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Este programa é utilizado para efetuar o registro das Notas Fiscais Série D emitidas pela farmácia para registro do estoque, estatísticas e títulos do cliente. Este processo somente pode ser efetuado caso a mesma esteja desobrigada da utilização de equipamento Emissor de Cupom Fiscal ou se sua impressora fiscal estiver em manutenção. Neste programa o usuário irá registrar as vendas ao consumidor da farmácia que foram feitas no bloco manual (formulário sequenciado). Este lançamento não será impresso, visto que é somente o registro de uma venda que já foi efetuada manualmente no bloco.

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Localização: Lançamentos > Faturamento > Venda Manuscrita Série D

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Índice
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titleAtalhos de acesso rápido

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Acesso Rápido

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Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta de produtos e clientes
F3:Nova venda
F4:Finalizar venda
F5:Encomendas e Falteiros
F6:Consultar produtos por substância, farmacológico e terapêutico
F7:Vias adicionais
F8:Editar vendas
F10:Selecionar pessoas autorizadas
F11:Calculadora
F12:Consultar produtos com estoque positivo
ALT+NConsulta rápida de notas
ALT+MCompras por cliente
ALT+GControle de Tele Entregas
ALT+CCadastro de Clientes
ALT+TContas a Receber
ALT+PCadastro de Produtos
ALT+FSair do programa


CTRL+PInforma posologia
CTRL+OOpções de integração

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Como funciona?

Para gerar uma venda manuscrita série D1 deverá efetuar acesse o programa através do menu Lançamentos > Faturamento e efetue os passos abaixo:

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Figura 01: Vendas D1


  • O sistema apresentará automaticamente o modelo da nota fiscal que está sendo lançada, nesse caso, é o Modelo 2, na sequencia informe a data de emissão e o número da nota que está sendo lançada, deverá ser o mesmo que o do bloco de notas.

  • Informar/pesquisar o/pelo código de barras dos produtos, após carregar em tela será preenchida automaticamente a descrição do produto.

  • Informar a quantidade a ser dispensada, este campo fica desabilitado quando estiver desmarcada a opção "Pedir quantidade na venda" no programa Parâmetros do Sistema (Parâmetros > Parâmetros > Vendas).

  • No campo % Desc deve ser informado o percentual de desconto que será aplicado no produto. Quando já houver um desconto configurado, o mesmo será carregado neste campo. Colocando o cursor do mouse sobre o ícone presente ao lado do campo, aparecerá a origem do desconto do item.

  • O campo unitário é preenchido automaticamente pelo sistema com o valor unitário do produto. Quando, nas parametrizações da empresa, o parâmetro "Pedir Desconto por Item" estiver marcado, o ícone presente ao lado do campo permanecerá na cor verde, sinalizando que é possível alterar o valor unitário do item e, se para o tipo de produto do item o parâmetro "Alterar preço na venda?" estiver desmarcado, a diferença entre o preço de venda do produto e o novo valor inserido, será calculada e inserida como desconto para o item.

  • Na sequencia deverá informar o matrícula do cliente no convênio onde a pré-venda será realizada, o usuário poderá pesquisar pelo cliente utilizando o atalho F2. Em caso de tele entregas pode ser informado o telefone se o mesmo já estiver cadastrado no sistema, logo após carregar em tela as informações do cliente será preenchido automaticamente o convênio a qual pertence.

  • Informe o código do vendedor e a forma de pagamento que será feito o registro da pré-venda.

    • Quando desmarcada a tabulação 02 (vide Configurações do Usuário), permitirá substituir a forma de pagamento, ao consultar as formas de pagamento, estarão habilitadas somente as condições de pagamento disponíveis para essa venda.

    • As condições de pagamento que poderão ser trocadas no caixa deverão ter os mesmos percentuais de descontos (com senha, sem senha ou cobertura de oferta) configurado entre ela.

  • Marque o parâmetro Tele Entrega quando a venda for nessa modalidade. Desta forma o sistema solicitará as informações referentes ao endereço do cliente e troco e fará a impressão do endereço de entrega dos produtos. 

  • Selecione o Código Fiscal de Operações (CFOP). Para que o usuário possa escolher o CFOP, deve primeiramente informar o cliente, pois o sistema valida se os CFOP's possíveis são estaduais ou interestaduais, e a série da nota que está sendo registrada.

  • Conforme o usuário for informando os produtos, os mesmos serão apresentados na fita detalhe (quadro do lado direito) com todos os produtos digitados com a sua quantidade e valor, inclusive o total da nota. Caso o produto tenha uma mensagem cadastrada, essa aparece na venda para o vendedor.

    • Observação: Ao lado de cada item inserido na fita detalhe, será exibido um indicador em formato de ( i ). Quando clicado com o mouse sobre esse indicador, será exibido uma mensagem informando qual o tipo de desconto aplicado para esse(s) produto(s) sem a necessidade de editar a venda.

  • Totalizadores: nesses campos são apresentados a somatória dos itens da pré-venda

    • Em Total bruto informa o total da compra do cliente sem os descontos dos produtos.

    • Em Promoção média informa o valor dos descontos dos produtos que estão em promoção.

    • Informe o percentual de desconto negociado com o cliente. Este percentual somente será sob os produtos que não estão na promoção e que estejam liberados no cadastro Tipo de Produto para dar desconto.

    • No campo total da compra mostra o valor final do orçamento do cliente e pode ser utilizado para efetuar arredondamento na venda. Se o vendedor optar por digitar o valor cobrado do cliente, o sistema calculará automaticamente o valor do desconto e o percentual correspondente a este desconto. Porém, este arredondamento segue algumas regras:

      • Se o valor informado pelo vendedor exceder o valor total da nota, o sistema mantém o valor original.

      • Se o valor informado for menor que o permitido nos parâmetros do sistema, é solicitada uma senha de liberação para desconto acima do permitido.

      • Se o sistema estiver configurado nos Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Vendas)para arredondar somente os centavos, somente isto será permitido, uma vez que esses centavos arredondados não ultrapassem o máximo de desconto permitido para a condição de pagamento em que foi feita a venda.

      • Porém, permite o arredondamento da última casa dos centavos sem informar senha e sem respeitar o teto máximo de descontos da condição de pagamento.

      • Com isso, pretende-se reduzir as divergências de valores no caixa diário, vinculadas aos centavos de arredondamento em cada venda, além de facilitar e agilizar o fechamento do caixa ao final do período.

      • Exemplo: Valor da venda = R$ 18,45– Neste caso o usuário poderá arredondar até 98,40 sem informar senha de liberação. Importante: Alguns Estados da Federação não permitem o arredondamento do valor da venda.

  • O número de requisição é solicitado em todas as vendas a prazo para convênios que exigem o número de requisição de compra. Este número é enviado ao convênio no fechamento do mesmo para controle interno. Este campo somente é exibido se no Cadastro de Convênios estiver marcada a opção "Pedir número requisição na venda?".

  • Os campos Dólar/Peso/Guarani/Euro são exibidos somente quando o cliente configurar a cotação das moedas de câmbio nos Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Vendas). Neste caso o sistema exibe o valor total da compra do cliente já convertido para estas moedas, que são as mais utilizadas nas cidades de fronteira e no Paraguai.

Observações gerais

  • O atalho F8 - Edição de vendas é usado pelas farmácias que utilizam a forma de trabalho "Desconto por Item". Essa tecla permite ao usuário, ao final da venda, alterar a condição de pagamento e ajustar as informações de acordo com a nova condição.
  • A opção CTRL+O - Operações Administrativas é utilizada para abrir a lista de opções que o SoftPharma possui de integrações com outros softwares, para acessar a administradora de determinado cartão/convênio, iniciar uma venda PBM, entre outros. Observamos que, quando a descrição do PBM começar com "Iniciar", significa que a comunicação com o PBM ocorrerá apenas ao final do processo de venda. Para os os demais, a comunicação com o PBM iniciará após selecioná-lo.
  • Quando o produto "38 - Integração Contábil" estiver habilitado não será permitido efetuar lançamentos com data retroativa cuja data estiver dentro do período de um Lote da Contabilidade que já esteja fechado e/ou exportado. Se sim apresentará a mensagem "O dia "xx/xx/xxxx" está com o movimento contábil fechado para a filial "XX". Para utilizar esta data, o lote deve ser reaberto. Entre em contato com o responsável informando a situação".
  • Como configurar as vendas para quantidade 1 automaticamente? acesse no programa Parâmetros da Empresa > guia Vendas e desmarque a opção "Pedir quantidade na venda".

  • Como bloquear os descontos de determinado tipo de produto? acesse o cadastro de tipos de produtos e selecione o tipo desejado e desmarque a opção de:

    • "Liberar desconto no balcão"  - Para bloquear os produtos cadastrados neste tipo de produtos a ganhar o desconto que o vendedor efetua no ato da venda.

    • "Liberar desconto no convênio tele entrega" - Para bloquear os descontos efetuados pelo vendedor no ato da venda para as vendas em clientes cadastrados como tele entregas.

    • "Liberar desconto no cheque pré-datado" - Para bloquear os descontos efetuados pelo vendedor no ato da venda para as vendas feitas na forma de cheque pré-datados.

  • Se o sistema estiver configurado para "repetir itens" na venda - Esse parâmetro será respeitado somente se o usuário logado no sistema estiver com a Guia 1 do programa "Cupom Fiscal" DESmarcada. Caso contrário, será sempre somado 01 (um) à quantidade do item já informado anteriormente.

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Como realizar vendas (condição de pagamento)?

Vendas Tele-entrega

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titleVendas à vista

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas à vista
FARMA:Linx Softpharma: Vendas à vista


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titleVendas a prazo

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas a prazo
FARMA:Linx Softpharma: Vendas a prazo


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titleVendas com cheque pré-datado

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas cheque pré-datado
FARMA:Linx Softpharma: Vendas cheque pré-datado


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titleVendas com cartão

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas cartão
FARMA:Linx Softpharma: Vendas cartão

Vendas  tele-entrega

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titleComo realizar vendas tele-entrega?

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas Tele-entrega
FARMA:Linx Softpharma: Vendas Tele-entrega

Posologia

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titleComo imprimir
uma
a posologia?

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas Posologia
FARMA:Linx Softpharma: Vendas Posologia

Vendas de Psicotrópicos

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Maiores
Mais informações sobre vendas de produtos controlados
.Vendas com

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas Psicotrópicos
FARMA:Linx Softpharma: Vendas Psicotrópicos

Vendas com lotes e vencimento

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titleMais informações sobre vendas com lotes e vencimentos

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas Lotes e Vencimentos

Maiores informações sobre vendas com

FARMA:Linx Softpharma: Vendas Lotes e Vencimentos

Vendas com

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múltiplos vendedores

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titleMais informações sobre vendas com múltiplos vendedores

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas Múltiplos Vendedores
FARMA:Linx Softpharma: Vendas Múltiplos Vendedores

Vendas

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PBM

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Mais informações sobre vendas com PBMs

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas PBM

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas PBM

Instituto de pesquisas

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titleMais informações sobre institutos de pesquisas

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FARMA:Linx Softpharma: Instituto de Pesquisas
FARMA:Linx Softpharma: Instituto de Pesquisas

Vendas

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TEF

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titleMais informações sobre vendas com TEF

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas TEF
FARMA:Linx Softpharma: Vendas TEF

PAF-ECF

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titleMais informações sobre vendas PAF-ECF

PAF-ECF é o Programa Aplicativo Fiscal que faz a interface com o Emissor de Cupom Fiscal. Este é um projeto criado pela CONFAZ junto às Secretarias da Fazenda dos Estados, e define como deve ser o funcionamento de aplicativos utilizados nos pontos de venda (PDV) na sua comunicação com os emissores de cupons fiscais (ECF's).

Este programa define uma série de regras que devem ser seguidas pelas empresas desenvolvedoras de software, dentre elas, as descritas abaixo:

No início do dia fiscal (primeira movimentação do dia na ECF) o sistema realiza algumas verificações de pendência do movimento anterior, tais como:

  • Se o dia anterior ainda não sofreu o fechamento (Redução Z), o mesmo ocorre já no início de seu funcionamento, automaticamente;
  • Se o dia anterior foi fechado automaticamente, com a Redução Z sendo emitida de forma automática pela impressora fiscal, o sistema recupera todas as informações do movimento anterior. Este procedimento evita que, no Sintegra, seja preciso digitar as informações da Redução Z;
  • Caso existam pré-vendas pendentes de dias anteriores ao atual, estas devem ser finalizadas, ou seja, emitir o Cupom Fiscal e o respectivo cancelamento antes de iniciar o uso da impressora fiscal para o dia corrente.
  • Na impressão do cupom fiscal, o sistema registra na impressora fiscal o CPF/CNPJ do consumidor. A impressão é feita no rodapé do cupom.
  • A impressão do CPF não é obrigatória quando pessoa física, porém no caso de pessoa jurídica, é obrigatório informar o CNPJ.
  • Na emissão do cupom fiscal, o sistema solicita o endereço do cliente e o registra na impressora fiscal. Esta informação também é impressa no rodapé do cupom fiscal e não na mensagem promocional.
  • Na primeira linha da mensagem promocional do Cupom fiscal, o sistema imprime o código MD-5 do principal arquivo executável do aplicativo Softpharma.

Configurações por usuário

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titleComo efetuar configurações por usuários?

O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuário (Parâmetros > Usuários) informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa Nota Manual - FAT106 e clique em Image Added. Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Tabulações

  • Desmarque a tabulação 5 para que o usuário do caixa não tenha acesso a alterar o desconto que foi negociado e informado na pré-venda pelo vendedor.

  • Desmarque a tabulação 7 para que o vendedor não tenha acesso a atualizar os dados do cliente na venda com tele-entrega. Neste tipo de venda, ao lançar informações de tele-entrega diferentes das cadastradas no sistema, o mesmo solicita se deseja atualizar o cadastro do cliente de acordo com as novas informações.

  • Na venda de produtos para o "cliente balcão" e que a farmácia utiliza o parâmetro de desconto por item, quando a tabulação 10 estiver desmarcada, o sistema trás o percentual de desconto zerado para que o vendedor possa informar. Essa opção é para que o vendedor não "veja" o percentual máximo de desconto que pode ser liberado, desta forma o vendedor vai tentando um percentual até que o sistema avise que está acima do limite. Com isso, pretende-se que a média de desconto baixe nas farmácias.

  • Caso o percentual de descontos liberados na venda não aparecer na fita detalhe da venda para impressão e aparecer o asterisco, isso é devido ao bloqueio feito pelo EST198 guia 5 para não mostrar os descontos liberados ao cliente na consulta de produtos e na tela de vendas.

Guias

  • Quando proveniente do Caixa On-line, ou seja, finalização de uma pré-venda (F4 ou F6), e a guia 01 estiver desmarcada solicitará a senha de liberação para poder excluir algum item digitado, observando que quando for venda direta o sistema não solicitará senha para exclusão do item.

  • Com um duplo clique em um item do view e a guia 01 estiver desmarcada, apenas os campos % Desconto e Quantidade podem ser editados, porém o item não pode ser excluído.

  • Desmarque a guia 2 para que o usuário que está finalizando a venda não tenha acesso a inserir novos itens na fita detalhe.

  • Desmarque a guia 3 para que o usuário, ao finalizar a venda, não tenha acesso a alterar o percentual de desconto de venda originado de uma pré-venda, ou seja, o desconto dado no balcão pelo vendedor será mantido. SOMENTE PARA VENDA EM CONCOMITÂNCIA.

  • Desmarque a guia 4 para que, ao deletar um item da fita detalhe seja solicitada a senha de liberação.

  • Desmarque a guia 5 para que o usuário não tenha acesso a reprocessar a venda no caixa, alterando as informações iniciais (F8).

  • Desmarque a guia 6 para que, quando o usuário consultar um produto no sistema, o mesmo fique na fita detalhe. Quando essa guia está desmarcada, ao consultar um item o mesmo vai para a fita detalhe e não é mais possível fechar a tela de vendas em faturar a nota fiscal. Dessa forma o proprietário garante que o caixa precise de um supervisor para cancelar a venda, não sendo mais possível ao caixa ver o valor do produto e cobrar do cliente sem finalizar a venda.