...
Expandir | ||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||||||
Caso algum dado precise ser anonimizado ou eliminado, acessar o cadastro de clientes através do módulo Gerencial, selecionar o dado a ser eliminado e apagá-lo. Para concluir clicar no botão Salvar. menu Cadastros > Clientes. No canto direito da tela clique no botão Anonimizar: Em seguida, abrirá a tela de Anonimização dos Dados. Nesta tela o cliente pode selecionar a informação pessoal que precisa ser anonimizada, podendo ser:
Dados Obrigatórios Ao selecionar as informações de dados obrigatórios, o sistema emitirá uma mensagem alertando de que ao confirmar a devida alteração no cadastro, este será inativado, não sendo mais possível utilizá-lo: Caso o cliente possua contas em aberto no estabelecimento, os dados obrigatórios não poderão ser anonimizados e muito menos o cadastro inativado. O sistema emite uma mensagem dizendo que é necessário realizar a baixa de valores a receber para confirmar a operação:
Dados Não Obrigatórios Ao selecionar as informações de dados não obrigatórios, o cadastro se mantém ativo normalmente para as vendas no estabelecimento. No botão Selecionar é possível efetuar a seleção de todos os dados, nenhum ou inverter a seleção: O botão Ajuda traz as informações sobre a anonimização dos dados:
Para concluir, clicar em Salvar. Relatório de Dados Anonimizados É possível listar os clientes e funcionários que tiveram seus dados anonimizados no módulo Gerencial, menu Relatórios > Clientes e Funcionários Anonimizados. No Filtro do relatório, preencha o período a ser informado e o tipo do parâmetro, podendo ser por Clientes, Funcionários ou Todos. O relatório também pode ser filtrado para demonstrar somente os dados obrigatórios anonimizados, conforme imagem abaixo: Ao gerar o relatório, serão demonstradas as informações de Período, Tipo, Código, Solicitante, Operador, Data/Hora, Situação e os Campos Anonimizados: Permissões de Usuário Para ter acesso à configurações citadas acima, é preciso que o usuário tenha permissão no sistema, em Configurações > Usuários > Grupos de Usuários. |
4. Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto (Art. 18, V da LGPD)
...