Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Para que seja possível usar o POS Connect, há alguns pré-requisitos que devem ser atendidos. Sendo eles:

  • Ativar o POS Connect na Stone via OP;
  • Na Intranet, possuir o módulo POS Connect ativo;
  • Ativar o parâmetro Habilitar integração POS Connect no Seller;
  • Credenciais de acesso ao web service de pagamento: para cada produto que se integra ao serviço de pagamento, é necessário ter uma credencial de acesso para que seja possível logar no web service e, então, receber e processar os pagamentos e retornos. Isso se dá através do serviço da intranet.lzt, onde será retornado, junto à chave de ativação e cada consulta, os seguintes dados:
    • Usuário;
    • Senha;
    • Endereço de conexão do web service.

...

Veja mais detalhes sobre como fazer a configuração do POS Connect.

3.1 Ativação do POS Connect

Para dar início à integração do POS Connect, veja as informações:

  1. Antes de mais nada, faça a ativação do POS Connect diretamente na Stone, via OP. Esse é o primeiro passo e é muito importante fazê-lo, pois somente assim será possível dar continuidade é integração;
  2. Assim que a Stone faz essa ativação inicial, são passadas as informações de Account ID e Secret Key. Guarde essas duas informações, pois elas serão usadas mais adiante;
  3. Ative o módulo POS Connect na Intranet (Sandro mandou a imagem via Teams, pegar depois e inserir aqui no manual).
Nota

AtençãoImportante

Além da A ativação do módulo POS Connect, também é preciso fazer uma configuração no menu Cadastros > Estabelecimento > Estabelecimento, no sistema de Retaguarda Seller. Ao acessar esse menu, selecione o estabelecimento que possui o POS Connect e, então, edite esse estabelecimento. Na edição, selecione a guia POS Connect e preencha na Intranet é feita pelo time de Serviços/PMO.

Depois desses passos, é necessário ativar o parâmetro Habilitar integração POS Connect no sistema de Retaguarda Seller. Para isso:

  1. Acesse o Seller;
  2. Acesse o menu Cadastros > Sistema > Configurações Sistema;
  3. Ao entrar na tela Configurações Sistema, selecione a Empresa desejada (caso queira, pode-se ter mais de uma Empresa para usar o POS Connect. No caso dessa integração, ela é feita por Empresa, ou seja, não é múltipla);
  4. Em seguida, acesse o item Configuração dos parâmetros iniciais;
  5. Ao acessar o item Configuração dos parâmetros iniciais, pesquise pelo número (574) ou pela descrição (Habilitar integração POS Connect) do POS Connect;
  6. Na janela Habilitar integração POS Connect, insira o valor 1 no campo Valor Default;
Nota

Observação

Por padrão, o valor do campo Valor Default é definido como 0 (zero).

7. Ao fazer a ativação do parâmetro Habilitar integração POS Connect, a guia POS Connect é habilitada na Empresa;
8. Nessa guia, são apresentados
os campos Account ID e Secret Key.

...

Nesses campos, devem ser inseridas as informações passadas pela Stone.

Abaixo, veja algumas imagens de exemplo:

Image AddedItem Configuração dos parâmetros iniciais


Image AddedParâmetro Habilitar integração POS Connect


Image AddedJanela Habilitar integração POS Connect com o campo Valor Default definido com o valor 1


Image AddedGuia POS Connect habilitada com os campos Account ID e Secret Key

Nota

Importante

Ao fazer a habilitação do POS Connect, a máquina perde a funcionalidade de TEF, bem como outras funcionalidades - funcionando, assim, apenas para o POS Connect.

3.

...

2 Cadastro de equipamentos

...

Torna-se necessário garantir a sincronia de dados das configurações dos equipamentos de POS. Esses dados são enviados para o PDV e utilizados nas vendas.Tanto  Tanto no Empório quanto no Seller, os dados de equipamentos ficam disponíveis no menu Cadastros > Estabelecimentos > Periféricos. Nesse menu, acesse a guia Periférico e preencha os seguintes campos:

Nota

Importante

Veja quais os equipamentos que estão homologados para o POS Connect:

  • Android L3 (Delivery, Balcão);
  • Android A8 (Delivery, Balcão);
  • Android P2 (apenas Delivery apenas).
  • Tipo de Equipamento: defina este campo como POS;
  • Equipamento: defina este campo como POS;
  • Modelo: insira o modelo do equipamento;
  • Número de Série: insira o número de série do equipamento;
  • CNPJ da Adquirente: neste campo, informe o CNPJ da adquirente.

...

No AutoSystem, os dados ficam no menu Cadastros > Tabelas > Equipamentos > POS:

3.

...

3 No PDV

No PDV, também é necessário fazer uma configuração. Assim que o módulo POS Connect for ativado e a chave desse for baixada para o PDV, o sistema passa a ter uma configuração referente ao Banco de Dados Central.

Acesse o Banco de Dados Central e configure a máquina principal que está rodando o serviço do Mobile. Isso se faz necessário para que todas as movimentações entre os sistemasistemas, bem como os dados, sejam feitos de forma correta.

...

Veja as informações sobre as operações de pagamento.

Nota

Importante

Atualmente, o Cliente não possui acesso ao Portal do Pagar.me. Com isso, não é possível para ver as transações do POS Connect.

4.1 Pagamento direto

Informações

Informação

A modalidade Pagamento direto se dá quando a venda acontece no PDV e, então, ela é enviada diretamente para o equipamento, onde fica aguardando o pagamento.

Veja mais informações sobre esta modalidade abaixo!

Neste tipo de pagamento, o Operador inicia a venda, lança os itens e chama a forma de pagamento através da tecla Y (ou diretamente na forma de pagamento pelo botão Outras). Com isso, é aberta a tela de POS, onde é possível realizar a escolha do POS que irá realizar o pagamento ou seja, será apresentada uma lista, caso tenha mais de um equipamento configurado. Caso haja somente um, o POS é acionado diretode forma direta.

Veja a imagem de exemplo:

...

Quando o Operador vai direto pela forma de pagamento, ao selecionar POS, a tela exibe apenas os campos do equipamento, sendo eles: Valor e Forma de pagamento. O campo Forma de pagamento, por sua vez, já vem preenchido.

...

Frisamos que: esses tratamentos e comportamentos são realizados apenas com o módulo POS Connect ativo. Caso contrário, o sistema permanece com a funcionalidade atual.

Veja uma imagem de exemplo de como funciona o fluxo da modalidade Pagamento direto:

Image AddedA transação irá aparecer diretamente no POS com todas as informações de pagamento (Crédito, Débito, Voucher etc.). Nesse modelo, um pedido gera apenas uma cobrança de pagamento

4.2 Pagamento listado

Informações

Informação

A modalidade Pagamento listado é destinada apenas para deliveries, onde o pagamento é listado pode-se escolher qual máquina quer pagar.

Veja mais informações sobre esta modalidade abaixo!

Neste tipo de pagamento, caso o pagamento ainda não tenha sido feito na máquina, não é permitido fazer a baixa no PDV.

O pagamento listado é utilizado quando o Operador vai pela tecla Y e não seleciona um equipamento listado e nem uma forma de pagamento especifica. Sendo assim, ao mandar a Ordem de Pagamento para um POS, ou seja, se o estabelecimento tem dois equipamentos de POS, a Ordem de Pagamento irá aparecer nos dois — porém, só pode ser finalizado em um deles.

O Operador irá pegar um POS e, então, irá selecionar em uma lista de pagamentos qual o pagamento que ele deseja baixar, selecionando de forma manual o meio de pagamento (como, por exemplo: Crédito, Débito, Voucher etc.).

...

Ao finalizar, o serviço do POS Connect envia os dados de pagamento ao PDV, PD para que a venda seja finalizada automaticamente.

Veja uma imagem de exemplo de como funciona o fluxo da modalidade Pagamento listado:

Image AddedPode ter mais de uma transação sendo listada no POS para ser finalizada. Nesse modelo, o método de pagamento será selecionado apenas no momento da finalização da transação 

4.3 Pagamento listado parcial

Na modalidade de Pagamento listado, é possível fazer um split (divisão) de pagamento (ou seja, é possível pagar R$ 50,00 em crédito e R$ 50,00 em débito em uma mesma venda, por exemplo). Esse split, por sua vez, é feito diretamente no POS.

...

4.5 Tratamentos de delivery

Para melhor atender os clientes Clientes que possuem delivery, há disponível o botão de pagamento POS, onde:

...

Informações

Observação

O botão POS , por sua vez, é apresentado somente quando o módulo POS Connect está ativo.

Para delivery, sempre deve ser utilizado o modelo Pagamento listado. Ou seja, esse é o modelo onde será criada a Ordem de Pagamento e, então, ela será enviada para o POS onde, por exemplo: um motoboy pode levar o equipamento com a Ordem de Pagamento já vinculada nele e, chegando até o cliente, o motoboy pode simplesmente clicar no pagamento e selecionar qual o tipo de pagamento que será utilizado (podendo ser, por exemplo: Débito, Crédito, Voucher etc.).

...

Tendo em vista que o sistema possui a modalidade de Pagamento listado e pode atuar com entregas/delivery, onde o motoboy vai fazer a cobrança do cliente e o PDV vai seguir as vendas normais, há uma configuração de emissão de venda automática no cadastro de empresada Empresa. Com essa configuração Ativa, ao receber um Pagamento listado, a venda será finalizada de forma automática e não irá imprimir o Documento Fiscal. Caso seja necessário fazer a impressão, basta o Operador acessar o menu de vendas realizadas e solicitar uma reimpressão do Comprovante.

...

Nota

Observação

  • Caso haja mais de uma maquininha cadastrada e não seja selecionada uma para o pagamento, o envio será enviado para todas;
  • Ao selecionar uma forma de pagamento no PDV, na maquininha será obrigatório fazer o pagamento com a forma selecionaselecionada/definida no PDV.

6. Monitoramento de serviço mobile payment

Quando o PDV for executado e possuir o módulo POS Connect com as devidas configurações, o serviço de integração do mobilepayment.exe irá subir de forma automática. Além disso, o serviço também é apresentado dentro do PDV para que o Operador possa monitorar.

...

No AutoSystem, há a configuração de servidor que irá rodar o serviço mobilepayment.exe:

8. Remoção de pagamentos do POS Connect

Para fazer a remoção de pagamentos da lista do POS Connect, basta acessar o seguinte menu no PDV Fácil: Configurações > POS Connect. Nesse menu, são apresentadas as Ordens de Pagamento do POS, sendo possível fazer o seu fechamento/remoção, caso necessário. Para isso, basta clicar no botão/ícone de X na tela, que a Ordem de Pagamento já é removida do POS.

Nota

Observação

  • A lista da tela POS Connect apresenta as últimas 200 operações criadas;
  • Para que o menu Configurações > POS Connect seja apresentado no PDV Fácil, torna-se necessário possuir o módulo POS Connect habilitado na Chave da Intranet.

Veja uma imagem de exemplo da tela:

Image Added