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Painel
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titleSumário

Índice

1. Conceito

O cadastro de clientes tem por finalidade realizar o cadastro do cliente pessoa física e/ou jurídica afim de coletar todos os dados relevantes nas posteriores operações do sistema como: vendas à vista ou a prazo (faturadas), emissão de nota fiscal, preços promocionais, emissão de substituição de cupom fiscal, emissão de faturas, geração de boletos, etc. 

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.


2. Premissas

A funcionalidade está disponível no menu Cadastro > Estabelecimento > Clientes.


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3. Funcionalidades

3.1 Como incluir um novo cliente

Para cadastrar um novo cliente, clique no botão "Incluir". Informe o CNPJ ou CPF do cliente que será cadastrado e clique em "Verifica". Caso o mesmo já esteja cadastrado será possível alterar suas informações existentes, caso contrário serão habilitados os campos a serem preenchidos para realizar o cadastro. Se for informado um CNPJ, serão habilitados os campos UF e Inscrição Estadual, caso seja informado um CNPJ que já exista no cadastro, somente será permitida sua inclusão se a Inscrição Estadual informada para incluir for diferente da já existente no cadastro.

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No grupo de informações "Dados do Cliente", serão solicitados os dados gerais do cliente. Informe os campos obrigatórios e os desejados . Também é possível registrar alguma observação relativa ao cliente.

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Na guia "Endereço" informe os dados do endereço do cliente.

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Aviso
Observação: para clientes que estão com status ‘’bloqueado”, o PDV não permitirá que sejam realizadas vendas a faturar ou pagamentos com cheque.

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Na guia "Contatos" deverão ser informados os dados para contato com o cliente, como por exemplo: telefone, e-mail, etc. O preenchimento das informações apresentadas nessa guia é opcional.

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Após preencher todas as informações obrigatórias e desejadas para inclusão do cliente, clique no botão '"Salvar". Caso alguma informação obrigatória não tenha sido preenchida, será apresentada mensagem indicando quais campos devem ser informados antes de salvar. Para abortar a operação, clique no botão "Cancelar".

3.2 Como alterar o cadastro de um cliente

Para alterar o cadastro de um cliente, você deverá acessar a guia "Pesquisar Cliente", onde constam os clientes já existentes. Selecione aquele que será alterado e clique no botão "Alterar". Você poderá utilizar os dados disponíveis na tela de pesquisa ou utilizar os filtros para refinar a pesquisa que será realizada.

Realize as alterações necessárias no cadastro do cliente e clique em "Salvar" para efetivar as alterações ou em "Cancelar" para abortar a operação.

3.3 Como excluir o cadastro de um cliente

Para excluir um cliente, você deverá acessar a tela "Pesquisar Cliente", onde constam os clientes já existentes. Você poderá utilizar os dados disponíveis ou utilizar os filtros para refinar a pesquisa que será realizada. Selecione aquele que deseja excluir.

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