Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#2C004B
titleSUMARIO
Expandir

Índice
outlinetrue

Mais uma novidade no sistema EMSys ERP, que tem por objetivo deixar os clientes satisfeito com o processo, com esta nova funcionalidade o cliente irá conseguir efetuar o pagamento dos Títulos que estão com o status (ABERTO), entrar no APP do Banco somente para aprovar este pagamento.

Conceito 

Função no sistema Emsys com a intenção de obter mas agilidades no processo de Emitir, fazer pagamentos entre outros.

Dica
titleOBSERVAÇÃO

Quando for utilizar a tela que precise selecionar o Banco, o Mnemônico irá abrir a seguinte tela.

Image RemovedClique no Banco desejado e depois em OK.

Cadastro no EMSys

Banco ou Conta Bancária

Caso tenha Duvida em realizar um cadastro ou alterar, Clique aqui

Aviso
titleATENÇÃO

Preste muita atenção no cadastro da conta bancária, pois a FLAG e o envio do consentimento deve estar habilitado.

Aprovar ou Reprovar no APP

Ao fazer o Login, ir para área das transações efetuadas, depois clicar em Aprovar ou Reprovar.

Na tela inicial do App pode aparecer a solicitação fique Atento.

Image Removed

Nas transações Pendentes, poderá identificar todos aqueles títulos que foram Liquidados no EMSys ou no próprio APP.

Image Removed

Títulos

Títulos a Pagar

Existem duas opções de pagamento: pagamento com código de barras ou transferência.

Na primeira opção, basta que o código de barras esteja informado no titulo a pagar.
Na segunda tem a transferência interna (realizado entre contas Stone) e a transferência externa (realizada entre a conta Stone e uma conta de outro banco

 

Conceito

A Conta Digital Integrada é uma forma de compartilhamento de informações de produtos e serviços financeiros entre diferentes instituições bem como a movimentação das suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo site do banco ou aplicativo. Sempre claro, com a permissão do correntista e autorizadas pelo Banco Central. Permitimos a integração com a sua Conta Stonepara realizar transações financeiras, visualização do saldo e extrato da conta através do ERP EMSys.

Assista ao vídeo demonstrando as funcionalidades:


Multimedia
nameConta Digital Integrada - ERP EMSYS.mp4


Requisitos

  • Manter sempre o EMSys atualizado.
  • Liberar a opção na licença do EMSys para utilizar a funcionalidade da Conta Digital Integrada. Para este processo entre em contato com o suporte.

Abertura da Conta Stone

Ainda não tem uma conta Stone? Abrir uma conta é muito simples!

1. Baixe o aplicativo Stone no seu celular. Ele está disponível para Android e iOS;

2. Clique em Quero criar minha Conta;




Image Added


3. Selecione se essa conta é para a sua empresa (pessoa jurídica) ou para você (pessoa física):


Image Added

4. Após isso, você irá preencher as informações solicitadas:

  • Nome completo;
  • CPF; 
  • CNPJ (caso queira uma conta jurídica);
  • E-mail; 
  • Criação da senha;
  • CEP (residencial ou do estabelecimento);
  • Dados de renda (CPF) ou faturamento (CNPJ).
Nota

Tenha atenção ao preencher o e-mail, através dele que você irá conseguir visualizar as informações da sua conta.

5. Depois de preencher as informações, você voltará para a tela de acesso;

6. Acesse a caixa de entrada do seu e-mail e verifique uma notificação que te enviamos para que você possa confirmar a abertura da sua conta. É importante olhar se o e-mail foi direcionado para a caixa de spam;

7. Com as informações preenchidas, acesse o aplicativo com o e-mail e senha que você cadastrou com a gente;

8. Nós vamos te pedir para enviar algumas fotos para seguir com a abertura da conta. É importante que as imagens estejam nítidas para que possamos fazer a análise das informações e da pessoa que está fazendo o cadastro;

9. Depois de enviar todas as informações, faremos a análise dos dados. Se estiver tudo certinho, sua conta será criada em até 4 horas úteis. É importante que você fique sempre atento ao seu e-mail para receber as nossas atualizações.

Tem alguma dúvida? Clique aqui e acesse o tópico de principais dúvidas na página da Stone!

Vincular Conta Stone no EMSys

Cadastro Conta Bancária no EMSys

Acesse o Menu:Gerencial →  Financeiro →  Banco →  Contas bancárias

Pesquise o cadastro de conta bancária que deseja utilizar com a função Conta Digital Integrada. Esta deve ser a mesma conta cadastrada no aplicativo da Stone.

Na guia principal habilite a opção: Conta Digital Integrada.

Image Added

Image Added

Pagamento dos Títulos no EMSys com sua Conta Stone

Com o código de barras

Se o título a pagar possuir código de barras informado, basta informar os dados bancários da Stone e enviar o pagamento ao Open Banking.

Procedimentos:

Localize um título com código de barras: 

Image Added

1. Acessar a opção do menu esquerdo: Liquidação →  Banco.
2. Selecionar a conta Stone.
3. Clique no botão Enviar.

Image Added

A Stone receberá as informações do título e retornará o registro de ID e o status: CRIADO:

Image Added

Todo título a pagar enviado via Open Banking constará a informação correspondente na aba principal para facilitar a sua identificação:

Image Added

Os pagamentos enviados ficam pendentes de aprovação no App Stone. Ao acessa-lo uma notificação será exibida informando que existem transações pendentes para aprovação. Clique na opção: Ver:


Image Added

Localize e selecione o título desejado e pressione o botão: Aprovar.


Image Added


Confirme a transação na próxima mensagem clicando novamente no botão: Aprovar


Image Added

Após informar a senha da conta a transação é concluída:


Image Added


Após aprovação dos títulos no App, o retorno da baixa é realizado automaticamente no EMSys.

Pagamento de Títulos via Transferência Bancária

É possível realizar transferências entre contas Stone (chamada de transferência interna) e para uma conta de outra instituição Bancária (transferência externa).

Para realizar a transferência, em ambos os casos é necessário que esteja seja informado no cadastro do cliente em Pessoa Cadastro de Pessoas os dados bancários do favorecido.

Acessar o menu Pessoas → Pessoas →  Principal →  Dados Adicionaisesteja informado os dados da conta bancária do favorecido.

Image Removed

Nesta tela você precisa informar os dados corretamente para que o sistema possa realizar a liquidação do Título, selecionar um banco que esteja com a FLAG Open Banking selecionada e Clique em Enviar/Consultar.

Image Removed

Será encaminhado para o APP a solicitação para que seja APROVADA ou REPROVADA, a movimentação do Título a Pagar.

O Status da transação sem o retorno CREATED.

Automaticamente no APP já terá a solicitação de aprovar ou não a movimentação do título, no entanto o EMSys ficará aguardo o retorno da aprovação.

Image Removed

É possível consultar estes Títulos que estão aguardando o retorno, basta clicar novamente Enviar/Consultar. Segue abaixo uma imagem com animação mostrando o processo de consulta, nesta imagem mostra um Título que já teve o retorno.

O Status da transação com o retorno FINISHED.

Image Removed

Títulos a Receber

Os Títulos gerados na Opção A Receber será pago por um determinado Favorecido /ou Cliente.

Caminho: Gerencial → .

1. No grupo 'Outras Contas Bancárias' selecione a Instituição Bancária.
2. Informe a número da agência.
3. Informe a número da conta.

Image Added

Clique no botão Image Added para incluir o registro.

O usuário poderá cadastrar mais de uma conta Bancária para um favorecido.

Com o título a pagar do favorecido incluído no EMSys, ao acessar a guia banco e clicar no botão enviar, será aberto uma nova tela para o usuário selecionar a conta destino para a transferência. Após selecionar a conta desejada clique no botão Ok:

Image Added

A Stone receberá as informações do título e retornará o registro de ID e o status: Criado:


Image Added

Da mesma forma que o processo de pagamento via código de barras de boletos, é necessário aprovar o pagamento no App Stone, conforme demonstrado anteriormente.

Liquidação dos Títulos a Pagar em Lote

É possível enviar ao banco vários títulos a pagar que contenham código de barras, de uma única vez, através da tela Financeiro → Open Banking → Liquidação em Lote.

Image Added

1. Busque os títulos informando um código de favorecido específico ou deixe em branco.
2. Se desejar utilize o filtro de Tipo de Cobrança para a busca.
3. Clique no botão Pesquisar.
4. No grid serão apresentados os títulos da busca. Selecione os títulos desejados para o envio ao banco.
5. Selecione a conta Bancária Stone.
6. Informe a data de liquidação.
7. Clique no botão liquidar.


Os títulos serão enviados ao banco e retornará a mensagem após o processamento do Open Banking:

Image Added


Observação: Título a pagar oriundo de despesa, segue o fluxo do título a pagar normalmente, conforme descrito nos passos anteriores.     

Os títulos serão exibidos no App Stone. Também é possível aprovar os títulos em lote no App. Habilite a opção: Marcar Todos e faça a aprovação:

Image Added

Envio de Títulos a Receber do EMSys à Conta Stone

Poderão ser gerados boletos para os títulos a receber lançados no EMSys. Apenas precisam ser enviados ao banco para processamento do boleto e depois impressos no EMSys.

Acessar a Tela: Financeiro → Contas a Receber → Títulos a Receber

Image Removed

Na aba Banco é possível identificar o campo Open Banking.

Será apresentado Utilize os filtros da guia principal para localizar o título desejado para enviar ao banco e gerar o boleto.

Acessar a opção de menu esquerdo: Banco.

1. Informe o valor de liquidação.
2. Selecione a conta Bancária Stone.
3. Clique no botão Enviar

Image Added

Será retornado a informação de processamento do pagamento no banco, o ID da transação e o Status: CRIADO.

Na tela é precisa informar os dados corretamente para que o sistema possa o envio do Título para o Favorecido informado, selecionar um banco que esteja com a FLAG Open Banking selecionada e Clique em Enviar/Consultar.

Image Removed

Será encaminhado para o APP (Caso o Cliente Tenha) a solicitação para que seja APROVADA ou REPROVADA, a movimentação do Título a Receber.

O Status da transação sem o retorno CREATED.

Automaticamente no APP já terá a solicitação de aprovar ou não a movimentação do título, no entanto o EMSys ficará aguardo o retorno da aprovação.

Neste caso, será gerado um boleto para o cliente. Será possível acessá-lo pela conta Stone ou pelo link da Stone, ao clicar no botão de impressão na tela de títulos a receber.

Image Removed

É possível consultar estes Títulos que estão aguardando o retorno, basta clicar novamente Enviar/Consultar.

O Status da transação com o retorno FINISHED.

Image Removed

Liquidar os Títulos a Pagar em Lote

Para os clientes que querem agilidade, ou preferem realizar a liquidação de vários títulos de uma vez.

Caminho: Gerencial → Financeiro → Open Banking → Liquidação Lote

Opções disponíveis na tela para filtro de pesquisa.

Image Removed

Campo onde todos títulos Abertos, que ainda não foram liquidados.

Basta selecionar todos Image Removed, ou um por vez Image Removed.

Image Removed

Após a seleção dos títulos que serão liquidado, preencher as informações do banco, o sistema irá buscar todas as contas Bancarias que estão com a FLAG de Open banking no cadastro.

E clicar em Image Removed.

Despesas

Ao gerar uma Despesa será criado um Título a Pagar, quando informado o pagamento na aba PARCELADO.

Com a criação do titulo, a despesa poderá ser liquidada pelo Open Banking, seguindo o fluxo de pagamento via código de barras (se houver informado) ou pelo fluxo de transferência.

Image Removed

Extrato Bancário - Open Banking

Caminho: Gerencial → Financeiro → Open Banking → Extrato Bancário

É possível realizar a busca do Extrato com os seguintes filtros, (TIPO MOVIMENTO ou PERÍODO).

Lembre-se que sempre precisa informar o Banco que teve as movimentações pelo Open Banking.

No campo das informações você consegue identificar, as saídas em VERMELHO e entradas com a cor VERDE.

Image Removed

O Saldo do Banco sempre estará atualizado.

Agendamento Pagamento - Open Banking

Caminho: Gerencial → Financeiro → Open Banking → Agendamento de Pagamentos

Nesta tela não apresentados todos os títulos que foram enviados à conta Stone, sendo possível verificar os status ou realizar uma nova consulta do status de cada um deles.
Caso precise realizar há filtro de Status e Data para a localização do titulo.

Filtros:

STATUS: Aguardando Aprovação, Rejeitado, Aprovado, Todos.

DATA: Pode-se definir pela Emissão ou Pagamento, necessário selecionar a FLAG correspondente a sua solicitação.

Image Removed

Listar Boletos

Para selecionar um Mnemônico, é preciso que a conta esteja com habilitada como Open Banking.

Caminho: Gerencial → Financeiro → Open Banking → Listar Boletos

Nesta Tela será apresentado todos os Títulos a receber que foram enviados à conta Stone e que geraram boletos bancários.

Image RemovedSegue imagem que irá demonstrar a Tela com Títulos em Determinados Status.

Nesta tela é possível fazer a consulta dos Títulos.

Image Removed

Image Added

Image Added

Assim como os títulos a pagar, na tela principal de títulos a receber constará a descrição: Open Banking que identifica os títulos que foram enviados ao banco.


Image Added


O próximo passo é utilizar a rotina: Listar Boletos para atualizar o status dos títulos a Receber.

Acessar a tela : Financeiro → Open Banking → Listar Boletos.

Image Added

1. Selecionar a Conta Bancária Stone.
2. Se desejar utilize o filtro por status: Gerado, Pago, Registrado, Pendente ou Todos para a busca dos títulos.
3. Se desejar utilize o filtro por Período para a busca de títulos.
4. Clique no botão Pesquisar
5. No grid serão exibidos os títulos de acordo com os filtros. Os últimos títulos a receber enviados ao banco constarão o status: CRIADO.
6. Selecione os títulos desejados e clique no botão Consultar, para que o EMSys faça uma consulta no banco afim de obter um novo Status: REGISTRADO, que identifica que o boleto foi registrado no banco.

Impressão de Boletos de Títulos a Receber no EMSys

Com o novo status: REGISTRADO retornado no título. Volte à tela de Títulos a Receber e clique no botão Imprimir: Image Added.


Image Added


Na nova tela escolha o local de destino para salvar o boleto em formato PDF:

1. Defina um nome para o arquivo.
2. Clique no botão Salvar.

Faça a impressão do boleto ou envie via e-mail para o cliente.

Image Added


Boleto retornado pelo Banco:

Image Added

Também é possível enviar os boletos para cliente diretamente do App Stone.

Na tela principal do App acesse a opção:

Image AddedSelecione o boleto desejado:

Image Added

1. Copie e envie o código de barras.
2. Ou clique no botão compartilhar.

Image Added

Consulta no EMSys dos Pagamentos Agendados pela Stone

Atualize o status sempre que desejar de todos os pagamentos enviados ao banco realizando consultas na tela de agendamento dos pagamentos.
Desta forma o usuário poderá identificar se um título foi cancelado, finalizado ou continua aguardando pagamento com o status REGISTRADO.

Observação: Ao realizar a consulta no banco, se o status do pagamento retornar finalizado, o título a pagar é automaticamente liquidado no EMSys, sem a necessidade de operações manuais.

Acesse o menu Financeiro Open Banking → Agendamento de Pagamento

Image Added

1. Selecione a conta Bancária.
2. Selecione o Status: Aguardando Aprovação ou outro status desejado. 
3. O usuário poderá utilizar o filtro de Data de Emissão do Título ou Data de Pagamento.
4. Clique no botão Pesquisar os títulos existentes no EMSys a partir dos filtros informados.
5. Neste momento os títulos exibidos no grid serão atualizados com novo status retornado pelo banco.
6. Clique no botão Consultar para que seja consultado no banco os títulos da tela.

DDA - Débito Direto Autorizado

Como funciona o sistema de pagamento DDA?

Quando um boleto é gerado no CPF incluindo seu nome, valor e prazo de pagamento, o sistema do DDA faz identificação da cobrança e comunica ao banco. O sistema faz o lançamento diretamente na conta do devedor, mesmo que o credor do débito seja outro banco.

No EMSys foi implementado está funcionalidade para auxiliar os nossos clientes nas movimentações do dia a dia.

Vídeo sobre o DDA

Clique na opção abaixo para acessar o vídeo.

View file
namedda.mp4
height150

Débito Direto Autorizado

Para utilizar está funcionalidade no EMSys, é necessário habilitar o Sacado Eletrônico no cadastro da conta Bancária, conforme explicação no inicio do documento "Clique Aqui" .

O sistema faz a busca das informações da conta eletrônica, é necessário informar uma conta Bancária que esteja com o sacado eletrônico habilitado. Ao fazer a consulta da conta, o sistema vai comparar o valor, raiz do CNPJ e vencimento dos títulos a pagar com os

boletos retornados. Caso os dados estejam batendo, sistema vai atualizar o código de barras do titulo a pagar, caso não seja localizado, vai exibir os boletos na aba "Não encontrados", com o Valor, CNPJ, vencimento e beneficiário.

Para acessar o menu DDA acesse o Caminho: Gerencial →  Financeiro →  Conta Digital Integrada →  Débito Direto Autorizado.

Clique na Opção Consultar para que o sistema faça a pesquisa dos títulos vinculados com o CNPJ/CPF da empresa.

Image Added


Encontrados

Após a consulta é possível efetuar a liquidação dos títulos:

  • Selecione os Títulos que serão liquidados.
  • Informe a Data da Liquidação e depois clique em Liquidar. 

Image Added

Para acessar o Título, dê um clique com o botão direito do mouse na linha correspondente e depois selecione a opção Ir para o título, seguir os passos conforme imagem abaixo.

Image AddedPermitindo fazer alterações no título, clique em Salvar.

Não Encontrados

São movimentações que foram identificadas pelo DDA e não possui nenhum titulo compatível no EMSys, desta forma é necessário fazer a busca do titulo e vincular. Abaixo veremos os passos para cadastrar pessoa e vincular a movimentação ao título cadastrado no EMSys.

Cadastro de pessoa

No menu DDA, quando o usuário acessar a opção Não Encontrados, ao clicar com botão direito em cima do registro, o sistema vai apresentar uma opção para Cadastrar.

Clique em Cadastrar Pessoa.

Image Added

Clique na opção Yes.

Image Added

Em seguida o sistema faz uma consulta das informações pela sefaz através do CNPJ informado, quando for localizado o sistema vai incluir no banco de dados do EMSys.

Nota

Faça uma revisão dos dados inseridos no menu, depois salve o cadastro.


Buscar Títulos pelo CNPJ/CPF

Clique com o botão direito na linha do registro.

Image Added

Ao clicar com o botão direito é apresentado uma outra tela, onde o usuário vai selecionar o título que está cadastro no EMSys, para vincular ao boleto que não localizou o título.

  • Vermelho indica que o título está com CNPJ e Vencimento igual, mas o valor do título está com uma diferença que pode chegar até 5 reais.
  • Verde são títulos que tem o Vencimento e valor igual, porém o CNPJ está diferente.
  • Azul Títulos com o CNPJ e valor igual, mas o vencimento diferente.

Selecione o título e clique em Confirmar.

Image Added

Após clicar em confirmar o sistema vai incluir o mesmo código de barras do boleto no títulos a pagar.

Image Added

Dica

O sistema atualiza as informações do título, conforme o boleto que está sendo vinculado.


Limite das movimentações dos Títulos pela Conta Digital Integrada

Quando o valor do boleto for menor que o permitido pela API, o sistema vai exibir mensagem de alerta.

Nota
titleEnvio dos Títulos a Receber

O EMSys permite fazer o envio de títulos a receber com o valor maior ou igual a 20 reais. Para situações onde o valor é menor, o sistema vai apresentar em tela a seguinte mensagem.

Image Added


Extrato Bancário da sua conta Stone diretamente no EMSys

É possível analisar as movimentações de entradas e saídas da conta Bancária realizadas entre o EMSys e o Banco. 

Acesse o menu:Financeiro → Open Banking → Extrato Bancário

Image Added

1. Selecione a conta Bancária Stone.
2. Se desejar escolha o Tipo de Movimento para a pesquisa: Entrada, Saídas ou Todos.
3. Se desejar escolha um período de datas para a pesquisa.
4. Clique no botão: Image Added para visualizar o saldo bancário.
5. No grid serão exibidos todas as movimentações realizadas entre o EMSys e o banco.

Informações na cor vermelho demonstram as operações de saídas na conta.
Informações na cor verde demonstram as operações de entradas na conta.

6. Se desejar, faça a impressão dos dados exibidos na tela através do botão: Image Added.

Emissão do Informe de Rendimentos

O que é informe de rendimentos? O informe é um comprovante dos rendimentos recebidos ao longo de um ano-calendário, que resume os ganhos do ano anterior e é muito importante para a declaração do imposto de renda. Neste documento, constam os valores recebidos bem como os saldos no período.

Todos os anos temos o período de entrega do Imposto de Renda. Como parte desse processo, os clientes que possuem Conta Digital Integrada Stone deverão emitir o Informe de Rendimentos da sua conta para realizar o processo. 
O time Stone fará o envio do arquivo por e-mail para a nossa base de clientes de forma faseada, sempre se preocupando os prazos de preenchimento da declaração. 
É importante saber que o próprio lojista consegue fazer o download do arquivo através do App ou site da Stone. Por isso, caso você acionado pela nossa razão sobre esse tema, basta orientar os seguintes passo-a-passos:

Como emitir a declaração via App

  1. O cliente deverá acessar a tela de início do aplicativo;
  2. Depois, ele deverá clicar no ícone do perfil, que fica no canto superior direito da tela;
  3. Por fim, basta selecionar “Informe de Rendimentos” no menu;

Image Added

Como emitir a declaração via Web (Site)

  1. Para baixar os documentos pelo site da Stone, o cliente deverá clicar no seu nome, no canto superior direito da tela, e depois "Meu Perfil";
  2. Em seguida, basta acessar a página de Documentos e selecionar quais documentos deseja fazer download.
     

Ah, e vale reforçar que ainda não é possível receber a restituição direto na Conta Digital Integrada porque ainda estamos em fase de cadastro na lista de instituições da Receita Federal. 

Agora que você já está fera no assunto, caso receba qualquer chamado sobre esse tema, basta repassar essas orientações, combinado?

Contamos com você para seguir levando o melhor atendimento para a nossa razão!

Outras Dúvidas Referente a Conta Stone, Alteração de Dispositivos, Abertura de Conta e Alteração de e-mail

Time de Suporte Linx / Stone:

Nossos clientes podem ter dúvidas referente aos seguintes pontos:

  • Cadastro, alteração e Recuperação de Dispositivos de acesso à conta Stone;
  • Dúvidas no processo de Abertura da sua conta Stone;
  • Como múltiplos usuários podem acessar uma mesma conta Stone;
  • Como alterar o e-mail vinculado a sua conta Stone

Acesse sua página interna e tenha acesso aos documentos que contem detalhes referente a esses pontos, através do link abaixo:

https://share.linx.com.br/pages/viewpage.action?pageId=426510707