Problema:
Ao tentar realizar a abertura do terminal, o mesmo apresenta o erro 'SISTEMA JÁ CARREGADO NESTE TERMINAL', seguido de algumas instruções.
Esse erro normalmente ocorre quando o PDV não consegue comunicar com o servidor.
Identificando a causa:
- Para identificar se o problema está na rede local da loja, é necessário ir até a pasta DegustWin → Degust.ini e pegar o IP e Hostname da máquina;
- Abra o Executar (Windows + R) e digite \\ e o IP do referido terminal, por exemplo, \\192.168.41.55;
- Caso a janela solicitando para digitar as 'Credenciais de Rede', temos um problema de comunicação.
Solução: Parte II
Caso o cliente não saiba a senha e esta não seja a mesma do Windows, é possível realizar o acesso ao servidor da loja e tentar desativar a solicitação das credenciais. Para isso, Faça o seguinte:
- Abra o 'Painel de Controle' e acesse 'Rede e Internet'.
- Clique em 'Exibir o status e as tarefas na rede' e vá em 'Alterar as configurações de compartilhamento avançadas'.
- Entre em 'Todas as redes' e clique em 'Desativar compartilhamento protegido por senha'.
- Em seguida, pelo Executar, tente novamente acessar o servidor pelo terminal utilizando o IP/HOSTNAME da máquina. Provavelmente seja possível enxergar os arquivos do servidor sem solicitar as credenciais.
- Tente novamente realizar a abertura do terminal.
Solução: Parte III
Se após conseguir fazer o terminal enxergar o servidor na rede o problema persistir, pode haver um outro PDV na loja com o mesmo número do terminal que está tentando ser aberto. Para se certificar disso, temos dois modos:
- A primeira é solicitar ao cliente que verifique na loja se tem algum outro terminal com a numeração daquele que você esta tentando abrir.
A segunda é solicitar ao cliente que feche todos os PDVs na loja. Assim que o fizer, acesse o servidor e tente excluir o ativo com a numeração do terminal que você esta tentando abrir. Caso o exclua, realize a abertura do mesmo e peça ao cliente que abra os demais terminais. Verifique com ele se algum outro terminal dará o erro de 'já aberto'.
Caso o ativo não seja excluído mesmo com o cliente fechando os terminais, será necessário verificar se o HD no servidor está compartilhado e se está com as permissões de segurança.
Se o HD do servidor estiver compartilhado e nada acima resolveu o problema, a última alternativa é reiniciar o Firebird da loja. Para isso, é crucialmente importante que tudo esteja fechado na loja (KDS, PAINEL DE SENHA, GERENCIADORES) e que você confirme se ele fechou tudo com a exclusão dos ativos. Note que o ativo do terminal com erro possivelmente não irá excluir. Caso sobre apenas ele, dê andamento ao procedimento mesmo com ele ainda ativo.
- Abra novamente o Executar e use o comando 'services.msc' para abrir os serviços do Windows.
- Busque pelo Firebird Server.
- Ao reiniciar, entre novamente na DegustWin e exclua o ativo que estava preso. Em seguida, abra novamente o terminal que estava dando erro e o mesmo abrirá.
- Peça ao cliente para abrir os demais PDVs e validar a solução.
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Conteúdo complementar de credenciais de rede: |