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Cliente pode está acessar o portal de Consulta GTIN diretamente pelo link https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Nfe/Gtin digitando um Código de Barra e clicando em Consultar.
![](/download/attachments/327840379/image2022-8-15_16-47-33.png?version=1&modificationDate=1660756068564&api=v2)
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title | Liberando o programa do Gerenciador de GTIN - (IMP500) |
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Liberando o programa do Gerenciador de GTIN - (IMP500) Acessar Parametros > Usuário, procurar por módulos na opção 007 Import/Export e procurar por Gerenciador GTIN e adicionar para o usuário ou perfil conforme o cliente trabalha, no exemplo abaixo:
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No final da barra lateral, caso você não tenha o produto em seu usuário ou perfil, vai apresentar bem no final que o produto foi adicionado conforme abaixo:
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Clicar em GRAVAR e logar novamente o Sistema. |
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title | Tela do Gerenciador de GTIN - (IMP500) - Consulta GTIN em lote |
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Tela do Gerenciador de GTIN - (IMP500) - Consulta GTIN em lote
Acessar Importação/Exportação → Fiscal → Gerenciador GTIN (IMP500) abrindo a tela do gerenciador conforme abaixo:
![](/download/attachments/327840379/image2022-8-22_16-24-4.png?version=1&modificationDate=1661196296538&api=v2)
Descritivos dos campos e suas funcionalidades:
- NCM: Digitando o nº do NCM completo ou parcial apresentar a descrição.
- Ao apertar F2 - Consulta carrega a tela do cadastro dos NCM's para pesquisa.
- Tipo Produto
- Cliente digita o número do tipo do produto e apresenta a descrição- O símbolo funil
é para o cliente realizar um filtro avançado aonde pode apresentar o grupo principal e na descrição do tipo de produto apresentar a mensagem "Filtro Avançado"
- Tela do Filtro Avançado no Tipo Produto
![](/download/thumbnails/327840379/image2021-6-20_10-44-22.png?version=1&modificationDate=1660756068609&api=v2)
- STATUS:
- Selecione uma opção - Como padrão vai carregar esta opção.
- Consulta realizada com Sucesso.
- Consulta realizada com Rejeição.
- Consulta não realizada.
- REJEIÇÃO: Este campo da Rejeição só será apresentado quando o STATUS estiver na opção CONSULTA REALIZADA COM REJEIÇÃO.
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- Botão Procurar - Após realizar os filtros, clicar no botão procurar ou passar com enter que vai carregar as informações desejadas.
- Botão Consulta GTIN - Este servirá para enviar os produtos carregados no Grid conforme filtros estabelecidos. Neste botão será consultado o GTIN perante a SEFAZ.
Observação: Será liberado este botão para todos os STATUS/REJEIÇÕES pois poderá ser realizado uma reconsulta quando necessário de cada situação.
- Botão Produto - Selecionando um produto no Grid e clicando na opção produto, vai carregar o Cadastro do Produto (EST105).
- Botão Exportar - Gera com base nas informações conforme os filtros estabelecidos, sendo assim, não será exportado tudo mas sim os produtos que estiverem na grid. O arquivo será gerado em Excel conforme abaixo:
![](/download/attachments/327840379/image2022-8-10_10-41-13.png?version=1&modificationDate=1660756068586&api=v2)
- Botão F2 - Consulta: Apertando F2 em cima do NCM/ Tipo de Produto vai carregar a opção dos NCM's e Tipos de Produto cadastrado no Sistema Softpharma atualmente.
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- Botão F3 - Limpar Tela: Limpará todos os dados da tela.
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title | Entendendo Status/Rejeição do Gerenciador de GTIN - (IMP500) |
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Entendendo Status/Rejeição do Gerenciador de GTIN - (IMP500)
A Consulta do GTIN funciona da seguinte forma, será enviando um arquivo de XML contendo o Código de Barra (GTIN) do Sistema Softpharma a ser consultado e terá um retorno deste Código de Barra enviado para SEFAZ sendo Consulta Realizada com Sucesso ou alguma Rejeição em relação ao Código de Barra (GTIN) enviado.
Aviso |
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O Retorno com Sucesso ou Rejeições é sobre o Código de Barra (GTIN/EAN) do produto com base nas informações que o Dono da Marca disponibilizou. Não é Retorno do Sistema Softpharma e sim do Web Services da SEFAZ. |
Menu Status/Rejeições:
- Consulta realizada com Sucesso.
Códigos / Tipos de Rejeição | O que pode ser feito? |
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9490 — Consulta realizada com sucesso | Exportar para Excel e realizar um comparativo entre os dados dos cadastros de Produtos Internos com o que o Dono da Marca estão informando perante a SEFAZ. Validar descrição/ NCM / CEST (Caso houver) Ver se os produtos Descrição/Apresentação estão muito fora dos padrões do Dono da Marca. |
Dica |
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Não é obrigatório esta validação mas é interessante para ficar atentos como está sendo informado pelo Dono da Marca na GS1-Brasil. |
- Consulta realizada com Rejeição.
Códigos / Tipos de Rejeição | O que pode ser feito? |
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9402 — Rejeição: GTIN com Zeros ou Dígitos de controle inválido | Nesta rejeição são produtos que não possuem GTIN válido GTIN-8, GTIN-12, GTIN-13 ou GTIN-14 com pré-fixo valido. Neste caso revisar a entrada de mercadoria do fornecedor ou verificar se foi cadastrado corretamente e substituir o Código de Barra por um novo. | 9491 — Rejeição: GTIN com dígito verificador inválido | Neste caso revisar o produto pois mesmo possuindo GTIN-8, GTIN-12, GTIN-13 ou GTIN-14 e iniciados em 789 ou 790, o pré-fixo pode estar inválido, o que faz ser GTIN inválido perante a SEFAZ. | 9492 — Rejeição: GTIN não possui prefixo 789 ou 790 (Brasil) | A consulta é apenas para GTIN com iniciais em 789 ou 790. Em nossa base de consulta foi já definido no gerenciador de GTIN enviar apenas iniciados em 789 ou 790. | 9493 — Rejeição: CNPJ/CPF do Certificado de Transmissão não é emitente de NF-e ou NFC-e | Esta rejeição é incomum mas pode acontecer caso tenha alguma divergência de informação do cliente com o seu cadastrado. | 9494 — Rejeição: GTIN inexistente no Cadastro Centralizado de GTIN (CCG) | Esses erros são específicos do Dono da Marca no portal da GS1-Brasil.
Nesta situação teria que entrar em contato com o Fornecedor/Distribuidora/Fabricante da Nota Fiscal e verificar para atualizar o cadastro do produto no GS1-Brasil e voltar a reconsultar.
Aviso |
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O Softpharma apenas recepciona as informações do Portal WebService da SEFAZ. Não fazemos acesso ao portal GS1 e não temos como atualizar o GTIN/EAN caso apresente essas rejeições. |
| 9495 — Rejeição: GTIN existe no CCG com situação inválida. Solicitar ao dono da marca que entre em contato com a GS1 | 9496 — Rejeição: GTIN existe no CCG, mas dono da marca não autorizou a publicação das informações. Entrar em contato com o dono da marca | 9497 — Rejeição: GTIN existe no CCG com NCM não cadastrado | 9498 — Rejeição: GTIN existe no CCG com NCM inválido | OUTRAS REJEIÇÕES NÃO CATALOGADAS | Pode acontecer de existir erros não catalogados, neste caso, entrar em contato com o suporte para identificação caso ocorrer para validação/Inclusão no Gerenciador de GTIN. |
- Consulta não realizada.
São produtos que não foram consultados no portal da Web Services e precisam de atenção. Neste caso o sistema vai consultar em lote de todos os produtos que estão neste STATUS enviando para a SEFAZ e retornando.
O interessante é não ter nenhum produto nesta situação.
Aviso |
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O ideal é não realizar esta consulta em horário de funcionamento da Farmácia e sim fora do expediente. |
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title | Consulta Individual GTIN - Cadastro de Produto (EST105) |
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Consulta Individual GTIN - Cadastro de Produto (EST105)
Quando cliente acessar o Cadastro do Produto e se deparar com a mensagem Não foi identificado no Banco de dados do Sistema este GTIN/EAN, o mesmo poderá realizar a consulta individual perante o Web Services da SEFAZ pelo Código de Barra (GTIN) em relação as informações prestadas pelo Dono da Marca.
![](/download/attachments/327840379/image2022-9-1_12-57-57.png?version=1&modificationDate=1662048706324&api=v2)
Após clicar no botão CONSULTA GTIN vai apresentar no campo do DONO MARCA a descrição conforme disponibilização do Fornecedor conforme imagem abaixo:
![](/download/attachments/327840379/image2022-9-1_12-56-28.png?version=1&modificationDate=1662048706356&api=v2)
Caso no campo DONO MARCA apresente as iniciais REJEIÇÃO, significa que o Fabricante não disponibilizou as informações dos seus produtos ou não atualizou alguma informação.
![](/download/attachments/327840379/image2022-9-1_13-8-13.png?version=2&modificationDate=1662048711375&api=v2)
Aviso |
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O campo DONO MARCA estiver com informação de DESCRIÇÃO COMPLETA DO PRODUTO ou apresentando alguma REJEIÇÃO, isso NADA IMPEDE VENDA e nem atrapalha os andamentos da atividade da empresa. Está opção é basicamente para realizar um comparativo entre o que o Fornecedor (Dono da Marca) em relação ao Cadastro do produto. |
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title | Consulta em Lote GTIN (IMP500) |
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Consulta em Lote GTIN (IMP500)
Quando cliente acessar o Importação/Exportação > Fiscal . Gerenciador GTIN informar NCM ou Tipo de produto e deixar o Status como CONSULTA NÃO REALIZADA. Neste caso, os produtos que carregarem na tela quando estiver neste status basta clicar no menu lateral CONSULTAR GTIN SEFAZ e automaticamente será realizado uma consulta em lote dessas informações.
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