Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


 

Painel
titleColor#FFB200
titleBGColor#2C004B
titleSumário
Índice
stylesquare
printablefalse

...

Para a geração de arquivos de remessa e retorno é necessário que os dados do banco estejam devidamente cadastrados e configurados corretamente. Esse cadastro deve ser realizado no cadastro de Centros Monetários que está disponível em: CADASTROS > FINANCEIROS > CENTROS MONETÁRIOS, conforme é possível visualizar na imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


Se já houver centro monetário cadastrado para o Banco do Brasil, basta alterá-lo marcando a opção Disponível para Emissão de Cobrança Bancária (Boletos, CNAB) na seção Informações para Boleto e Remessa/Retorno de Arquivos e preencher os campos: Carteira de Cobrança, Variação Carteira, Número do Convênio, Código do Cedente, Padrão Arquivo Cnab, Espécie de Documento de Cobrança e Tipo de Integração Bancária.
Se não houver centro monetário cadastrado para o Banco do Brasil, cadastre informando os campos obrigatórios na seção Centro Monetários e os demais campos da seção Informações para Boleto e Remessa/Retorno de Arquivos conforme descritos anteriormente.
O Banco do Brasil possui carteiras: 17, 17-019, 17-027, entre outras. Caso não seja informada a variação 019, por exemplo, os boletos serão gerados utilizando a carteira 17. Isso pode gerar problemas na hora da importação do arquivo remessa no banco, por isso é importante informar corretamente o campo Variação Carteira.
Ao salvar a inclusão ou alteração do centro monetário para o Banco do Brasil, o sistema valida o conteúdo informado em Número do Convênio, pois para o Banco do Brasil é permitido somente 4, 6 ou 7 caracteres nesse campo.
Caso o número informado possua quantidade de caracteres diferente de 4, 6 ou 7, será apresentado um alerta ao salvar o centro monetário, conforme exemplificado na imagem a seguir:


Image Removed Image Added 

Utilizando a carteira de cobrança 17 para o Banco do Brasil, o Padrão Arquivo CNAB será CNAB 240 e o Tipo de Integração Bancária será Boleto e Arquivo Remessa, conforme exemplificado na imagem a seguir:

...

A geração do arquivo de remessa é realizada através da opção "Gerenciamento de Arquivos de Remessa" disponível em: FINANCEIRO > CONTAS A RECEBER > GERENCIAMENTO DE ARQUIVOS > REMESSA, conforme é possível visualizar na imagem a seguir:


Image RemovedImage Added

Os filtros disponíveis para seleção das faturas são: 

...

Após preencher todos os campos necessários para realizar a pesquisa, clique no botão <Pesquisar>. Será apresentado o aviso conforme exemplificado na imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


Serão apresentados todos os boletos conforme os filtros utilizados. Além disso, somente são apresentados no resultado da pesquisa, os boletos a vencer.
Clique na opção Incluir apresentado à direita de cada um dos boletos e em seguida, clique no botão <Gerar Arquivo>, conforme é possível visualizar na imagem a seguir: Image RemovedSerá apresentada solicitação de confirmação: "Deseja gerar o arquivo para o(s) título(s) selecionado(s) ?", para confirmar a operação, clique no botão <OK>. Se desejar cancelar, clique em <Cancelar>.


Image RemovedImage Added



Após a geração, o arquivo estará disponível para Download, Registro e Cancelamento, conforme exemplificado na imagem a seguir:


Image RemovedImage Added

3.3 Importação do Arquivo de Retorno

A opção de importação do arquivo de retorno está disponível em: FINANCEIRO > CONTAS A RECEBER > GERENCIAMENTO DE ARQUIVOS > RETORNO.
Para realizar a importação do arquivo de retorno recebido do banco, primeiramente selecione a Empresa, depois o Banco e no campo Selecione um arquivo, selecione o arquivo de retorno a ser importado.
Na sequência, clique no botão <Adicionar Arquivo> e por último, no botão <Importar Arquivo> conforme exemplificado na imagem a seguir:


Image Removed Image Added 
Será realizado o processo de conciliação e atualização dos motivos de retorno dos títulos.

...