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titleInstrução para realização dessa operação

Caso algum dado precise ser anonimizado ou eliminado, acessar o cadastro de clientes através do módulo Gerencial, selecionar o dado a ser eliminado e apagá-lo.

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Para concluir clicar no botão Salvar.

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menu Cadastros > Clientes. No canto direito da tela clique no botão Anonimizar:

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Em seguida, abrirá a tela de Anonimização dos Dados. Nesta tela o cliente pode selecionar a informação pessoal que precisa ser anonimizada, podendo ser:

  • No Cadastro do Cliente: CPF, Nome, Logradouro, Número, Bairro, Sexo, CEP, Telefone, Celular, Data de Nascimento, RG, N° CNH, E-mail, Banco, Agência, Conta Corrente, Estado Civil, Carteira de Trabalho, PIS, Nome da Mãe, Nome do Pai, Insc. Estadual, Insc. Municipal, Estado Civil, Biometria, End. Cobrança, E-mail Venda e E-mail para Nota Fiscal.


  • No Cadastro do Funcionário: CPF, Nome, Logradouro, Número, Bairro, Sexo, CEP, Telefone, Celular, Data de Nascimento, RG, E-mail, Banco, Agência, Conta Corrente, Estado Civil, Carteira de Trabalho, PIS, Nome da Mãe, Nome do Pai e Biometria.


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Dados Obrigatórios

Ao selecionar as informações de dados obrigatórios, o sistema emitirá uma mensagem alertando de que ao confirmar a devida alteração no cadastro, este será inativado, não sendo mais possível utilizá-lo:


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Caso o cliente possua contas em aberto no estabelecimento, os dados obrigatórios não poderão ser anonimizados e muito menos o cadastro inativado. O sistema emite uma mensagem dizendo que é necessário realizar a baixa de valores a receber para confirmar a operação:

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Aviso
titleImportante
Ao confirmar uma alteração de dados obrigatórios, o sistema aplica a anonimização dos dados e inativa o cadastro do cliente. Com isso, não é possível reativar os cadastros ou voltar dados de clientes anonimizados.


Dados Não Obrigatórios

Ao selecionar as informações de dados não obrigatórios, o cadastro se mantém ativo normalmente para as vendas no estabelecimento.




No botão Selecionar é possível efetuar a seleção de todos os dados, nenhum ou inverter a seleção:

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O botão Ajuda traz as informações sobre a anonimização dos dados:

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Após selecionar as informações, clicar no botão Anonimizar e o cadastro será concluído com sucesso:

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Aviso
titleImportante
A função do botão Anonimizar só pode ser utilizada para clientes Pessoa Física.


O bloqueio dos dados do titular (consumidor) pode ser feito por meio da inativação do cadastro, onde deve ser marcada a opção Inativo.:

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Para concluir, clicar em Salvar.Image Removed


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Relatório de Dados Anonimizados

É possível listar os clientes e funcionários que tiveram seus dados anonimizados no módulo Gerencial, menu Relatórios > Clientes e Funcionários Anonimizados.

No Filtro do relatório, preencha o período a ser informado e o tipo do parâmetro, podendo ser por Clientes, Funcionários ou Todos. O relatório também pode ser filtrado para demonstrar somente os dados obrigatórios anonimizados, conforme imagem abaixo:


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Ao gerar o relatório, serão demonstradas as informações de Período, Tipo, Código, Solicitante, Operador, Data/Hora, Situação e os Campos Anonimizados:


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Permissões de Usuário

Para ter acesso à configurações citadas acima, é preciso que o usuário tenha permissão no sistema, em Configurações > Usuários > Grupos de Usuários.

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4. Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto (Art. 18, V da LGPD)

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