- Com o meio de entrega criado, no campo Nome, preencha o nome do meio de transporte. O campo Alias preencherá automaticamente de acordo.
- Selecione se Múltiplas Cotações estará Ativo ou Inativo.
...
- Se Ativo selecione se Utilizar faixas de peso dos meios mapeados.
- Preencha o Alias do gatway previamente criado e selecione Transportadora
- Se quer que o meio seja exibido mesmo com cotações com preço zero, selecione Sim em Exibir se a cotação for zero
Se necessário, use o campo Descrição para instruções aos clientes e Identificador de Integração para identificar o meio de transporte.
- Acesse a guia Configuração do Gateway e preencha os campos segundo as informações abaixo
Campo | Informação |
---|---|
FreteRapido.CPNJ | CNPJ cadastrado na Frete Rápido (digite somente os números) |
FreteRapido.PlatformCode | Código de e-commerce. Para Linx Commerce utilize h3nVZf1YB, ou solicite pelo canal [email protected]. |
FreteRapido.Token | Chave de acesso gerada no seu Painel Frete Rápido. |
- Clique em Salvar ao finalizar as configurações.
Qualquer dúvida nesse tipo de configuração, entre em contato com o suporte Linx Commerce!
Configurações Adicionais! ![(aviso)](/s/bziywx/8804/1gnlhi9/_/images/icons/emoticons/warning.svg)
Configuração de Cadastro de Webhook na Frete Rápido:
O que são weebhooks?
Webhooks são uma forma de comunicação entre sistemas online. Eles funcionam como mensageiros que notificam uma aplicação quando um evento específico ocorre em outra. Quando o evento desejado acontece, o sistema que o originou envia uma notificação automática para o sistema receptor por meio de um URL predefinido. Isso permite a comunicação e o compartilhamento de informações entre os sistemas em tempo real, automatizando tarefas e processos. Webhooks são amplamente utilizados para integrações entre aplicativos e para manter sistemas sincronizados.
Por isso, a Frete Rápido desenvolveu a funcionalidade que permite o cadastro de URLs para podermos notificar os sistemas sempre que você realizar a liberação de um CTE ao utilizar a funcionalidade de Auditoria de Fretes em nossa ferramenta.
Cadastrando weebhook na Frete Rápido:
- Em seu Dashboard, clique em “Configurações” e depois em “Webhooks”:
- Em seguida, você poderá visualizar a listagem de Webhooks. Para realizar o cadastro, clique em “Adicionar”:
- Na tela de cadastro você irá visualizar os seguintes campos:
- Webhook: Aqui você irá inserir o URL fornecido pela plataforma Linx Commerce, ele será o responsável por receber as notificações encaminhadas pela FR.
- Tipo: Atualmente possuímos dois tipos de Webhook: Ocorrências e CTE. Caso defina como ocorrências, a Frete Rápido enviará uma requisição para o URL cadastrado sempre que um frete receber um novo status da transportadora/Correios.
- A configuração é uma premissa para que haja atualização de status de pedidos na plataforma Linx Commerce;
- Qualquer dúvida nesse tipo de configuração, entre em contato com o suporte da Frete Rápido!
Atualização de Status na Platafoma:
A atualização funciona em decorrência do disparo de uma informação da Frete Rápido para a plataforma, que é dependente da configuração de Webhook. É necessário configurar os fluxos que serão executados a cada evento disparado.
❗ Cuidado
É extremamente delicada a alteração de fluxos sem o prévio conhecimento dos mesmos. Para entender um pouco mais sobre o funcionamento de fluxos na plataforma, temos uma documentação aqui que explica detalhadamente ou, caso necessário, o time de suporte pode te ajudar na parametrização.
- Acesse o fluxo desejado > aba Eventos > Sales
- Na página dos eventos encontraremos uma listagem com diversos eventos e, entre eles, há todos os eventos que temos da Frete Rápido.
- Seguindo no exemplo acima, temos o fluxo de Marcar como Entregue que é teoricamente executado quando o pedido for entregue.
- Para que esta ação ocorra quando o pedido for entregue na Frete Rápido, será necessário marcarmos a caixa do evento FreteRapidoOrderDelivered vide imagem acima. Abaixo temos uma listagem de todos os eventos existentes. Ou seja, toda vez que um pedido for entregue na Frete Rápido e eles nos enviarem este evento, o fluxo Marcar como Entregue será executado.
Eventos Existentes:
- FreteRapidoOrderRequested: Ocorre quando um pedido for Solicitado/Aguardando aceitação na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderAccepted: Ocorre quando um pedido estiver Aceito/Aguardando coleta na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderInTransit: Ocorre quando um pedido estiver em trânsito na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderDelivered: Ocorre quando um pedido estiver como Entregue na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderRefused: Ocorre quando um pedido estiver como Recusado na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderNotDelivered: Ocorre quando um pedido estiver como Entrega não realizada na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderReDelivery: Ocorre quando um pedido estiver como Reentrega/Nova tentativa de entrega na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderReturn: Ocorre quando um pedido estiver como Devolução/Retorno na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderReturnInTransit: Ocorre quando um pedido estiver como Em trânsito para devolução na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderReturnedToSender: Ocorre quando um pedido estiver como Devolvido ao remetente na Frete Rápido
- FreteRapidoOrderRefused72H: Ocorre quando um pedido estiver como Recusado 72h na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderPartialDelivery: Ocorre quando um pedido estiver como Entrega parcial na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderPartialReturn: Ocorre quando um pedido estiver como Devolução parcial na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderPartialReturnInTransit: Ocorre quando um pedido estiver como Em trânsito para devolução parcial na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderPartialReturned: Ocorre quando um pedido estiver como Devolvido parcialmente na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderCollected: Ocorre quando um pedido estiver como Coletado na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderTransferring: Ocorre quando um pedido estiver como Em transferência na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderInRouteForDelivery: Ocorre quando um pedido estiver como Em rota para entrega na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderCasualtyOrLoss: Ocorre quando um pedido estiver como Sinistro ou Extravio na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderAvailableForPickup: Ocorre quando um pedido estiver como Disponível para retirada na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderDeliveryAddressIssues: Ocorre quando um pedido estiver como Problemas com endereço de entrega na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderLoadIssues: Ocorre quando um pedido estiver como Problemas com a carga na Frete Rápido.
- FreteRapidoOrderCancelled: Ocorre quando um pedido estiver como Cancelado na Frete Rápido.