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A quitação de clientes é a liquidação dos débitos que o cliente tem em relação ao posto. A quitação dos documentos pendentes pode ser realizada de forma total ou parcial.
Como fazer?
Dica | ||
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Os procedimentos descritos nesse documento, também estão disponíveis através do vídeo Como faço a quitação de clientes pela Retaguarda? (Clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube). |
A quitação dos documentos em aberto é realizada através do menu Planilhas Diárias ► Controle de Notas A Prazo ► Quitação de Notas, Documentos e Haveres:
Os campos da tela de quitação são detalhados a seguir:
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Painel | ||||||||
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Para realizar a quitação, deve ser informada uma data no campo Data movimento e o cliente responsável pelos documentos que serão quitados e em seguida deve-se clicar no botão Abrir para que os documentos sejam exibidos:
Quitação - Entrada no caixa
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Após selecionar os documentos que serão quitados, deve ser clicado o botão Quitar para que seja exibida a tela de gravação da quitação. Para realizar a quitação com entrada no caixa, no campo Forma da quitação deve ser selecionado o tipo Entrada no caixa e em seguida em Identificação das contas deve ser indicado nos campos Entrada Turno e PDV o turno e número do PDV em que a quitação foi realizada. Logo abaixo dos campos descritos anteriormente, é exibida a quantidade de documentos selecionados com seus respectivos valores, como também o valor total a ser pago. Para confirmar a quitação, basta clicar no botão Confirmar (F4):
Para realizar a quitação parcialmente, deve ser informado no campo Valor pago o valor do pagamento parcial. Quando realizado uma quitação parcial, logo abaixo do campo Valor pago é indicado o valor da diferença entre o valor total do débito com o valor pago, onde deve ser indicado se a diferença será definida como um Débito ou Desconto:
Caso seja escolhido a opção Débito (F4), a diferença será gerada como um vale, ficando em aberto para que seja realizada a quitação posteriormente. Se escolhido a opção Desconto (F5), o sistema irá considerar a diferença como um desconto.
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Se no campo Valor pago for informado um valor maior do que o devido, a diferença gerada deverá ser indicada como Juros ou Haver. Quando selecionado a opção Juros (F4), o sistema irá considerar a diferença como juros. Caso seja escolhido a opção Haver (F5), a diferença será gerada como um haver, podendo posteriormente utilizar para abater o valor devido:
Após finalizar a quitação, será gerado um recibo como também um extrato da quitação podendo ser visualizado ou impresso.