...
Para realizar uma alteração ou cadastro de algum tipo de produto informe no campo tipo de produto o código do tipo de produto a ser cadastrado ou alterado. Selecione na opção grupo principal qual classe de produtos ele se enquadra. E qual a sua situação se ele se encontra (ativo ou inativo).
Informações |
---|
|
Manter os padrões de cadastramentos já estabelecidos no sistema. Exemplo: éticos 1.x o 1 identifica que é ético o "x" pode ser qualquer número de 00 a 99, para identificar positivo, negativo e ou portarias de psicotrópicos. |
Comissões
Expandir |
---|
title | Comissões: Como configurar? |
---|
|
GERALComissão padrão: informe o percentual de Comissão padrão para o tipo de produto cadastrado ou alterado. % Nível 2, Nível 3 e Nível 4 o usuário pode informar comissões diferenciadas para os vendedores, ou seja, é possível ter um balconista ganhando um percentual de comissão X para um grupo de produtos e neste mesmo grupo de produtos outros balconistas podem estar ganhando um percentual diferenciado.
Aviso |
---|
|
|
A comissão padrão é para Através dos campos abaixo é possível definir o percentual de comissão que será pago na venda dos produtos vinculados ao tipo de produto.
- Geral: são percentuais pagos aos colaboradores na dispensação dos produtos.
- Tabloide: são comissões diferenciadas para produtos que estão em promoção/tabloide.
Image Added
Figura 01: Comissão por tipo de produto
A comissão padrão é utilizada quando for cadastrar um novo produto, o sistema
trás traz automático este percentual para ser cadastrado, podendo o usuário alterá-lo no cadastro de produto. Lembrando que a comissão paga ao vendedor, esta
descriminada discriminada no cadastro de produtos.
- Promoção/tabloide: quando estiver configurado em Parâmetros da Empresa, (Parâmetros > Parâmetros > aba Vendas) , a opção comissão diferenciada para promoção/tabloide permitirá que sejam informados os percentuais de comissão para os produtos que estejam em promoção/tabloide. Os campos serão % comissão padrão, % nível 2; % nível 3 e % nível 4.
Informações |
---|
|
O usuário pode informar comissões diferenciadas para os vendedores, ou seja, é possível ter um balconista ganhando um percentual de comissão X para um grupo de produtos e neste mesmo grupo de produtos outros balconistas podem estar ganhando um percentual diferenciado.
Aviso |
---|
Ao realizar a alteração do tipo de produto o sistema carregará as comissões diferenciadas no ato que cadastrar um novo produto. |
Margem de lucros
Expandir |
---|
title | Margem de lucros: Como configurar? |
---|
|
Nesta guia é possível informar qual é a marge de lucro para as linhas positivas, negativas e neutras dos produtos. Estas margens são padrões e podem ser alteradas no cadastro do produto caso algum item tenha a margem diferente da informada.
|
...
Expandir |
---|
title | Parâmetros: Como configurar? |
---|
|
No campo filial informe para a qual filial deseja ativar as parametrizações. Todas as configurações disponíveis na guia parâmetros são por filial, portanto, caso deseje configurar parâmetros diferentes para filiais diferentes, o usuário devera selecionar a filial desejada, informar as configurações e aplicar. - Emitir etiquetas? marque este campo, caso desejar emitir etiquetas dos produtos que estão cadastrados neste tipo de produto.
- Alterar preço na venda? marque este campo, caso desejar que o vendedor altere o preço de venda dos produtos que estão cadastrados neste tipo de produto, no ato da venda.
- Alterar para baixo? caso marcado o campo anterior, o vendedor poderá alterar o preço do item na venda somente para cima e se marcado este campo o vendedor poderá alterar o preço para cima ou para baixo na venda.
- Bloqueia todos os descontos? marque este campo caso desejar que todos os produtos que estiverem vinculado a este tipo de produto tenham seu desconto bloqueado (será bloqueados todos os descontos de convênios, clientes e promoção, só será liberado descontos para vendas em PBM's que é obrigatório). Este parâmetro deve ser usado para os produtos considerados "onerosos" ou que não deseja dar o percentual de desconto.
Informações |
---|
Serão bloqueados todos os descontos de convênios, clientes e promoção. Somente serão liberados descontos para vendas em PBMs que é obrigatório. |
Quando o parâmetro Bloqueia todo os descontos, estiver desmarcado, habilitará os campos abaixo: - Liberar desconto à vista balcão:
caso não marcado o campo anterior, marcando este campo será liberado para o vendedor dar - quando marcado este parâmetro permite ao vendedor dar desconto (até o percentual limite
de desconto a vista , sendo que o - à vista. Esse limite máximo de desconto
está liberado em condições - é configurado no programa Condições de pagamentos
, parâmetros condições - Condições de pagamento).
- Liberar desconto promoção no convênio tele-entregas:
marque este campo, caso deseje que o vendedor de o desconto nos produtos cadastrados neste tipo de produto, - quando marcado este parâmetro permite ao vendedor dar desconto (até o percentual limite) no ato da venda à vista para
os teleentregas Sendo que o - Esse limite máximo de desconto
está liberado nas - é configurado no programa Condições de
Pagamentos em - pagamentos (Parâmetros > Condições de pagamento).
- Liberar desconto no cheque pré-datado:
marque este campo, caso deseje que os clientes que compram com - este campo deve ser marcado quando a loja permitir descontos promocionais em vendas cujo o pagamento é realizado via cheque pré-datado
recebam os descontos promocionais dos produtos cadastrados neste tipo de produto, no ato da venda
Aviso |
---|
Quando os parâmetros de descontos acima não estiverem configurados, o sistema validará as demais regras de hierarquia de descontos durante as vendas. |
Controlar casas decimais ao movimentar produtos deste tipo? este campo deve ser marcado quando configurado um novo tipo de produto para o grupo principal Combustível. Desta forma, ao efetuar entradas ou saídas de produtos deste tipo, será possível informar casas decimais na quantidade. Liberar sistema de fidelidade: marque este campo, somente se a farmácia utiliza o sistema de fidelidade para premiação a cliente, e deseja que este tipo de produto que está sendo cadastrado seja liberado pontos ao cliente a cada venda de produtos contendo este tipo de produto. Consultar o manual de processo do sistema de fidelidade, sistema de fidelidade – MDP015 para verificar a liberação e como é seu funcionamento Alterar Descrição na venda em cupom fiscal? marcando esse campo o sistema permitirá que seja alterada a descrição do produto na venda a fins de impressão do cupom fiscal (somente). Essa opção somente poderá ser marcada quando o grupo principal for manipulado, para os demais essa opção não estará disponível. Exigir registro no Ministério da Saúde? este campo deve ser marcado obrigatoriamente em todos os tipos de produtos que tem seu grupo principal sendo psicotrópicos e ainda em outros grupos conforme necessidade do usuário. Selecionando esse campo, todos os produtos vinculados nesse tipo de produto serão solicitados o número do produto no Ministério da Saúde. Essa informação é gerada para a ANVISA na transmissão dos dados do SNGPC. Controlar lotes e vencimentos dos produtos? este campo deve ser marcado obrigatoriamente em todos os tipos de produtos que tem seu grupo principal sendo psicotrópicos e ainda em outros grupos conforme necessidade do usuário. Selecionando esse campo, todos os produtos vinculados nesse tipo de produto serão controlados seus lotes e vencimentos. No caso dos Psicotrópicos é obrigatório e em outros produtos é opcional a cada farmácia. Para entender como funciona o controle de vencimento e lotes dos produtos, consultar o manual de processos Avisar na entrada de mercadoria que o produto irá vencer antes de xx meses: ao marcar a opção acima habilitará o campo para fins de controle de vencimento dos produtos onde o máximo que poderá ser informado é 60 meses (5 anos).
|
...