Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Painel
borderColor#2C004B
titleColor#ffb13d
titleBGColor#2C004B
titleConfigurando o SAT do Zero

Quando um cliente solicitar a instalação do S@T do zero, você pode fazer algumas perguntas iniciais, sendo elas:

OBSERVAÇÃO: Estamos considerando que o cliente já utilizava um aparelho de SAT antes, e teve que trocar ou dar manutenção. Porém, caso ele tenha trocado de ECF para SAT, solicite auxílio de um analista nível 2 ou siga o checklist do share: Checklist básico de ativação do S@T - Food - Serviços - Linx Share

1º Pergunta: O SAT está instalado em qual PDV?

O TI local ou a credenciada do aparelho, são quem devem fazer essa instalação. Caso você pegue o acesso e não tenha o ativador do S@T na máquina, pode questionar mais o cliente sobre quem fez a instalação, passar o número do suporte da credenciada do aparelho e encerrar o atendimento até que o S@T esteja devidamente instalado no PDV.

2ª pergunta: Já vinculou o SAT ao CNPJ da loja na SEFAZ? Caso o cliente não saiba a resposta, informe a seguinte orientação abaixo:

Para a configuração do S@T no PDV, é necessário que o aparelho esteja vinculado ao CNPJ do contribuinte. Este cadastro se dá através do sistema disponibilizado pela secretaria da fazenda através do Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT ( SGRSAT). Cadastro no qual deve ser feito por parte do usuário com auxílio de sua contabilidade ou sua assistência de TI (será necessário utilização de certificado digital).


Se essas duas perguntas forem validadas e estiverem Ok, já é possível realizar a configuração. Para isso, siga o checklist abaixo (aqui, usamos como exemplo o S@T da bematech, pois é o mais comum entre as lojas):

  • OBS: Se o SAT já estiver ativo, ele informará que o equipamento já está ativo ou está pendente de associação.
  • OBS: Para ativar, você deve ter certeza de qual é o código de ativação, pois se errar 3 vezes, o equipamento será bloqueado, sendo necessário direcionar para o suporte do equipamento.
  • OBS: Quando gerar uma nova assinatura no MID-e, sempre copie e já salve em seguida. Depois, é só colar no ativador do SAT.


Pronto, feito isso, basta testar o SAT no MID.

No MID, o SAT deverá passar em todos os testes mostrados nas imagens abaixo:

Teste: Consultar


Teste: Fim a Fim


Teste: Consultar Status


IMPORTANTE:

O teste Fim a Fim, é o principal e o que mais ocasiona erro, se nas consultas do S@T no ativador, estiver tudo certo, pare o MID-e e inicie-o novamente. Se mesmo assim persistir o erro do teste Fim a Fim, refaça a base do MID e teste novamente. Se mesmo assim o erro persistir, troque as DLLs conforma a orientação abaixo:

Substituindo as DLLs do SAT:

  • 1º clique com o botão direito no mouse no atalho do ativador do SAT e abra o local do arquivo.
  • 2º Copie todas as DLLs do aparelho conforme o exemplo da imagem abaixo.



  • 3º Cole as DLLs na SysWOW64 ou na System32, dependendo da configuração da máquina.

Por fim, tente fazer os teste de consulta do MID, se mesmo assim falhar no Teste Fim a Fim, tente fazer um teste fim a fim no ativador do S@T ou extrair o Log do mesmo. Se encontrar alguma mensagem de erro, tire o print, coloque na área de trabalho do cliente e direcione para a credenciada.


...