Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Painel
titleColor#FFB200
titleBGColor#2C004B
titleSumário
Índice
stylesquare
printablefalse


1 Conceito

O sistema Jet Oil by Linx é integrado ao sistema de retaguarda Automação Ipiranga. Desenvolvido para o negócio Jet Oil da Ipiranga, permite o cadastro de veículos e condutores nos atendimentos de manutenção e troca de óleo veicular, além de venda de produtos Jet Oil, sendo possível também a consulta do histórico de atendimentos anteriores.

 

2 Configurações Automação Ipiranga

Antes de começar a utilizar o Jet Oil, é necessário realizar algumas configurações na retaguarda Automação Ipiranga.

2.1 Criação do Serviço de Sincronia

Ao instalar o Jet Oil, o serviço de sincronia é automaticamente criado, porém na Automação Ipiranga é necessário criá-lo manualmente. Desta forma, basta criar um atalho do executável "main.exe" e editar suas propriedades como mostra a imagem abaixo:

...

Aviso
titleImportante

A sincronização de usuários será feita tanto para funcionários de Troca de Óleo quanto Pista.

 

2.2 Criação e Configuração do PDV

É necessário que seja criado na Automação Ipiranga, menu Cadastros > Plano de Contas, um PDV exclusivo para o Jet Oil, conforme exemplo abaixo:

...

Aviso
titleImportante

Vale lembrar que caso seja necessário estabelecer um percentual máximo de desconto no momento da venda, o valor do percentual deve ser informado no campo Percentual máximo de desconto.


2.3 Importação do Manual Técnico 

Na troca de óleo, para que o Jet Oil identifique o modelo do veículo e apresente sugestões de produtos, é necessário baixar o arquivo do manual técnico da pasta "Ipiranga", localizada no "FTP" por meio do caminho ftp://ftp.lzt.com.br/autosystem/Ipiranga/jetoil_linx/MTECNICO/, e importá-lo para a Automação Ipiranga. Para isso, acessar o menu Configurações > Módulos > Ipiranga > JetOil > Carga Inicial. Será apresentada a seguinte tela:

...

Vale lembrar, que este procedimento é feito para importar o manual técnico pela primeira vez. Caso já tenha sido importado, sua atualização é feita automaticamente pelo executável "distribuidora.exe".


2.4 Cadastro da Série de Nota Fiscal

Para que seja possível realizar vendas e devoluções pelo Jet Oil, é necessário que sejam cadastradas séries de nota fiscal para vincular o PDV do Jet Oil. Este cadastro é realizado acessando o menu Cadastros > Tabelas > Séries de Notas Fiscais. Na tela de cadastro, além das informações de Local, Natureza de Operação, Modelo de Nota Fiscal, Série e Numeração, deve ser preenchida a conta PDV criada para o Jet Oil, como mostra a imagem abaixo:

...

Aviso
titleImportante

Caso seja Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) não há necessidade de cadastrar a série.


2.5 Vínculo das Formas de Pagamento 

Como nas operações realizadas no Jet Oil são utilizadas apenas algumas formas de pagamento, para que somente estas sejam listadas, deve ser feito um vínculo de formas de pagamento, acessando o menu Configurações > Módulos > Ipiranga > Forma de Pagamento. Serão exibidas as formas de pagamento da Automação Ipiranga, conforme tela abaixo:

...

Para vincular as formas de pagamento Ipiranga a serem utilizadas no Jet Oil, basta manter o botão direito do mouse pressionado sobre a forma de pagamento da Automação Ipiranga, e será apresentada uma listagem de formas de Pagamento Ipiranga, para escolha, como mostra a imagem abaixo:


 

3 Configurações Jet Oil

Ao executar o arquivo "jetoil.exe", será exibida uma tela para solicitação da chave de ativação do sistema, conforme imagem abaixo:

...

O detalhamento das Configurações pode ser conferido nos próximos capítulos.  


3.1 Menu Configurações



 3.1.1 TEF

Para realizar a venda com pagamento em cartão, é necessário selecionar um tipo de TEF. Ao clicar em TEF, será apresentada a seguinte tela:

...

Inseridas as informações, clicar no botão Salvar alterações.


3.1.2 Cheque

Ao acessar a opção Cheque, será apresentada a seguinte tela:  

...

No momento da venda, para possibilitar que o pagamento seja feito com cheque de terceiros, sem a necessidade de cadastro prévio na retaguarda, marcar a opção Cheque de terceiros e em seguida clicar em Salvar alterações


3.1.3 Servidor de E-mail

Acessando a opção Servidor de E-mail, será apresentada uma tela conforme abaixo:

...

Nesta tela, é possível configurar um endereço de e-mail para envio automático da ordem de serviço ao cliente após a finalização da venda. Informe o Endereço do "SMTP" (Ex.: smtp.dominio.com.br), o número da Porta do "SMTP", o Usuário (Endereço de e-mail), a Senha do "SMTP" e a Confirmação da Senha. Em seguida clicar em Salvar alterções.

 

3.1.4 Documento Fiscal

Nesta opção, é feita a configuração do documento fiscal, do MID-e, da forma de comunicação e de uma impressora do sistema operacional. Ao acessá-la será apresentada a seguinte tela:

...

Após inserir as informações clicar em Salvar alterações.


3.1.5 Impressora OS

Nesta opção é configurada a impressora que fará a impressão das Ordens de Serviço. Ao clicar em Impressora OS, será apresentada a seguinte tela:

...

Basta selecionar a impressora desejada e clicar em Salvar alterações.


3.1.6 Sincronia

Ao acessar essa opção, será apresentada a seguinte tela:

...

Nesta tela deve ser informado o endereço de IP onde está instalado o Jet Oil, e a porta de comunicação. Em seguida clicar em Salvar.


3.2 Menu Caixa

No menu lateral, acessando o item Caixa, será apresentada a seguinte tela:

...

Cada função será detalhada nos próximos capítulos.


3.2.1 Cancelar a Última Venda

Ao acessar esta opção será possível cancelar a última venda efetuada. Na tela apresentada serão exibidas as informações da última venda efetuada.

...

Basta preencher o motivo do cancelamento da última venda e clicar em Continuar.


3.2.2 Vendas

Ao acessar a opção Vendas, será apresentada a tela abaixo:

...

Aviso
titleImportante

Cabe ressaltar que nesta função não é possível efetuar o cancelamento de documento fiscal caso este tenha sido impresso em ECF.

Vale lembrar que inicialmente o Emissor de Cupom Fiscal (ECF) está homologado apenas para estados que não são PAF-ECF.


3.2.3 Sangria

Na opção Sangria, é registrada a retirada de valores do caixa. Ao acessá-la será apresentada a seguinte tela:

...

Informar o valor da retirada e uma observação que achar necessário. Em seguida clicar em Confirmar.


3.2.4 Suprimento

Na opção Suprimento, é registrada a entrada de valores no caixa. Ao acessá-la será apresentada a seguinte tela:

...

Informar o valor da entrada e uma observação, caso ache necessário. Em seguida clicar em Confirmar.


3.2.5 TEF

Ao acessar esta opção, será apresentada a opção de TEF que o estabelecimento possui: DTEF ou SITE. Na imagem abaixo foram habilitadas as duas opções como exemplo:

...

O operador deverá selecionar a opção correspondente à venda efetuada (Por exemplo se a venda foi efetuada com cartão de débito, a opção selecionada deverá ser Cancelamento de Cartão de Débito), e preencher alguns dados da venda como: dados do cartão, valor, etc.


3.2.6 Fechamento de Turno

Por meio desta opção é feito o fechamento do turno. Ao acessá-la será apresentada a tela abaixo:

...

Após a seleção do responsável, clicar em Confirmar. O sistema estará pronto para ser utilizado.


3.3 Produtos

Ao selecionar a opção Produtos no menu lateral, será possível efetuar a busca dos produtos cadastrados para consulta de informações.

...

Para sair da tela, pressionar o X localizado no canto superior direito, pressionar a tecla de atalho ESC ou pressionar o botão Fechar.


3.4 Atendimentos

O menu lateral também conta com a opção Atendimentos. Ao selecioná-la, serão exibidos os atendimentos realizados, sendo possível localizá-los pelo nome do cliente ou pela placa do veículo.

...

Ao pressionar o botão Detalhes, no atendimento, será apresentada a seguinte tela:


Image RemovedImage Added


Os atendimentos que foram salvos poderão ser retomados, pressionando o botão Retomar Atendimento.


Image RemovedImage Added


Será aberta a tela de atendimento, podendo ser adicionado mais itens ou prosseguir com a finalização do atendimento.

...

Todos os detalhes do atendimento serão vistos logo mais.


3.5 Venda Avulsa

Ao acessar a opção Venda Avulsa, no menu lateral, será apresentada a seguinte tela:

...

Ao concluir a venda, será possível imprimir o documento auxiliar de venda, pressionando Sim, confirmar.




4 Atendimento

Para iniciar um atendimento de troca de óleo, basta inserir na tela inicial a placa do veículo e clicar em Iniciar

...

Após o preenchimento dos dados, clicar em Confirmar. Será apresentada a tela para o Checkup.



Image RemovedImage Added


Ao selecionar um item do Checkup, para efetuar a troca, à direita da tela será apresentada um listagem de produtos recomendados pelo fabricante, porém estes também podem ser localizados pela busca rápida.


Image RemovedImage Added


Os itens de checkup possuem também um botão de informações técnicas, contendo informações estratégicas como: ferramenta correta a ser utilizada na troca, especificação retornada do manual técnico, etc., como mostra o exemplo abaixo:


 Image Added

Image Removed


Ao selecionar o produto será possível acrescentar mais unidades ou até mesmo excluí-lo. 


Image RemovedImage Added


Após definir a quantidade, pressionar ConfirmarO item onde foi realizada a troca, ficará identificado como Troca e indicará a quantidade selecionada. À direita da tela, na relação de Itens Revisados, o item que ocorreu a troca será identificado com o desenho de uma cesta de compras.


Image RemovedImage Added


Os itens revisados em que não houve necessidade de troca, podem ser "checados" clicando no desenho da bandeirinha.


Image RemovedImage Added

Image Removed


O item ficará identificado como Revisado e com a bandeirinha em vermelho e na relação de Itens Revisados será identificado com o desenho da bandeirinha e como Realizado.

Após revisar todos os itens, antes de prosseguir deve ser selecionado o Checkup Obrigatório.

Image Removed

Na parte inferior da tela estão localizados alguns botões.


Image RemovedImage Added

Ao acessá-lo será apresentada uma tela para informar a pressão dos pneus dianteiros e traseiros; e selecionar se foi oferecido o serviço de aspiração interna.


Image Added


Após preencher as informações, pressionar o botão Confirmar. O Checkup Obrigatório será identificado na relação de Itens Revisados, com o desenho da bandeirinha.


Image Added


Na parte inferior da tela estão localizados alguns botões.


Image Added


Ao acessar o botão com a identificação do cliente, será exibido o nome do cliente e os dados do veículo


Image RemovedImage Added


Ao acessar o botão Observações, será apresentada uma tela para inserir alguma observação referente ao atendimento. Em seguida Salvar.

...

Ao acessar o botão Itens Adicionais, é possível buscar algum produto a mais a ser incluído no checklist, como por exemplo um aromatizante de veículo.


Image RemovedImage Added


Após selecionar os itens adicionais, pressionar o botão Confirmar.

Para prosseguir com o checkup, pressionar o botão Finalizar.

Image Removed

Será apresentada uma tela para informar a pressão dos pneus dianteiros e traseiros; e selecionar se foi oferecido o serviço de aspiração interna.

Image Removed

Após preencher as informações, pressionar o botão Confirmar. Checkup Obrigatório será identificado como Revisado e na relação de Itens Revisados  Na relação de Itens Revisados, a opção Itens Adicionais será identificado com o desenho da bandeirinhade uma cesta de compras.


Image RemovedImage Added


Ao concluir o checkup, pressionar o botão Finalizar Continuar. 


Image Added


Caso o checkup checkup não tenha percorrido todas as regras para adquirir o benefício de Assistência 24 horas, será apresentada a seguinte mensagem:


Image RemovedImage Added

Para adicionar o óleo de motor e o filtro de óleo, conforme o benefício da Assistência 24 horas,pressionar o botão Cancelar. O sistema irá permanecer na tela de checkup para as adições. Do contrário, pressionar o botão Continuar sem assistência. Será apresentada a tela para Confirmação dos produtos.


Image RemovedImage Added


Serão apresentados os produtos adquiridos assim como o valor unitário, a quantidade e o total.

Neste momento é possível efetuar a troca do Especialista Jet Oil, caso este não seja o mesmo que tenha realizado a abertura do caixa.


Image RemovedImage Added


Também é possível Adicionar mais itens ao atendimento. Quando selecionada esta opção, o sistema retornará para a tela de Checkup para a adição dos demais itens.


Image RemovedImage Added


Nesta tela pode ser impresso um orçamento para o cliente. Basta clicar em Imprimir Orçamento.


Image RemovedImage Added


Esse orçamento pode ser utilizado em casos onde o cliente deixa o carro no estabelecimento para a troca de óleo e volta em outro horário buscá-lo. Como o orçamento foi feito juntamente com o cliente e possui todos os itens do Checkup, não há necessidade que o cliente fique acompanhando todo o processo, otimizando assim o seu tempo.

O orçamento impresso será apresentado conforme exemplo abaixo:


Image RemovedImage Added


Através do botão Inserir forma de pagamento é possível aplicar regras de preços condicionadas à modalidades de pagamento. Basta selecionar a forma de pagamento e pressionar o botão Selecionar.


Image RemovedImage Added



O atendimento pode também poderá ser salvo para futuras consultas, pressionando o botão Salvar atendimento.


Image RemovedImage Added


O atendimento será salvo e o sistema retornará para a tela inicial de atendimento.

Para concluir o pagamento, pressionar o botão Efetuar pagamento.


Image RemovedImage Added


À direita da tela serão apresentados os dados para pagamento. E assim como a na venda avulsa, é possível Conceder desconto.


Image RemovedImage Added



Selecionar o tipo de desconto, informar o valor e Confirmar. Os valores serão exibidos na tela.


Image RemovedImage Added


O CPF informado no atendimento estará pontuando no Km de Vantagens.


Image RemovedImage Added


Caso a forma de pagamento tenha sido pré-selecionada, esta será apresentada na tela. Do contrário serão apresentadas as opções disponíveis para seleção. Selecionar a forma de pagamento e Finalizar compra.


Image RemovedImage Added


O atendimento será finalizado e o documento fiscal emitido.


Image RemovedImage Added