Data: | Local: Online Teams |
Horário Início: 14:00 | Responsável pelo treinamento: Nathalia Gabriele Miranda De Castro |
Objetivo:
Este Webinar teve como intuito mostrar as principais rejeições que são ofensores para o time de Suporte N1. Ou seja, são problemas que caem com bastante frequência e na verdade podem ser solucionados pelo próprio cliente.
Assim, para treinar os nossos clientes e também os franqueados, realizamos o treinamento "Top Rejeições NFC-e SAT"
Introdução:
O nosso Webinar está sendo um meio de conhecimento para todos aqueles que trabalham com o sistema EMSys/TAC. Conforme é apresentado no sumário, abordamos 13 rejeições e uma orientação prática. Dentre essas rejeições, 5 delas se referem a erro sistêmico. Algumas já foram corrigidas em versões superiores à 300 do TAC, outras ainda segue em análise pelo time de P&D.
As demais rejeições se referem a erro operacional, podendo ser corrigidos pelo cliente desde que com as devidas orientações e informações. Assim, foi explicado o motivo e também a correção de cada uma, mostrando a tela de ajuste no EMSys e a tela de notas no TAC.
Resumo:
Nesse tópico, faremos um breve resumo do que foi comentado e também as telas apresentadas para correção.
Rejeição 778: Informado NCM inexistente
O erro acontece quando o NCM informado no cadastro do item não é mais válido para a Sefaz ou o NCM informado está incompleto (máximo 8 dígitos)
Caminho: Gerencial > Estoque > Item > Item >> Gerencial > Fiscal > NCM (Nomenclatura Comum Mercosul)
Rejeição 660: CFOP de Combustível e não informado grupo de combustível
O erro acontece quando o produto está com CFOP de combustível (5656/6656) e a Classificação combustível ou lubrificante, mas não há informações do Tipo de Combustível e Item ANP
Caminho: Gerencial > Estoque > Item > Item → Abas Principal e Complemento. OBS.: A natureza de operação (CFOP) fica nas abas ECF e Faturamento
Rejeição 733: CFOP de operação interna e idDest diferente de 1
O erro acontece quando é gerado uma DANFE para operação interestadual (FE) e as tributações (CFOP e alíquota) estão informadas para operação estadual (DE). Pode ser também que a alíquota não está cadastrada corretamente (tela de Classe Fiscal). Caso não exista o cadastro da alíquota a ser usada, será necessário confirmar com o contador qual é a porcentagem certa e fazer a inclusão
Caminho: Gerencial > Estoque > Item > Item → Aba Faturamento | Gerencial > Fiscal > Classe Fiscal
Rejeição 694: Não informado o grupo de ICMS para a UF de destino
Acontece quando é realizado uma venda interestadual (Ex.: MG para SP) e não há cadastro na tela de Classe Fiscal para o estado de destino ou o CFOP presente na nota não corresponde com a finalidade da operação. O contador deverá informar a tributação ou CFOP certo para os devidos ajustes
Caminho: Gerencial > Fiscal > Classe Fiscal
Rejeição 725: NFC-e com CFOP Inválido
O erro acontece quando o item está vinculado a um CFOP que não é mais válido para a Sefaz ou não corresponde com a finalidade da operação (venda NFC-e)
Caminho: Gerencial > Estoque > Item > Item → Aba ECF >> Gerencial > Fiscal > Natureza de Operação
Rejeição 210: IE do destinatário inválida
O erro acontece quando a IE do destinatário está incorreta (faltando ou ultrapassando dígitos), ou também quando não pertence ao CNPJ da empresa. OBS.: Já teve casos de um destinatário possuir 2 cnpj e se confundir com as inscrições
Caminho: Gerencial > Pessoas > Pessoa> Pessoas
Rejeição 930: CST com benefício fiscal e não informado o código de benefício fiscal
O erro acontece quando o item está com tributação ISENTA e o item deveria ser SUBSTITUIÇÃO ou TRIBUTADO. O contador deverá informar se o item é tributado ou não, e se for, qual é a correta. Caso a tributação esteja OK, abrir o NCM do item e preencher o código cBenef no campo Inf. Adic. Apuração passado pela contabilidade
Caminho: Gerencial > Estoque > Item > Item → Aba ECF >> Gerencial > Fiscal > NCM (Nomenclatura Comum Mercosul) → Aba Inf. Adic. Apuração
Rejeição 539: Duplicidade de NF-e, com diferença na Chave de Acesso
O erro ocorre somente em versões antigas pois o sistema gerava notas com modelo, série e numerações repetidas. Mas, também pode acontecer quando a Sefaz está com instabilidades e no momento do recebimento da chave, é gerada com inconsistência. Para esse caso, apenas consultando a nota no próprio TAC, o erro já é corrigido. Caso a venda saia da tela, abra o menu NFCe > Gerenciador de Vendas e pesquise pelas Não Geradas. Se o cupom estiver retido, será necessário cadastrar um novo modelo de documento (não utilizado ainda) e vincular ao TAC. Para prosseguir com a geração da nota, selecione-a e clique em Gerar e Transmitir já com o novo modelo
Caminho EMSys3: Gerencial > Fiscal > Modelo Documento Fiscal >> Caminho TG3Config: Geral > NFCe >> Caminho TAC: NFCe > Gerenciador de Vendas
Erro: O campo de Observação ultrapassou o tamanho limite.
O erro acontece quando é baixado diversos abastecimentos no mesmo cupom (ex.: 30). O campo de observação que possui placa, encerrantes e as tributações, por exemplo, fica muito extenso ultrapassando o máximo permitido. Quando isso acontecer, fazer o cancelamento do cupom e baixar novamente os abastecimentos com no máximo 6 (recomendado)
Caminho TAC: NFCe > Gerenciador de Vendas
Erro: Erro ConsultaSituacaoNFeLocal cSat = 0
O problema acontece em clientes nativos pois o PDV não encontra o certificado no EMSys. O erro também pode ser Sistema Operacional desatualizado ou problema nas portas SSL/TLS. Já em clientes MIDe, é devido ao certificado não está no portal fiscalflow
Caminho EMSys3: Gerencial> NF-e > Configura Certificado Digital >> Gerencial > PDV >Exportação de Dados → OBS.: Clientes Nativos
Rejeição MC042: Não foi possível estabelecer comunicação com os host's do SAT
O erro pode significar oscilações na comunicação do hardware ou também DLL desatualizada. Pode-se trocar o equipamento de porta USB e também reiniciar o serviço do MIDe no caso da oscilação. Se o problema permanecer por muito tempo, o cliente deve acionar o fabricante para melhores validações e substituição da DLL se necessário
Erro: Atenção! Ocorreu um erro na geração da nota. Os valores registrados estão inconsistentes
Na maioria das vezes o erro acontece quando os registros de pagamentos ficam em branco (o banco de dados não grava o pagamento e não gera a nota). A venda sai da tela e o cupom fica preso no Gerenciador de Vendas. Necessário fazer o cancelamento do cupom e baixar a venda novamente
Caminho TAC: NFCe > Gerenciador de Vendas
Erro: Falha no schemas: Erro na validação dos dados da nota
O problema ocorre somente em versões antigas. A issue citada trata-se da leitura do campo NOM_BAIRRO onde o sistema não validava o conteúdo. Em outras situações, também é possível visualizar o erro de validação. Para ver melhor a descrição do erro é necessário Validar XML, será mostrado em tela os detalhes
Baixar XML do portal fiscal flow - Na prática
https://youtu.be/DGfNX2tQB2o
Link de acesso ao Portal: https://www.fiscalflow.com.br/Login
Encerramento:
Após apresentação dos tópicos acima, foi aberto espaço para sanar as dúvidas que surgiram. Feito as devidas recomendações, treinamento finalizado.
Acesse também pelo link: https://grupolinx-my.sharepoint.com/:v:/g/personal/nathalia_castro_linx_com_br/ES7lPfgcWbVAvcMS6LG6B-kBvsQKaspig-TSqPU2S3bF5g?e=Fg05UJ
Acesse o Power Point apresentado através do link: https://grupolinx-my.sharepoint.com/:p:/g/personal/nathalia_castro_linx_com_br/EboyNF_IYbVHhVNBov1hvjIBHBjOYJbEVzpbqQpWDX4jAg?e=UwIJMq
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Caros clientes e franqueados: Todos os dados exibidos acima, são exclusivos para teste do Suporte. Favor conferir com a contabilidade os dados corretos para preenchimento das telas quando necessário. |