Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Aviso
titleImportante

É de extrema importância que a flag "Produtor Rural"  disponível em  Gerencial > Cadastros > Clientes > guia Dados Cadastrais > subguia Principal esteja ativa para a edição ou cadastro, caso esteja desativada, a guia aparecerá, porém os botões estarão inativos para qualquer edição.

                                             Exemplo Flag Ativa                                                                                                    Botões Ativos 

                              Exemplo Flag Desativada                                                                                                         Botões Inativos



Para mais informações do Cadastro de Propriedade Rural, clique aqui.

...

Para cadastrar um Funcionário, acessar Gerencial > Cadastros > Funcionários, conforme imagem a seguir:

Image RemovedImage Added


Esta tela possui os botões:

...

  • Logradouro: informar o logradouro da residência do funcionário;
  • Número: informar o número da residência do funcionário;
  • Complemento: informar o complemento;
  • Bairro: informar o bairro do endereço informado;
  • Município: informar o município do endereço informado;
  • UF: informar o estado do endereço informado;
  • Sexo: informar o sexo do funcionário;
  • País: informar o país do endereço informado;
  • CEP: informar o CEP do endereço informado ou usar o botão 'Consultar CEP' conforme descrito em 4.1.1.1.1 Consulta de CEP;
  • Telefone: informar o número de telefone do funcionário;
  • Celular: informar o número do celular do funcionário;
  • Data nasc.: informar a data de nascimento do funcionário;
  • RG: informar o número do RG do funcionário;
  • Órgão exp.: informar o órgão expedidor do RG informado;
  • Data exp.: informar a data de expedição do RG informado;
  • E-mail: informar o e-mail do funcionário;
  • Data cad.: informar a data do cadastro do funcionário;
  • Cargo: informar o cargo do funcionário;
  • Data adm.: informar a data de admissão do funcionário;
  • Constar em: marcar a opção Clientes para incluir o funcionário na relação de Clientes e/ou Entregadores para incluir o funcionário na relação de Entregadores;
  • E-Social: permitirá informar o E-social;
  • Observação: permitirá informar uma observação referente ao funcionário.

...

  • Último custo: informar o último custo unitário do produto no momento da compra com o fornecedor. Informar o custo da unidade de medida de venda;
  • Preço Unit.: informar o preço unitário do produto no momento da venda para o cliente. Informar o preço da unidade de medida de venda;
  • Preço a prazo: informar um valor a prazo caso queira que seja diferente do valor à vista. Informar o preço da unidade de medida de venda;
  • Margem lucro markup: exibirá o percentual de lucro após os campos Último custo Preço Unit. terem sido preenchidos. A seguir o cálculo utilizado neste campo: [(Preço de venda * 100) / preço de custo] - 100;

  • Custo subst.: informar o valor da substituição tributária (caso o produto seja dessa tributação);
  • Comissão: informar neste campo a comissão, caso o vendedor tenha comissão sobre a venda do produto. Podendo ser estabelecido com base em valor percentual (%) ou real (R$);
  • Margem lucro: exibirá o percentual de lucro após os campos Último custo e Preço Unit. terem sido preenchidos. Será necessário realizar a permissão de usuário em Gerencial > Configurações > Usuários > Grupo de Usuários, para que quando for atualizado os valores, será exibida ou não uma mensagem de confirmação para recalcular a margem de lucro. A seguir o cálculo utilizado neste campo: (Preço de venda - Preço de custo) / Preço de venda * 100;
  • Margem padrão: informar a margem mínima padrão (percentual), utilizando números decimais entre 0 e 1;
  • Aplicar sobre: selecionar se a aplicação da margem padrão será em cima do Custo médio ou Último preço.

...


Por padrão todas os campos estarão marcados como Não validar, com a opção de desmarcá-los.A guia Campo Documento possui opções para a geração de documentos ao final de cada venda.

Esta guia possui as opções:

  • Gerar automaticamente número do documento: cada lançamento feito com o motivo configurado, terá o número do documento gerado automaticamente pelo sistema;
  • Preencher com o número do cupom fiscal emitido: marcar esta opção fará com que o número do documento seja preenchido com o mesmo número do cupom fiscal emitido.

Esta guia possui os campos:

  • Prefixo: caso o número do documento possua prefixo, informar nesse campo;
  • Contador: informar a partir de qual numeração o sistema deverá realizar a geração automática do número. Este campo será habilitado apenas se a opção Prefixo for marcada;
  • Chave única: para evitar duplicação de documentos, informa-se no campo a coluna da tabela do lançamento.

...

Ao marcar a opção Exibir, o campo selecionado será exibido nos lançamentos, no entanto, o seu preenchimento não será obrigatório. Ao marcar a opção Requerido, o campo selecionado será exibido nos lançamentos e seu preenchimento será obrigatório.
Clicar no botão Confirmar para registrar os Dados a solicitar e retornar à tela de Motivos de movimentação.

 
A guia Documento possui opções para a geração de documentos ao final de cada venda. Esta guia possui as opções:

Image Added

  • Gerar automaticamente número do documento: cada lançamento feito com o motivo configurado, terá o número do documento gerado automaticamente pelo sistema;
  • Preencher com o número do cupom fiscal emitido: marcar esta opção fará com que o número do documento seja preenchido com o mesmo número do cupom fiscal emitido.

O sistema possibilitará a seleção de apenas uma opção entre as mencionadas, desativando automaticamente a opção não selecionada.


Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

...