Passo 1 - Em Utilitários > Empresas > Empresa > Manutenção, selecione a empresa a ser configurada. Na guia Dados selecione o Regime Federal Lucro Real ou Lucro Presumido e o regime Estadual Débito e Crédito.
Gliffy Diagram |
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name | cadempre_debito |
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Passo 2 - Sempre que efetuar alteração do campo Regime Federal, será solicitado verificar as alíquotas de PIS/PASEP e COFINS na guia Imposto:
![](/download/attachments/168371213/aviso_regime.JPG?version=1&modificationDate=1589833635546&api=v2)
Gliffy Diagram |
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name | cadempreimpostos |
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Passo 3 - Em Tabelas > CFOP, na aba Imposto deve estar preenchido conforme imagem a baixo. Deve ser feito o ajuste em cada tipo de operação, ou seja, esta configuração deverá ser feita em cada Código de Operação (CFOP).
Aviso |
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| Lembramos que neste exemplo estamos utilizando uma configuração básica. Algumas operações podem necessitar de configuração específica, para tal procure orientação do responsável contábil. |
![](/download/attachments/168371213/CFOPimposto.JPG?version=1&modificationDate=1589833641320&api=v2)
Passo 4 - Em Cadastro > Cliente > Manutenção, para clientes PESSOA JURÍDICA o campo Tipo Empresa deve ser sempre Outros e o campo Contribuinte ICMS deve ser sempre Automático.
Passo 5 - Em Cadastro > Fornecedor > Manutenção, na guia Complemento o campo Tipo Empresa deve ser sempre Outros e o campo Contribuinte ICMS deve ser sempre Automático.
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