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1 Conceito

O sistema Jet Oil by Linx é integrado ao sistema de retaguarda Automação Ipiranga. Desenvolvido para o negócio Jet Oil da Ipiranga, permite o cadastro de veículos e condutores nos atendimentos de manutenção e troca de óleo veicular, além de venda de produtos Jet Oil, sendo possível também a consulta do histórico de atendimentos anteriores.

 

2 Configurações Automação Ipiranga

Antes de começar a utilizar o Jet Oil, é necessário realizar algumas configurações na retaguarda Automação Ipiranga.

2.1 Criação do Serviço de Sincronia

Ao instalar o Jet Oil, o serviço de sincronia é automaticamente criado, porém na Automação Ipiranga é necessário criá-lo manualmente. Desta forma, basta criar um atalho do executável "main.exe" e editar suas propriedades como mostra a imagem abaixo:

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Aviso
titleImportante

A sincronização de usuários será feita tanto para funcionários de Troca de Óleo quanto Pista.

 

2.2 Criação e Configuração do PDV

É necessário que seja criado na Automação Ipiranga, menu Cadastros > Plano de Contas, um PDV exclusivo para o Jet Oil, conforme exemplo abaixo:

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Aviso
titleImportante

Vale lembrar que caso seja necessário estabelecer um percentual máximo de desconto no momento da venda, o valor do percentual deve ser informado no campo Percentual máximo de desconto.


2.3 Importação do Manual Técnico 

Na troca de óleo, para que o Jet Oil identifique o modelo do veículo e apresente sugestões de produtos, é necessário baixar o arquivo do manual técnico da pasta "Ipiranga", localizada no "FTP" por meio do caminho ftp://ftp.lzt.com.br/autosystem/Ipiranga/jetoil_linx/MTECNICO/, e importá-lo para a Automação Ipiranga. Para isso, acessar o menu Configurações > Módulos > Ipiranga > JetOil > Carga Inicial. Será apresentada a seguinte tela:

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Vale lembrar, que este procedimento é feito para importar o manual técnico pela primeira vez. Caso já tenha sido importado, sua atualização é feita automaticamente pelo executável "distribuidora.exe".


2.4 Cadastro da Série de Nota Fiscal

Para que seja possível realizar vendas e devoluções pelo Jet Oil, é necessário que sejam cadastradas séries de nota fiscal para vincular o PDV do Jet Oil. Este cadastro é realizado acessando o menu Cadastros > Tabelas > Séries de Notas Fiscais. Na tela de cadastro, além das informações de Local, Natureza de Operação, Modelo de Nota Fiscal, Série e Numeração, deve ser preenchida a conta PDV criada para o Jet Oil, como mostra a imagem abaixo:

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Aviso
titleImportante

Caso seja Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) não há necessidade de cadastrar a série.


2.5 Vínculo das Formas de Pagamento 

Como nas operações realizadas no Jet Oil são utilizadas apenas algumas formas de pagamento, para que somente estas sejam listadas, deve ser feito um vínculo de formas de pagamento, acessando o menu Configurações > Módulos > Ipiranga > Forma de Pagamento. Serão exibidas as formas de pagamento da Automação Ipiranga, conforme tela abaixo:

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Para vincular as formas de pagamento Ipiranga a serem utilizadas no Jet Oil, basta manter o botão direito do mouse pressionado sobre a forma de pagamento da Automação Ipiranga, e será apresentada uma listagem de formas de Pagamento Ipiranga, para escolha, como mostra a imagem abaixo:


 

3 Configurações Jet Oil

Ao executar o arquivo "jetoil.exe", será exibida uma tela para solicitação da chave de ativação do sistema, conforme imagem abaixo:

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Informar o CNPJ do posto, a senha, o nome da estação onde foi instalado o sistema, e clicar em Realizar Solicitação.

Em seguida Ao acessar o Jet Oil, será apresentada uma a tela para configuração da sincronização de dados, conforme abaixo:

Nesta tela deve ser informada a URL ou IP da máquina onde foi instalado o Jet Oil e a porta de conexão. Cabe ressaltar que o número da porta deve ser o mesmo informado no serviço de sincronização da Automação Ipiranga, visto no capítulo 2.1.1. Esta tela será exibida somente numa primeira ativação do sistema. Após o preenchimento das informações clicar em Confirmar.

Ao acessar o Jeto Oil, será apresentada a tela de login, onde deve ser informado o usuário e senha, e em seguida clicar em Entrar.

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Ao iniciar o sistema será apresentada uma tela para inserir a placa e iniciar o atendimento.

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No canto superior esquerdo da tela, onde está localizada a logo do Jet Oil, login, onde deve ser informado o usuário e senha, e em seguida clicar em Entrar.


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Ao iniciar o sistema será apresentada uma tela para inserir a placa e iniciar o atendimento.


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No canto superior esquerdo da tela, onde está localizada a logo do Jet Oil, podem ser acessadas as configurações e outras funções, conforme abaixo:


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Sincronia

Ao clicar em Sincronia, serão apresentados os dados enviados e recebidos através da sincronia:



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Os dados também podem ser sincronizados manualmente clicando no botão Sincronizar.

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Bem abaixo da tela são exibidos indicadores dos serviços de Sincronia, Mid-e ProcessadosProcessador e Fiscal Flow. A cor verde indica que o serviço está ativo, a cor vermelha indica que está inativo.

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O detalhamento das Configurações pode ser conferido nos próximos capítulos.  


3.1 Menu Configurações



 3.1.1 TEF

Para realizar a venda com pagamento em cartão, é necessário selecionar um tipo de TEF. Ao clicar em TEF, será apresentada a seguinte tela:

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Inseridas as informações, clicar no botão Salvar alterações.


3.1.2 Cheque

Ao acessar a opção Cheque, será apresentada a seguinte tela:  

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No momento da venda, para possibilitar que o pagamento seja feito com cheque de terceiros, sem a necessidade de cadastro prévio na retaguarda, marcar a opção Cheque de terceiros e em seguida clicar em Salvar alterações. 


3.1.3 Servidor de E-mail

Acessando a opção Servidor de E-mail, será apresentada uma tela conforme abaixo:

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Nesta tela, é possível configurar um endereço de e-mail para envio automático da ordem de serviço ao cliente após a finalização da venda. Informe o Endereço do "SMTP" (Ex.: smtp.dominio.com.br), o número da Porta do "SMTP", o Usuário (Endereço de e-mail), a Senha do "SMTP" e a Confirmação da Senha. Em seguida clicar em Salvar alterções.

 

3.1.4 Documento Fiscal

Nesta opção, é feita a configuração do documento fiscal, do MID-e, da forma de comunicação e de uma impressora do sistema operacional. Ao acessá-la será apresentada a seguinte tela:

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Selecionando a opção Emissor de Cupom Fiscal (ECF) não será apresentado nenhum campo para preenchimento. Basta apenas clicar em Salvar alterações.


Aviso
titleImportante

Cabe ressaltar que inicialmente o Emissor de Cupom Fiscal (ECF) está homologado apenas para estados que não são PAF-ECF.




Selecionando um dos demais tipos de documento fiscal, serão apresentados os mesmos campos para preenchimento das informações. Para visualizar os campos basta deslizar a barra de rolagem localizada à direita.

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Após inserir as informações clicar em Salvar alterações.


3.1.5 Impressora OS

Nesta opção é configurada a impressora que fará a impressão das Ordens de Serviço. Ao clicar em Impressora OS, será apresentada a seguinte tela:


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Basta selecionar a impressora desejada e clicar em Salvar alterações.


3.1.6 Sincronia

Ao acessar essa opção, será apresentada a seguinte tela:

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Nesta tela deve ser informado o endereço de IP onde está instalado o Jet Oil, e a porta de comunicação, que deve ser a mesma informada no item 2.1.1. Em seguida clicar em Salvar.


3.2 Menu Caixa

No menu lateral, acessando o item Caixa, será apresentada a seguinte tela:


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Cada função será detalhada nos próximos capítulos.


3.2.1 Cancelar a Última Venda

Ao acessar esta opção será possível cancelar a última venda efetuada. A Na tela apresentada será conforme abaixo:Image Removedserão exibidas as informações da última venda efetuada.


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Basta preencher o motivo do cancelamento da última venda e clicar em ConfirmarContinuar.


3.2.2 Vendas

Ao acessar a opção Vendas, será apresentada a tela abaixo:


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Nesta tela serão exibidos todos os documentos fiscais referentes às vendas realizadas no Jet Oil.

Caso seja necessário efetuar o cancelamento de um documento fiscal, clicar Cancelar Notaclicar no ícone de x à direita, e será apresentada a seguinte tela:IMAGEM


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Pressionar o botão Sim, confirmar. Será apresentada uma segunda tela.


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Informar o motivo de cancelamento do documento fiscal e clicar em Confirmar.


Ainda na tela de Vendas, caso seja necessário emitir uma Nota Fiscal referenciada, selecionar a NFC-e que deseja referenciar na nota, e clicar no botão Emitir NF-e.

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Aviso
titleImportante

Cabe ressaltar que nesta função não é possível efetuar o cancelamento de documento fiscal caso este tenha sido impresso em ECF.

3.2.3 Sangria

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Vale lembrar que inicialmente o Emissor de Cupom Fiscal (ECF) está homologado apenas para estados que não são PAF-ECF.


3.2.3 Sangria

Na opção Sangria, é registrada a retirada de valores do caixa. Ao acessá-la será apresentada a seguinte tela:

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Informar o valor da retirada e uma observação que achar necessário. Em seguida clicar em Confirmar.


3.2.4 Suprimento

Na opção Suprimento, é registrada a entrada de valores no caixa. Ao acessá-la será apresentada a seguinte tela:

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Informar o valor da entrada e uma observação, caso ache necessário. Em seguida clicar em Confirmar.


3.2.5 TEF

hhhhhh

3.2.6 Fechamento de Turno

Por meio desta opção é feito o fechamento do turno. Ao acessá-la será apresentada a tela abaixo:

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Informar o valor total de troco existente no caixa, ao final do turno, e clicar em Confirmar.

Após o fechamento de caixa, o sistema será direcionado para a tela inicial de autenticação. Ao iniciar o sistema será apresentada a tela para abertura do turno.

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Informar o valor do troco inicial e pressionar Iniciar Turno. Será apresentada uma tela para selecionar o responsável pelo turno.

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Após a seleção do responsável, clicar em Confirmar. O sistema estará pronto para ser utilizado.

3.3 Venda Avulsa

O menu lateral também conta com a opção Venda Avulsa. Ao acessá-lo será apresentada a seguinte tela:

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Alguns produtos, separados por categoria, estarão disponíveis para venda avulsa. Para ver mais categorias, basta clicar em Ver mais no campo localizado abaixo da tela.

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A busca pode ser feita informando o nome do produto no campo de pesquisa ou clicando na categoria e selecionando o produto.

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O campo de pesquisa conta com uma opção para filtrar o veículo do cliente; e a partir daí serão apresentados os produtos recomendados para o veículo.

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Ao pressionar a opção de filtro, será apresentada a seguinte tela:

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Após selecionar as opções referentes ao veículo, pressionar Adicionar filtro.

A acessar a categoria desejada, serão apresentados os produtos recomendados para o veículo filtrado.

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Após localizar o produto desejado, este será apresentado à direita da tela, onde é possível excluí-lo ou adicionadas mais unidades. 

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Para prosseguir, pressionar Finalizar VendaSerá apresentada uma tela para confirmação dos produtos.

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Caso o cliente necessite de mais algum produto, basta pressionar Adicionar mais itens e o sistema retornará à tela anterior para a escolha do item. 

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Para definir a forma de pagamento, pressionar o botão Inserir forma de pagamento e selecionar a desejada.

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Após selecionar a forma de pagamento, pressionar o botão Selecionar.

Caso a compra tenha que ser identificada com CPF/CNPJ, pressionar o botão Inserir CPF/CNPJ na compra.

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Na tela, o cliente pode ser localizado inserindo o nome ou código no campo de busca, ou clicando em Buscar cliente cadastrado

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Nesta tela serão listados os clientes cadastrados, os quais também podem ser localizados pelo código, nome e CPF/CNPJ.

Após selecionar o cliente, pressionar o botão Continuar.

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Na tela de confirmação dos produtos, para prosseguir, pressionar o botão Efetuar pagamento.

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Será apresentada à direita da tela os dados para pagamento. Também será possível Conceder desconto, caso seja necessário.

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Selecionar o tipo de desconto, informar o valor e pressionar Confirmar. O desconto será aplicado na venda.

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Selecionar a forma de pagamento, e caso o cliente não tenha sido informado nenhum CPF, porém o cliente queira acumular Km de vantagens, clicar no campo localizado abaixo da tela e informar o CPF.

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Após informar o CPF pressionar Confirmar. Para concluir, Finalizar compra.

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Ao concluir a venda, será possível imprimir o documento auxiliar de venda, pressionando Sim, confirmar.

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4 Atendimento

Para iniciar um atendimento de troca de óleo, basta inserir na tela inicial a placa do veículo e clicar em Iniciar

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Será apresentada uma tela para preenchimento das informações do veículo e do cliente.

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Caso a placa inserida já tenha sido informada em um atendimento anterior, os dados do veículo serão carregados na tela, sendo necessário informar apenas a quilometragem atual. Do contrário, deve ser selecionada a Marca, o Ano/ModeloModeloVersão e Km do veículo (atual).

Nos Dados do Cliente deve ser informado o número do CPF, Nome completo, número do telefone Celular e o endereço de E-mail

Ao pressionar o botão Continuar sem preencher os dados do cliente, será exibida uma mensagem alertando ser importante o preenchimento para maior captação de clientes. Para fechar a mensagem, pressionar o botão OK, entendi

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Após o preenchimento dos dados, clicar em Confirmar. Será apresentada a tela para o Checkup.

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Ao selecionar um item do Checkup, para efetuar a troca, à direita da tela será apresentada um listagem de produtos recomendados pelo fabricante, porém estes também podem ser localizados pela busca rápida.

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Ao selecionar o produto será possível acrescentar mais unidades ou até mesmo excluí-lo. 

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Após definir a quantidade, pressionar ConfirmarO item onde foi realizada a troca, ficará identificado como Troca e indicará a quantidade selecionada. À direita da tela, na relação de Itens Revisados, o item que ocorreu a troca será identificado com o desenho de uma cesta de compras.

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Os itens revisados em que não houve necessidade de troca, podem ser "checados" clicando no desenho da bandeirinha.

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O item ficará identificado como Revisado e na relação de Itens Revisados será identificado com o desenho da bandeirinha e como Realizado.

Após revisar todos os itens, antes de prosseguir deve ser selecionado o Checkup Obrigatório.

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Na parte inferior da tela estão localizados alguns botões.

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Ao acessar o botão com a identificação do cliente, será exibido o nome do cliente e os dados do veículo

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Ao acessar o botão Observações, será apresentada uma tela para inserir alguma observação referente ao atendimento. Em seguida Salvar.

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Ao acessar o botão Itens Adicionais, é possível buscar algum produto a mais a ser incluído no checklist, como por exemplo um aromatizante de veículo.

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Após selecionar os itens adicionais, pressionar o botão Confirmar.

Para prosseguir com o checkup, pressionar o botão Finalizar.

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Será apresentada uma tela para informar a pressão dos pneus dianteiros e traseiros; e selecionar se foi oferecido o serviço de aspiração interna.

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Após preencher as informações, pressionar o botão ConfirmarCheckup Obrigatório será identificado como Revisado e na relação de Itens Revisados será identificado com o desenho da bandeirinha.

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Após isso clicar em Adicionar. O item do checkup será marcado com um check.

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O Checkup será realizado conforme a necessidade do cliente, porém um dos itens se faz obrigatório para prosseguir, ou seja, antes de finalizar a "checagem" deve-se clicar em Checkup Obrigatório.

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No Checkup Obrigatório deve ser informada a pressão dos pneus dianteiros e traseiros.

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Após inserir as informações, clicar em Aplicar.

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Na parte inferior da tela são exibidos três botões:

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Ao clicar no botão contendo o nome do cliente, será apresentado.....

Caso seja necessário registrar alguma observação referente à troa de óleo, clicar em Observações.

 

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Após inserir as observações desejadas, clicar em Salvar.

O último botão é para o caso de haver necessidade de Itens Adicionais. Ao clicar será apresentada uma tela contendo uma relação de itens.

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Após a finalização do Checkup, clicar em Finalizar Atendimento.

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Será apresentada a seguinte tela:

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Nesta tela pode ser impresso um orçamento para o cliente, assim como acontece na venda avulsa. Basta clicar em Imprimir Orçamento.

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Esse orçamento pode ser utilizado em casos onde o cliente deixa o carro no estabelecimento para a troca de óleo e volta em outro horário buscá-lo. Como o orçamento foi feito juntamente com o cliente e possui todos os itens do Checkup, não há necessidade que o cliente fique acompanhando todo o processo, otimizando assim o seu tempo.Ao acessar esta opção, será apresentada a opção de TEF que o estabelecimento possui: DTEF ou SITE. Na imagem abaixo foram habilitadas as duas opções como exemplo:


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Clicando no TEF disponível no estabelecimento, serão apresentadas algumas opções, as quais são enviadas pelo próprio TEF. No exemplo serão apresentadas alumas opções do Sitef.


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As opções mais utilizadas  são as seguintes:


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Ao selecionar a opção para reimpressão de comprovante, o operador deverá selecionar se deseja reimprimir um comprovante específico - fornecendo dados da venda) ou o comprovante da última venda TEF.


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Após selecionar a opção e preencher as informações da venda, caso seja um comprovante específico, o operador será questionado se deseja realizar a impressão. Clicando Sim, o comprovante será reimpresso na impressora.


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Selecionando a opção de cancelamento de transação, serão listadas as opções de pagamento TEF disponíveis, retornadas pelo mesmo.


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O operador deverá selecionar a opção correspondente à venda efetuada (Por exemplo se a venda foi efetuada com cartão de débito, a opção selecionada deverá ser Cancelamento de Cartão de Débito), e preencher alguns dados da venda como: dados do cartão, valor, etc.


3.2.6 Fechamento de Turno

Por meio desta opção é feito o fechamento do turno. Ao acessá-la será apresentada a tela abaixo:


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Informar o valor total de troco existente no caixa, ao final do turno, e clicar em Confirmar.

Será emitido um relatório contendo todas as informações do caixa, conforme exemplo abaixo:


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Após o fechamento de caixa, o sistema será direcionado para a tela inicial de autenticação. Ao iniciar o sistema será apresentada a tela para abertura do turno.


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Informar o valor do troco inicial e pressionar Iniciar Turno. Será apresentada uma tela para selecionar o responsável pelo turno.


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Após a seleção do responsável, clicar em Confirmar. O sistema estará pronto para ser utilizado.


3.3 Produtos

Ao selecionar a opção Produtos no menu lateral, será possível efetuar a busca dos produtos cadastrados para consulta de informações.


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A consulta pode ser feita tanto pela leitura do código de barras quanto pela busca manual do produto do produto, pressionando Buscar produto cadastrado.

Ao retornar o resultado da busca, serão apresentadas as informações do produto, impostos e tributações e informações do manual técnico. No canto inferior esquerdo da tela, será apresentada também a data e hora em que foi realizada a última atualização de estoque do produto.


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Para sair da tela, pressionar o X localizado no canto superior direito, pressionar a tecla de atalho ESC ou pressionar o botão Fechar.


3.4 Atendimentos

O menu lateral também conta com a opção Atendimentos. Ao selecioná-la, serão exibidos os atendimentos realizados, sendo possível localizá-los pelo nome do cliente ou pela placa do veículo.


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Ao pressionar o botão Detalhes, no atendimento, será apresentada a seguinte tela:


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Os atendimentos que foram salvos poderão ser retomados, pressionando o botão Retomar Atendimento.


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Será aberta a tela de atendimento, podendo ser adicionado mais itens ou prosseguir com a finalização do atendimento.


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Todos os detalhes do atendimento serão vistos logo mais.


3.5 Venda Avulsa

Ao acessar a opção Venda Avulsa, no menu lateral, será apresentada a seguinte tela:


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Alguns produtos, separados por categoria, estarão disponíveis para venda avulsa. Para ver mais categorias, basta clicar em Ver mais no campo localizado abaixo da tela.


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A busca pode ser feita informando o nome do produto no campo de pesquisa ou clicando na categoria e selecionando o produto.


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O campo de pesquisa conta com uma opção para filtrar o veículo do cliente; e a partir daí serão apresentados os produtos recomendados para o veículo.


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Ao pressionar a opção de filtro, será apresentada a seguinte tela:


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Após selecionar as opções referentes ao veículo, pressionar Adicionar filtro.

A acessar a categoria desejada, serão apresentados os produtos recomendados para o veículo filtrado.


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Após localizar o produto desejado, este será apresentado à direita da tela, onde é possível excluí-lo ou adicionadas mais unidades. 


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Para prosseguir, pressionar Finalizar VendaSerá apresentada uma tela para confirmação dos produtos.


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Caso o cliente necessite de mais algum produto, basta pressionar Adicionar mais itens e o sistema retornará à tela anterior para a escolha do item. 


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Através do botão Inserir forma de pagamento é possível aplicar regras de preços condicionadas à modalidades de pagamento. Basta selecionar a forma de pagamento e pressionar o botão Selecionar.


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Após selecionar a forma de pagamento, pressionar o botão Selecionar.

Caso a compra tenha que ser identificada com CPF/CNPJ, pressionar o botão Inserir CPF/CNPJ na compra.


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Na tela, o cliente pode ser localizado inserindo o nome ou código no campo de busca, ou clicando em Buscar cliente cadastrado


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Nesta tela serão listados os clientes cadastrados, os quais também podem ser localizados pelo código, nome e CPF/CNPJ.

Ainda nesta tela, caso o cliente queira que seja emitida a nota fiscal juntamente com o documento fiscal do atendimento, basta selecionar a opção Nota fiscal.


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Após selecionar o cliente, pressionar o botão Continuar.


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Na tela de confirmação dos produtos, caso o cliente desista da compra, é possível efetuar o cancelamento pressionando o X localizado no canto superior direito da tela, o qual também possibilita voltar para a tela anterior.


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Ao clicar em Não, voltar, o sistema retornará à tela anterior. Ao clicar em Sim, confirmar, o atendimento será cancelado. 

Ao optar por realizar o cancelamento, será necessário informar o motivo.


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Em seguida pressionar Ok, confirmar.

Para prosseguir com o atendimento, pressionar o botão Efetuar pagamento.


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Será apresentada à direita da tela os dados para pagamento. Também será possível Conceder desconto, caso seja necessário.


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Selecionar o tipo de desconto, informar o valor e pressionar Confirmar. O desconto será aplicado na venda.


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Selecionar a forma de pagamento, e caso o cliente não tenha sido informado nenhum CPF, porém o cliente queira acumular Km de vantagens, clicar no campo localizado abaixo da tela e informar o CPF.


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Após informar o CPF pressionar Confirmar.

Caso a forma de pagamento selecionada seja cartão de crédito/débito, será apresentada uma tela para escolher entre a opção TEF (máquina de cartão integrada à venda) e POS (máquina de cartão individual, não integrada à venda).


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Ao selecionar a opção POS, será apresentada uma tela para  selecionar a forma de pagamento, a operadora de cartão do estabelecimento, a bandeira do cartão e o NSU (código apresentado no comprovante impresso na máquina de cartão, na via do estabelecimento).


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Após inserir as informações, pressionar o botão Confirmar.


Para concluir a venda, na tela de pagamento pressionar o botão Finalizar compra.


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Ao concluir a venda, será possível imprimir o documento auxiliar de venda, pressionando Sim, confirmar.


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4 Atendimento

Para iniciar um atendimento de troca de óleo, basta inserir na tela inicial a placa do veículo e clicar em Iniciar


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Será apresentada uma tela para preenchimento das informações do veículo e do cliente.


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Caso a placa inserida já tenha sido informada em um atendimento anterior, os dados do veículo serão carregados na tela, sendo necessário informar apenas a quilometragem atual. Do contrário, deve ser selecionada a Marca, o Ano/ModeloModeloVersão e Km do veículo (atual).

Nos Dados do Cliente deve ser informado o número do CPF, Nome completo, número do telefone Celular e o endereço de E-mail

Ao pressionar Ver atendimento anteriores, será apresentada uma tela apresentando os últimos atendimentos realizados para o veículo cuja placa foi informada, acompanhados da data e horário dos atendimentos.


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Ao pressionar o botão Continuar sem preencher os dados do cliente, será exibida uma mensagem alertando ser importante o preenchimento para maior captação de clientes. Para fechar a mensagem, pressionar o botão OK, entendi


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Após o preenchimento dos dados, clicar em Confirmar. Será apresentada a tela para o Checkup.


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Ao selecionar um item do Checkup, para efetuar a troca, à direita da tela será apresentada um listagem de produtos recomendados pelo fabricante, porém estes também podem ser localizados pela busca rápida.


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Os itens de checkup possuem também um botão de informações técnicas, contendo informações estratégicas como: ferramenta correta a ser utilizada na troca, especificação retornada do manual técnico, etc., como mostra o exemplo abaixo:


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Ao selecionar o produto será possível acrescentar mais unidades ou até mesmo excluí-lo. 


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Após definir a quantidade, pressionar ConfirmarO item onde foi realizada a troca, ficará identificado como a quantidade selecionada. À direita da tela, na relação de Itens Revisados, o item que ocorreu a troca será identificado com o desenho de uma cesta de compras.


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Os itens revisados em que não houve necessidade de troca, podem ser "checados" clicando no desenho da bandeirinha.


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O item ficará identificado com a bandeirinha em vermelho e na relação de Itens Revisados será identificado com o desenho da bandeirinha e como Realizado.

Após revisar todos os itens, antes de prosseguir deve ser selecionado o Checkup Obrigatório.


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Ao acessá-lo será apresentada uma tela para informar a pressão dos pneus dianteiros e traseiros; e selecionar se foi oferecido o serviço de aspiração interna.


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Após preencher as informações, pressionar o botão Confirmar. O Checkup Obrigatório será identificado na relação de Itens Revisados, com o desenho da bandeirinha.


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Na parte inferior da tela estão localizados alguns botões.


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Ao acessar o botão com a identificação do cliente, será exibido o nome do cliente e os dados do veículo


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Ao acessar o botão Observações, será apresentada uma tela para inserir alguma observação referente ao atendimento. Em seguida Salvar.


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Ao acessar o botão Itens Adicionais, é possível buscar algum produto a mais a ser incluído no checklist, como por exemplo um aromatizante de veículo.


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Após selecionar os itens adicionais, pressionar o botão ConfirmarNa relação de Itens Revisados, a opção Itens Adicionais será identificado com o desenho de uma cesta de compras.


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Ao concluir o checkup, pressionar o botão Continuar


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Caso o checkup não tenha percorrido todas as regras para adquirir o benefício de Assistência 24 horas, será apresentada a seguinte mensagem:


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Para adicionar o filtro de óleo, conforme o benefício da Assistência 24 horas,pressionar o botão Cancelar. O sistema irá permanecer na tela de checkup para as adições. Do contrário, pressionar o botão Continuar sem assistência. Será apresentada a tela para Confirmação dos produtos.


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Serão apresentados os produtos adquiridos assim como o valor unitário, a quantidade e o total.

Neste momento é possível efetuar a troca do Especialista Jet Oil, caso este não seja o mesmo que tenha realizado a abertura do caixa.


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Também é possível Adicionar mais itens ao atendimento. Quando selecionada esta opção, o sistema retornará para a tela de Checkup para a adição dos demais itens.


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Nesta tela pode ser impresso um orçamento para o cliente. Basta clicar em Imprimir Orçamento.


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Esse orçamento pode ser utilizado em casos onde o cliente deixa o carro no estabelecimento para a troca de óleo e volta em outro horário buscá-lo. Como o orçamento foi feito juntamente com o cliente e possui todos os itens do Checkup, não há necessidade que o cliente fique acompanhando todo o processo, otimizando assim o seu tempo.

O orçamento impresso será apresentado conforme exemplo abaixo:


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Através do botão Inserir forma de pagamento é possível aplicar regras de preços condicionadas à modalidades de pagamento. Basta selecionar a forma de pagamento e pressionar o botão Selecionar.


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O atendimento também poderá ser salvo para futuras consultas, pressionando o botão Salvar atendimento.


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O atendimento será salvo e o sistema retornará para a tela inicial de atendimento.

Para concluir o pagamento, pressionar o botão Efetuar pagamento.


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À direita da tela serão apresentados os dados para pagamento. E assim como na venda avulsa, é possível Conceder desconto.


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Selecionar o tipo de desconto, informar o valor e Confirmar. Os valores serão exibidos na tela.


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O CPF informado no atendimento estará pontuando no Km de Vantagens.


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Caso a forma de pagamento tenha sido pré-selecionada, esta será apresentada na tela. Do contrário serão apresentadas as opções disponíveis para seleção. Selecionar a forma de pagamento e Finalizar compra.


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O atendimento será finalizado e o documento fiscal emitido.


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