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Índice

Image Added O que é a ferramenta? 

Essa funcionalidade é voltada para operadores de caixa que utilizam o sistema Seta ERP para registrar pagamentos, recebimentos e outras transações financeiras no dia a dia. O objetivo é facilitar o controle e registro dessas operações no sistema.toc


Image Added Dúvidas frequentes (FAQ)

Como realizar um pagamento ou recebimento?

No dia a dia de um operador de caixa, inúmeros lançamentos são realizados além de recebimentos de crediário e vendas. Neste treinamento, você irá aprender como lançar Pagamentos Recebimentos no Seta ERP

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Obs.: a diferença entre o lançamento de Recebimento e Pagamento, está no campo Movimento. Lançamento de Recebimento, sempre será Entrada, enquanto lançamento de Pagamento, sempre será Saída.


Como criar um adiantamento de venda?

A operação Adiantamento de Venda é utilizada quando o cliente quiser fazer um pagamento adiantado que vai ficar registrado como um crédito e poderá ser utilizado como pagamento em uma compra realizada futuramente. 

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Passo 03: Informe a pessoa e o valor, ao realizar esse procedimento será então gerado um crédito que ficará vinculado a pessoa.

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Passo 04: Após validar os dados para realização do lançamento, clicar em OK e Confirmar o Lançamento no Caixa clicando em Sim.

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Passo 05: Confirmando o lançamento no caixa, apresentará uma tela para impressão de comprovante de lançamento, onde podemos Imprimir, Visualizar ou Cancelar.


Como realizar uma sangria?

A sangria é utilizada quando é necessário retirar valores do caixa durante o dia, seja para depósitos, para enviar ao financeiro, entre outras situações.

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Passo 05: Por fim, clique no botão F8-Ok  e realize a impressão do comprovante.


Caixa Fácil:


Como lançar uma troca de Cheque?

A operação Troca de Cheque é utilizada quando a loja faz a troca de um cheque para os clientes. 

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Passo 03: Informe a pessoa, no campo descrição já será preenchida automaticamente ou podemos alterar como preferir, em Tipo Doc, selecione qual comprovante será emitido desse lançamento (Nota, Recibo, Guia, entre outros). No campo documento pode ser preenchido se tivermos algum código ou número que identifique o cheque e depois o valor desse lançamento.Image Removed


Passo 04: Antes de finalizar o processo vamos definir o que será feito com este cheque se será trocado por inteiro, utilizado para gerar um crédito para o cliente ou os dois.

Passo 05: Para gerar um crédito preenchemos o campo Valor Crédito com o que ficará registrado no sistema para o cliente, assim poderá utilizar o mesmo em uma compra futura.

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Passo 06: Para entregar o valor por inteiro do cheque ou somente uma parte, informamos no campo Troco.

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Passo 07: Depois de preencher os dados de como será realizado o lançamento podemos finalizar o processo clicando em F8-Ok e realizar a impressão do comprovante de lançamentos no caixa.

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Passo 09: Confirmando o lançamento no caixa, apresentará uma tela para impressão de comprovante de lançamento, onde podemos ImprimirVisualizar ou Cancelar


Como realizar uma ressarcimento no caixa?

A operação Ressarcimento pode ser utilizada quando um cliente não quer fazer a troca do produto ele deseja receber o valor da compra de volta, então se a loja e o cliente entrar em um acordo, pode ser utilizada esta opção.

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Passo 04: Dê dois cliques sobre o crédito do cliente apresentado, para que ele fique Negrito, em seguida, clique no botão F8-Selecionar.


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Passo 05: Após selecionar o crédito, o sistema irá retornar para a tela de Lançamentos do Caixa para finalizar o processo.

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Passo 06: Após validar os dados para realização do lançamento, clicar em OK e Confirmar o Lançamento no Caixa clicando em Sim

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Passo 07: Confirmando o lançamento no caixa, apresentará uma tela para impressão de comprovante de lançamento, onde podemos ImprimirVisualizar ou Cancelar


Como realizar uma Suprimento?

O suprimento é utilizado quando é necessário adicionar valores no caixa durante o dia, normalmente esses valores são enviados ao caixa pelo financeiro para manter como troco, realizar o pagamento de alguma despesa, entre outras situações.

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Passo 05: Por fim, clique no botão F8-Ok  e realize a impressão do comprovante.


Caixa Fácil:


Como realizar a transferência de valores entre caixas?

Acesse o SetaERP, entre no módulo do Caixa, acesse a tela de Outros Lançamentos

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Ao acessar a tela de Lançamento do caixa, clique no campo operação e escolha a opção 'Transferência de valores entre caixas'. Irá ficar habilitado os campos Conta Destino, Conta Operação, Descrição, Dinheiro/Débito.

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Caixa Destino: Ao clicar na lupa, selecione o caixa para onde o valor será enviado. 

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São exibidos apenas os caixas que são da mesma empresa, competência e que se encontram abertos. 

Conta operação: Selecione a conta corrente para a sangria do caixa. Ao clicar na lupa você poderá escolher uma conta corrente. E caso queira informar alguma informação, coloquei no campo Descrição.

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Dinheiro/Débito: É o valor que precisa transferir para outro caixa.

Depois que informar os campos, confirme a transferência.

Ao concluir um lançamento com o tipo "Transferência de valores entre caixas", será realizada uma Sangria no caixa de origem (logado) e um Suprimento no caixa destino.

Caso queira reimprimir, clique no botão Reimpressão.

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