Versões comparadas

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Olá estamos trabalhando na documentação deste novo Card.

Em breve liberaremos este conteúdo.

Image RemovedEste relatório busca fornecer dados para avaliar o desempenho das compras realizadas em determinado período versus o período de venda dos produtos. É possível fazer o agrupamento dos produtos por Marca, Departamento, Grupo ou Subgrupo para facilitar a análise. Conseguimos identificar quais produtos estão sendo mais vendidos, o total de compras, o total de pedidos abertos, a quantidade em estoque e o markup.


Esta opção pode ser acessada pelo seguinte caminho: Home > Compras > Performance


Veja o vídeo abaixo com um resumo da ferramenta:

Conector de Widget
urlhttp://youtube.com/watch?v=fF1fcpgifhw


A primeira tela que vemos quando acessamos esta opção é a tela de filtros:

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As opções filtros incluem Empresa, Marca, Classificação (departamento, grupo ou subgrupo) e no campo datas podemos selecionar dois tipos de período para comparativo.

Essas opções de período vão considerar um período de compra para ser comparado com um período de vendas. Veja:


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Basta clicar nesta área para abrir a tela de seleção dos períodos:

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Após ajustar os filtros desejados e clicar em filtrar serão exibidos os dados, conforme o agrupamento selecionado.


Nesta tela conseguimos visualizar as seguintes informações:


  • Compra: Quantidade de compras realizadas no período selecionado (Período de compra);
  • Venda: Quantidade de vendas realizadas no período selecionado (Período de venda);
  • Estoque: Quantidade de itens que estão disponíveis em estoque;
  • Pedido: Pedidos realizados no período de compra selecionado;
  • Markup: O markup definido no momento de aquisição e precificação do produto.


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Ao clicar em uma das classificações, podemos expandir e visualizar os produtos:

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Clicando no nome do produto, abrirá uma página do produto com informações focadas na análise de compra:

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Nesta tela você encontra as seguintes informações:


  • Informações gerais do cadastro do produto: Referência, Cor, Custo, Venda, Markup.
  • Informações da movimentação do produto: Qtde de compras, Vendas, Estoque Atual, Pedidos, Markup da Venda, Giro da Compra, Cobertura de Estoque em Dias, Data Última Compra e Última Venda.


FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES


P: Na tela de filtros existe a possibilidade de filtrar mais do que 10 marcas de uma vez só?

R: No momento, por uma questão de desempenho, limitamos a pesquisa para até 10 marcas. Estamos realizando estudos para verificar a possibilidade de liberar uma quantidade maior, porém, ainda não há uma previsão para a mudança.


P: Na tela com detalhes temos duas informações referente ao markup. Qual a diferença entre markup e markup da venda?

R: O valor de markup é o valor definido no momento da aquisição do produto, o que foi planejado neste momento. O markup da venda é calculado com base nos preços praticados no momento da venda para o consumidor final e é utilizado para demonstrar se o produto realmente está performando da maneira esperada.


P: Qual é o cálculo utilizado para o markup (%)?

R: O markup é calculado da seguinte maneira: Lucro dividido pelo custo, mas para isso precisamos fazer um cálculo inicial para identificar o lucro. Veja o exemplo abaixo:

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P: O que é cobertura de estoque? E como ela é calculada para o Seta Analytics?

R: Cobertura de estoque é um índice utilizado para medir o tempo que o estoque disponível consegue cobrir as demandas futuras, sem haver a necessidade de suprimento. Sendo assim, uma previsão do tempo que o produto levará para esgotar considerando a previsão de saída do mesmo. O cálculo para fazer a cobertura de estoque é simples, basta fazer uma relação entre saldo em estoque e média de vendas.


Veja o detalhamento do cálculo abaixo com um exemplo:


Fórmula:

Cobertura:       Estoque          

                     Média de vendas

 

 

Vamos usar como exemplo o Tênis A, cujos dados podem ser conferidos a seguir.

 

Dados:

Produto: Tênis A
Período: 01/06/22 a 12/07/22 (41 dias)
Peças vendidas: 50
Estoque: 80 pares

Data da primeira compra no período de vendas analisado: 01/07/22

Quantidade de dias entre a primeira compra no período menos a data final de análise da venda: 11 dias

 

Agora com os dados que temos, só precisamos calcular a média de vendas para chegarmos na cobertura de estoque.

 

Fórmula:   

Média de Vendas:                           Peças Vendidas              

                                      Número de dias da primeira compra no período

 

 

Média de Vendas:                     50 = 4,55

                                                  11

 

Já temos a média de vendas, então podemos calcular a nossa cobertura de estoque.

 

Cobertura:             Estoque            =   80   = 18 dias

                         Média de vendas       4,55

 

Já calculamos a cobertura, então sabemos que, se a nossa velocidade de vendas continuar a mesma, teremos 18 dias de cobertura de estoque de acordo com o nosso saldo em estoque atual.

 

Ressaltamos que o conceito da cobertura leva em consideração a data da primeira compra no período é para avaliar justamente o comportamento da venda pela última compra, e não do período todo da venda, já que dependendo do período selecionado esta análise pode ficar distorcida.

A título de comparação das informações segue comparativo para melhor entendimento do conceito aplicado:


DATA INICIAL

DATA FINAL

DATA PRIMEIRA COMPRA

N. DIAS

QTD.VENDIDA

VENDA MEDIA DIARIA

ESTOQUE ATUAL

COBERTURA

Considerando a data da última compra

01/06/2022

12/07/2022

01/07/2022

11

50,00

4,55

80

18

Considerando apenas o período de venda

01/06/2022

12/07/2022


41

50,00

1,22

80

66


Editado por

Data

João Macedo