Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Para realizar uma alteração ou cadastro  de algum tipo de produto informe no campo tipo de produto o código do tipo de produto a ser cadastrado ou alterado. Selecione na opção grupo principal qual classe de produtos ele se enquadra. E qual a sua situação se ele se encontra (ativo ou inativo).

Informações
titleObservação

Manter os padrões de cadastramentos já estabelecidos no sistema. Exemplo: éticos 1.x o 1 identifica que é ético o "x" pode ser qualquer número de 00 a 99, para identificar positivo, negativo e ou portarias de psicotrópicos.

Comissões

A comissão padrão é para

Através dos campos abaixo é possível definir o percentual de comissão que será pago na venda dos produtos vinculados ao tipo de produto.

  • Geral: são percentuais pagos aos colaboradores na dispensação dos produtos.
  • Tabloide: são comissões diferenciadas para produtos que estão em promoção/tabloide.

Image Added

Figura 01: Comissão por tipo de produto

A comissão padrão é utilizada quando for cadastrar um novo produto, o sistema

trás

traz automático este percentual para ser cadastrado, podendo o usuário alterá-lo no cadastro de produto. Lembrando que a comissão paga ao vendedor, esta

descriminada

discriminada no cadastro de produtos.

  • Promoção/tabloide: quando estiver configurado em Parâmetros da Empresa, (Parâmetros > Parâmetros > aba Vendas) , a opção comissão diferenciada para promoção/tabloide permitirá que sejam informados os percentuais de comissão para os produtos que estejam em promoção/tabloide. Os campos serão % comissão padrão, % nível 2; % nível 3 e % nível 4.

O usuário pode informar comissões diferenciadas para os vendedores, ou seja, é possível ter um balconista ganhando um percentual de comissão X para um grupo de produtos e neste mesmo grupo de produtos outros balconistas podem estar ganhando um percentual diferenciado.

Expandir
titleComissões: Como configurar?

GERAL

  • Comissão padrão: informe o percentual de Comissão padrão para o tipo de produto cadastrado ou alterado.

  • % Nível 2, Nível 3 e Nível 4 o usuário pode informar comissões diferenciadas para os vendedores, ou seja, é possível ter um balconista ganhando um percentual de comissão X para um grupo de produtos e neste mesmo grupo de produtos outros balconistas podem estar ganhando um percentual diferenciado.

Aviso
titleImportante
Informações
titleObservação
Aviso

Ao realizar a alteração do tipo de produto o sistema carregará as comissões diferenciadas no ato que cadastrar um novo produto.


Margem de lucros

Expandir
titleMargem de lucros: Como configurar?

Nesta guia é possível informar qual é a marge de lucro para as linhas positivas, negativas e neutras dos produtos. Estas margens são padrões e podem ser alteradas no cadastro do produto caso algum item tenha a margem diferente da informada.


...

Expandir
titleParâmetros: Como configurar?

No campo filial informe para a qual filial deseja ativar as parametrizações. Todas as configurações disponíveis na guia parâmetros são por filial, portanto, caso deseje configurar parâmetros diferentes para filiais diferentes, o usuário devera selecionar a filial desejada, informar as configurações e aplicar.

  • Emitir etiquetas? marque este campo, caso desejar emitir etiquetas dos produtos que estão cadastrados neste tipo de produto.
  • Alterar preço na venda? marque este campo, caso desejar que o vendedor altere o preço de venda dos produtos que estão cadastrados neste tipo de produto, no ato da venda.
    • Alterar para baixo? caso marcado o campo anterior, o vendedor poderá alterar o preço do item na venda somente para cima e se marcado este campo o vendedor poderá alterar o preço para cima ou para baixo na venda.
  • Bloqueia todos os descontos? marque este campo caso desejar que todos os produtos que estiverem vinculado a este tipo de produto tenham seu desconto bloqueado (será bloqueados todos os descontos de convênios, clientes e promoção, só será liberado descontos para vendas em PBM's que é obrigatório). Este parâmetro deve ser usado para os produtos considerados "onerosos" ou que não deseja dar o percentual de desconto.
Informações

Serão bloqueados todos os descontos de convênios, clientes e promoção. Somente serão liberados descontos para vendas em PBMs que é obrigatório.

Quando o parâmetro Bloqueia todo os descontos, estiver desmarcado, habilitará os campos abaixo:

    • Liberar desconto à vista balcão:
  •  caso não marcado o campo anterior, marcando este campo será liberado para o vendedor dar
    •  quando marcado este parâmetro permite ao vendedor dar desconto (até o percentual limite
  • de desconto a vista
    • ) no ato da venda
  • , sendo que o
    • à vista. Esse limite máximo de desconto
  • está liberado em condições
    • é configurado no programa Condições de pagamentos
  • , parâmetros
    • (Parâmetros >
  • condições
    • Condições de pagamento).
    • Liberar desconto promoção no convênio tele-entregas:
  •  marque este campo, caso deseje que o vendedor de o desconto nos produtos cadastrados neste tipo de produto,
    •  quando marcado este parâmetro permite ao vendedor dar desconto (até o percentual limite) no ato da venda à vista para
  • os
    • clientes de
  • tele
    • Tele-
  • entregas
    • entrega.
  • Sendo que o
    • Esse limite máximo de desconto
  • está liberado nas
    • é configurado no programa Condições de
  • Pagamentos em
    • pagamentos (Parâmetros > Condições de pagamento).
    • Liberar desconto no cheque pré-datado:
  •  marque este campo, caso deseje que os clientes que compram com
    •  este campo deve ser marcado quando a loja permitir descontos promocionais em vendas cujo o pagamento é realizado via cheque pré-datado
  • recebam os descontos promocionais dos produtos cadastrados neste tipo de produto, no ato da venda
    • .
Aviso

Quando os parâmetros de descontos acima não estiverem configurados, o sistema validará as demais regras de hierarquia de descontos durante as vendas.


  • Controlar casas decimais ao movimentar produtos deste tipo? este campo deve ser marcado quando configurado um novo tipo de produto para o grupo principal Combustível. Desta forma, ao efetuar entradas ou saídas de produtos deste tipo, será possível informar casas decimais na quantidade.

  • Liberar sistema de fidelidade: marque este campo, somente se a farmácia utiliza o sistema de fidelidade para premiação a cliente, e deseja que este tipo de produto que está sendo cadastrado seja liberado pontos ao cliente a cada venda de produtos contendo este tipo de produto. Consultar o manual de processo do sistema de fidelidade, sistema de fidelidade – MDP015 para verificar a liberação e como é seu funcionamento

  • Alterar Descrição na venda em cupom fiscal? marcando esse campo o sistema permitirá que seja alterada a descrição do produto na venda a fins de impressão do cupom fiscal (somente). Essa opção somente poderá ser marcada quando o grupo principal for manipulado, para os demais essa opção não estará disponível.

  • Exigir registro no Ministério da Saúde? este campo deve ser marcado obrigatoriamente em todos os tipos de produtos que tem seu grupo principal sendo psicotrópicos e ainda em outros grupos conforme necessidade do usuário. Selecionando esse campo, todos os produtos vinculados nesse tipo de produto serão solicitados o número do produto no Ministério da Saúde. Essa informação é gerada para a ANVISA na transmissão dos dados do SNGPC.

  • Controlar lotes e vencimentos dos produtos? este campo deve ser marcado obrigatoriamente em todos os tipos de produtos que tem seu grupo principal sendo psicotrópicos e ainda em outros grupos conforme necessidade do usuário. Selecionando esse campo, todos os produtos vinculados nesse tipo de produto serão controlados seus lotes e vencimentos. No caso dos Psicotrópicos é obrigatório e em outros produtos é opcional a cada farmácia. Para entender como funciona o controle de vencimento e lotes dos produtos, consultar o manual de processos

  • Avisar na entrada de mercadoria que o produto irá vencer antes de xx meses: ao marcar a opção acima habilitará o campo para fins de controle de vencimento dos produtos onde o máximo que poderá ser informado é 60 meses (5 anos).


...