Versões comparadas

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Painel
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titleSUMARIO


Índice
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Esse documento visa especificar as funcionalidades do Ticket Log no EMSys3.

A recolha de notas fiscais é um serviço automatizado disponibilizado pela Ticket Log de recolhimento e validação das notas fiscais dos abastecimentos. Visando facilitar o processo de emissão de notas fiscais para os clientes optantes pelo serviço, foi implementado uma integração via API do Ticket Log com o EMSys3.

Requisitos

  • É preciso solicitar a liberação do módulo para seu estabelecimento na licença do EMSys.
  • Ter o código do estabelecimento, usuário e senha junto a Ticket Log para realizar as configurações no sistema EMSys.

  • É obrigatório ter a versão atualizada do EMSys. "Versão mínima 3.5.21.940"

Configuração

Para comunicação com o WebService do Ticket Log, é necessário configurar os dados de conexão por empresa nomenu: Sistema →  Parâmetros Empresa →  Ticket Log

Dica

Informe os Campos corretamente de acordo com informações encaminhadas pela Ticket Log URL Base, Usuário, Senha, Cód. Estabelecimento Ticket Log e Cód. Estabelecimento Expers.

Importante:

As informações são fornecidas somente pela Ticket Log.

Ao selecionar a opção "Consultar e atualizar/cadastrar favorecido no cupom fiscal", irá permitir atualização das transações do Ticket Log, o sistema fará a consulta da transação e atualizar o cliente do cupom fiscal.

Após liberação de uso na licença e configurado os dados de conexão nos parâmetros da empresa, o sistema estará apto a fazer a comunicação com o WebService Ticket Log. Na consulta com o WebService será retornado para o EMSys3 as autorizações da transação apenas de clientes que optaram pelo pacote de serviços ofertados pela Ticket Log, e somente desse serão emitido as notas fiscais.

Cadastro

Para localizar corretamente os combustíveis durante o envio de preço, faça as seguintes alterações: 

  • No cadastro de Forma de Pagamento PDV é necessário habilitar estes dois campos conforme a imagem abaixo;

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  • No cadastro de item, habilitar a opção Ticket Log e incluir a Forma de pagamento;

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Procedimento

Menu: Gerencial →  Vendas →  Ticket Log

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  1. Selecionar a Forma de pagamento.
  2. Informe o Período das movimentações.
  3. Selecione o Modelo Documento Fiscal.

As opções 4,5,6 e 7, serão apresentadas abaixo.

Forma de Pagamento 

É necessário selecionar a forma de pagamento, o sistema disponibiliza a opção de buscar todas que estão cadastrada no Emsys.

Para fazer o cadastro ou alterar a forma de pagamento acesse o menu: Gerencial → Gerencial → PDV → Forma de Pagamento → Cadastro Forma de Pagamento


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Aviso
Observação “Forma de Pagamento”: Só será apresentado na tela de comunicação com a API da Ticket Log as formas de pagamento que estiverem com informação de Cartão combustível “TicketLog” no cadastro de forma de pagamento PDV.


Período de Venda

Informar a Data conforme a necessidade da busca que o usuário precisa realizar.

Nota

Para continuar com os próximos passo é preciso clicar em Buscar Cupons.


Modelo Documento Fiscal

O modelo de Documento deve ser informado no momento em que for gerar a nota.

Para Cadastro ou alteração; 

Menu: Gerencial → Gerencial → Fiscal → Modelo Documento Fiscal

Upload API Preços

Possibilita o upload do preço base praticado pelo Posto dos itens combustíveis ao portal da Ticket Log via API.

O processo de upload ocorre de forma automática, criando um serviço que verifique se há registro novo na tabela e automaticamente faça o upload no portal;


Aviso
titleATENÇÃO

Importante fazer a conferência.



Painel
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titleVINCULO DA FORMA DE PAGAMENTO

Quando o sistema não buscar nenhum dado no menu envio de preço para ticket Log, verifique o cadastro dos itens combustíveis, nos parâmetros empresa para certificar-se que esteja correto.

Expandir

Parâmetro
Âncora
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Para obter o acesso a opção "Preço por cliente/Condição" no cadastro de item, onde o usuário precisa vincular a forma de pagamento acesse o Parâmetros Empresa para ativar a funcionalidade no sistema.

Parâmetros Empresa.

Selecione a opção "Utiliza nova estrutura de tabela de preços no TACGas3".

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Clique em Confirmar.

Empresa

Caminho: Automação → TACGas Advanced

Selecionar a opção Modelo de preço por Item, empresa, Condição de Pagamento e Cliente, Clique na opção Image Added para salvar o registro alterado.

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Aviso

Este parâmetro pode ser alterado a qualquer momento.

Estes parâmetros é necessário para liberar o acesso a opção de vincular as formas de pagamento no cadastro de item.

Depois é possível fazer o vinculo, Clique na opção abaixo para maiores informações.

Expandir

Vinculo da Forma de Pagamento no Item

Para obter acesso para está função é necessário ativar a opção nos Parâmetros da Empresa, conforme a orientação Parâmetros.

Após o cadastro da forma de pagamento e os parâmetros estiverem configurados faça o vinculo no cadastro de item, acesse o caminho: Gerencial → Estoque → I Item: Preços

Dica
  • Negociação de preço no Item.
  • Para que o sistema apresente os itens no menu ticket Log.

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Selecione as opções corretamente e clique na opção Image Added para incluir os registros.



Enviar Preço Base
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Para atualizar os preços na Base de dados do Ticket Log, status no sistema podendo ser Pendente ou Enviado.

O normal é deixar todos itens com o Status Enviado para não ter nenhum problema durante o processo de gerar as notas.

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Selecionar o Item e clicar em Pesquisar.

Depois selecionar todos itens que encontram com o Status Pendente, e clicar em Enviar.


Visualização de cadastro de preços base no portal:

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 Enviar Preço Negociado


Image ModifiedPossibilita o upload de negociação de preços por cliente no portal da Ticket Log via API.

Preciso informar a Data, Forma de Pagamento, Cliente, item e clicar em Pesquisar.

Depois de fazer a seleção basta Enviar as informações.

Visualização de negociação de clientes no portal:

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Parâmetros Combustível

Parâmetro que irá conciliar as informações do sistema Emsys com o Ticket Log.

Código → Informações do ticket

Descrição → Informação do item

EMSys → O Código do item na base de dados do sistema Emsys

Aviso
titleATENÇÃO

Muito importante manter as informações atualizada.


Consultar Venda API

Após realizar a pesquisa de todas as vendas que foram efetuadas no sistema e selecionar, preciso clicar nesta consulta para as vendas retornar com o Núm. Autorização, com isso o cliente consegue gerar as Nota de Cupom.

Quando for consultado autorizações para emissão da NF-e via “Consulta venda API”, na tabela a data e hora de consulta e o status retornado pela consulta na Ticket Log serão gravadas:

Gerar Nota(s) de Cupom

Depois de realizar a consulta da venda, é preciso clicar nesta opção para o sistema fazer a geração da Nota Fiscal.

Uploade API NF

Possibilitar o upload no portal da Ticket Log das notas emitidas através da tela Ticket Log (Gerencial > Vendas > Ticket Log).

Ao selecionar a opção “Gerar Nota(s) de Cupom”, a NF-e será transmitida e o sistema apresentará uma mensagem questionando se será realizado o upload das notas fiscais no portal da Ticket Log:

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Yes > Direciona para a tela “Upload NF-e”:
Não > encerra o processo e grava os dados da NF-e para posterior Upload;


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