Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Informações Gerais

...

Revisão

...

Data

...

Histórico das revisões

...

Autor

...

01.00

...

13/05/2013

...

Versão inicial.

...

RaquelCândida/ Jimens Lima

...

02.00

...

19/12/2016

...

Elaboração do documento novo template. Atualização do manual de instalação.

...

Marcelo Mello

...

03.00

...


...

Inclusão no documento da etapa referente as configurações do Serviço de sincronização.
Alterações na etapa de configuração do banco de dados para instalação do Servidor no âmbito Corporativo para permitir somente banco de dados ORACLE.

...

Edmo Ribeiro / Felipe Constantino

...

Use os procedimentos indicados a seguir para realizar a instalação do Servidor de Pedidos. Nesse documento será fornecido um detalhamento para as opções do instalador e o significado para cada uma.
Este documento tem como objetivo fornecer as informações necessárias para instalação e configuração do Servidor de Pedidos em ambientes Windows e Unix.

...

A instalação do Servidor de Pedidos é realizada utilizando o Oracle Java Runtime Environment (JRE) na versão 6 ou superior. Caso a máquina onde a instalação será executada não possua um JRE instalado, o usuário poderá realizar a instalação utilizando o JRE embarcado que se encontra no pacote ao qual este manual está incluso (mais detalhes na próxima seção).
Com a finalização da execução do instalador o usuário poderá executar o Servidor de Pedidos através de um script de execução, ou adicionalmente, realizar sua instalação como Serviço no Sistema Operacional.
É de responsabilidade do usuário verificar se já existe uma instalação do Servidor de Pedidos antes de prosseguir com os passos deste manual, caso já exista, o serviço referente a esta instalação deverá ser interrompido.

...

O pacote distribuído para instalação do Servidor de Pedidos em ambiente Windows possui os seguintes arquivos:

  1. Script de instalação (instalador.bat) que executa o instalador (Instalador-serv-pedidos.jar) utilizando a JRE embarcada;
  2. Instalador do Servidor de Pedidos (Instalador-serv-pedidos.jar);
  3. Este manual (Manual de Instalação – Servidor de Pedidos.pdf);
  4. Java Runtime Environment (JRE) embarcada v.1.8.0 (jre_win).

...

Caso o usuário opte por instalar o Servidor de Pedidos como serviço no Sistema Operacional, o usuário deverá ter privilégios de administrador.

...

1. Início do Processo de Instalação

...

2. Seleção do diretório de Instalação

...

3. Instalação do Aplicativo

...

Configurações da Instalação

...

O pacote distribuído para instalação do Servidor de Pedidos em ambiente Windows possui os seguintes arquivos:

  1. Script de instalação (instalador.bat) que executa o instalador (Instalador-serv-pedidos.jar) utilizando a JRE embarcada;
  2. Instalador do Servidor de Pedidos (Instalador-serv-pedidos.jar);
  3. Este manual (Manual de Instalação – Servidor de Pedidos.pdf);
  4. Java Runtime Environment (JRE) embarcada v.1.8.0 (jre_linux).

...

Caso o usuário opte por instalar o Servidor de Pedidos como serviço no Sistema Operacional, o usuário deverá ter privilégios de administrador.

...

Recomenda-se descompactar o pacote do instalador dentro do diretório do usuário (neste manual consideraremos o usuário linx): /home/linx/. Uma vez descompactado, a instalação poderá ser realizada de duas formas:
Após descompactar os arquivos, deverá ser concedida permissão de execução para o arquivo "instalador.sh". O usuário deverá estar com privilégios de super usuário, no caminho onde os arquivos foram descompactados e executar o comando abaixo:
$ chmod +x instalador.sh

  1. Utilizando o instalador com interface gráfica (onde serão exibidas as mesmas telas apresentadas na seção Instalação em ambiente Windows)
  2. Via console, para versões Unix que não possuam suporte ao tipo de instalação com interface gráfica.
Wiki Markup
Para executar a instalação utilizando a interface gráfica, o usuário deverá executar o script *instalador.sh* como segue:
$ . instalador.sh
Para executar a instalação utilizando o modo console, basta utilizar a opção *–console{*}, conforme exemplo a baixo:
$ . instalador.sh –console
\\
\\
\\
\\
\\
\\
Após a instalação o usuário verá as seguintes mensagens:
\[Starting processing\]Starting process Configurando Servidor de Pedidos (1/1)Criando arquivo de configuração...Iniciando configuração do srvpedidos.propertiesArquivo de configuração criado.Iniciando configuração do MessagingConstants.propertiesConfigurando arquivos de Shell...Criando ShellScript de inicialização...Criado em: /home/linx/LINX-ServidorPedidos/bin/serv-pedidos.shFeito!\[ Console installation done \] 
\\
\\
\\

Após a conclusão da instalação, o usuário com privilégios de super usuário, deverá ir até o diretório onde a instalação foi realizada, neste caso: "/home/linx/LINX-ServidorPedidos/" e conceder permissão de execução para os arquivos do diretório "service", para isso deverá executar o comando abaixo:
$ chmod +x service/*.sh
Para executar o Servidor de Pedidos, o usuário deverá ir até o diretório onde a instalação foi realizada, mais especificamente no diretório bin, neste caso: /home/linx/LINX-ServidorPedidos/bin, e executar o script startup.sh:
$ . startup.sh
Pronto! O Servidor de Pedidos será executado e o usuário poderá ver sua execução através do próprio console. O log da execução será criado em log/srvpedidos.log.

...

Opcionalmente o usuário poderá instalar o Servidor de Pedidos como serviço no Sistema Operacional. Para isso, o mesmo deverá ter privilégios de super usuário.
Em distribuições derivadas do RedHat, como por exemplo CentOS, a instalação como serviço deverá ocorrer através da execução, com privilégios de super usuário,do scriptinstallService.sh, localizado em: /home/linx/LINX-ServidorPedidos/service

  1. . installService.sh
    Já em distribuições derivadas do Debian, como por exemplo Ubuntu, a instalação como serviço deverá ocorrer através da execução, com privilégios de super usuário, do script installServiceDebian.sh, também localizado em: /home/linx/LINX-ServidorPedidos/service
  2. . installServiceDebian.sh
    Em ambos os casos, serão exibidas as seguintes mensagens:
    install() :: linx-srv-agent :: Installing service...install() :: linx-srv-agent :: Setting permitions…start() :: linx-srv-agent :: Starting service…start() :: linx-srv-agent :: Starting started!

Pronto! O Servidor de Pedidos está instalado como um serviço e em execução.

...

O Servidor de Pedidos Service possui disponível para execução os seguintes comandos:

  • Para ligar o serviço (start):
  1. service linx-srv-pedidos start
  • Para desligar o serviço (stop):
  1. service linx-srv-pedidos stop
  • Para consultar o status do serviço (status):
  1. service linx-srv-pedidos status
  • Para reiniciar o serviço (restart):

...

Requisitos para Instalação

...

  • Oracle Java Runtime Enviroment (JRE) versão 6 ou superiorz
  • Caso a máquina onde a instalação será executada não possua um JRE instalado, o usuário poderá prosseguir com a instalação utilizando o JRE embarcado disponibilizado no 

Instalação/Desinstalação

...

Detalhamento dos processo estão nos links abaixo:

Servidor de Pedidos - Instalação

Servidor de Pedidos - Desinstalação