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Conciliação de cartões - Auditoria venda a venda
A conciliação de cartões no Degust One retaguarda, visa auxiliar o franqueado no controle de suas receitas, podendo identificar inconsistências como: taxas e depósitos realizados incorretamente pela administradora.
A definição das receitas que entrarão no fluxo de conciliação será feita pela loja, através do cadastro da receita.
Âncora ConfiguracaoReceita ConfiguracaoReceita
Configurando as receitas
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ConfiguracaoReceita |
As informações que são buscadas na Equals, alimentam a tela de "Conciliação de cartões" e de "Controle de reembolso de administradora"
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Para configurar cada receita, será necessário acessar com perfil de "Franqueado" (loja), o menu (Cadastro > Financeiro > Configuração de receitas)
Devemos Em cada receita que será integrada devemos habilitar a flag "Receita Integração Equals" e preencher os campos Administradora/ Adquirente Equals e Produto Equals. Ao selecionar a "adquirente", no campo "produto" é apresentado os produtos pertencentes e o usuário pode selecionar um ou mais produtos.
Desta forma, é possível desconsiderar receitas que não sejam retornadas pela Equals, facilitando a conferência.
OBS: A flag não será disponibilizada para a receita "Dinheiro", já que é recebida à vista na loja, sem qualquer intermédio de administradoras de cartões.
OBS(2): A tela de conciliação de cartões, somente servirá para consultar os registros importados na Equals e compararam comparar com o Degust, não influencia influenciará em nada o no fluxo financeiro do sistema.
Realizando a conciliação
Com as receitas configuradas, será possível realizar a conciliação dos cartões. Para acessar a tela de conciliação, deveremos devemos acessar o menu (Financeiro > Conciliação de cartões).
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Vendas DEGUST: Traz as vendas contabilizadas no sistema Degust PDV configuradas para conciliação (realizando o filtro pela data caixa das vendas)
Vendas CONCILIADOR: Traz através do conciliador Equals, as vendas contabilizadas nas máquinas de cartão (realizando o filtro pela data de venda)
Detalhamento das colunas - Vendas Degust
- Campo (Tipo Transação):Cadastro de Receita campo "Tipo Eletrônico" (Cadastro > Financeiro > Receita).
- Campo (Taxa): Determinada na configuração de receita (Cadastro > Financeiro > Configuração de receita)
- Campo (Valor Líquido): É o valor Bruto - valor da taxa.
Regras de conciliação
- Regra para encontrar os registros:
- O sistema procura os registros que possuam NSU Rede iguais OU Cód. Autorização Iguais
- A = Conciliado automaticamente:
- Conciliações onde o sistema encontra um registro igual no Degust e no conciliador, em que a taxa, valor líquido e data também sejam idênticas entre ambos.
- D = Não conciliado - Divergente:
- Conciliações onde o sistema encontra um registro igual no Degust e no conciliador, porém em que a taxa, valor líquido ou data sejam diferentes entre ambos.
- Esses registros precisam ser conciliados manualmente
- N = Não conciliado - Não encontrado:
- Todos os registros que o sistema não encontrar um par no conciliador (geralmente são as vendas POS, pois não possuem NSU/Cod. Autorização).
- Esses registros precisam ser conciliados manualmente
Filtros
Existem alguns filtros que nos auxiliarão na realização das conciliações, como por exemplo os aplicados quando clicamos nos quadros: TOTAL GERAL, CONCILIADOS, NÃO CONCILIADOS.
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Além dos filtros mostrados acima, teremos disponíveis todos os filtros da grid, podendo realizar uma consulta específica em cada um deles.
Conciliação manual e
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desconciliar
Quando uma conciliação não for realizada automaticamente (seguindo as regras), teremos que realizar a conciliação manualmente.
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Para desconciliar qualquer registro, basta apenas clicar em "Desconciliar" na coluna de "Ações" em qualquer um dos painéis.
Não conciliado por divergência
No caso da transação não conciliada por divergência que é quando a taxa está cadastrada incorretamente, as informações batem com exceção do valor líquido, neste caso é necessário realizar a correção da mesma através do menu (Cadastro > Financeiro > Configuração de receita), ou também é possível confirmar a conciliação no botão "Confirmar transação", pois muitas vezes a diferença pode ser algum arredondamento da administradora.
Passo a passo resumido
Neste passo a passo, serão resumidas as informações para quem adquiriu conhecimento básico sobre o conciliador e deseja relembrar apenas o fluxo de configuração / operação de conciliação.
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5. Concluir as conciliações manualmente após realização da correção de configuração de receita, o sistema não atualizará automaticamente para não afetar outras conciliações já realizadas.
Controle de reembolso de administradora
O outro módulo que será alimentado pela Equals, será o de "Controle de reembolso de administradora". Onde as receitas configuradas para utilizar a integração Equals, serão buscadas e importadas na tela de reembolso.
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Com a configuração realizada no cadastro de loja, devemos configurar cada uma das receitas que será integrada com a Equals. (Cadastro > Financeiro > Configuração de receita)
Será necessário habilitar a flag "Receita integração Equals" e selecionar preencher os campos: "Rede Equals", "Bandeira Administradora/ Adquirente Equals"e "Transação Produto Equals".
Esses campos servem para importar a receita de configuração equivalente na Equals.
Integrar vendas Ifood - Na receita o usuário deve selecionar no campo "Administradora/adquirente" a opção "294 - Ifood" e no campo" Produto Equals" selecionar os produtos Ifood correspondentes a receita ou "todos" para uma receita única Ifood.
Para que o Degust realize a busca por meio da integração, devemos:
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Para que o controle seja feito da forma corretocorreta, devemos utilizar ou somente pela Equals, ou somente pelo Degust.
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Este botão, exibirá as receitas cadastradas e se estão integradas ou não.
Essa informação auxiliará na realização da configuração corretocorreta, quando não estiver integrada, significa que não foram preenchidas as receitas de acordo com as informações presentes na Equals.
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