OBJETIVO
Apresentar os passos para alterar um produto dentro da grade de produtos em um pedido de vendas.
DESCRIÇÃO
Auxílio para a alteração dos produtos dentro de um pedido de vendas, caso a mensagem a seguir seja exibida na tela:
PASSOS PARA REPRODUÇÃO
Por tanto para a gente conseguir fazer essa alteração de produto no pedido de vendas primeiros iremos localizar o pedido de venda.
Ao acessar o menu do Millennium
Menu / Vendas / Pedidos de vendas
Iremos localizar o pedido de venda que precisa ser alterado, no exemplo abaixo filtrei da seguinte forma:
- Tipo da Data: (Data de Entrega, Data de Emissão, Data de Entrega Final, Data de Expedição)
- Data Inicial: (Data inicial do período a ser consultado).
- Data Final: (Data final do período a ser consultado).
- Pedido: (Onde precisar colocar o número do pedido a ser pesquisado).
e em seguida, após localizar o pedido, podemos observar que ele está Aprovado. Portanto, ao entrar no pedido de vendas, não será possível fazer qualquer alteração, e o sistema emitirá a mensagem: 'Este Pedido já foi entregue totalmente. Não será possível alterá-lo.'
Para que possamos fazer alterações, precisamos seguir o seguinte caminho.
Em uma outra aba no menu, iremos acessar:
Menu / Financeiro / Receber / Títulos
Após acessar a iremos localizar o título com os seguintes filtros:
Menu / Financeiro / Receber / Títulos
- Tipo Data: (Data de Entrega, Data de Emissão, Data de Entrega Final, Data de Expedição)
- Data Inicial: (Data inicial do período a ser consultado).
- Data Final: (Data final do período a ser consultado).
- Tipo de Devedor: (Banco, Cliente, Cliente Entrega, Comissionado, Conta/Caixa, Filial, Fornecedor, Funcionário, Gerente, Oficina, Representante, Supervisor, Transportadora, Vendedor)
- Devedor: (Onde irá inserir o código do cliente a ser pesquisado).
Após localizar o título, precisamos excluí-lo, pois quando o sistema mantém o título em aberto, ele impede que também consigamos fazer qualquer alteração nos pedidos.
No canto inferior da tela iremos em Excluir Título a Receber.
Vai abrir um tela e onde iremos excluir o título clicando em Efetivar.
Após isso esse pedido de venda não terá nem um título vinculado ao mesmo.
Portanto, devemos seguir, iremos acessar o pré-faturamento, onde localizaremos o pré-faturamento vinculado a esse pedido de vendas. O sistema também acaba impedindo que seja feita alguma alteração quando há um pré-faturamento vinculado em expedição. Após isso, precisaremos retirá-lo da expedição e, em seguida, quitar o pré-faturamento.
Acessando o Menu / Financeiro / Logística / Expedição / Pré-Faturamento de Saída
Localizando o Pré-faturamento com os seguintes filtros
- Data Inicial: (Data inicial do período a ser consultado).
- Data Final: (Data final do período a ser consultado).
- Pedido: (Onde precisar colocar o número do pedido a ser pesquisado).
Conforme localizado, verificamos que o pré-faturamento está em Expedição, portanto, para retirá-lo da expedição, iremos acessar o campo inferior da tela Ações.
Conforme a imagem abaixo.
Iremos abrir a tela de expedição e iremos apenas executar, para tirar de expedição.
Após ter feito esse ajuste e acessado novamente a tela de pré-faturamento, podemos observar que o campo de expedição já foi retirado. Agora, o que precisa ser feito é quitar esse pré-faturamento para que ele seja cancelado, e, portanto, não haja nenhum pré-faturamento vinculado ao pedido.
Ao acessar novamente o campo Ações, em seguida, iremos quitar. Acessando a tela de quitar, podemos apenas seguir os exemplos abaixo.
Após isso, retornaremos à tela de pedido de venda e precisamos retirar o pedido de 'Aprovado' para que possamos fazer a alteração necessária. Acessaremos o campo inferior da tela 'Ações' e, em seguida, selecionaremos 'Status de aprovação'. Executaremos o processo da seguinte forma, conforme mostrado no exemplo abaixo.
Acessando a tela de Status de Aprovação, podemos observar que existem alguns campos que devemos filtrar da seguinte forma:
Conforme o exemplo abaixo,
- Status: ( Apenas Cadastrado, Em Análise, Aprovado, Reprovado).
- Motivos: (selecionar o motivo que esta cadastrado no sistema)
Após preencher esses campos, em status podemos deixar como 'Apenas Cadastrado', podemos dar continuidade clicando no botão inferior esquerdo da tela, que é 'Executar.
Após esse procedimento, poderemos acessar o pedido de venda e verificar que o pedido não está mais como aprovado; portanto, ao acessar o pedido, ele poderá ser alterado.
Assim, o sistema não emitirá novamente a mensagem.
TAXONOMIAS SUGERIDAS PARA ABERTURA E ENCERRAMENTO DE TAREFAS
Classificação da Solicitação:
Unidade de Negocio: Matriz - Millennium
Tipo de Solicitação: Incidente
Produto: Millennium
Módulo: Vendas
Sub módulo: Pedido de Venda
Funcionalidade: Alterar um produto no pedido de venda
Indisponibilidade: Não
Alternativa: Sim
Classificação da Encerramento: Vendas
Dimensão: Pedido de Venda
Detalhe: Ajuda para fazer uma alteração no pedido de venda, preciso remover e adicionar um novo produto.
Validado por:
Gustavo Bonucci
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