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Ao utilizar essa opção é possível selecionar um ou mais tipos existentes: VENDA, CONSINADO, COMODATO, RETORNO DE  CONSIGNADO, RETORNO DE COMODATO, VENDA EM CONSIGNAÇÃO, VENDA EM BONIFICAÇÃO e LOCAÇÃO. Com esse filtro aplicado a consulta retornará os pedidos que possuem pela menos uma das operações selecionadas.

  • Saldo em aberto, Pendente de consignadoconsignado, Pendente Comodato, Pendente  de Locação.

A consulta de Saldo em Aberto permitirá filtrar pedidos  em ABERTO que ainda não possuem pagamento ou possuem forma de pagamento que ainda não foi recebido, conforme exemplos abaixo:

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  • Busca por Descrição, EAN ou código rápido do produto: Lista na pesquisa pedidos que possuem o item selecionado;
  • Formas de pagamento vinculado ao pedido: Lista todas as formas de pagamento ativas para buscar pedidos vinculados nessa forma de pagamento;
  • Data de faturamento: de - até combinado com hora de - até: Pesquisa pelas datas de emissão de notas fiscais vinculados ao pedido

3.2 Ações de turno

3.2

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O Cadastro de novo pedido deve ser realizado através do botão <novo pedido+>

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A inserção de um novo pedido é dividida em 4 etapas: Dados do pedido, Produtos, Pagamento, Faturamento, os campos obrigatório serão sinalizados ao usuário em cada etapa:

3.1.1 Dados do Pedido:

Nessa etapa o usuário irá informar as informar os dados base do pedido que deseja inserir na retaguarda, os campos de preenchimento obrigatório possuem indicativo * para orientar o usuário sobre sua obrigatoriedade  de preenchimento, o que irá permitir  <SALVAR> o pedido.

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Orientações para preenchimentos dos campos:

  • Cliente: Deve ser informado o nome ou CPF/CNPJ para o sistema realizar a busca de clientes previamente cadastrados;
  • Endereço de Entrega: Após a seleção do cliente será listado todos os endereços vinculados ao cadastro. Por padrão para incluir um novo cliente no sistema é obrigatório informar endereço, sendo que caso necessário é possível vincular ao cliente diversos endereços de Entrega. Caso o cliente possua mais de um endereço cadastrado será exibido uma listagem com todos os endereços para escolha do usuário;
  • Entrega/Retirada:  Calendário para indicar a data que os itens devem ser recolhidos no cliente ou devolvidos.
    • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Retirada/Entrega;
  • Data do Evento: Calendário para indicar a data do Evento;
    • Hora de e Até: campo para indicar a hora do Evento;
  • Recolha/Devolução: Calendário para indicar a data que os itens devem ser recolhidos no cliente ou devolvidos. O usuário pode informar intervalos de horário para  através dos campos Hora de " e Até:
    • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Recolha/Devolução;
    • Dias: Campo utilizado para informar em dias o período entre a data de Entrega/Retirada e a Recolha/Devolução;
  • Origem: Exibe as opções para indicar através de qual canal de comunicação o pedido foi recebido: Balcão, Site, Delivery.
  • Status: Exibe todos os status que pode ser atribuído em um pedido: Em Aberto, Confirmado, Carregado, Entregue, Recolhido, Recolhido Parcial, Cancelado e Fechado. Os status inicial é em aberto.;
  • Representante: Nome do usuário/funcionário que está cadastrado na retaguarda inserindo o pedido ou nome do funcionário que integrou o Pedido;;
  • Tipo de Frete:  Campo de seleção para indicar como o pedido será transportado:
    • Entrega Terceiros: Deve ser utilizado quando o estabelecimento contrata empresas terceiras para realização do transporte até o destinatário (cliente), podendo ocorrer cobrança de valor de frete;
    • Entrega da Loja: Quando o estabelecimento se responsabiliza pela entrega do  pedido, podendo ocorrer cobrança de valor de frete.
    • Cliente Retira: Quando o cliente que solicitou o pedido será responsável pelo transporte dos produtos, neste caso não ocorrendo cobrança de frete.
    • Sem Transporte: Quando não é necessário informar como o pedido será transportado;
  • Valor do Frete: quando selecionado a modalidade Terceiros ou Transporte Próprio por conta do Remetente o sistema permite informar valor do frete;
  • Transportadora: Exibe listagem para seleção das empresas Terceiras previamente cadastradas como transportadora no estabelecimento. O estabelecimento também deve ser cadastrado como transportadora e deve ser selecionado nos pedidos que possuem frete por conta do remetente (Entrega da Loja).
  • Observações: Campo de livre digitação para preenchimento de informações adicionais do Pedido, podem ser informados até 400 caracteres nesse campo .

3.1.2 Produtos:

Nessa etapa o usuário irá informar as produtos que estão vinculados no pedido que deseja inserir na retaguarda:

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Aviso

IMPORTANTE: Em um pedido podem ser adicionados itens do tipo VENDA, CONSIGNADO E COMODATO, VENDA EM BONIFIÇÃO E LOCAÇÃO. Os produtos do tipo VENDA, CONSIGNADO E BONIFICAÇÃO são as mercadorias para revenda do estabelecimento que são comercializados, e os produtos do tipo COMODATO E LOCAÇÃO são os produtos do tipo ativo imobilizado, não será possível selecionar produtos do tipo mercadoria para revenda quando for selecionado a tabela de preço COMODATO E LOCAÇÃO.

Após a seleção do tipo de item em tabela de preço que será inserido no pedido é necessário digitar a descrição, Ean ou Código rápido do produto:

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Será carregado o valor do produto selecionado e será necessário preencher a quantidade desejada:

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A quantidade padrão constará como 1, no entanto o usuário pode alterar para a quantidade desejada e a retaguarda irá aplicar o cálculo do novo Preço Total para o item:

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Para inserir o item no pedido deve ser utilizado o botão <+>:

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Os totais do Pedido serão atualizados após a inserção de cada item de venda no pedido, conforme exemplos:

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Adição do segundo item de venda: 

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Deve ser adicionado todos os itens no Pedido e realizado o preenchimento do campos obrigatórios para a função salvar ser liberada:

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Para salvar um pedido não é necessário informar as informações de pagamento, podendo o usuário escolher entre <SALVAR> o pedido em edição ou utilizar a função <PRÓXIMO>para preencher os dados da guia Pagamentos.

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Durante a edição ou visualização de um pedido é possível navegar entre as opções de Dados de Pedido, Produtos e Pagamento através das guias no topo da tela ou utilização as funções PRÓXIMO ou VOLTAR. Para sair do pedido deve-se utilizar o botão <CANCELAR>.

3.1.3 Pagamentos:

Nessa etapa deve ser informada as formas de pagamento para os itens de venda vinculado ao Pedido. 

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A tela de pagamento permite ao usuário adicionar valores de acréscimos ou descontos ao total do pedido e a seleção das formas de pagamento já previamente cadastradas para o estabelecimento.

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Após a seleção da forma de pagamento a tela apresentará preenchida o valor A RECEBER pendente de lançamento:

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É possível adicionar ao pedido uma ou mais formas de pagamento para totalizar o valor geral do Pedido.

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Para informar um valor recebido no Pedido deve ser utilizado as ações da forma de pagamento desejada:

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Ação de Receber o pedido atualiza os totais do pedido indicando ao usuário o valor já recebido:

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Quando utilizado a forma de pagamento de CRÉDITO ou DÉBITO será necessário realizar a seleção de REDE, Bandeira, Produto Rede e NSU:

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Os campos são de preenchimento obrigatório, exceto o NSU, caso o cliente não deseje realizar o controle de rede e bandeira basta selecionar as opções: Outros.

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Após o preenchimento dos campos do pedido o pedido poderá ser salvo na retaguarda. 

Dica

IMPORTANTE: Nos totais do Pedido são sumarizados apenas os valores referente aos itens de venda pois itens consignados ou ativos vinculados ao Comodato não realizam movimentação financeira. Enquanto o Pedido não constar com notas fiscais vinculadas é liberado a edição ao usuário de todos os dados do pedido.

3.1.4 Faturamento:

O Faturamento do Pedido realiza a emissão das notas relacionado ao pedido, caso no pedido constem itens de VENDA, CONSIGNADO e COMODATO será liberado em ações <FATURAR> para cada item.

Caso o faturamento do item ocorra com sucesso será exibido alerta ao usuário indicando que o faturamento foi realizados com sucesso.

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Deve ser realizado o faturamento dos demais itens do pedido, e após processo finalizado o botão <FATURAR> não será mais exibido ao usuário. Durante o processo de aprovação das notas será exibido o status Gerando NFe mas já será possível visualizar as numerações de cada nota emitida. Após aprovação das notas o status de faturamento das notas será autorizado conforme situação na Sefaz.

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Informações
titleIMPORTANTE

Pedidos faturados não permitem exclusão de itens ou inclusão de novos produtos, somente durante a edição do pedido a ação de excluir, na guia produtos constará liberada para utilização.

 

Nos pedidos faturados e com as notas autorizadas é liberado ao usuário o baixar o arquivo PDF da nota, opção disponível na guia Faturamento, após a autorização da Nota Fiscal.

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Pelo menu Nfe-> Monitoramento também é possível consultar todas as notas emitidas. Em ambos os locais são disponibilizados a opção de Download do arquivo, no entanto pelo menu de Monitoramento é possível selecionar diversas notas para realizar a impressão em lote dos arquivos PDFs.

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3.3 Integração Vtex

Para ambientes devidamente configurados e integrados com a VTEX é possível receber pedidos através do botão<Integração Vtex>.  Para cadastrar ou receber pedidos integrados ao site de Vtex é necessário acessar o menu Operações -> Consignado e comodato . Caso o cliente vinculado ao pedido não conste cadastrado na retaguarda a integração Vtex irá realizar o cadastro do Cliente junto ao recebimento do pedido.

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Nos pedidos que constem dados de uma pessoa jurídica (CNPJ) e  pessoa física (CPF )  será realizado o cadastro dos dois clientes na retaguarda e o usuário precisará escolher manter no pedido o CNPJ ou CPF desejado:

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A opção <Resolver Depois> permite ao usuário que visualizou a mensagem não realizar uma escolha no momento e aplicar ajustes no pedido, inserção de itens e não resolver a pendência. No entanto enquanto não for selecionado um cliente o sistema irá bloquear o faturamento da venda:

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Dica

O padrão no recebimento de pedidos com dados de CNPJ e CPF é realizar a integração do pedido incialmente com o CNPJ, e na resolução de pendência o estabelecimento decide se deseja alterar para o CPF. Caso o estabelecimento queria mudar o pedido para outro cliente será necessário primeiro cadastrar o outro cliente desejado e após esse procedimento mudar manualmente o cliente do pedido.

Caso o produto vinculado ao Pedido não conste devidamente cadastrado na retaguarda será exibido mensagem de alerta ao usuário:

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Deve ser realizado o cadastro do produto indicado, em Cadastros → Produtos → Produtos utilizando o código Ean/Gtin do produto.

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Após o cadastro a retaguarda irá vincular o produto recebido da Integração com o Produto cadastrado pelo estabelecimento, desta forma basta realizar novamente o procedimento de <Integração Vtex>, e o pedido será integrado. Nos dados do pedido, guia produtos será exibido o a quantidade de itens, preço de venda e desconto conforme pedido realizado no site do e-commerce choppbrahmaexpress.com.br.

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Para pedidos origem SITE e recebidos via integração Vtex após autorização da nota fiscal o usuário deve enviar o faturamento do pedido através da ação <FATURAR NA VTEX>. Essa  função garante o envio para a Vtex do número da nota fiscal autorizada e irá mudar o status do pedido na e-commerce para FATURADO.

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Dica
Importante o código apresentado na mensagem de alerta deve ser utilizado para o estabelecimento informar a sua franqueadora ou ao time de suporte qual produto apresentou falha de integração.

3.4 Impressão de Pedido

Após salvo o pedido na retaguarda, será liberado acesso a função de Impressão do Pedido, no topo da tela:

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Na impressão do Pedido constará todos os detalhes do pedido, o conteúdo preenchido no campo Observações e orientações para equipe de entrega do pedido, assim como o Check List de Montagem:

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As informações da lateral do pedido e do Check List de montagem devem ser preenchidas de acordo com montagem realizada:

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Informações

IMPORTANTE: Caso o estabelecimento não conste com a bandeira CBE configurado não será apresentado informações do CheckList de montagem e dados na lateral do pedido.

3.5 Impressão de Contrato

Após realizado o faturamento do pedido, será liberado acesso a função de Impressão do Contrato no topo da tela:

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O sistema direciona o usuário para impressão em PDF do Contrato, no contrato será listado os dados da Comodatária e todos os itens do tipo COMODATO.

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O valor da multa e multa por extenso preenchida inicialmente nas configurações gerais será exibido no corpo do contrato. 

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Aviso

A impressão do contrato consta disponível apenas após faturamento da nota de comodato, nos pedidos que não constem COMODATO não é liberado acesso a contrato.

3.5 Impressão de Recibo de Recolhimento de Consignado/Comodato

Após realizado o faturamento de pedidos que possuam Consignação ou Comodato, será liberado acesso a função Recibo. Implementação liberada na versão 11.01.0000

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O Recibo de Recolhimento de Consignado/Comodato é disponibilizado em duas vias: LOJA e CLIENTE, e pode ser utilizado para controle do recolhimento dos itens de Consignado e itens de Comodato:

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Será detalhado na impressão do recibo nas duas vias: Loja e Cliente todos os produtos de consignado ou Comodato vinculados ao pedido. Na primeira via deve ser coletado os dados e assinatura do cliente, e o campo observações pode ser utilizado para preenchimento manual de informações referente a retorno dos produtos.

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A segunda via é destinada ao cliente, e deve ser assinada pelo entregador/responsável pela recolha/devolução no estabelecimento e o campo observações pode ser utilizado para preenchimento manual de informações referente a retorno dos produtos.

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Informações

Os campos de Observações e Itens extras constam disponíveis para preenchimento manual de acordo com a necessidade do estabelecimento.

3.6 Retorno de Comodato

A retaguarda através do menu de Consignado/Comodato irá contemplar também as operações de Notas Fiscais de retorno de Comodato. O Comodato  é Ativo imobilizado do estabelecimento, que fica em posse do destinatário por um determinado período conforme indicado no pedido e no contrato, sendo necessário fazer um retorno assim que o remetente devolver os itens.

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No retorno de Comodato o estabelecimento poderá realizar o retorno de todos os ativos ou realizar a recolha parcial. Deve ser preenchido a quantidade a retornar dos itens que o estabelecimento está recebendo. Nos casos de recolha total dos ativos basta ao usuário clicar em Retornar.

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Caso no retorno de comodato o usuário informe quantidade menor que a quantidade de ativos vinculado ao pedido no campo Recolher,  o usuário deve preencher a quantidade que deseja retornar de cada item. Desta forma será atualizar as informações de Recolhendo e Pendente conforme quantidade informada pelo usuário e o pedido após atualizado ficará com o status de Recolhido Parcialmente.

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.1 Abertura de turno

O processo de abertura de turno de pedido pode ser realizado através do menu de Consignado/Comodato na funcionalidade <Abrir Turno>.

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Caso o usuário que acessou o sistema já possua um turno em aberto na data atual será listado os dados de horário de abertura do turno nome do operador.

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Após o turno aberto constará a opção de Ações do turno, que permitirá ao Operador inclusão de sangria, suprimentos e  realizar o fechamento do turno:

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IMPORTANTE: Somente o dono do turno possui visualização das informações do turno, caso seja realizado acesso ao menu de pedidos com outro usuário o sistema não irá exibir os turnos abertos anteriormente. Nesse cenário cenário será listado a opção de  Abrir Turno para o usuário atual.

3.2.2  Fechamento de turno

O usuário poderá a qualquer momento realizar o fechamento do turno vinculado ao seu usuário através do botão fechamento.

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Após o fechamento de um turno ou a sua conferência,  é possível realizar a abertura de novos turnos com o mesmo operador.

3.2.3 Inclusão de Sangria Cega

Na versão 11.21.0000 da retaguarda foi implementada a funcionalidade de inclusão de Sangrias em dinheiro no turno de pedidos. Para incluir a Sangria basta o usuário acessar a funcionalidade de ações do turno e selecionar a opção de SANGRIA.

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Deve ser preenchido o campo valor Sangria e o campo opcional Observações, após clicar em <Adicionar>

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As sangrias incluídas no turno podem ser visualizadas somente dentro do turno vigente.

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3.2.4 Inclusão de Suprimento

Na versão 11.21.0000 da retaguarda foi implementada a funcionalidade de inclusão de Suprimento em dinheiro no turno de pedidos. Para incluir o suprimento basta o usuário acessar a funcionalidade de ações do turno e selecionar a opção de SUPRIMENTO.

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Após informado o valor do suprimento pode ser informado uma observação opcional e <adicionar>o suprimento no turno.

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Através das configurações gerais do sistema é possível definir um valor automático de Suprimento inicial para os turnos de pedidos, assim como para os turnos de pdv.

Durante todo o turno é possível realizar o lançamento de novos valores de suprimento dentro do turno de pedido.

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Dentro dos pedidos já recebidos é possível visualizar o nome do operador que efetuou o recebimento do pedido e em qual turno foi recebido o valor:

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No Pedido após recebimento do pagamento os status do turno podem constar como:

  • Turno em Aberto: Turno vigente que não foi fechado manualmente ou consta dentro do mesmo dia fiscal.
  • Turno Fechado : O movimento do turno já consta fechado, mas não foi realizado a conferência dos valores. Esse status permite remoção da forma de pagamento através do menu de pedidos, guia Pagamentos OU alteração de forma de pagamento pelo menu de conferência de turno
  • Turno Conferido: Turno já consta conferido e não permite remoção da forma de pagamento do pedido, também não permite

3.3 Cadastro de Novo Pedido

O Cadastro de novo pedido deve ser realizado através do botão <novo pedido+>

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A inserção de um novo pedido é dividida em 4 etapas: Dados do pedido, Produtos, Pagamento, Faturamento, os campos obrigatório serão sinalizados ao usuário em cada etapa:

3.1.1 Dados do Pedido:

Nessa etapa o usuário irá informar as informar os dados base do pedido que deseja inserir na retaguarda, os campos de preenchimento obrigatório possuem indicativo * para orientar o usuário sobre sua obrigatoriedade  de preenchimento, o que irá permitir  <SALVAR> o pedido.

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Orientações para preenchimentos dos campos:

  • Cliente: Deve ser informado o nome ou CPF/CNPJ para o sistema realizar a busca de clientes previamente cadastrados;
  • Endereço de Entrega: Após a seleção do cliente será listado todos os endereços vinculados ao cadastro. Por padrão para incluir um novo cliente no sistema é obrigatório informar endereço, sendo que caso necessário é possível vincular ao cliente diversos endereços de Entrega. Caso o cliente possua mais de um endereço cadastrado será exibido uma listagem com todos os endereços para escolha do usuário;
  • Entrega/Retirada:  Calendário para indicar a data que os itens devem ser recolhidos no cliente ou devolvidos.
    • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Retirada/Entrega;
  • Data do Evento: Calendário para indicar a data do Evento;
    • Hora de e Até: campo para indicar a hora do Evento;
  • Recolha/Devolução: Calendário para indicar a data que os itens devem ser recolhidos no cliente ou devolvidos. O usuário pode informar intervalos de horário para  através dos campos Hora de " e Até:
    • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Recolha/Devolução;
    • Dias: Campo utilizado para informar em dias o período entre a data de Entrega/Retirada e a Recolha/Devolução;
  • Origem: Exibe as opções para indicar através de qual canal de comunicação o pedido foi recebido: Balcão, Site, Delivery.
  • Status: Exibe todos os status que pode ser atribuído em um pedido: Em Aberto, Confirmado, Carregado, Entregue, Recolhido, Recolhido Parcial, Cancelado e Fechado. Os status inicial é em aberto.;
  • Representante: Nome do usuário/funcionário que está cadastrado na retaguarda inserindo o pedido ou nome do funcionário que integrou o Pedido;;
  • Tipo de Frete:  Campo de seleção para indicar como o pedido será transportado:
    • Entrega Terceiros: Deve ser utilizado quando o estabelecimento contrata empresas terceiras para realização do transporte até o destinatário (cliente), podendo ocorrer cobrança de valor de frete;
    • Entrega da Loja: Quando o estabelecimento se responsabiliza pela entrega do  pedido, podendo ocorrer cobrança de valor de frete.
    • Cliente Retira: Quando o cliente que solicitou o pedido será responsável pelo transporte dos produtos, neste caso não ocorrendo cobrança de frete.
    • Sem Transporte: Quando não é necessário informar como o pedido será transportado;
  • Valor do Frete: quando selecionado a modalidade Terceiros ou Transporte Próprio por conta do Remetente o sistema permite informar valor do frete;
  • Transportadora: Exibe listagem para seleção das empresas Terceiras previamente cadastradas como transportadora no estabelecimento. O estabelecimento também deve ser cadastrado como transportadora e deve ser selecionado nos pedidos que possuem frete por conta do remetente (Entrega da Loja).
  • Observações: Campo de livre digitação para preenchimento de informações adicionais do Pedido, podem ser informados até 400 caracteres nesse campo .

3.1.2 Produtos:

Nessa etapa o usuário irá informar as produtos que estão vinculados no pedido que deseja inserir na retaguarda:


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Aviso

IMPORTANTE: Em um pedido podem ser adicionados itens do tipo VENDA, CONSIGNADO E COMODATO, VENDA EM BONIFIÇÃO E LOCAÇÃO. Os produtos do tipo VENDA, CONSIGNADO E BONIFICAÇÃO são as mercadorias para revenda do estabelecimento que são comercializados, e os produtos do tipo COMODATO E LOCAÇÃO são os produtos do tipo ativo imobilizado, não será possível selecionar produtos do tipo mercadoria para revenda quando for selecionado a tabela de preço COMODATO E LOCAÇÃO.


Após a seleção do tipo de item em tabela de preço que será inserido no pedido é necessário digitar a descrição, Ean ou Código rápido do produto:

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Será carregado o valor do produto selecionado e será necessário preencher a quantidade desejada:

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A quantidade padrão constará como 1, no entanto o usuário pode alterar para a quantidade desejada e a retaguarda irá aplicar o cálculo do novo Preço Total para o item:


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Para inserir o item no pedido deve ser utilizado o botão <+>:

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Os totais do Pedido serão atualizados após a inserção de cada item de venda no pedido, conforme exemplos:

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Adição do segundo item de venda: 

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Deve ser adicionado todos os itens no Pedido e realizado o preenchimento do campos obrigatórios para a função salvar ser liberada:

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Para salvar um pedido não é necessário informar as informações de pagamento, podendo o usuário escolher entre <SALVAR> o pedido em edição ou utilizar a função <PRÓXIMO>para preencher os dados da guia Pagamentos.

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Durante a edição ou visualização de um pedido é possível navegar entre as opções de Dados de Pedido, Produtos e Pagamento através das guias no topo da tela ou utilização as funções PRÓXIMO ou VOLTAR. Para sair do pedido deve-se utilizar o botão <CANCELAR>.

3.1.3 Pagamentos:

Nessa etapa deve ser informada as formas de pagamento para os itens de venda vinculado ao Pedido. 

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A tela de pagamento permite ao usuário adicionar valores de acréscimos ou descontos ao total do pedido e a seleção das formas de pagamento já previamente cadastradas para o estabelecimento.

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Após a seleção da forma de pagamento a tela apresentará preenchida o valor A RECEBER pendente de lançamento:

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É possível adicionar ao pedido uma ou mais formas de pagamento para totalizar o valor geral do Pedido.

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Para informar um valor recebido no Pedido deve ser utilizado as ações da forma de pagamento desejada:

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Ação de Receber o pedido atualiza os totais do pedido indicando ao usuário o valor já recebido:

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Quando o usuário clicar em RECEBER na guia de pagamento, caso não conste um turno aberto será realizado nova abertura de turno  para o usuário logado.

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Quando utilizado a forma de pagamento de CRÉDITO ou DÉBITO será necessário realizar a seleção de REDE, Bandeira, Produto Rede e NSU:

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Os campos são de preenchimento obrigatório, exceto o NSU, caso o cliente não deseje realizar o controle de rede e bandeira basta selecionar as opções: Outros.

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Após o preenchimento dos campos do pedido o pedido poderá ser salvo na retaguarda. 

Dica

IMPORTANTE:  A forma de pagamento A faturar só pode ser utilizado nos pedidos caso o cliente possua no cadastro de cliente a configuração de utiliza fatura e limite disponível para essa venda:

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Nos casos onde o cliente não possuir saldo disponível ou não estiver configurado para Utilizar fatura será apresentado mensagem de erro para o operador. Sendo necessário ajustar o cadastro do produto para permitir utilizar a forma de pagamento A faturar. 

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3.1.4 Faturamento:

O Faturamento do Pedido realiza a emissão das notas relacionado ao pedido, caso no pedido constem itens de VENDA, CONSIGNADO e COMODATO será liberado em ações <FATURAR> para cada item.

Caso o faturamento do item ocorra com sucesso será exibido alerta ao usuário indicando que o faturamento foi realizados com sucesso.

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Deve ser realizado o faturamento dos demais itens do pedido, e após processo finalizado o botão <FATURAR> não será mais exibido ao usuário. Durante o processo de aprovação das notas será exibido o status Gerando NFe mas já será possível visualizar as numerações de cada nota emitida. Após aprovação das notas o status de faturamento das notas será autorizado conforme situação na Sefaz.

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Informações
titleIMPORTANTE

Pedidos faturados não permitem exclusão de itens ou inclusão de novos produtos, somente durante a edição do pedido a ação de excluir, na guia produtos constará liberada para utilização.

 

Nos pedidos faturados e com as notas autorizadas é liberado ao usuário o baixar o arquivo PDF da nota, opção disponível na guia Faturamento, após a autorização da Nota Fiscal.

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Pelo menu Nfe-> Monitoramento também é possível consultar todas as notas emitidas. Em ambos os locais são disponibilizados a opção de Download do arquivo, no entanto pelo menu de Monitoramento é possível selecionar diversas notas para realizar a impressão em lote dos arquivos PDFs.

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3.3 Integração Vtex

Para ambientes devidamente configurados e integrados com a VTEX é possível receber pedidos através do botão<Integração Vtex>.  Para cadastrar ou receber pedidos integrados ao site de Vtex é necessário acessar o menu Operações -> Consignado e comodato . Caso o cliente vinculado ao pedido não conste cadastrado na retaguarda a integração Vtex irá realizar o cadastro do Cliente junto ao recebimento do pedido.


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Nos pedidos que constem dados de uma pessoa jurídica (CNPJ) e  pessoa física (CPF )  será realizado o cadastro dos dois clientes na retaguarda e o usuário precisará escolher manter no pedido o CNPJ ou CPF desejado:

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A opção <Resolver Depois> permite ao usuário que visualizou a mensagem não realizar uma escolha no momento e aplicar ajustes no pedido, inserção de itens e não resolver a pendência. No entanto enquanto não for selecionado um cliente o sistema irá bloquear o faturamento da venda:

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Dica

O padrão no recebimento de pedidos com dados de CNPJ e CPF é realizar a integração do pedido incialmente com o CNPJ, e na resolução de pendência o estabelecimento decide se deseja alterar para o CPF. Caso o estabelecimento queria mudar o pedido para outro cliente será necessário primeiro cadastrar o outro cliente desejado e após esse procedimento mudar manualmente o cliente do pedido.

Caso o produto vinculado ao Pedido não conste devidamente cadastrado na retaguarda será exibido mensagem de alerta ao usuário:


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Deve ser realizado o cadastro do produto indicado, em Cadastros → Produtos → Produtos utilizando o código Ean/Gtin do produto.

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Após o cadastro a retaguarda irá vincular o produto recebido da Integração com o Produto cadastrado pelo estabelecimento, desta forma basta realizar novamente o procedimento de <Integração Vtex>, e o pedido será integrado. Nos dados do pedido, guia produtos será exibido o a quantidade de itens, preço de venda e desconto conforme pedido realizado no site do e-commerce choppbrahmaexpress.com.br.

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Para pedidos origem SITE e recebidos via integração Vtex após autorização da nota fiscal o usuário deve enviar o faturamento do pedido através da ação <FATURAR NA VTEX>. Essa  função garante o envio para a Vtex do número da nota fiscal autorizada e irá mudar o status do pedido na e-commerce para FATURADO.

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Dica
Importante o código apresentado na mensagem de alerta deve ser utilizado para o estabelecimento informar a sua franqueadora ou ao time de suporte qual produto apresentou falha de integração.

3.4 Impressão de Pedido

Após salvo o pedido na retaguarda, será liberado acesso a função de Impressão do Pedido, no topo da tela:

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Na impressão do Pedido constará todos os detalhes do pedido, o conteúdo preenchido no campo Observações e orientações para equipe de entrega do pedido, assim como o Check List de Montagem:

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As informações da lateral do pedido e do Check List de montagem devem ser preenchidas de acordo com montagem realizada:

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Informações

IMPORTANTE: Caso o estabelecimento não conste com a bandeira CBE configurado não será apresentado informações do CheckList de montagem e dados na lateral do pedido.

3.5 Impressão de Contrato

Após realizado o faturamento do pedido, será liberado acesso a função de Impressão do Contrato no topo da tela:

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O sistema direciona o usuário para impressão em PDF do Contrato, no contrato será listado os dados da Comodatária e todos os itens do tipo COMODATO.

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O valor da multa e multa por extenso preenchida inicialmente nas configurações gerais será exibido no corpo do contrato. 

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Aviso

A impressão do contrato consta disponível apenas após faturamento da nota de comodato, nos pedidos que não constem COMODATO não é liberado acesso a contrato.


3.5 Impressão de Recibo de Recolhimento de Consignado/Comodato

Após realizado o faturamento de pedidos que possuam Consignação ou Comodato, será liberado acesso a função Recibo. Implementação liberada na versão 11.01.0000

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O Recibo de Recolhimento de Consignado/Comodato é disponibilizado em duas vias: LOJA e CLIENTE, e pode ser utilizado para controle do recolhimento dos itens de Consignado e itens de Comodato:

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Será detalhado na impressão do recibo nas duas vias: Loja e Cliente todos os produtos de consignado ou Comodato vinculados ao pedido. Na primeira via deve ser coletado os dados e assinatura do cliente, e o campo observações pode ser utilizado para preenchimento manual de informações referente a retorno dos produtos.

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A segunda via é destinada ao cliente, e deve ser assinada pelo entregador/responsável pela recolha/devolução no estabelecimento e o campo observações pode ser utilizado para preenchimento manual de informações referente a retorno dos produtos.

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Informações

Os campos de Observações e Itens extras constam disponíveis para preenchimento manual de acordo com a necessidade do estabelecimento.

3.6 Retorno de Comodato

A retaguarda através do menu de Consignado/Comodato irá contemplar também as operações de Notas Fiscais de retorno de Comodato. O Comodato  é Ativo imobilizado do estabelecimento, que fica em posse do destinatário por um determinado período conforme indicado no pedido e no contrato, sendo necessário fazer um retorno assim que o remetente devolver os itens.

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No retorno de Comodato o estabelecimento poderá realizar o retorno de todos os ativos ou realizar a recolha parcial. Deve ser preenchido a quantidade a retornar dos itens que o estabelecimento está recebendo. Nos casos de recolha total dos ativos basta ao usuário clicar em Retornar.

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Caso o usuário informe o total de produtos emitidos em comodato após clicar em <retornar> o sistema irá emitir uma nova nota de Entrada de Retorno de Comodato o irá bloquear a geração de novos retornos nesse pedido. Após a emissão da nota o status do pedido será alterado para RECOLHIDO.

3.6.1 Retorno de Comodato Parcial

Nos retornos de Comodato parcial, quando a quantidade recolhida é  menor que a quantidade de ativos vinculado ao pedido no campo Recolher,  o usuário deve preencher a quantidade que deseja retornar de cada item. Desta forma será atualizar as informações de Recolhendo e Pendente conforme quantidade informada pelo usuário e o pedido após atualizado ficará com o status de Recolhido Parcialmente.

Na tela de Retorno de Comodato será listado todos os ativos vinculados ao pedido, juntamente com sua descrição, código do Produto e status de retorno: Recolhido, Recolhendo e Pendente.

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Regras para o RETORNO de COMODATO:

  • Se  o ATIVO IMOBILIZADO não possui vinculo com número de série o usuário precisa preencher em Recolher a quantidade recolhida, por padrão a tela inicia com a quantidade total de itens. Após preenchimento a tela de edição do retorno irá atualizar a coluna RECOLHENDO.
  • Se  o ATIVO IMOBILIZADO possui vinculo com número de série o usuário precisa utilizar a listagem de número de séries para marcar no checkbox NO CLIENTE qual equipamento está sendo recolhido, desta forma  a quantidade recolhida será atualizada em Recolhendo e Recolher.


Dica

Saiba mais sobre Controle de número de série de produtos do tipo Ativo Imobilizado em  https://share.linx.com.br/x/9nNCG


No exemplo abaixo temos o preenchimento do campo RECOLHER informando que  no item Barril de 30 litros está sendo recolhido a quantidade Zero.

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Após finalizar o preenchimento dos campos de recolha o usuário deve clicar em RETORNAR para confirmar a Operação. Pedidos recolhidos parcialmente ficaram disponíveis para novos retornos de comodato do itens pendentes:

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3.7 Retorno de Consignado

O retorno de Consignado é a devolução simbólica que ocorre quando a mercadoria anteriormente enviada em consignação for efetivamente vendida pelo consignatário ou (parcial ou total)  ou devolvida ao estabelecimento.

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5 Guias uteis

Listamos aqui nesse espaço  espaço alguns guias referente a cadastros de produtos, clientes, configurações de Boleto Bancário e Relatórios que você também pode se interessar :

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