estar ou não vinculadas a outra nota fiscal lançada anteriormente, seja ela uma nota fiscal de entrada de mercadorias ou outra. Caso esteja vinculada a outra nota, o usuário pode informar o número da nota, série, fornecedor e data de emissão da nota de origem. Esta opção é utilizada para efetuar o lançamento de notas fiscais de outras saídas que não são suportadas pelas outras operações deste programa. Neste tipo de lançamento, a natureza de operação da nota fiscal é diferenciada pelo CFOP utilizado para realizar o lançamento de saída da mercadoria.

      Através desta opção também é possível realizar a emissão de nota de movimentação de Imobilizado, como por exemplo transferências ou remessas para conserto, que regerá o funcionamento do parâmetro "Itens fora do estabelecimento" da tela de Patrimônio do Cadastro de Produtos, porém para a emissão da nota seguem algumas o observações:

  • Não será possível inserir itens do tipo imobilizado e não imobilizado na mesma nota,
  • Caso o item estiver como baixa já realizada, não será possível fazer a movimentação do mesmo, uma vez que o item não pertence mais ao imobilizado da farmácia;
  • Não será possível realizar movimentações de itens que estiverem com o campo "Nota já lançada" desmarcado;
  • Não é permitida a transferência de itens que estão com o parâmetro "Item fora do estabelecimento" marcado.

3. Saídas por perdas

      Nesta opção o usuário poderá realizar o lançamento das notas fiscais referentes às saídas de mercadorias por perdas na farmácia. Ao informar um item pertencente ao grupo Psicotrópicos ou Psicotrópicos Genéricos é exibida uma nova tela solicitando ao usuário o motivo da perda.

      O usuário pode selecionar entre os motivos da perda: "Furto / Roubo", "Avaria", "Vencimento", "Apreensão / Recolhimento", "Perda no Processo", "Coleta para Controle de Qualidade", "Perda de Exclusão da Portaria 344" e "Por Desvio de Qualidade". Por padrão o sistema traz o motivo "Vencimento", visto que esta é a causa mais comum de perda de mercadorias nas farmácias.

      Quando for realizado um lançamento de saída por perdas, após a inserção do item na fita detalhe, é solicitado o motivo da perda em uma nova janela (esta é a mesma tela que é exibida ao realizar um perda de produto controlado). Os motivos de perda deverão ser solicitados para cada produto individualmente, logo, deverá haver um motivo para cada lançamento, indiferentemente da quantidade de baixa. Portanto, se para um determinado produto for lançada uma perda de 5 quantidades, por exemplo, o motivo dessas 5 quantidades será a mesma.

Observação Mediante a alteração na Lei 6.374/1989 conforme Decreto de Nº61.720/2015,  torna-se obrigatório a emissão de nota fiscal de saídas por perdas para o Estado de São Paulo. Sendo assim, ao realizar uma saída por perda será emitido uma NF-e/M1, como já ocorre nos demais Estados.

4. Saídas (sistema de fidelidade)

      Permite que o usuário realize o lançamento das notas fiscais de saída de prêmios do sistema de fidelidade. O usuário pode ainda configurar a estrutura de nota de fidelidade para que sejam impressos os pontos debitados na saída do prêmio e a quantidade de pontos restantes no cadastro do cliente.

      De acordo com a legislação, as notas fiscais de saída de fidelidade devem ser emitidas com o preço de venda da mercadoria e não com o preço de custo do produto.

5. Transferência de imobilizados

      Permite o lançamento de notas fiscais de transferência de imobilizados de uma filial para outra. O processo de transferência de produtos imobilizados não é automático, ou seja, quando é realizada uma transferência de produtos imobilizados o usuário deverá acessar a filial de destino e assim finalizar a transferência manualmente.

      Nas farmácias que utilizam o produto 39-Módulo Fiscal, ao realizar uma transferência de mercadorias é preciso que o cliente possua CNPJ cadastrado.

6. Retorno de Cliente

      Este processo foi desenvolvido para efetuar entrada de mercadorias oriundas de devolução de clientes. Esse processo é legal e existe um CFOP específico para tal. Procedendo dessa forma, o sistema fará a entrada da mercadoria para o estoque e lançará uma nota fiscal de retorno de cliente, sem, no entanto, reduzir a comissão do vendedor.

Atenção! O título não é estornado, nem tampouco cancelada a nota fiscal de venda, assim como não é feito nenhum lançamento de dedução de valor no caixa diário.

  • Realizar emissão de nota de retorno avulsa: (guia 05 desmarcada -maiores informações em Configurações por Usuário), quando este campo estiver:
    • Desmarcado: ao efetuar uma devolução de venda o sistema efetuará automaticamente a conversão de CFOPs para o CFOP de retorno conforme as configurações pré-definidas em Configuração Tributária, caso não sejam encontrados o códigos de operação de retorno, será apresentada uma mensagem informativa solicitando o cadastro do CFOP.
    • Marcado: abrirá a tela do programa "Transferência de Mercadoria" com a opção Retorno de Cliente selecionada para que seja emitida a nota fiscal, e após informar o CFOP de devolução, abrirá a tela "Dados da nota referente", onde o usuário deverá informar obrigatoriamente os dados da nota referenciada.

7. Homologação NFC-e

      Para evitar problemas de gestão, será possível emitir documentos somente para homologação, ou seja, sem haver movimentação financeira ou de estoque. Para tanto, é necessário que o produto NFC-e esteja ativo e que esteja marcada a opção 'Homologação' para a filial (na configuração de NFC-e).

8. Saída uso e consumo

      Ao selecionar essa opção o sistema abre uma nova tela, onde o usuário deve informar a nota a realizar baixa dos itens, semelhante ao processo de Devolução de Fornecedor. Na listagem são exibidos os itens, com a quantidade de compra (da nota), quantidade já devolvida, quantidade já baixada e quantidade a baixar (usuário deve informar). Ao pressionar ENTER ou duplo-clique sobre um item, é solicitada a quantidade a baixar nesta operação, que não pode ser maior que a quantidade de compra - já baixada – devolvida.

      Somente é possível lançar itens pertencentes ao grupo de produtos "Uso Consumo". A operação de baixa dos itens é "irreversível", não podendo ser cancelada ou desfeita, pois não gera outra nota, apenas baixa o estoque.

      Ao fazer a gravação da operação, o sistema deduz o estoque da quantidade informada, lança razão de estoque na operação "Uso Interno", deduz quantidade em lotes quando há tal controle e ainda lança log da operação para cada item baixado.

      Controle de lotes: Quando feita uma saída de uso e consumo de itens em que é feito o controle de lotes, solicita ao usuário quais lotes serão baixados como uso consumo. São mostrados sempre os lotes constantes no cadastro de produtos, excluindo os que estão em pré-vendas. Neste programa pode ser informado mais de um lote simultaneamente. No razão de estoque é lançado um registro para cada lote dos itens baixados como Uso e Consumo.

Importante! As operações existentes neste programa, saídas, transferências e outras, serão lançadas no demonstrativo de resultados conforme configurado no programa de configuração de plano de contas.

Informações Solicitadas

  • Tipo de Nota: Selecione o tipo de nota que deseja emitir (M1 ou D1). Para imprimir a nota em formulário M1, é necessário configurar a estrutura de M1 para a CFOP da nota fiscal na qual está lançando a nota. Para saber como configurar as estruturas acesse o manual de configuração de Estrutura de Notas M1. Para lançar nota fiscal com a série D é preciso executar o processo de Inicialização da série e cadastrar uma série no Cadastro de Filiais.
    • Se o produto 42-Nota Fiscal Eletrônica estiver habilitado para o código da farmácia e a NF-e já estiver configurada no sistema no ambiente de Produção, neste campo é adicionada a opção NF-e e retirada a opção M1.
  • Para a filial: Nas operações "Transferência de medicamentos" e "Transferência de Imobilizados" é necessário informar para qual filial será feita a transferência. Quando estiver devidamente parametrizada a "Configuração de Transferência",  a filial será previamente selecionada e o campo bloqueado para alteração.
  • Somar 1 automaticamente ao passar o código de barras: Ao marcar esta opção o usuário não precisa informar a quantidade de itens está sendo vendida de cada produto, e sim, passar o código de barras de cada item, e este será adicionado automaticamente à fita detalhe. Esse campo está disponível para as opções "Saídas por Perdas", "Saídas não especificadas" e "Transferência de Mercadorias". Exceto quando o item for um produto "Controlado", sendo assim, serão inseridos todos os itens individuais na fita detalhe, independente se o lote for igual ou não.
    • Nas saídas por perdas, os lançamentos não serão agrupados já que cada um poderá ter um motivo de perda diferente, então, será somando um, mas não será agrupado e também não será impresso de forma agrupada. Assim, a função do campo "Somar 1 automaticamente ao passar o código de barras' será de somente somar 1 para que o usuário não tenha que digitar uma quantidade manualmente.
  • Agrupar itens na fita detalhe: Esta funcionalidade permite o agrupamento de itens na fita detalhe. Esta opção, quando marcada, permite que os itens sejam somados a outro (igual) que já está na fita detalhe (Exceto quando o item for um produto "Controlado", sendo assim, serão inseridos todos os itens individuais na fita detalhe, independente se o lote for igual ou não). Para utilizar esta opção, a outra "Somar 1 automaticamente ao passar o código de barras" deverá estar desmarcada, e vice-versa. Isso porque se a primeira estiver habilitada, os produtos necessariamente serão agrupados na fita detalhe, não sendo preciso marcar o segundo parâmetro.
  • Código de Barras: Informe o código de barras dos produtos ou digite o nome do produto ou ainda pressione a tecla F2 para consultar o produto pelo nome ou código de barras.
  • Quantidade: Informe a quantidade de itens a ser movimentado.
  • Unitário: No valor unitário é mostrado o preço de custo dos produtos, exceto na operação "Transferência de mercadorias", onde é possível efetuar pelo custo médio mediante configuração em Parâmetros > Parâmetros > Transferência.
  • Matrícula: (F2 - Consulta o cliente por nome) Informe o código do cliente que será emitida a nota. Para transferências, a filial deve estar cadastrada como cliente. É possível fazer a configuração padrão pelo programa de Configuração de Transferências, informando os clientes, fornecedores, tipo e local de pagamento. Com isso, agiliza o processo de transferência e o vendedor não precisa informar toda vez os dados da filial origem e destino da mercadoria.
  • Fornecedor: (F2 - Consulta fornecedor por nome) Informe o fornecedor para o qual está realizando a operação.
  • Vendedor: (F2 - Consulta vendedor por nome) Informe o código do vendedor que está efetuando a operação.
  • Solicitante: Digite o nome do vendedor que solicitou a transferência. (Para facilitar a entrega e a conferência).
  • CFOP: Selecione um ou mais CFOP's que serão utilizados para efetuar a saída de mercadoria ou retorno de cliente. No caso de notas que incluam produtos tributados e substituídos, por exemplo, são utilizados dois CFOP's. A requisição de compras sempre é lançada com o CFOP correspondente em que foi feita a transferência.
    • Ao informar um item com tributação de Substituição Tributária, automaticamente o sistema o registra com o CFOP ST vinculado ao CFOP principal. Para isso é necessário que o cadastro de CFOP esteja configurado corretamente.
    • Ao inserir um item ST, caso o CFOP de Substituição Tributária não esteja selecionado no campo acima, o sistema o marca automaticamente. Ao deletar um item ST, caso não tenha mais nenhum na fita detalhe com a mesma tributação, o sistema automaticamente retirar a seleção do CFOP correspondente no campo acima.
  • Série: Selecione a série da nota fiscal que está sendo registrada. Para que seja possível alterar a série da nota fiscal deve ter sido executado o processo de Inicialização de série. Após, é necessário cadastrar as séries que a empresa trabalha no programa de Manutenção de Filiais. Se o sistema estiver configurado para trabalhar com Nota Fiscal Eletrônica no ambiente de Produção, são exibidos apenas os sequenciamentos de nota fiscal do tipo "Nota Fiscal Eletrônica".
  • Entrega:
    • Nenhuma: Selecione esta opção caso não utilize nenhum tipo de serviço de entrega para as mercadorias.
    • Tele-entrega: Selecione esta opção se utilizar controle de tele-entrega para efetuar as entregas de mercadorias de transferência. Quando selecionada essa opção é necessário informar os dados de tele-entrega da mercadoria.
    • Transportadora: Selecione esta opção caso utilize o serviço de alguma transportadora para fazer a entrega das mercadorias oriundas da transferência. Ao selecionar essa opção abre uma tela onde é necessário informar a transportadora e os dados do veículo que fará a entrega. Essas informações poderão ser impressas na nota fiscal conforme Configuração de Estrutura. Os dados do veículo não precisam ser preenchidos no lançamento da nota. Para lançar essas informações é necessário cadastrar a transportadora no cadastro de fornecedores da farmácia.

Observações:

  • O sistema mostra na tela o total da nota que está sendo digitada, e se a farmácia utiliza câmbio, o sistema mostra o valor da nota nos câmbios selecionados.
  • Para as farmácias que estiverem on-line, o sistema mostra os dados onde será lançado a entrada da transferência.
  • Na impressão de notas fiscais onde a quantidade de itens é maior que a informada na estrutura, o sistema imprime quantos formulários forem necessários para que todos os itens sejam impressos. Os totalizadores da nota fiscal são impressos apenas no último formulário.
  • Para as notas abaixo a condição de pagamento será igual a "Outros", porém no DANFE essa informação não será impressa na modalidade de pagamento:
    • Transferência de mercadorias;
    • Saídas não especificadas;
    • Saídas por perdas;
    • Saídas por bonificação (Fidelidade);
    • Transferência de imobilizado.

Informações Importantes!

  • Quando o produto "SILO DIGITAL" estiver habilitado possibilitamos que a filial que está emitindo a NF-e de Transferência possa enviar informações para o SILO, se a Filial de Destino esteja com o SILO DIGITAL liberado para as operações de Transferência de Mercadoria e Imobilizado, além do envio das notas e atualização do status no SILO fará as seguintes validações.
    • lançar transferência automática e utilizar pré-entrada na transferência automática, enviará informações referente a NF-e para o serviço como Gestão igual a processado e a manifestação igual a Ciência da emissão, e Assinatura digital como validado.
    • lançar transferência automática e não utilizar pré-entrada na transferência automática, enviará informações referente a NF-e para o serviço como Gestão igual a processado e a manifestação igual a Confirmação da Operação, e Assinatura digital como validado.
    • não lançar a transferência automática, enviará as informações referente a NF-e para o serviço como Gestão igual a pendente, manifestação igual a ciência da emissão, e assinatura digital igual a validado,
    • Observamos que não serão enviados e-mails da NF-e das operações de transferência de mercadorias e/ou imobilizado.
    • Caso ocorra o cancelamento destas notas serão atualizadas as informações da nota de entrada da filial de destino no servidor web (SILO) para PENDENTE, e manifestação como Operação não realizada.
  • Quando o produto "38 - Integração Contábil" estiver habilitado:
    • Quando o produto "38 - Integração Contábil" estiver habilitado não será permitido efetuar lançamentos com data retroativa cuja data estiver dentro do período de um Lote da Contabilidade que já esteja fechado e/ou exportado. Se sim apresentará a mensagem "O dia "xx/xx/xxxx" está com o movimento contábil fechado para a filial "XX". Para utilizar esta data, o lote deve ser reaberto. Entre em contato com o responsável informando a situação".

Fita Detalhe

  • Qtde: Mostra a quantidade digitada dos produtos inseridos para transferência, sempre por preço de custo ou custo médio, conforme configuração dos parâmetros.
  • Descrição: Informa a descrição dos produtos inseridos.
  • Total: Mostra o total, em valores, dos produtos inseridos para transferência (quantidade x valor unitário)
  • Trib: Mostra a tributação dos produtos que foram inseridos. Essa informação é importante para auxiliar na escolha dos CFOP's que devem ser selecionados.

 

Configurações De Usuários

      O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Transf/Saídas/Entradas - FAT115" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Guia

  • Desmarque a guia 5 para habilitar a opção "Realizar emissão de nota de retorno avulsa".
  • Desmarque a guia 6 para permitir o usuário alterar o preço do produto na emissão de notas por "Saídas não especificadas", "Saídas por Perdas","Saídas por Sistema de Fidelidade" e "Transferência de Imobilizado". Importante! Esse processo não altera o preço do produto.

Tabulações

  • Desmarque a tabulação 1 para que o usuário somente tenha acesso a efetuar transferências com pedidos originados pelo programa EST108 - Solicitação de Transferência.
  • Desmarque a tabulação 2 para que o usuário não tenha acesso a lançar Saídas não especificadas.
  • Desmarque a tabulação 3 para que o usuário não tenha acesso a lançar Saídas de perdas e vencimento.
  • Desmarque a tabulação 4 para que o usuário não tenha acesso a lançar Saídas de sistema de fidelidade.
  • Desmarque a tabulação 5 para que o usuário não tenha acesso a lançar transferências de imobilizados.
  • Desmarque a tabulação 7 para que o usuário não tenha acesso a lançar retorno de cliente.


...

Para gerar uma transferência de mercadorias, informe o tipo de operação, em seguida, deverá informar para qual filial será feita a transferência, que está disponível somente nas operações "transferência de mercadorias" e "transferência de imobilizados", selecione a série da nota fiscal que está sendo registrada, para que seja possível alterar, deve ter sido executado o processo de Inicialização de série, após, é necessário cadastrar as séries que a empresa trabalha no programa de Manutenção de Filiais. Ao marcar a opção somar 1 automaticamente ao passar o código de barras, o usuário não precisa informar a quantidade de itens que está sendo vendida de cada produto, e sim, passar o código de barras de cada item, e este será adicionado automaticamente á fita detalhe, este campo está disponível nas operações "saídas por perdas", "saídas não especificadas" e "transferência de mercadorias", quando o item for um produto "Controlado", serão inseridos todos os itens individuais na fita detalhe, independente se o lote for igual ou não.


Informações
titleObservação


Nas saídas por perdas, os lançamentos não serão agrupados já que cada um poderá ter um motivo de perda diferente, então, será somando um, mas não será agrupado e também não será impresso de forma agrupada. Assim, a função do campo "Somar 1 automaticamente ao passar o código de barras" será de somente somar 1 para que o usuário não tenha que digitar uma quantidade manualmente.

Na funcionalidade de agrupar itens na fita detalhe, o sistema permite que os itens sejam somados a outro igual que já está na fita detalhe, para utilizar esta opção, a outra "Somar 1 automaticamente ao passar o código de barras" deverá estar desmarcada, e vice-versa. Isso porque se a primeira estiver habilitada, os produtos necessariamente serão agrupados na fita detalhe, não sendo preciso marcar o segundo parâmetro.

Logo após esses procedimentos, informe o código de barras do produto, a quantidade, e o valor unitário que é mostrado o preço de custo dos produtos, exceto na operação "transferência de mercadorias", onde é possível efetuar pelo custo médio mediante configuração em Parâmetros > Parâmetros > Transferência. No campo matrícula, informe o código do cliente, para transferências, a filial deve estar cadastrada como cliente, é possível fazer a configuração padrão pelo programa de Configuração de Transferências, informando os clientes, fornecedores, tipo e local de pagamento, assim agilizando o processo e o vendedor não precisa informar toda vez os dados da filial origem e destino da mercadoria. Informe o fornecedorvendedor e solicitante que será o nome do vendedor que solicitou a transferência.

No campo CFOP, selecionar um ou mais CFOP's que serão utilizados para efetuar a saída de mercadoria ou retorno de cliente. No caso de notas que incluam produtos tributados e substituídos, por exemplo, são utilizados dois CFOP's. A requisição de compras sempre é lançada com o CFOP correspondente em que foi feita a transferência.

Aviso
titleImportante


Ao informar um item com tributação de Substituição Tributária, automaticamente o sistema o registra com o CFOP ST vinculado ao CFOP principal. Para isso é necessário que o cadastro de CFOP esteja configurado corretamente. Ao inserir um item ST, caso o CFOP de Substituição Tributária não esteja selecionado no campo acima, o sistema o marca automaticamente. Ao deletar um item ST, caso não tenha mais nenhum na fita detalhe com a mesma tributação, o sistema automaticamente retirar a seleção do CFOP correspondente no campo acima.

No campo entrega, selecione a opção nenhuma, caso não utilize nenhum tipo de serviço de entrega para as mercadorias, selecione a opção tele-entrega se houver controle da mesma para efetuar as entregas de mercadorias de transferência, quando selecionada é necessário informar os dados de tele-entrega da mercadorias, utilize a opção transportadora se o usuário utilizar o serviço de alguma transportadora para fazer a entrega de mercadorias oriundas da transferência, essa opção abre uma tela onde é necessário informar a transportadora e os dados do veículo que fará a entrega, essas informações poderão ser impressas na nota fiscal conforme Configuração de Estrutura. Os dados do veículo não precisam ser preenchidos no lançamento da nota. Para lançar essas informações é necessário cadastrar a transportadora no cadastro de fornecedores da farmácia.


Quando utilizada a opção de seleção de produtos em lote através doImage Added do Código de Barras, o sistema abre uma nova tela contendo os filtros Tipo de Produtos e Substância, os quais podem ser utilizados em conjunto. Também é necessário selecionar nessa tela o CFOP que será utilizado para os itens na nota.
Após realizar os filtros e Processar, o sistema irá inserir em tela os produtos filtrados com seu estoque (positivo) total, limitado em 300 itens (obs.: a limitação de itens ocorre para evitar lentidão e travamentos na emissão da nota).
Caso ocorra alguma divergência com o produto e não possa ser inserido em tela, será apresentado ao final do processo uma planilha contendo os produtos e respectivos motivos da divergência.

Aviso

A seleção de produtos em lote foi criada para uso específico, como por exemplo, a troca ou finalização de CNPJ de uma loja, havendo a necessidade de emitir nota de todo o estoque restante da farmácia, o que proporciona agilidade na inserção dos itens em lote.
Esse processo deve ser utilizado com cautela, sendo necessário levar em consideração algumas informações: 

  • Evitar pré-vendas ativas, pois o sistema não irá considerá-las.
  • Caso o sistema esteja parametrizado para aceitar estoque negativo e o mesmo filtro seja realizado duas vezes na mesma nota, o sistema irá inserir em tela produtos em duplicidade, ocasionando estoque negativo ao finalizar a nota.

O funcionamento da tela não foi alterado, os itens estão sendo inseridos da mesma forma do que se fossem selecionados individualmente.

Essa funcionalidade está disponível apenas para as operações Transferência de Mercadorias e Saídas Não Especificadas.


Operações

Transferência de Mercadorias

Expandir
titleO que a transferência de mercadorias permite?

Permite que se faça a transferência de mercadorias entre filiais registradas na mesma base de CNPJ. Nas transferências automáticas, a nota fiscal de Entrada por Transferência na filial destino é lançada com o mesmo número de nota da transferência. Essas notas fiscais de entrada por transferência são exportadas para o Sintegra.

Não é permitida transferência entre filiais que não tenham a mesma base de CNPJ, ou seja, que não sejam filiais fiscais. Além disso, somente é permitido o lançamento de transferência de mercadorias quando o usuário estiver logado na própria filial física, ou ainda se estiver na filial depósito e ainda se esta for filial física. Este bloqueio ocorre para evitar erros de sequenciamento que ocorrem devido às transferências efetuadas a partir de filial não física.

Para produtos psicotrópicos não é permitida a transferência caso o item esteja sem saldo em estoque, mesmo que o sistema esteja configurado para aceitar estoque negativo, visto que o controle do estoque dos psicotrópicos deve ser feito de forma correta, podendo, caso contrário, ocasionar punições à farmácia.

Nas farmácias que utilizam o produto 39-Módulo Fiscal, ao realizar uma transferência de mercadorias é preciso que o cliente possua CNPJ cadastrado.

Segundo a legislação, não existe entrada de mercadorias via transferência com cobrança por substituição tributária. Por este motivo, caso seja informado algum item com tributação apontando para CST 10, 30 ou 70, o sistema não permite a finalização da transferência.

Ao realizar transferência via NF-e, o sistema imprimirá na DANFE o nome do solicitante, e também no recibo de controle de transferência, e quando esta funcionalidade for acionada através do atalho acesso rápido F5 - Transferir itens do programa "Solicitação de Transferência", o campo referente ao solicitante ficará desabilitado e não será possível alterá-lo.

Informações
titleObservação


Ao realizar uma transferência de mercadoria utilizando o tipo de entrega "Tele Entrega", somente os campos: Observação 1 e 2, Data e Hora negociada da tela "Informações Sobre Tele Entrega" poderão ser editados.


Saídas não especificadas

Expandir
titleO que são saídas não especificadas?

Saídas não especificadas lançadas no sistema pode estar ou não vinculadas a outra nota fiscal lançada anteriormente, seja ela uma nota fiscal de entrada de mercadorias ou outra. Caso esteja vinculada a outra nota, o usuário pode informar o número da nota, série, fornecedor e data de emissão da nota de origem. Esta opção é utilizada para efetuar o lançamento de notas fiscais de outras saídas que não são suportadas pelas outras operações deste programa. Neste tipo de lançamento, a natureza de operação da nota fiscal é diferenciada pelo CFOP utilizado para realizar o lançamento de saída da mercadoria.

Através desta opção também é possível realizar a emissão de nota de movimentação de Imobilizado, como por exemplo transferências ou remessas para conserto, que regerá o funcionamento do parâmetro "Itens fora do estabelecimento" da tela de Patrimônio do Cadastro de Produtos, porém para a emissão da nota seguem algumas o observações:

  • Não será possível inserir itens do tipo imobilizado e não imobilizado na mesma nota.
  • Caso o item estiver como baixa já realizada, não será possível fazer a movimentação do mesmo, uma vez que o item não pertence mais ao imobilizado da farmácia;
  • Não será possível realizar movimentações de itens que estiverem com o campo "Nota já lançada" desmarcado;
  • Não é permitida a transferência de itens que estão com o parâmetro "Item fora do estabelecimento" marcado.

Saídas por perdas

Expandir
titleO que são saídas por perdas?

Nesta opção o usuário poderá realizar o lançamento das notas fiscais referentes às saídas de mercadorias por perdas na farmácia. Ao informar um item pertencente ao grupo Psicotrópicos ou Psicotrópicos Genéricos é exibida uma nova tela solicitando ao usuário o motivo da perda.

O usuário pode selecionar entre os motivos da perda: "Furto / Roubo", "Avaria", "Vencimento", "Apreensão / Recolhimento", "Perda no Processo", "Coleta para Controle de Qualidade", "Perda de Exclusão da Portaria 344" e "Por Desvio de Qualidade". Por padrão o sistema traz o motivo "Vencimento", visto que esta é a causa mais comum de perda de mercadorias nas farmácias.

Quando for realizado um lançamento de saída por perdas, após a inserção do item na fita detalhe, é solicitado o motivo da perda em uma nova janela (esta é a mesma tela que é exibida ao realizar um perda de produto controlado). Os motivos de perda deverão ser solicitados para cada produto individualmente, logo, deverá haver um motivo para cada lançamento, indiferentemente da quantidade de baixa. Portanto, se para um determinado produto for lançada uma perda de 5 quantidades, por exemplo, o motivo dessas 5 quantidades será a mesma.

Aviso
titleImportante

Mediante a alteração na Lei 6.374/1989 conforme Decreto de Nº61.720/2015,  torna-se obrigatório a emissão de nota fiscal de saídas por perdas para o Estado de São Paulo. Sendo assim, ao realizar uma saída por perda será emitido uma NF-e/M1, como já ocorre nos demais Estados.


Saídas (sistema de fidelidade)

Expandir
titleComo funciona a saídas por sistema de fidelidade?

Permite que o usuário realize o lançamento das notas fiscais de saída de prêmios do sistema de fidelidade. O usuário pode ainda configurar a estrutura de nota de fidelidade para que sejam impressos os pontos debitados na saída do prêmio e a quantidade de pontos restantes no cadastro do cliente.

De acordo com a legislação, as notas fiscais de saída de fidelidade devem ser emitidas com o preço de venda da mercadoria e não com o preço de custo do produto.

Transferência de imobilizados

Expandir
titleComo lançar transferência de imobilizados?

Permite que o usuário realize o lançamento das notas fiscais de saída de prêmios do sistema de fidelidade. O usuário pode ainda configurar a estrutura de nota de fidelidade para que sejam impressos os pontos debitados na saída do prêmio e a quantidade de pontos restantes no cadastro do cliente.

De acordo com a legislação, as notas fiscais de saída de fidelidade devem ser emitidas com o preço de venda da mercadoria e não com o preço de custo do produto.

Retorno de Cliente

Expandir
titleComo funciona o retorno de cliente?

Este processo foi desenvolvido para efetuar entrada de mercadorias oriundas de devolução de clientes. Esse processo é legal e existe um CFOP específico para tal. Procedendo dessa forma, o sistema fará a entrada da mercadoria para o estoque e lançará uma nota fiscal de retorno de cliente, sem, no entanto, reduzir a comissão do vendedor.

Aviso
titleImportante


O título não é estornado, nem tampouco cancelada a nota fiscal de venda, assim como não é feito nenhum lançamento de dedução de valor no caixa diário.

  • Realizar emissão de nota de retorno avulsa:(guia 05 desmarcada -maiores informações em Configurações por Usuário), quando este campo estiver:
    • Desmarcado: ao efetuar uma devolução de venda o sistema efetuará automaticamente a conversão de CFOPs para o CFOP de retorno conforme as configurações pré-definidas em Configuração Tributária, caso não sejam encontrados o códigos de operação de retorno, será apresentada uma mensagem informativa solicitando o cadastro do CFOP.
    • Marcado: abrirá a tela do programa "Transferência de Mercadoria" com a opção Retorno de Cliente selecionada para que seja emitida a nota fiscal, e após informar o CFOP de devolução, abrirá a tela "Dados da nota referente", onde o usuário deverá informar obrigatoriamente os dados da nota referenciada.

Saída uso e consumo

Expandir
titleO que é a Saída uso e consumo?

Ao selecionar essa opção o sistema abre uma nova tela, onde o usuário deve informar a nota a realizar baixa dos itens, semelhante ao processo de Devolução de Fornecedor. Na listagem são exibidos os itens, com a quantidade de compra (da nota), quantidade já devolvida, quantidade já baixada e quantidade a baixar (usuário deve informar). Ao pressionar ENTER ou duplo-clique sobre um item, é solicitada a quantidade a baixar nesta operação, que não pode ser maior que a quantidade de compra - já baixada – devolvida.

Somente é possível lançar itens pertencentes ao grupo de produtos "Uso Consumo". A operação de baixa dos itens é "irreversível", não podendo ser cancelada ou desfeita, pois não gera outra nota, apenas baixa o estoque.

Ao fazer a gravação da operação, o sistema deduz o estoque da quantidade informada, lança razão de estoque na operação "Uso Interno", deduz quantidade em lotes quando há tal controle e ainda lança log da operação para cada item baixado.

Controle de lotes: Quando feita uma saída de uso e consumo de itens em que é feito o controle de lotes, solicita ao usuário quais lotes serão baixados como uso consumo. São mostrados sempre os lotes constantes no cadastro de produtos, excluindo os que estão em pré-vendas. Neste programa pode ser informado mais de um lote simultaneamente. No razão de estoque é lançado um registro para cada lote dos itens baixados como Uso e Consumo.

Informações
titleObservação


As operações existentes neste programa, saídas, transferências e outras, serão lançadas no demonstrativo de resultados conforme configurado no programa de configuração de plano de contas.


Baixa Imobilizado

Expandir
titleComo funciona a baixa em imobilizado?

Essa opção é utilizada para dar baixa de bens imobilizados da farmácia, como por exemplo, venda de automóvel, um armário danificado, entre outros. Lembrando que o patrimônio deve possuir cadastro no Cadastro de Produtos, como imobilizado. 

Observações:

  • O sistema mostra na tela o total da nota que está sendo digitada, e se a farmácia utiliza câmbio, o sistema mostra o valor da nota nos câmbios selecionados.
  • Para as farmácias que estiverem on-line, o sistema mostra os dados onde será lançado a entrada da transferência.
  • Na impressão de notas fiscais onde a quantidade de itens é maior que a informada na estrutura, o sistema imprime quantos formulários forem necessários para que todos os itens sejam impressos. Os totalizadores da nota fiscal são impressos apenas no último formulário.
  • Para as notas abaixo a condição de pagamento será igual a "Outros", porém no DANFE essa informação não será impressa na modalidade de pagamento:
    • Transferência de mercadorias;
    • Saídas não especificadas;
    • Saídas por perdas;
    • Saídas por bonificação (Fidelidade);
    • Transferência de imobilizado.
  • Quando o produto "SILO DIGITAL" estiver habilitado possibilitamos que a filial que está emitindo a NF-e de Transferência possa enviar informações para o SILO, se a Filial de Destino esteja com o SILO DIGITAL liberado para as operações de Transferência de Mercadoria e Imobilizado, além do envio das notas e atualização do status no SILO fará as seguintes validações.
    • lançar transferência automática e utilizar pré-entrada na transferência automática, enviará informações referente a NF-e para o serviço como Gestão igual a processado e a manifestação igual a Ciência da emissão, e Assinatura digital como validado.
    • lançar transferência automática e não utilizar pré-entrada na transferência automática, enviará informações referente a NF-e para o serviço como Gestão igual a processado e a manifestação igual a Confirmação da Operação, e Assinatura digital como validado.
    • não lançar a transferência automática, enviará as informações referente a NF-e para o serviço como Gestão igual a pendente, manifestação igual a ciência da emissão, e assinatura digital igual a validado,
    • observamos que não serão enviados e-mails da NF-e das operações de transferência de mercadorias e/ou imobilizado.
    • caso ocorra o cancelamento destas notas serão atualizadas as informações da nota de entrada da filial de destino no servidor web (SILO) para PENDENTE, e manifestação como Operação não realizada.
  • Quando o produto "38 - Integração Contábil" estiver habilitado:
    • Quando o produto "38 - Integração Contábil" estiver habilitado não será permitido efetuar lançamentos com data retroativa cuja data estiver dentro do período de um Lote da Contabilidade que já esteja fechado e/ou exportado. Se sim apresentará a mensagem "O dia "xx/xx/xxxx" está com o movimento contábil fechado para a filial "XX". Para utilizar esta data, o lote deve ser reaberto. Entre em contato com o responsável informando a situação".


Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#2B004C
titleTransf_Saída_Entrada - Configurações por usuário

Exibir filhos